| Criatividade e Inovação: aplicação do conhecimento científico |
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2010 |
| Auto avaliação: unidade crucial do projeto pedagógico |
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2009 |
| O Professor diante da Educação |
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2008 |
| Sobre Método, e Qualidade na formação de Engenheiros |
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2008 |
| Vir a Conhecer: formação de professores de engenharia |
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2007 |
| B-SPLINES GEOMETRIC MODELING FOR DYNAMIC ANALYSIS BEHAVIOUR IN OFFSHORE SYSTEMS |
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2006 |
| A Questão do Conhecimento na Formação do Engenheiro |
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2004 |
| Simulação de Equilíbrio Estático e Geração de Superficies de EstabilidadeEstática de Sistemas Flutuantes |
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2004 |
| Engenharia: Prática Docente e Formação de Professores |
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2003 |
| Projeto Pedagógico: Tecido Coletivo |
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2003 |
| Avaliação: Busca Para Inovação Metodológica; |
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2002 |
| Aspectos da Formação do Professor de Engenharia |
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2002 |
| Projeto de Engenharia: um jogo intelectual entre livre criação e ação disciplinada |
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2002 |
| Ship Design Methods: moving towards a rationalized, computer-based, cooperative process |
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2001 |
| Uma Experiência em Ancorar o Aprendizado de Computação Básica na Construção de Modelos Computacionais de Engenharia |
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2001 |
| Sobre a Importância do Estudo da Metodologia de Projeto no Ensino de Engenharia |
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2001 |
| Aprendizagem e Currículo |
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2001 |
| On The Need to Incorporate Design Methodology in Engineering Education |
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2001 |
| Avaliação Inicial da Implantação do Método Tutorial Oxfordiano |
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2000 |
| A importância da programação de computadores na formação dos engenheiros navais |
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2000 |
| Uma Abordagem Metodológica Integradora no Projeto do Navio |
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1999 |
| Um Método de Ensino de Projeto em Engenharia com Computadores |
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1999 |
| Educação em Engenharia: A Necessidade de um Programa de Mestrado e Doutorado |
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1999 |
| Ensino de Engenharia com Tecnologias da Informática: cooperativo, em rede, exploratório e centrado na aprendizagem |
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1999 |
| Tradição e Modernidade: A Importância do Museu Virtual na Formação do Engenheiro |
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1999 |
| A Importância da Geometria Descritiva na Engenharia |
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1999 |
| Engineering Education at UFRJ: Improving it with More Computing and More Experimental Work |
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1999 |
| A New Approach to Select SWATH Hull Shapes for Minimum Total Resistance at Preliminary Design Stages |
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1999 |
| Novas tecnologias e Métodos Medievais: como resgatar o debate para a sala de aula? |
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1998 |
| Usando Hipertextos como uma Ferramenta de Apoio ao Ensino de Metodologias de Projeto |
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1998 |
| A Remote Knowledge Repository System for Teaching and Learning |
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1998 |
| Introduzindo Novas Tecnologias Educacionais na Formação do Engenheiro |
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1997 |
| A Case Study on Collective Ship Design |
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1997 |
| Hipertextos, Una Herramienta de Auxílio a la Argumentación en Projecto |
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1995 |
| Representação Estereográfica da Indicatriz Esférica de Cascos Desenvolvíveis |
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1995 |
| Designing Developable Hulls for Ships Using Quadric Surfaces |
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1995 |
| Método para el Projecto de Cascos Desarrollables de Embarcaciones |
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1995 |
| A Teoria B-Splines no Projeto do Casco de Navios |
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1990 |
| Definição Matemática do Casco do Navio |
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1988 |
| Towards a Concept Design Assistant for Ships |
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1985 |
| SERF- um Sistema Computacional de Apoio ao Projeto Conceitual |
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1984 |
| Manobra automática de Navios em Canais |
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1979 |
| Estudo Linearizado de um Sistema Automático de Controle Direciona de navios em Äguas Restritas |
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1977 |
| Um Programa para a Determinação da Carga Teórica de Instabilização de Painéis Reforçados |
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1974 |