Amilcar Araujo Pereira
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Didatica/FE
Formação:
-
Columbia University
| Pós-Doutorado | 2015 - 2016
-
Universidade Federal Fluminense
História | Doutorado | 2006 - 2010
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ciências Sociais | Mestrado | 2004 - 2006
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
História | Graduação | 1996 - 2002
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(42.42% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| On the Matter of Black Lives across the Americas: Historical, Transnational, and Educational Perspectives on Antiracist Struggles in Brazil and the United States | 10.1086/722031 | 2023 |
| Tempos de luta: a Lei 10.639/03 como instrumento para a expansão do presente na luta antirracista no ensino de História | 2023 | |
| Há negros portugueses? Disputa por sentidos à história e cultura em Portugal | 2022 | |
| ANTIRRACISMO NO CURRÍCULO DA EDUCAFRO: UM MOVIMENTO NEGRO EM DIREÇÃO À UNIVERSIDADE | 10.17771/PUCRio.OSQ.52268 | 2021 |
| Possibilidades na luta pelo ensino de histórias negras na era das bases nacionais curriculares no Brasil e nos Estados Unidos: a Lei 10.639/03 e os National History Standards | 10.1590/0104-4060.76993 | 2021 |
| MOVIMENTO NEGRO NA EDUCAÇÃO: identidade e antirracismo no currículo da EDUCAFRO | 10.18764/2178-2229v28n4.202167 | 2021 |
| The Invention of the Favela | 10.1215/00182168-8796891 | 2021 |
| Contra o racismo, menos ignorância e mais amor! | 2020 | |
| Os -rolês- do movimento negro brasileiro na atualidade, nas -pegadas- da educação | 10.11606/issn.2316-901x.v1i75p162-183 | 2020 |
| A educação eurocêntrica e o racismo no Brasil republicano. | 2020 | |
| BLACK LIVES MATTER NOS CURRÍCULOS? IMPRENSA NEGRA E ANTIRRACISMO EM PERSPECTIVA TRANSNACIONAL | 10.1590/198053145589 | 2019 |
| On Afro-Latin American Studies, Especially About Brazil | 10.1017/lap.2019.28 | 2019 |
| Performance e Estética nas Lutas do Movimento Negro Brasileiro para Reeducar a Sociedade | 10.1590/2237-266091021 | 2019 |
| O MOVIMENTO NEGRO BRASILEIRO E A LEI 10.639/03: DA CRIAÇÃO AOS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO | 10.20500/rce.v12i23.3452 | 2017 |
| Raça, História e Educação no Brasil e em Portugal: desafios e perspectivas | 10.1590/2175-623661127 | 2017 |
| Nelson Mandela: caso raro | 2014 | |
| Resistência também dentro da escola | 2014 | |
| Memória, Democracia e Educação: reflexões sobre diversidade étnica e história oral | 2013 | |
| Entrevista com Joel Rufino dos Santos | 10.1590/S0103-21862013000200012 | 2013 |
| -Por uma autêntica democracia racial!-: os movimentos negros nas escolas e nos currículos de história | 10.20949/rhhj.v1i1.21 | 2012 |
| A luta pela descolonização e as experiências de alfabetização na Guiné-Bissau: Amilcar Cabral e Paulo Freire | 10.1590/S0103-21862012000200002 | 2012 |
| Movimento negro no Brasil republicano | 2011 | |
| A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela ?reavaliação do papel do negro na história do Brasil? | 2011 | |
| Redescobrir a África | 2009 | |
| Pesquisando o movimento negro no Brasil | 2008 | |
| Influências externas, circulação de referenciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil: idas e vindas no ?Atlântico negro? | 2008 | |
| Possibilidades das fontes orais: um exemplo de pesquisa | 2008 | |
| Discriminación racial en Brasil: Líderes del movimiento negro | 2007 | |
| Entrevista com José Maria Nunes Pereira | 2007 | |
| Qual África? Significados da África para o movimento negro no Brasil | 2007 | |
| O professor como agente anti-racismo | 2007 | |
| O "Atlântico negro" e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil | 2007 | |
| A defesa das cotas como estratégia política do movimento negro contemporâneo | 2006 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)