Claudia Coelho de Segadas Vianna
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade:
Instituto de Matemática
Departamento:
Departamento de Matemática/Mat
Formação:
-
Universidade de Londres
Educação Matemática | Doutorado | 1994 - 1998
-
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Educação Matemática | Mestrado | 1984 - 1988
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Bacharelado em Matemática | Graduação | 1980 - 1983
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licenciatura em Matematica | Graduação | 1980 - 1983
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(12.12% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
O olhar de professores que ensinam Matemática sobre tabelas e gráficos estatísticos acessíveis para alunos cegos | 2024 | |
O mediador pedagógico como elemento chave no processo de inclusão escolar: mapeamento e análise de trabalhos no âmbito da educação matemática | 2023 | |
Representações de um gráfico de setores para alunos cegos no ensino de estatística | 2023 | |
Em busca do desenvolvimento e da consolidação de Culturas Inclusivas nos espaços escolares: contribuições de professores e de estudantes com deficiência visual | 10.5902/1984686X66454 | 2022 |
Algoritmos sinalizados em cálculos de adição e subtração | 10.5007/1981-1322.2022.e82239 | 2022 |
Educação especial e inclusiva na formação de professores que ensinam matemática: uma revisão sistemática | 2022 | |
Formação e atuação profissional de intérpretes educacionais de Libras em aulas de Matemática | 2022 | |
O Interesse de Professores em um Ensino de Matemática Inclusivo: uma discussão a partir de um curso online | 10.37001/ripem.v12i3.3005 | 2022 |
Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online | 2022 | |
Resolução de problemas do campo multiplicativo e surdez: uma revisão bibliográfica | 10.51359/2177-9309.2022.252631 | 2022 |
Ensino de Cálculo a Alunos com Deficiência Visual: a Importância do Professor e do Uso de Recursos de Tecnologia Assistiva | 2022 | |
A leitura tátil de representações de gráficos de barras para alunos cegos | 2022 | |
Imagens, Adaptações e Inclusão | 2020 | |
O Ensino e a Aprendizagem de Matemática para Alunos com Deficiência Visual: as contribuições de uma escola especializada | 2020 | |
A inclusão de estudantes com deficiência visual no Ensino Superior em cursos de exatas: um relato de caso | 2020 | |
ALUNO SURDO INCLUÍDO NA SALA DE AULA REGULAR: QUE PERCEPÇÕES E REFLEXÕES APONTAM OS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA? | 2019 | |
UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS EM EDUCACÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: A CONSTITUIÇÃO E ATUAÇÃO DO GT13 DA SBEM | 2019 | |
Observação da revisão de gráficos e tabelas de estatística adaptados em livros didáticos de Matemática em braille produzidos pelo Instituto Benjamin Constant | 2017 | |
Reflexões sobre o uso de planilhas eletrônicas no ensino de matemática | 2016 | |
A Influência dos Enunciados e dos Materiais no Ensino da Análise Combinatória para Alunos Surdos e para Alunos com Deficiência Visual | 2016 | |
Argumentação e prova em matemática: análise de um estudo realizado com alunos cegos | 2016 | |
Formulação de problemas por alunos do ensino fundamental: análise de registros orais e escritos | 2015 | |
A DISCIPLINA CÁLCULO I NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UFRJ: SUA RELAÇÃO COM O ACESSO À UNIVERSIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA A CONCLUSÃO DO CURSO | 2014 | |
A metodologia da Lesson Study na formação de professores: uma experiência com licenciandos de Matemática | 2014 | |
Em direção à transparência do uso do quadro-negro e da informação de jornal: uma experiência na educação de adultos no Chile | 2013 | |
Conhecimentos para a Docência no Âmbito do PIBID na UFRJ pelo Ensino da Probabilidade | 2013 | |
Um tributo à professora Maria Laura (1919 ? 2013) | 2013 | |
Sobre o Ensino da Análise Combinatória: fatores a serem considerados, lacunas a serem evitadas | 2012 | |
Compreensão Gráfica da Derivada de uma Função Real em um Curso de Cálculo Semipresencial | 2012 | |
Considerações sobre o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP | 2001 | |
O Raciocínio Dedutivo no Ensino da Geometria | 1990 | |
Problema das Sete Pontes: Uma experiência no 1o Grau | 1985 | |
Ladrilhos de Papel | 1985 |
Eventos:
(1.41% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Quantos Cabem? Uma proposta de atividade para introdução do conceito de Área para Alunos com Deficiência Visual e Alunos Surdos | 2023 | |
Atividades e Recursos Acessíveis para o Desenvolvimento das noções de Área e Perímetro em turmas com a presença de estudantes com Deficiência Visual | 10.29327/1137060.14-48 | 2022 |
As Formações de Professores no Diálogo entre duas pesquisas sobre o Ensino de Matemática para Surdos | 2022 | |
Formação Virtual de Professores que Ensinam Matemática: uma Experiência com os conteúdos de Área e Perímetro. | 2022 | |
O uso de recursos de tecnologia assistiva para a compreensão de gráficos de funções reais na disciplina de Cálculo de uma Variável I para alunos com deficiência visual no ensino superior | 2020 | |
Inclusão de um aluno surdo na Licenciatura em Matemática: um estudo sobre as relações entre aluno surdo, professor e facilitador de aprendizagem | 2020 | |
A formação do professor de matemática inclusivo | 2020 | |
O ser surdo no Ensino Superior: que desafios marcam sua trajetória nas disciplinas de ciências exatas | 2020 | |
O uso de tecnologias assistivas no ensino de matemática para alunos com deficiência visual no ensino superior, | 2019 | |
A trajetória de escolarização de um aluno com deficiência visual em uma escola pública na cidade do Rio de Janeiro, | 2019 | |
O Ato de Ler e o Ledor | 2019 | |
A adaptação de tabelas e gráficos estatísticos em obras didáticas de Matemática em braille | 2019 | |
TRABALHANDO O CONCEITO DE ÁREA COM ALUNOS SURDOS E ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL POR MEIO DE MATERIAL ACESSÍVEL | 2019 | |
ALUNO SURDO INCLUÍDO: O QUE PENSAM OS PROFESSORES SOBRE O SEU DESEMPENHO MATEMÁTICO E COMO AVALIÁ-LOS | 2019 | |
Diversidade e formação do professor que ensina matemática: desafios referentes à mediação em sala de aula | 2019 | |
RECURSOS E METODOLOGIAS NO ENSINO DE COMBINATÓRIA PARA ALUNOS SURDOS | 2018 | |
INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS NA AULA DE MATEMÁTICA : UM DESAFIO PARA O I NTÉRPRETE E DUCACIONAL DE LIBRAS | 2018 | |
O PROJETO FUNDÃO-MATEMÁTICA - 33 ANOS INTEGRANDO UNIVERSIDADE COM ESCOLA BÁSICA | 2018 | |
Em Busca da Equidade na Educação Matemática Inclusiva | 2017 | |
Adaptações de Questões para Deficientes Visuais ? O Ledor: A Isonomia Diante da Ação de um Ledor | 2017 | |
O Ensino de Matemática para Deficientes Visuais | 2017 | |
O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL OU SURDOS NUMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO PARA TODOS | 2017 | |
O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE TABELAS E GRÁFICOS ESTATÍSTICOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA EM BRAILLE | 2017 | |
Resolução de problemas de combinatória com uso de recursos didáticos para alunos com deficiência visual ou surdos | 2016 | |
Introduzindo a análise combinatória no ensino fundamental com adaptações para deficientes visuais e surdos | 2015 | |
Atividades de Combinatória no Ensino Fundamental para alunos deficientes visuais | 2014 | |
Atividades de Contagem para Surdos e Deficientes Visuais | 2014 | |
Recursos para o Ensino de Gráficos e Funções para Deficientes Visuais | 2013 | |
Atividades de Matemática Adaptadas para Deficientes Visuais | 2012 | |
Como trabalhar atividades matemáticas com alunos deficientes visuais? | 2011 | |
Um estudo para ensinar alunos deficientes visuais a interpretar e organizar gráficos e tabelas | 2011 | |
26 Anos de Experiência com Formação de Professores | 2010 | |
Leitura, Interpretação e Construção de Gráficos com alunos Deficientes Visuais | 2010 | |
Explorando Regularidades em Geometria e Álgebra com Adaptações para Deficientes Visuais | 2010 | |
INVESTIGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA | 2009 | |
O Ensino do Determinante e sua Apresentação nos Livros Didáticos | 2009 | |
Introdução do conceito de função para alunos deficientes visuais | 2009 | |
Atividades matemáticas com alunos deficientes visuais | 2009 | |
Compreensão gráfica da derivada de uma função real de variável real | 2008 | |
A importância do pensamento visual na geometria | 2008 | |
O Desenvolvimento da Percepção Espacial | 2008 | |
Ensinando Geometria a Alunos Surdos | 2008 | |
Teaching geometry for blind and visually impaired students | 2008 | |
Atividades visuais para alunos cegos e de baixa visão com ênfase em gráficos | 2008 | |
O Ensino de Simetria para Deficientes Visuais | 2007 | |
Desalgebrizando o Estudo de Funções Compostas | 2007 | |
Uma Abordagem Visual para o Ensino de Funções | 2007 | |
Geometria Plana e Espacial: Atividades de Investigação e Visualização | 2007 | |
Educação Especial: a Inclusão é Fato? | 2007 | |
Projeto Fundão: Setor Matemática | 2007 | |
Geometria para Deficientes Visuais e Auditivos | 2007 | |
Habilidades para Visualizar Figuras Espaciais | 2006 | |
Auxiliando o deficiente visual a entender o espaço que o cerca | 2006 | |
Explorando Atividades de Visualização e Representação de Figuras no Espaço | 2004 | |
Visão dos Alunos sobre a Transição do Ensino Básico para o Superior em Matemática | 2004 | |
Uma Análise Bayesiana para Dados Educacionais | 2003 | |
Figuras no Espaço: Atividades para Visualização e Representação | 2003 | |
Formação Continuada de Professores | 2003 | |
Projeto Fundão: Desafio para a Universidade: Setor Matemática | 2003 | |
Matemática no Ensino Básico x Matemática na Universidade | 2003 | |
Formação Continuada de Professores | 2002 | |
Implicação em Matemática: um pequeno Estudo | 2002 | |
Desenvolvendo a Capacidade de Visualização no Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental | 2001 | |
Argumentações e Provas no Ensino da Matemática | 2001 | |
Utilização de Gráficos no Curso de Cálculo I: Ilustrações ou Ferramentas? | 2001 | |
Operações e Resolução de Problemas com Números Naturais e Decimais | 2001 | |
Projeto Fundão - Desafio para Universidade | 2001 | |
O Teorema Fundamental do Cálculo: um estudo de sua compreensão por alunos de Cálculo I | 2000 | |
Argumentos Dedutivos x Argumentos Empíricos: uma Visão da Criação em Matemática por Alunos de Cálculo I | 1999 | |
O Processo Ensino- Aprendizagem de Matemática na 5a série: Resultados de uma Avaliação | 1999 | |
Definições e Teoremas no Curso de Cálculo I | 1998 |