Maria Beatriz Licursi Conceição
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Escola de Música
Departamento:
Departamento de Musicologia e Educação Musical/EM
e-mail:
beatriz.licursi@musica.ufrj.br
Linkedin:
Google Scholar:
ORCID:
não disponível no Lattes
Formação:
-
Universidade Católica Portuguesa - Braga
| Pós-Doutorado | 2022 - 2022
-
Universidade de Trás-os-Montes- Alta Douro
Ciências da Educação | Doutorado | 2013 - 2017
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Pós graduação-Especialização em Neurociências | Especialização | 2010 - 2012
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
MESTRADO EM MÚSICA | Mestrado | 1981 - 1985
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
BACHARELADO-PIANO | Graduação | 1976 - 1980
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(80.00% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
A expressão, a expressividade e a performance na interseção poético-musical sob uma perspetiva multifacetada da estética artística contemporânea | 10.6063/motricidade.20062 | 2020 |
Música e Teatro: Artes fundamentais para a arte de educar. | 10.37334/eras.v1i1.222 | 2020 |
SOB AS ASAS DE SANSA KROMA: Formação continuada de educação infantil na diversidade étnico-racial. | 10.37334/eras.v1i2.224 | 2020 |
ARTES, EDUCAÇÃO E EXTENSÃO À COMUNIDADE | 10.14571/brajets.v13.n1.1-9 | 2020 |
-MÚSICA FELIZ-: UM PROJETO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICO - SOCIAL ATRAVÉS DA ARTE MUSICAL E DO ESPETÁCULO | 10.14571/brajets.v13.n1.94-100 | 2020 |
Uma relação dialógica entre o universo literário e músico-teatral na obra de Cordel -Fogo Encantado- | 10.19177/rcc.v15e22020317-327 | 2020 |
MÚSICA E SOCIEDADE:repercussões nas ordens sociais e mentais | 10.37334/eras.v11i4.253 | 2020 |
INTEGRAÇÃO CORPO-MENTE-INSTRUMENTO NA ARTE MUSICAL: aspectos cognitivos e sua significância segundo o entendimento de músicos brasileiros | 10.37334/eras.v10i2.202 | 2019 |
Reflections on the Neuroscience and Musical Performance | 2018 | |
Evolução conceptual da educação especial: um olhar centrado no quadro normativo em Portugal | 2018 | |
The artistic and scientific connections between music and mathematics | 10.21742/ijact.2018.2.2.09 | 2018 |
ASPECTOS COGNITIVOS E SUA SIGNIFICÂNCIA: INTEGRAÇÃO CORPO-MENTE-INSTRUMENTO | 10.37334/riesa.v1i1.6 | 2018 |
Educação e Complexidade na Contemporaneidade : uma relação orgânica | 2018 | |
The Body in Musical Performance: Perceptions, knowledge and beliefs | 10.6063/motricidade.12078 | 2017 |
A INTEGRAÇÃO PLURICULTURAL NA EDUCAÇÃO MUSICAL BRASILEIRA | 10.37334/eras.v7i3.137 | 2016 |
Eventos:
(6.52% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
A Monitoria na Musicalização Infantil do Curso de Extensão da Escola de Música da UFRJ: ensino e aprendizagem | 2021 | |
A relevância motivacional da arte musical na integração social: receptividade-emotividade-educação e cultura | 10.4995/INN2021.2021.13338 | 2021 |
As artes na ação extensionista: música, aprendizagem, sociedade | 2021 | |
Ensino Superior e a Formação do Músico para a Docência | 2021 | |
Linguagem Musical: função pedagógico-didática e cívico-social | 2021 | |
A música e as suas repercussões nas ordens sociais e mentais | 10.4995/INN2020.2020.11805 | 2020 |
Música e Teatro:: Arte fundamentais para a arte de educar | 2020 | |
Arte e Sociedade: uma reflexão cultural e neurocientífica | 2019 | |
Música e Teatro: artes fundamentais para a Arte de Educar | 2019 | |
Música e Ciência: uma reflexão artístico-científica | 2019 | |
Estudar música pra quê? | 2019 | |
A expressividade do evento de extensão intitulado Música Feliz: uma integração acadêmico-social através da arte musical de espetáculo | 2018 | |
A performance musical em sala de concerto realizada por crianças e jovens:uma arte de espetáculo intitulada Música Feliz | 2018 | |
Uma abordagem neurocientífica da cognição musical e sua relevância na integração corpo-mente-instrumento | 2017 | |
A integração corpo-mente-instrumento na arte musical, aspectos cognitivos e sua significância segundo o entendimento de músicos brasileiros. | 2017 | |
A neuroscientific approach to musical cognition and its relevance to body-mind-instrument integration. | 2017 | |
Corpo-mente-instrumento na arte e ensino musical | 2017 | |
Decreto Lei nº79/2014: esvaziamento científico deliberado ou opção remanescente? | 2017 | |
Decreto Lei nº 79/2014: opção ideológico-econômica ou o esvaziamento do ensino de teatro | 2017 | |
(Re)construção da identidade profissional: um estudo na formação inicial de educação musical | 2017 | |
As instituições socioeducativas como complemento ou extensão do universo educacional formal | 2017 | |
Body-Mind-Instrument: a triangle in musical art | 2017 | |
A performance musical em sala de concerto realizada por crianças e jovens: uma arte de espetáculo intitulada Música Feliz | 2017 | |
Music, Politics, Hip-Hop and Cultural Resistance | 2016 | |
A integração corpo-instrumento-mente na performance musical | 2016 | |
Música, Política, Hip Hop e Resistência Cultural | 10.14684/WCCA.9.2016.23-27 | 2016 |
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FATOR ESSENCIAL ÀS EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL | 2015 | |
THE INTERDISCIPLINARITY AS A ESSENCIAL FACTOR FOR SENSORY EXPERIENCE IN THE MUSICAL EDUCATION PROCESS | 2015 | |
A memória auditiva sua interlocução com a musicoterapia: uma reflexão neurocientífica | 2015 | |
O USO DOS SONS, DO RITMO E DAS RIMAS NO TEXTO LITERÁRIO COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE LITERATURA | 2015 | |
A educação musical na contemporaneidade:uma reflexão sobre a pedagogia crítica para educação musical | 2015 | |
O USO DOS SONS , DO RITMO E DAS RIMAS NO TEXTO LITERÁRIO COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE LITERATURA | 2015 | |
O uso dos sons, dos ritmos e das rimas no texto literário como um recurso metodológico para o ensino de literatura | 2015 | |
LENDAS BRASILEIRAS COMO RECURSO INTERDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL: MÚSICA, TEATRO E DESENVOLVIMENTO HUMANO | 2014 | |
BRASLENDAS DO ALÉM-MAR: TRANSMISSÃO TEATRAL DE LENDAS BRASILEIRAS | 2014 | |
O PROCESSO AUDITIVO, A MEMÓRIA E SUAS INTERFACES NAS HABILIDADES MUSICAIS: UM ESTUDO NEUROCIENTÍFICO | 2014 | |
ABORDAGENS COGNITIVAS SOBRE A INTERAÇÃO CORPÓREA NA INTERPRETAÇÃO ARTÍSTICA: PERCEPÇÃO, INTELECÇÃO E TRANSMISSÃO | 2014 | |
ABORDAGENS COGNITIVAS SOBRE A INTERAÇÃO CORPÓREA NA INTERPRETAÇÃO ARTÍSTICA: PERCEPÇÃO, INTELECÇÃO E TRANSMISSÃO | 2014 | |
AS HABILIDADES ARTÍSTICAS NA PERFORMANCE MUSICAL:UMA INTEGRAÇÃO ESSENCIALMENTE NEUROCIENTÍFICA | 2013 | |
Abordagens cognitivas sobre a aprendizagem motora e a interação corpórea na interpretação artística :percepção,intelecção e transmissão. | 2013 | |
LENDAS BRASILEIRAS:A ARTE MUSICAL NA INTERDISCIPLINARIDADE DA TRANSMISSÃO ORAL | 2013 | |
O Processo Auditivo,a memória e suas interfaces nas habilidades musicais:um estudo neurocientífico. | 2012 | |
AUDITORY MEMORY AND NEUROSCIENCE OUTREACH:SCIENTIFIC AND CULTURAL ASPECTS EXPLORED IN A WORKSHOP | 2011 | |
O Processo Auditivo,a memória e suas interfaces nas habilidades musicais:um estudo neurocientífico. | 2011 | |
O Estudo da Percepção Musical como Fio Condutor na Educação Musical. | 2005 | |
A Interpretação Musical:um estudo centrado na percepção e na memorização de estruturas musicais. | 2004 |