Trabalho docente na perspectiva da reprodução da força de trabalho: formação de professores em curso |
|
2021 |
INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE A PARTIR DA PRODUÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO INSTAGRAM DURANTE A PANDEMIA |
|
2021 |
?Porquê agora, e não antes ou depois?? ou ?Porquê aqui e não ali??: contribuições da lei do desenvolvimento desigual do capitalismo para compreender o dinamismo das ciências e da educação cientifica |
|
2018 |
Base Nacional Comum Curricular, disputas ideológicas na educação nacional |
|
2017 |
Consensos de especialistas em educação em ciências sobre educação científica escolar no âmbito da reforma curricular da educação básica brasileira do século XXI |
|
2017 |
Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular: retrocessos e contradições no apagamento do debate socioambiental |
|
2017 |
A UNESCO e suas formulações para a educação: o ensino de ciências em debate |
|
2017 |
Educação Ambiental na BNCC: retrocessos, contradições e o apagamento do debate socioambiental |
|
2017 |
O ensino de Biologia no currículo integrado do CEFET/RJ |
|
2017 |
Formação e valorização docente: em discussão o PNE (2014-2024) |
|
2017 |
Avaliação no PNE (2014-2024), de processo pedagógico ao ranqueamento dos déficits |
|
2017 |
A oficina 'Políticas de Formação de Professores: modelando para o desenvolvimentismo?: relato do trabalho junto a professores e estudantes. |
|
2017 |
A Unesco como agente ideológico e suas formulações para a educação |
|
2017 |
Projeto Clipping Socioambiental, cinco anos de experiências na produção de material educativo no formato de Blog |
|
2017 |
Diversidade de Tecnologias: o que o professor usa na sala de aula? |
|
2017 |
Educação Ambiental na BNCC: retrocessos e contradições no apagamento do debate socioambiental |
|
2017 |
Classe Social e Luta de Classes em enunciados dicionarizados |
|
2016 |
Salário, carreira, jornada de trabalho: metas de valorização docente no Plano Nacional de Educação (2014-2024) |
|
2016 |
Material Educativo no formato blogue: a experiência do Projeto Clipping Socioambiental |
|
2015 |
A relação ensino-aprendizagem em aulas práticas do Colégio Pedro II sobre o reino Protoctista |
|
2015 |
Problematizando a interatividade através da Web 2.0 e avaliando a possibilidade de uso de material educativo |
|
2015 |
Problematizando e construindo materiais didáticos frente às necessidades da E.M.Chile e o Colégio Pedro II - Realengo |
|
2015 |
Atividades Práticas na sala de Aula de Biologia, diferentes formas de mediar o conhecimento |
|
2015 |
Plano Nacional de Educação: por onde anda a valorização dos professores? |
|
2015 |
Sobre formação, trabalho e valorização dos professores no Plano Nacional de Educação |
|
2015 |
PNE E TRABALHO DOCENTE: FORMAÇÃO, FORMA(TA)ÇÃO E (CON)FORMAÇÃO. |
|
2015 |
Entre reformas políticas e a construção de um currículo para a formação de professores |
|
2014 |
Controvérsias socioambientais: quando o texto favorece a argumentação e o diálogo nas salas de aula? |
|
2014 |
Autorar a partir de controvérsias sociocientíficas: a proposta do projeto Clipping em debate |
|
2014 |
Material educativo em ambiente virtual: construir e autorar a partir de controvérsias sociocientíficas |
|
2014 |
Produção de textos didáticos de caráter sociocientífico: favorecendo a argumentação nas salas de aula |
|
2014 |
PNE e trabalho docente: formação, format(ta)ção e (con)formação |
|
2014 |
Cientistas do Amanhã: parceria público-privada na formação científica municipal no Rio de Janeiro |
|
2013 |
FORMACIÓN Y TRABAJO DE EDUCADORES AMBIENTALES: dialogando con memorias |
|
2012 |
Jogo didático 'conhecendo os vegetais': uma revisão sobre o Reino Plantae |
|
2012 |
O processo avaliativo em uma escola da educação básica - da prova ao pluralismo avaliativo |
|
2012 |
A eficácia do ensino de Biologia junto aos alunos trabalhadores do ensino médio regular noturno, um estudo de caso |
|
2012 |
A formação de professores segundo interesses e farsas: o caso do Instituto Superior de Educação do RJ |
|
2012 |
Debatendo a 'sustentabilidade' empresarial, reflexões em curso |
|
2012 |
A iniciativa privada na educação pública: o caso do programa acelera Brasil |
|
2012 |
Qualidade de vida no trabalho: a EA interferindo no cotidiano da empresa |
|
2011 |
Crítica sócio-ambiental e formação da consciência ambiental, limites da educação institucionalizada para uma transformação radical do modelo societário |
|
2011 |
Educação Ambiental no cotidiano escolar: um estudo de caso no Município de Volta Redonda/RJ, o Projeto |
|
2011 |
A Formação Crítica de Professores nas ?Marés? do Estado: do embarque à deriva |
|
2011 |
Educadores ambientais, formação e trabalho em debate |
|
2011 |
Aprendendo a reciclar: um projeto de Educação Ambiental na Educação Infantill |
|
2011 |
Movimento de Estudantes e Professores no Processo de Criação do Curso Normal Superior no Instituto Superior de Educação no Rio de Janeiro e a sua Adequação em Curso de Pedagogia |
|
2010 |
Estranhar o familiar e a revelação das contradições entre o dito e o feito: lições de pesquisa na formação docente da educação básica |
|
2008 |
O que os alunos sabem sobre a molécula do DNA? O antes e o depois de uma atividade prática |
|
2007 |
Projeto CineNormal: A educação no contracampo |
|
2006 |
A formação de educadores no Parque Nacional da Tijuca: desafios e ações. |
|
2006 |
A evasão escolar em uma turma do ensino médio do noturno |
|
2006 |
A formação do educador ambiental: reflexões sobre os caminhos para a construção e delimitação de um objeto de pesquisa em Educação Ambiental |
|
2006 |
Contribuições e restrições da prática de ensino em escolas públicas do RJ na formação do licenciando em Ciências Biológicas |
|
2005 |
O Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional da Tijuca e sua proposta de integração escola e parque |
|
2005 |
A perspectiva sociocultural na sala de aula de Ciências |
|
2005 |
Análise da comunicação multimodal na sala de aula de Ciências |
|
2004 |
O Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional da Tijuca e a EA na maior floresta urbana do planeta |
|
2004 |
Lendo imagens no LD de Ciências |
|
2003 |
Multimodal communication in the science classroom: an exercise of analysis |
|
2003 |
Palavras, gestos e imagens |
|
2003 |
Uma análise dos LD de ciências para o ensino fundamental |
|
2003 |
Multimodalidade na sala de aula de Ciências |
|
2003 |
Observando o trabalho com imagens na sala de aula de Ciências |
|
2003 |
Communication and discourse analysis in the science classroom |
|
2003 |
Livro-didático: análise de sua escolha e utilização no processo de ensino-aprendizagem |
|
2002 |
A educação em Ciências na perspectiva sociocultural |
|
2001 |
A mediação discursiva e as expressões midiáticas: um estudo da sala de aula de Ciências |
|
2001 |
Trabalhando noções de saúde com a história de Louis Pateur |
|
2001 |
Analisando a relação entre os PCN e a sala de aula |
|
2000 |
Analisando as relações entre os PCNs e a escola |
|
2000 |
Painel crítico-avaliativo: oficina Laboratório de Sucatas |
|
2000 |
Diagnóstico Ambiental da Serra da Misericórdia.Uma proposta de Educação Ambiental |
|
1992 |