Cláudia Lino Piccinini

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Nova de Lisboa

    Pós doutorado no Instituto de História Contemporânea - IHC | Aperfeiçoamento | 2019 - 2019
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2005 - 2009
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação em Ciências e Saúde | Mestrado | 2001 - 2003
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Ensino de Ciências | Especialização | 1999 - 2001
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Ciências Biológicas Bacharelado Em Ecologia | Graduação | 1990 - 1992
  • Faculdade de Humanidades Pedro II

    Bacharelado em Ciências Físicas e Biológicas | Graduação | 1981 - 1985
  • Faculdade de Humanidades Pedro II

    Licenciatura Plena em Ciências Físicas e Biológica | Graduação | 1981 - 1985
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(0.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Análise das audiências públicas da Base Nacional Comum Curricular, posições políticas e embates para a reforma do Ensino Médio brasileiro 2019
. Reformas educacionais no Ensino Médio: apagamento da educação ambiental na Base Nacional Comum Curricular. 2019
CRÍTICA DO IMPERIALISMO E DA REFORMA CURRICULAR BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: EVIDÊNCIA HISTÓRICA DA IMPOSSIBILIDADE DA LUTA PELA EMANCIPAÇÃO DA CLASSE TRABALHADORA DESDE A ESCOLA DO ESTADO 2018
O ensino de Ciências da Natureza nas versões da Base Nacional Comum Curricular, mudanças, disputas e ofensiva liberal-conservadora 2018
A UNESCO como agente ideológico e suas formulações para a educação 2018
Crítica do imperialismo e da reforma curricular brasileira da educação básica: evidência histórica da impossibilidade da luta pela emancipação da classe trabalhadora desde a escola do Estado 2018
Sobre precarização, flexibilização e intensificação do trabalho do educador ambiental: percursos na formação e na atuação profissional 2014
O empresariamento da educação pública: o caso do Programa Acelera Brasil 2013
O discurso sobre a consciência em memoriais de Educadores Ambientais 2011
A Educação Ambiental no cotidiano escolar: um estudo de caso no município de Volta 2011
A constituição de um laboratório em Ciências Humanas de "inspiração marxista" e a possibilidade de formulação de uma concepção crítica radical para a formação de educadores 2010
Experiência dos embates e auto-crítica: ações, indagações e apontamentos teóricos a partir da constituição de um laboratório em ciências humanas de ?inspiração marxista? 2009
Educadores Ambientais: refletindo sobre a modernidade tardia 2006
Comunicação Multimodal na sala de aula de Ciências 2005
Aprendendo com imagens 2005
Prática docente e pluralidade cultural 2003
Ensino de Ciências - Nossa brasilidade é tema para significativo trabalho em sala de aula 2002
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Trabalho docente na perspectiva da reprodução da força de trabalho: formação de professores em curso 2021
INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE A PARTIR DA PRODUÇÃO E USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO INSTAGRAM DURANTE A PANDEMIA 2021
?Porquê agora, e não antes ou depois?? ou ?Porquê aqui e não ali??: contribuições da lei do desenvolvimento desigual do capitalismo para compreender o dinamismo das ciências e da educação cientifica 2018
Base Nacional Comum Curricular, disputas ideológicas na educação nacional 2017
Consensos de especialistas em educação em ciências sobre educação científica escolar no âmbito da reforma curricular da educação básica brasileira do século XXI 2017
Educação Ambiental na Base Nacional Comum Curricular: retrocessos e contradições no apagamento do debate socioambiental 2017
A UNESCO e suas formulações para a educação: o ensino de ciências em debate 2017
Educação Ambiental na BNCC: retrocessos, contradições e o apagamento do debate socioambiental 2017
O ensino de Biologia no currículo integrado do CEFET/RJ 2017
Formação e valorização docente: em discussão o PNE (2014-2024) 2017
Avaliação no PNE (2014-2024), de processo pedagógico ao ranqueamento dos déficits 2017
A oficina 'Políticas de Formação de Professores: modelando para o desenvolvimentismo?: relato do trabalho junto a professores e estudantes. 2017
A Unesco como agente ideológico e suas formulações para a educação 2017
Projeto Clipping Socioambiental, cinco anos de experiências na produção de material educativo no formato de Blog 2017
Diversidade de Tecnologias: o que o professor usa na sala de aula? 2017
Educação Ambiental na BNCC: retrocessos e contradições no apagamento do debate socioambiental 2017
Classe Social e Luta de Classes em enunciados dicionarizados 2016
Salário, carreira, jornada de trabalho: metas de valorização docente no Plano Nacional de Educação (2014-2024) 2016
Material Educativo no formato blogue: a experiência do Projeto Clipping Socioambiental 2015
A relação ensino-aprendizagem em aulas práticas do Colégio Pedro II sobre o reino Protoctista 2015
Problematizando a interatividade através da Web 2.0 e avaliando a possibilidade de uso de material educativo 2015
Problematizando e construindo materiais didáticos frente às necessidades da E.M.Chile e o Colégio Pedro II - Realengo 2015
Atividades Práticas na sala de Aula de Biologia, diferentes formas de mediar o conhecimento 2015
Plano Nacional de Educação: por onde anda a valorização dos professores? 2015
Sobre formação, trabalho e valorização dos professores no Plano Nacional de Educação 2015
PNE E TRABALHO DOCENTE: FORMAÇÃO, FORMA(TA)ÇÃO E (CON)FORMAÇÃO. 2015
Entre reformas políticas e a construção de um currículo para a formação de professores 2014
Controvérsias socioambientais: quando o texto favorece a argumentação e o diálogo nas salas de aula? 2014
Autorar a partir de controvérsias sociocientíficas: a proposta do projeto Clipping em debate 2014
Material educativo em ambiente virtual: construir e autorar a partir de controvérsias sociocientíficas 2014
Produção de textos didáticos de caráter sociocientífico: favorecendo a argumentação nas salas de aula 2014
PNE e trabalho docente: formação, format(ta)ção e (con)formação 2014
Cientistas do Amanhã: parceria público-privada na formação científica municipal no Rio de Janeiro 2013
FORMACIÓN Y TRABAJO DE EDUCADORES AMBIENTALES: dialogando con memorias 2012
Jogo didático 'conhecendo os vegetais': uma revisão sobre o Reino Plantae 2012
O processo avaliativo em uma escola da educação básica - da prova ao pluralismo avaliativo 2012
A eficácia do ensino de Biologia junto aos alunos trabalhadores do ensino médio regular noturno, um estudo de caso 2012
A formação de professores segundo interesses e farsas: o caso do Instituto Superior de Educação do RJ 2012
Debatendo a 'sustentabilidade' empresarial, reflexões em curso 2012
A iniciativa privada na educação pública: o caso do programa acelera Brasil 2012
Qualidade de vida no trabalho: a EA interferindo no cotidiano da empresa 2011
Crítica sócio-ambiental e formação da consciência ambiental, limites da educação institucionalizada para uma transformação radical do modelo societário 2011
Educação Ambiental no cotidiano escolar: um estudo de caso no Município de Volta Redonda/RJ, o Projeto 2011
A Formação Crítica de Professores nas ?Marés? do Estado: do embarque à deriva 2011
Educadores ambientais, formação e trabalho em debate 2011
Aprendendo a reciclar: um projeto de Educação Ambiental na Educação Infantill 2011
Movimento de Estudantes e Professores no Processo de Criação do Curso Normal Superior no Instituto Superior de Educação no Rio de Janeiro e a sua Adequação em Curso de Pedagogia 2010
Estranhar o familiar e a revelação das contradições entre o dito e o feito: lições de pesquisa na formação docente da educação básica 2008
O que os alunos sabem sobre a molécula do DNA? O antes e o depois de uma atividade prática 2007
Projeto CineNormal: A educação no contracampo 2006
A formação de educadores no Parque Nacional da Tijuca: desafios e ações. 2006
A evasão escolar em uma turma do ensino médio do noturno 2006
A formação do educador ambiental: reflexões sobre os caminhos para a construção e delimitação de um objeto de pesquisa em Educação Ambiental 2006
Contribuições e restrições da prática de ensino em escolas públicas do RJ na formação do licenciando em Ciências Biológicas 2005
O Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional da Tijuca e sua proposta de integração escola e parque 2005
A perspectiva sociocultural na sala de aula de Ciências 2005
Análise da comunicação multimodal na sala de aula de Ciências 2004
O Centro de Educação Ambiental do Parque Nacional da Tijuca e a EA na maior floresta urbana do planeta 2004
Lendo imagens no LD de Ciências 2003
Multimodal communication in the science classroom: an exercise of analysis 2003
Palavras, gestos e imagens 2003
Uma análise dos LD de ciências para o ensino fundamental 2003
Multimodalidade na sala de aula de Ciências 2003
Observando o trabalho com imagens na sala de aula de Ciências 2003
Communication and discourse analysis in the science classroom 2003
Livro-didático: análise de sua escolha e utilização no processo de ensino-aprendizagem 2002
A educação em Ciências na perspectiva sociocultural 2001
A mediação discursiva e as expressões midiáticas: um estudo da sala de aula de Ciências 2001
Trabalhando noções de saúde com a história de Louis Pateur 2001
Analisando a relação entre os PCN e a sala de aula 2000
Analisando as relações entre os PCNs e a escola 2000
Painel crítico-avaliativo: oficina Laboratório de Sucatas 2000
Diagnóstico Ambiental da Serra da Misericórdia.Uma proposta de Educação Ambiental 1992
Publicações:
Minha Rede: