Maria Beatriz Licursi Conceição

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Música

Departamento:

Departamento de Musicologia e Educação Musical/EM

e-mail:

beatriz.licursi@musica.ufrj.br

Linkedin:

Google Scholar:

ORCID:

não disponível no Lattes

Formação:
  • Universidade Católica Portuguesa - Braga

    | Pós-Doutorado | 2022 - 2022
  • Universidade de Trás-os-Montes- Alta Douro

    Ciências da Educação | Doutorado | 2013 - 2017
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pós graduação-Especialização em Neurociências | Especialização | 2010 - 2012
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    MESTRADO EM MÚSICA | Mestrado | 1981 - 1985
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    BACHARELADO-PIANO | Graduação | 1976 - 1980
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(80.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
A expressão, a expressividade e a performance na interseção poético-musical sob uma perspetiva multifacetada da estética artística contemporânea 10.6063/motricidade.20062 2020
Música e Teatro: Artes fundamentais para a arte de educar. 10.37334/eras.v1i1.222 2020
SOB AS ASAS DE SANSA KROMA: Formação continuada de educação infantil na diversidade étnico-racial. 10.37334/eras.v1i2.224 2020
ARTES, EDUCAÇÃO E EXTENSÃO À COMUNIDADE 10.14571/brajets.v13.n1.1-9 2020
-MÚSICA FELIZ-: UM PROJETO DE INTEGRAÇÃO ACADÊMICO - SOCIAL ATRAVÉS DA ARTE MUSICAL E DO ESPETÁCULO 10.14571/brajets.v13.n1.94-100 2020
Uma relação dialógica entre o universo literário e músico-teatral na obra de Cordel -Fogo Encantado- 10.19177/rcc.v15e22020317-327 2020
MÚSICA E SOCIEDADE:repercussões nas ordens sociais e mentais 10.37334/eras.v11i4.253 2020
INTEGRAÇÃO CORPO-MENTE-INSTRUMENTO NA ARTE MUSICAL: aspectos cognitivos e sua significância segundo o entendimento de músicos brasileiros 10.37334/eras.v10i2.202 2019
Reflections on the Neuroscience and Musical Performance 2018
Evolução conceptual da educação especial: um olhar centrado no quadro normativo em Portugal 2018
The artistic and scientific connections between music and mathematics 10.21742/ijact.2018.2.2.09 2018
ASPECTOS COGNITIVOS E SUA SIGNIFICÂNCIA: INTEGRAÇÃO CORPO-MENTE-INSTRUMENTO 10.37334/riesa.v1i1.6 2018
Educação e Complexidade na Contemporaneidade : uma relação orgânica 2018
The Body in Musical Performance: Perceptions, knowledge and beliefs 10.6063/motricidade.12078 2017
A INTEGRAÇÃO PLURICULTURAL NA EDUCAÇÃO MUSICAL BRASILEIRA 10.37334/eras.v7i3.137 2016
Eventos:

(6.52% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A Monitoria na Musicalização Infantil do Curso de Extensão da Escola de Música da UFRJ: ensino e aprendizagem 2021
A relevância motivacional da arte musical na integração social: receptividade-emotividade-educação e cultura 10.4995/INN2021.2021.13338 2021
As artes na ação extensionista: música, aprendizagem, sociedade 2021
Ensino Superior e a Formação do Músico para a Docência 2021
Linguagem Musical: função pedagógico-didática e cívico-social 2021
A música e as suas repercussões nas ordens sociais e mentais 10.4995/INN2020.2020.11805 2020
Música e Teatro:: Arte fundamentais para a arte de educar 2020
Arte e Sociedade: uma reflexão cultural e neurocientífica 2019
Música e Teatro: artes fundamentais para a Arte de Educar 2019
Música e Ciência: uma reflexão artístico-científica 2019
Estudar música pra quê? 2019
A expressividade do evento de extensão intitulado Música Feliz: uma integração acadêmico-social através da arte musical de espetáculo 2018
A performance musical em sala de concerto realizada por crianças e jovens:uma arte de espetáculo intitulada Música Feliz 2018
Uma abordagem neurocientífica da cognição musical e sua relevância na integração corpo-mente-instrumento 2017
A integração corpo-mente-instrumento na arte musical, aspectos cognitivos e sua significância segundo o entendimento de músicos brasileiros. 2017
A neuroscientific approach to musical cognition and its relevance to body-mind-instrument integration. 2017
Corpo-mente-instrumento na arte e ensino musical 2017
Decreto Lei nº79/2014: esvaziamento científico deliberado ou opção remanescente? 2017
Decreto Lei nº 79/2014: opção ideológico-econômica ou o esvaziamento do ensino de teatro 2017
(Re)construção da identidade profissional: um estudo na formação inicial de educação musical 2017
As instituições socioeducativas como complemento ou extensão do universo educacional formal 2017
Body-Mind-Instrument: a triangle in musical art 2017
A performance musical em sala de concerto realizada por crianças e jovens: uma arte de espetáculo intitulada Música Feliz 2017
Music, Politics, Hip-Hop and Cultural Resistance 2016
A integração corpo-instrumento-mente na performance musical 2016
Música, Política, Hip Hop e Resistência Cultural 10.14684/WCCA.9.2016.23-27 2016
A INTERDISCIPLINARIDADE COMO FATOR ESSENCIAL ÀS EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUSICAL 2015
THE INTERDISCIPLINARITY AS A ESSENCIAL FACTOR FOR SENSORY EXPERIENCE IN THE MUSICAL EDUCATION PROCESS 2015
A memória auditiva sua interlocução com a musicoterapia: uma reflexão neurocientífica 2015
O USO DOS SONS, DO RITMO E DAS RIMAS NO TEXTO LITERÁRIO COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE LITERATURA 2015
A educação musical na contemporaneidade:uma reflexão sobre a pedagogia crítica para educação musical 2015
O USO DOS SONS , DO RITMO E DAS RIMAS NO TEXTO LITERÁRIO COMO UM RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DE LITERATURA 2015
O uso dos sons, dos ritmos e das rimas no texto literário como um recurso metodológico para o ensino de literatura 2015
LENDAS BRASILEIRAS COMO RECURSO INTERDISCIPLINAR PARA A EDUCAÇÃO MUSICAL: MÚSICA, TEATRO E DESENVOLVIMENTO HUMANO 2014
BRASLENDAS DO ALÉM-MAR: TRANSMISSÃO TEATRAL DE LENDAS BRASILEIRAS 2014
O PROCESSO AUDITIVO, A MEMÓRIA E SUAS INTERFACES NAS HABILIDADES MUSICAIS: UM ESTUDO NEUROCIENTÍFICO 2014
ABORDAGENS COGNITIVAS SOBRE A INTERAÇÃO CORPÓREA NA INTERPRETAÇÃO ARTÍSTICA: PERCEPÇÃO, INTELECÇÃO E TRANSMISSÃO 2014
ABORDAGENS COGNITIVAS SOBRE A INTERAÇÃO CORPÓREA NA INTERPRETAÇÃO ARTÍSTICA: PERCEPÇÃO, INTELECÇÃO E TRANSMISSÃO 2014
AS HABILIDADES ARTÍSTICAS NA PERFORMANCE MUSICAL:UMA INTEGRAÇÃO ESSENCIALMENTE NEUROCIENTÍFICA 2013
Abordagens cognitivas sobre a aprendizagem motora e a interação corpórea na interpretação artística :percepção,intelecção e transmissão. 2013
LENDAS BRASILEIRAS:A ARTE MUSICAL NA INTERDISCIPLINARIDADE DA TRANSMISSÃO ORAL 2013
O Processo Auditivo,a memória e suas interfaces nas habilidades musicais:um estudo neurocientífico. 2012
AUDITORY MEMORY AND NEUROSCIENCE OUTREACH:SCIENTIFIC AND CULTURAL ASPECTS EXPLORED IN A WORKSHOP 2011
O Processo Auditivo,a memória e suas interfaces nas habilidades musicais:um estudo neurocientífico. 2011
O Estudo da Percepção Musical como Fio Condutor na Educação Musical. 2005
A Interpretação Musical:um estudo centrado na percepção e na memorização de estruturas musicais. 2004
Publicações:
Minha Rede: