Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-8114-3198


Formação:
  • Universidade Federal de Pernambuco

    | Pós-Doutorado | 2017 - 2018
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 1997 - 2002
  • Universidade Federal Fluminense

    História | Mestrado | 1979 - 1985
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Bacharel e Licenciada em História | Graduação | 1968 - 1971
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(40.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
AÇÕES DOCENTES ?INSTITUINTES? :: implementando as Leis 10.639-03 e 11.645-08, fazeres curriculares, multiplos saberes'. 10.22409/revistaleph.v1i1.60431 2024
ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História 10.12957/revmar.2023.71053 2023
Formação docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro: experiências com o estágio supervisionado de prática de ensino 2022
Apresentação - Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores 10.1590/0104-4060.80412 2021
APOIO AO DOCENTE EM INÍCIO DE CARREIRA: IMPACTOS NA INDUÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II 10.1590/0102-469832723 2021
Livros didáticos: autoria em questão 10.47694/issn.2674-7758.v2.i5.2020.117134 2020
Produções curriculares no ensino de História: desafios do -contemporâneo- 10.12957/teias.2020.53989 2020
'Narrativas de si' e afetos nos caminhos iniciais da docência em História 2019
Indução profissional: desafios e experiências entre formação e profissão docente 2019
Uma 'casa comum'para a formação de professores:compromisso da universidade com a educação pública 2018
SABERES E PRÁTICAS DOCENTES E ENSINO DE HISTÓRIA: TEMAS, CONCEITOS E REFERENCIAIS (1970-2014) 10.1590/0102-4698156257 2017
Potencialidades das 'Narrativas em Si' em Narrativas da História Escolar 10.20949/rhhj.v4i8.196 2016
Aulas de História: questões do/no tempo presente 10.1590/0104-4060.42380 2015
Formação de professores: entre demandas e projetos 2013
A sala de aula e a produção de sentido em práticas de letramento na história ensinada 10.5212/PraxEduc.v.812.000.10 2013
Ensino de história: saberes em lugar de fronteira 2011
Ensino de história: argumentação e construção de sentido na História ensinada 2011
Marcas do Currículo na Formação do Licenciando: Uma Análise a Partir dos Temas de Trabalhos Finais de Curso da Licenciatura em Química da UFRJ (1998-2008) 2011
Concepções sobre currículo de formadores de professores:o curso de Licenciatura em Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2011
CIEP - Escola de formação de professores 2009
Entre o estranho e o familiar: o uso de analogias no ensino de História 2005
A história ensinada:algumas configurações do saber escolar 2003
Professores:entre saberes e práticas 2001
A História continua. Do mundo à sala de aula: o saber histórico escolar 1999
Ensino de História: das dificuldades e possibilidades de um fazer 1999
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Professores marcantes e a questão do sujeito: saberes e autoria no fazer curricular 2018
New subjects and ways of teaching in the curriculum: stability and change in history teaching in Rio de Janeiro, Brasil (1985-1995) 2018
Sentidos de docência na formação para a pesquisa em currículo de pedagogia. ANAIS. 12º Reunião Científica regional Sudeste da ANPED. Diálogos entre a pesquisa e as políticas de educação na atualidade. Vitória(ES): ANPED/ PPGE/ CE/UFES, 2016. ( 2051-2067) 2016
Livro didático e conhecimento histórico escolar: repensando sobre as relações de autoria 2014
A produção de sentidos de currículo nas associações nacionais de Ensino de Histórica no Brasil: ANPUH e ENPEH 2014
Licenciatura em Pedagogia no Brasil: território de disputa de sentidos de docência 2014
Brasil Uma história dinâmica. Desafios didáticos no ensino de História 2012
Tempo presente no ensino de História: historiografia, cultura e didatica no currículo 2012
Sentidos de 'Ensino de ' Biologia e História: deslocando fronteiras 2012
A prática como objeto de pesquisa sobre a formação e ação docentes em diferentes contextos curriculares 2012
Tempo presente no ensino de História: mediações culturais no currículo 2011
Educação em ciclos: implicações de uma política curricular na escola 2010
Livros Didáticos de História: A Didatização como Mediação Cultural 2010
Formadores de professores de Química: tensões e desafios no desenvolvimento curricular de um curso de ensino supeior 2010
Professores e o currículo de História: narrativa e argumentação no saber histórico escolar 2009
A política curricular de ciclos na perspectiva de abordagem do ciclo de políticas: a experiência da rede municipal de educação de Niterói/RJ 2009
Os currículos da Licenciatura em Química da UFRJ: algumas questões de estudo 2009
Monografias: marcas do currículo na visão dos estudantes de um curso de Licenciatura em Química/UFRJ 2009
Identidades sociais no Ensino de História: contribuições do campo do currículo 2008
Currículo, ensino de história e identidades 2008
Saberes docentes: formação e/ou atualização profissional 2008
Currículo, Ensino de História e Narrativa 2007
Educação patrimonial e cultura material na Antigüidade Clássica.Um projeto para a formação inicial de professores na UFRJ 2007
A história ensinada: saberes docentes em narrativas da história escolar 2007
A história ensinada: saber escolar e saberes docentes em narrativas da história escolar 2007
Narrativa histórica no ensino de história 2005
Ensino de História: entre saberes e práticas 2005
Entre o estranho e o familiar: o uso de analogias no ensino de história 2004
Entre saberes e práticas: a relação de professores com os saberes que ensinam 2003
Ensino de História:entre saberes e práticas. Narrativas e narradores. 2003
Currículo e produção de identidades: a relação de professores de História com os saberes que ensinam 2002
Diretrizes curriculares:balanço crítico e demandas de investigação no ensino de historia 2001
Projeto-político pedagógico e avaliação:uma construção processual e dialógica. 2001
Cultura profissional e magistério.Ensino de História:entre saberes e práticas 2000
O lugar da prática de ensino na formação do professor: espaço de socialização profissional 1999
A LDB 9394/96 e a profissionalização do professor 1998
Um balanço crítico das demandas de investigação em ensino de história na Universidade Federal do Rio de Janeiro 1998
História e ensino básico 1996
Ensino de história: leitura de mundo, pesquisa e construção do conhecimento 1996
Publicações:
Minha Rede: