Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Didatica/FE
Formação:
-
Universidade Federal de Pernambuco
| Pós-Doutorado | 2017 - 2018
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Educação | Doutorado | 1997 - 2002
-
Universidade Federal Fluminense
História | Mestrado | 1979 - 1985
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bacharel e Licenciada em História | Graduação | 1968 - 1971
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(40.00% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| AÇÕES DOCENTES ?INSTITUINTES? :: implementando as Leis 10.639-03 e 11.645-08, fazeres curriculares, multiplos saberes'. | 10.22409/revistaleph.v1i1.60431 | 2024 |
| ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História | 10.12957/revmar.2023.71053 | 2023 |
| Formação docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro: experiências com o estágio supervisionado de prática de ensino | 2022 | |
| Apresentação - Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores | 10.1590/0104-4060.80412 | 2021 |
| APOIO AO DOCENTE EM INÍCIO DE CARREIRA: IMPACTOS NA INDUÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II | 10.1590/0102-469832723 | 2021 |
| Livros didáticos: autoria em questão | 10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.117134 | 2020 |
| Produções curriculares no ensino de História: desafios do -contemporâneo- | 10.12957/teias.2020.53989 | 2020 |
| 'Narrativas de si' e afetos nos caminhos iniciais da docência em História | 2019 | |
| Indução profissional: desafios e experiências entre formação e profissão docente | 2019 | |
| Uma 'casa comum'para a formação de professores:compromisso da universidade com a educação pública | 2018 | |
| SABERES E PRÁTICAS DOCENTES E ENSINO DE HISTÓRIA: TEMAS, CONCEITOS E REFERENCIAIS (1970-2014) | 10.1590/0102-4698156257 | 2017 |
| Potencialidades das 'Narrativas em Si' em Narrativas da História Escolar | 10.20949/rhhj.v4i8.196 | 2016 |
| Aulas de História: questões do/no tempo presente | 10.1590/0104-4060.42380 | 2015 |
| Formação de professores: entre demandas e projetos | 2013 | |
| A sala de aula e a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada | 10.5212/PraxEduc.v.812.000.10 | 2013 |
| Ensino de história: saberes em lugar de fronteira | 2011 | |
| Ensino de história: argumentação e construção de sentido na História ensinada | 2011 | |
| Marcas do Currículo na Formação do Licenciando: Uma Análise a Partir dos Temas de Trabalhos Finais de Curso da Licenciatura em Química da UFRJ (1998-2008) | 2011 | |
| Concepções sobre currículo de formadores de professores:o curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro | 2011 | |
| CIEP - Escola de formação de professores | 2009 | |
| Entre o estranho e o familiar: o uso de analogias no ensino de História | 2005 | |
| A história ensinada:algumas configurações do saber escolar | 2003 | |
| Professores:entre saberes e práticas | 2001 | |
| A História continua. Do mundo à sala de aula: o saber histórico escolar | 1999 | |
| Ensino de História: das dificuldades e possibilidades de um fazer | 1999 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)