Janete Bolite Frant

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

e-mail:

janetebf@gmail.com

Linkedin:

Google Scholar:

ORCID:

não disponível no Lattes

Formação:
  • New York University

    Educação Matemática | Doutorado | 1990 - 1993
  • Universidade Santa Úrsula

    Educação Matemática | Especialização | 1980 - 1982
  • Universidade Santa Úrsula

    Licenciatura em Matemática | Graduação | 1976 - 1979
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(14.29% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Tecnologia Assistiva para uma Educação Matemática Inclusiva 10.23864/cpp.v7i17.777 2022
A matemática da administração de medicamentos: desafios no processo de ensino aprendizagem do técnico de enfermagem 2022
Materiais Manipuláveis: Questões para a formação de professores que ensinam matemática 2022
Uma Pesquisa Translacional em Educação Matemática em Perspectiva 10.4322/gepem.2022.052 2022
Educação em região de fronteira amazônica: representações sociais do trabalho docente na diversidade cultural 2020
Pensando algebricamente no 6ano: uma concepção para produção de conhecimento 2018
A Produção de Significados para a Noção de Base a partir da leitura de livros-texto de Álgebra Linea 2017
Reflexões Metodológicas em Pesquisas Envolvendo Tarefas para o Desenvolvimento Profissional Docente 2017
D desenvolvimento e criação de puzzles para produção de conhecimento nos jogos digitais 2016
Educação Gráfica e Corporeidade 2016
Os jogos digitais como espaços para produção de conhecimentos: O raciocínio lógico e matemático em jogo 2015
Implicações das Teorias de Corporeidade e Linguagem para a sala de aula de Matemática 2014
Explorando Tarefas com Tecnologias Digitais para o Ensino de Fenômenos Periódicos: Quando o Movimento Fictivo se torna Factivel 2013
Le modèle de la stratégie argumentative 2013
Collaborative distance learning mode: an approach to infinity for prospective teachers 2012
Linguagem, tecnologia e corporeidade: Produção de significados para o tempo em gráficos cartesianos 2011
Metaphors in mathematics classrooms: analyzing the dynamic process of teaching and learning of graph functions 10.1007/s10649-010-9247-4 2010
Digital technologies and the challenge of constructing an inclusive school mathematics 10.1007/s11858-010-0252-y 2010
Um modelo para analisar registros de professores em contextos interativos de aprendizagem 2009
Metaforas y ontosemiotica: ela caso de la representacion grafica de funciones 2008
O conceito de montagem para análise e compreensão do discurso 2004
Equações e o conceito de Função 2003
Argumentação e Educação Matemática 2002
As intuições de alunos de sétima série sobre intervalos 2000
E em Educação Matemática, nós que ensinamos o que construímos? 2000
Estratégia Argumentativa: um modelo para pesquisa na sala de aula 2000
Geometria, Cabri e Desenvolvimento Profissional 2000
12 menos 9 1999
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A corporeidade e a linguagem na produção de significados para Matemática 2021
LITERACIA FINANCEIRA NO PISA: UMA ESTRATÉGIA NEOLIBERAL EM LARGA ESCALA 2020
A formação em matemática para pedagogos: um diálogo entre universidade e escola 2019
A aprendizagem matemática de professoras dos anos iniciais na luta para superarem incertezas 2019
The role of conceptual blending and compression in meaning making processes/ O papel da montagem conceitual e da compressão nos processos de produção de sentidos 2017
O jogp digital e o racicionio lógico e matemático no processo de jogar 2016
Tecnologia e Colaboração: Conversando sobre funções reais 2015
Tarefas com vista a um desenvolvimento conceitual: o papel do corpo e da comunicação 2015
Alunos do Ensino Médio desenvolvendo atividades sobre Transformações no Plano no VMT 2015
Narando Funções Uma possibilidade com o software SIMCALC 2014
CONTEXTO INTERATIVO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA COGNIÇÃO CORPORIFICADA 2014
High School Students Interscting in a Collaborative Virtual Environment 2014
Embodiment and Argumentation theories: Time Axis in periodic phenomena 2014
Simualação e Montagem na Perspectiva Tecnológica 2013
Elaborando Tarefas sobre Transformações no Plano em Ambientes Digitais fundamentado na Teoria da Cognição Corporificada 2013
Explorando Fenômenos Periódico 2013
Elabrando Tarefas para Transformaçnoes no Plano para um Ambiente Virtual 2013
Estabeleciendo esquemas argumentativos en el aprendizaje de la matematica 2013
Designing tasks for a more inclusive school mathematics 2013
Um ambiente colaborativo a distancia: licenciandos dialogando sobre os infinitos 2012
Periodic Motion, Technology, Fictive Motion:Developing Applets for Teaching 2012
Um ambiente colaborativo a distância: licenciandos dialogando sobre os infinitos 2012
Collaborative distance learning mode: an approach to infinity for prospective teachers 2012
Um ambiente colaborativo a Distância: licenciandos dialogando sobre os infinitos. In: VI Encontro Mineiro de Educação Matemática, 2012
The Chalenge of including learners with special educational needs in scholl mathematics 2011
Gesture, multimodality and embodiment in mathematics 2011
Ambientes Virtuais de Aprendizagem 2010
Gesture, language and embodiment in mathematics 2010
O elo entre a matemática de um curso de engenharia e as suas aplicações: um estudo de caso 2009
Argumentação e prova na matemática escolar: o que pensam alunos e professores brasileiros da educação básica 2009
As Time Goes by: Technology, embodiment and Cartesian Graphics 2009
Developing cultures of proof practices among Brasilian mathematics teachers 2009
Technology, embodiment and Cartesian Graphics 2009
A noção de infinito no ensino básico: uma proposta de estudo com licenciandos num mabiente virtual colaborativo 2009
Professores do ensino Básico Elaborando Atividade Matemática para ambiente Informatizado: um Olhar para o Processo de Desenvolvimento Profissional 2009
Embodiment, Multimodality, gestures and language in mathematics education 2009
The role of theories in and for the awareness of practice: A case of teaching 2008
Embodiment, Language, gesture and multimodality in Mathematics Education 2008
The mathematics used by engineering students for its mandatory curriculum 2008
Embodiment, language, gesture, and multi modality in mathtmatics education 2008
O forum sobre indisciplina EM AMBIENTE DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR 2008
Technology and Embodiment in Mathematics Education 2007
O USO DE METÁFORAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE FUNÇÕES: O DISCURSO DO PROFESSOR 2007
Conversa com ex presidentes 2006
Gestura, multimodality, and embodimente in mathematics 2006
Interações a distância mediadas pela tecnologia informática: referenciais teóricos e estratégias metodológicas em educação matemática 2006
Mathematics Education knowledge for teachers:Language, Embodiment and technology in classrooms 2005
Produción de significados matematicos para la representación del movimiento rectilineo, a través del estudo de las argumentaciones de estudantes del básico de engenieria 2005
Metaphors in mahematics classrooms: Analysing the dynamic process of teaching and learning to graph functions 2005
Um olhar para o Papel do Corpo e da Tecnologia e da Linguagem: anoção de derivada de uma função 2005
Interatividade e Tecnologia na sala de aula 2004
Embodiment in Mathematics: Metaphor and Gestures 2004
Embodiment in Mathematics: Metaphor and Gestures 2004
Analisis de metáforas en el proceso de enseñanza y aprendizagen de graficas de funciones 2004
Students argumentation abou function 2004
Um estudo sobre a dinâmica de formação de representações sociais na construção de conceitos científicos 2003
Embodiment in Mathematics: Metaphor and Gestures 2002
Pensamento Combinatório: uma análise baseada na estratégia argumentativa 2001
CABRI: A formação e o desenvolvimento profissional de professores de Matemática 2000
Investigating Function from a Socal Representation Perspective 2000
Estratégia Argumentativa: um modelo para a pesquisa em sala de aula 2000
Evaluation, Function and School Mathematics 2000
Estratégia Argumentativa: um modelo 2000
Estratégia Argumentativa: um modelo para a sala de aula 2000
A social representation approach to investigate learning 1999
Meaning production for function: parallel axes 1999
Representações Sociais na Aprendizagem Matemática 1999
PCN em Ação: Proposta do GEPLEM 1999
Informática e Educação: Ferramenta ou Modo de Expressão 1999
Produção de significados para a função do primeiro grau na representação em eixos paralelos. 1998
Problemas geradores e a produção de significados para objetos matemáticos 1998
Pensando algebricamente antes da 7a. série: uma outra perspectiva sobre os processos de construção do conhecimento. 1998
Funções:uma investigação da aprendizagem conceitual a partir do enfoque das representações sociais. 1998
A cultura da Excelência num curso de Matemática. 1998
5th grade students work on sequences : algebraic thinking 1998
A função linear e suas representações no processo de construção do conhecimento: um estudo de caso sobre a função afim 1998
Discutindo os racionais na 7a. série visando a noção de densidade 1998
Representações sociais na aprendizagem da Matemática 1998
The influence of past experience on pattern recognition 1998
The emergence of statistical reasoning in Brazilian school children 1998
Teletnomatemática 1998
Tratamento da informação: gráficos na 4a. série 1998
Um micromundo de aprendizagem geométrica: quadrilátero e o Cabri 1998
A Pesquisa em Edfucação Matemática: outros camihos 1998
O conceito de função: uma nova abordagem. 1997
A Tomada de Consciência da Matematização 1997
Communicating Mathematical Ideas: Reflecting and Convincing 1997
Small steps towards effectiveness: in service teacher education 1997
Trabalhando Semelhança na 4a. Série 1997
Using Calculators: Density, the case of rational numbers 1997
A Brazilian Master's Program in Mathematics Education 1996
Algebric Thinking: Using Magic squares with 5th Grade Students 1996
Logo and Teacher Education 1996
Logo: big step and small step 1996
Teleinformatics and Mathematics Education 1996
Utilizando a informática no ensino-aprendizagem da Álgebra, Geometria e Modelagem 1996
Publicações:
Minha Rede: