Adriana Mabel Fresquet

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Educação/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-4223-8204


Formação:
  • Universidade de São Paulo

    | Pós-Doutorado | 2024 - Agora
  • Universidad Nacional del Litoral

    Especialización en Arquitectura para la Educación | Especialização | 2023 - Agora
  • DEPARTAMENTO DE INVESTIGACIONES EDUCATIVAS - CINVESTAV

    | Pós-Doutorado | 2019 - 2020
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2004 - 2005
  • Universidade de Brasília

    Psicologia | Mestrado | 1998 - 2000
  • Universidad Católica Argentina

    Psicopedagogia/validado IP - UnB | Doutorado | 1995 - 1999
  • Universidad Católica Argentina

    Licenciatura Ciencias Psicopedagógicas | Graduação | 1986 - 1995
  • Universidad Católica Argentina

    Profesorado de Enseñanza Primaria | Graduação | 1986 - 1993
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(19.35% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Cinema dos primeiros tempos, infância e a entrada na linguagem 10.12957/childphilo.2023.76994 2023
Algumas reflexões sobre a pandemia, as visibilidades, velocidade e suspensões possíveis em uma experiência audiovisual docente 10.20396/etd.v24i1.8666098 2022
Movimento multicultural dos direitos humanos: cinema brasileiro de retomada, pluralismo jurídico e os estereótipos da violência 2022
Abecedarios audiovisuais comunitarios: de Perú para el mundo. 2022
Violeta Parra e suas arpilleras decoloniais 2021
Cine en la Escuela de Vidigal. Una filosofía de lucha y resistencia en la favela 10.31056/2250.5415.v11.n2.34190 2021
Entrevista Adriana Mabel Fresquet 2021
Entrevista a Inés Dussel:?Sobre cine y educación? 2020
Ver-rever-transver: una aproximación a los motivos visuales del cine y al plano comentado, entre otros modos de ver cine en la escuela 2020
AS AÇÕES DO PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CINEAD EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL 10.15210/ee.v26i1.19717 2020
Abecedário audiovisual: uma escrita de contato com o mundo pelos estudantes de uma escola de cinema na educação básica 2019
Abecedário Janela da Memória 2018
A estética negra de zózimo bulbul em cena: novas possibilidades para pensar cinema, currículo e formação de professores 10.20396/etd.v19i2.8647577 2017
Cinema, educação e interculturalidade: Martirio, o filme 2017
Cinema expandido na sala de aula expandida 2017
Cinema e educação: a lei 13006-14 2017
A escola e o cinema: algumas reflexões e apreensões frente à lei 13006/14 2016
Educação, cinema e infância: um olhar sobre práticas de cinema em hospital universitário 10.1590/1807-57622014.0155 2015
APRENDER EN LA UNIVERSIDAD: ANÁLISIS DE ASPECTOS QUE LO CONDICIONAN DESDE LA PERSPECTIVA DE PROFESORES Y ALUMNOS DE LA UNIVERSIDAD NACIONAL DE CUYO (UNCUYO/ARGENTINA) Y DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DO RÍO DE JANEIRO (UFRJ/BRASIL) 2014
Un cineasta educador 2014
O ponto de escuta no cinema: experiências de exibição e criação cinematográfica para além da técnica1 2013
Dossiê Cinema e Educação: uma relação sob a hipótese de alteridade (organização) Parte I 2010
Introdução Dossiê Cinema e Educação sob a hipótese de alteridade (primeira parte) 2010
Cinema na Educação 2010
Cinema para Aprender e Desaprender no CAp 2010
Introdução Dossiê Cinema e Educação sob a hipótese de alteridade (segunda parte) 2010
Dossiê Cinema e Educação: uma relação sob a hipótese de alteridade (organização) Parte II 2010
Cinema y experiencia: un posible encuentro con nuestra infancia 2006
O conceito de criatividade:uma análise sobre as referências teóricas 2005
Psicopedagogia e fracasso escolar 2003
Some Reflections on Philosophy for Children from a co-constructive perspective. 1999
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Cinema na escola, na aldeia, na cidade, no México, no Brasil, na Argentina e em vários países de toda América 2019
1968: Paulo Emilio e o diabo solto, a tolice e os incentivos 2018
Cinema na escola rural + inventar com a diferença: projetos de criação audiovisual para desaprender modelos 2014
Margareth Olegário aprende cinema: uma experiência de formação de professores para a criação da escola de cinema no INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. 2013
A construção do ponto de escuta em experiências de cinema com alunos de Educação Básica 2013
Currículo e Linguagem cinematográfica na Educação Básica 2012
Cinema com e para educadores: uma proposta de extensao universitária 2012
Cinema e educação: potencialidade pedagógica da interação 2010
Reflexões sobre educação a partir de experiências do cinema 2010
Do Grand Café à sala de aula 2010
Crianças restaurnado a infância do cinema 2010
A potência pedagógica do cinema 2010
Tendências na Formação do Professor de Arte 2010
Diálogos entre o cinema e a educação: imagens, inventos e pretextos 2010
Descolonizar o cinema na escola, um nascimento coletivo de alteridade 2009
Entre os muros da escola e O garoto selvagem: a experiência de educar 2009
Cinema e infancia: provocar el encuentro con la infancia del cine en la escuela 2009
Cinema e infancia: provocar el encuentro con la infancia del cine en la escuela 2009
A experiência de visualizar e fazer um Minuto Lumière 2008
Cinema e formação: Estéticas do singular e do universal. Cinema para aprender e desaprender 2008
Caminhos do cinema no imaginário da educação 2008
Fazer cinema na escola: pesquisa sobre as experiências de Alain Bergala e Núria Aidelman 2008
Psicanálise e Psicologia da Educação: questões atuais e implicações 2008
Cinema como escrita: 40 anos da Faculdade de Educação. Minutos Lumière na Praia Vermelha 2008
Curso Cinema para Aprender e Desaprender 2008
Aprender en la universidad: representaciones, procesos, estrategias y factores implicados. Análisis desde la perspectiva del alumno y del profesor 2008
Estrategias didácticas en la formación docente del Nivel inicial y su diálogo con el cine 2008
O cinema como possibilidade de "fazer arte" na escola/ El cine como posibilidad de hacer arte en la escuela 2008
Cinema, infância e educação 2007
Brinquedo Proibido ou da grande invenção da infância 2007
Maurice Druon e a possibilidade de introduzir as crianças nas idéias de Michel Foucault 2006
A infância brasileira no cinema 2006
O limite do corpo como possibildade e o cinema 2005
O processo de alfabetização de Bianor 2005
Atención a la diversidad 2003
Diversidad y creatividad 2003
A criatividade na formação dos professores de Ensino Infantil 1999
Atenção e Motivação 1999
Creatividad y Filosofia con niños. De la práctica a la teoría 1999
Possibilidades psicopedagógicas da filosofia com crianças 1999
Cadê o auto-conceito das crianças que fazem filosofia 1999
Creatividad y Filosofía para niños. De la prática a la teoría 1999
Processo Avaliativo do Projeto FIlosofia na Escola 1999
Cadê o autoconceito das crianças que fazem filosofia? 1999
Ações/Intervenções em Psicologia: um projeto de Psicopedagogia Preventiva 1998
Validación de las Escalas de Comportamiento Infantil (ECI) 1998
Validación de las Escalas de Comportamiento Infantil (ECI) 1998
Possibilidades psicopedagógicas da filosofia com crianças 1997
Emotional intelligent in Pixie 1997
Publicações:
Minha Rede: