Mergenfel A Vaz Ferreira

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Faculdade de Letras

Departamento:

Departamento de Letras Anglo-Germânicas/FL

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-6478-8066


Formação:
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Letras | Doutorado | 2006 - 2010
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Letras | Mestrado | 2003 - 2005
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Alemão Lingua Sociedade e Cultura | Especialização | 1998 - 1999
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Letras Portugues-Alemão | Graduação | 1993 - 1997
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(57.14% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Ampliando perspectivas no ensino de alemão como língua adicional 2023
Formação inicial de professoras/es de línguas e contexto pandêmico: o foco nas práticas colaborativas para o enfrentamento de desafios 10.11606/1982-88372547223 2022
Ensino de alemão com foco decolonial uma discussão sobre propostas didáticas para o projeto Zeitgeist 10.14393/DLv17a2023-9 2022
DaF an öffentlichen Schulen am Beispiel eines Projekts in Rio de Janeiro 10.11606/1982-883725451 2021
Formação docente e autodefinição profissional de formandos em ensino de alemão como língua adicional no Rio de Janeiro 10.1590/1678-460x2020360202 2020
Herausforderungen der Professionsbildung angehender DaF-Lehrerinnen und -Lehrer in Rio de Janeiro: Bestandsaufnahme auf der Grundlage subjektiver Theorien und Aussichten für die Forschung 10.1515/infodaf-2020-0095 2020
Desafios do uso do livro didático no ensino superior 10.11606/1982-88372237302 2019
?AVALIAÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO CLAC (CURSOS DE LÍNGUAS ABERTOS À COMUNIDADE/ FACULDADE DE LETRAS / UFRJ) COMO UMA AÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE?, DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE FRANCIANE SANTOS DE SOUSA 2019
Mapeando as dimensões de um desafio: o ensino de alemão como língua estrangeira em contextos multinível 10.11606/1982-88372135121 2018
The Academic Advising and the Learning Diary as resources for the development of autonomy in the context of teaching and learning German as a Foreign Language 10.11606/1982-88371928101 2016
Estudo de Gêneros - Uma perspectiva evolutiva 2011
Assimetrias de conhecimento e percepção de textos midiáticos: um estudo exploratório 2011
Olhares brasileiros e alemães. Um estudo sobre percepção, interculturalidade e ensino de língua e cultura estrangeira 2011
A trilogia língua- cultura ? contexto e ensino de LEs: revendo conceitos 2011
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
O PAPEL DA ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DE APRENDIZES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS 2016
Autonomia: consultorias de aprendizagem e o uso de diários no contexto acadêmico de ensino de ALE 2015
Feste in Deutschland und in Brasilien: Ein interkultureller Ansatz 2012
Gêneros textuais e contexto no processo de ensinar e aprender LEs 2012
DaF in der Grundschule abwechslungsreich unterrichten: drei Unterrichtsformen in der Analyse 2012
Die Trilogie Sprache, Kultur und Kontext im DAF-Bereich 2011
Die verborgenen Kulturdimensionen: eine transkulturelle Studie Brasilien/Deutschland 2011
Percepção, Interculturalidade e ensino de LEs: diferentes olhares sobre anúncios 2007
O anúncio publicitário como recurso pedagógico contextualizador do Alemão como Língua Estrangeira 2005
A publicidade como recurso pedagógico contextualizador da língua estrangeira 2004
Aspectos do uso do modo verbal imperativo 2004
Oficina de Fonética e Fonologia do Alemao 1998
Publicações:
Minha Rede: