Roberto Leher
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Administração da Educação/FE
Formação:
-
Universidade de São Paulo
Educação | Doutorado | 1993 - 1998
-
Universidade Federal Fluminense
Educação | Mestrado | 1985 - 1989
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licenciatura Em Ciências Biológicas | Graduação | 1981 - 1984
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(29.73% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ATUAL CENÁRIO SÓCIO-POLÍTICO E ECONÔMICO BRASILEIRO | 10.1590/es.283572 | 2024 |
| NOVAS POSSIBILIDADES HISTÓRICAS PARA A DEMOCRACIA E PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA | 10.1590/es.271371 | 2023 |
| Geoeconomia política do conhecimento e os desafios para a internacionalização da pós-graduação | 10.47456/argumentum.v15i2.40987 | 2023 |
| Educación pública, crisis socioambientales y desafíos frente a la guerra cultural | 2023 | |
| MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SISTEMAS DE ENSINO E PLATAFORMAS DE TRABALHO COMO EXPRESSÕES DA PEDAGOGIA DO CAPITAL | 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p34-60.id1495 | 2023 |
| Luta e resistência dos agricultores camponeses da cadeia produtiva leiteira de São Francisco do Brejão/MA | 10.14393/rct185270269 | 2023 |
| Public education, socio-environmental crises and challenges in the culture war | 2023 | |
| Questão agrária, formação social brasileira e dependência | 10.4322/principios | 2022 |
| REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO APARTHEID SOCIAL NA EDUCAÇÃO | 10.1590/es.261875 | 2022 |
| O PÚBLICO E O PRIVADO DIANTE DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANGOLA | 10.22409/tn.v20i42.53498 | 2022 |
| MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O SENTIDO HISTÓRICO DA PANDEMIA COVID 19 | 10.18764/2178-2865.v26nEp78-102 | 2022 |
| Darcy ribeiro (1922-1997): Universidade e projeto autopropelido de nação | 10.46551/ees.v16n18a02 | 2022 |
| UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA: FUTURE-SE E -GUERRA CULTURAL- COMO EXPRESSÕES DA AUTOCRACIA BURGUESA | 10.1590/es.241425 | 2021 |
| ESTADO, REFORMA ADMINISTRATIVA E MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICAS SOCIAIS | 10.9771/gmed.v13i1.43851 | 2021 |
| O ANDES-SN e o autogoverno da universidade pública | 2021 | |
| REPRESENTATIVIDADE DE GÊNERO NAS INSTITUIÇÕES ANGOLANAS DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA EM EDUCAÇÃO | 2021 | |
| REESTRUTURAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA DE SÃO FRANCISCO DO BREJÃO/MA: DESAFIOS PARA ORGANIZAÇÃO DO COOPERATIVISMO DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS | 10.33026/peg.v22i2.8573 | 2021 |
| As atuais condições da Educação Superior no Brasil | 10.34019/1980-8518.2021.v21.36252 | 2021 |
| O capitalismo e as crises que reconfiguram a educação | 2021 | |
| O trabalho docente em grupos empresariais de ensino superior e o mercado de ações na bolsa de valores: Um estudo a partir dos conflitos | 10.14507/epaa.28.4902 | 2020 |
| Teaching work in higher education corporate groups and the stock market: A conflict-based study. | 2020 | |
| FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS ? DETERMINANTES ECONÔMICOS E POLÍTICOS | 10.5216/ia.v45i2.62189 | 2020 |
| POLÍTICAS DO ENSINO SUPERIOR PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 2020 | |
| Desgaste, Condições de Vida e Trabalho em Portugal: uma perspetiva multidisciplinar | 10.14195/1647-8622_20_9 | 2020 |
| Autonomia universitária e liberdade acadêmica | 10.20500/rce.v14i29.23167 | 2019 |
| APONTAMENTOS PARA ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: EM PROL DA FRENTE DEMOCRÁTICA | 10.1590/es0101-73302019219831 | 2019 |
| 'COMPLEXO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES' DA UFRJ: DESAFIOS E APOSTAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL | 2019 | |
| TODOS PELA EDUCAÇÃO E O EPISÓDIO COSTIN NO MEC: A PEDAGOGIA DO CAPITAL EM AÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA | 10.22409/tn.10i15.p6865 | 2018 |
| IDEIAS, VALORES E PRINCÍPIOS PARA AFIRMAR O FUTURO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA LATINOAMERICANA | 10.34096/riice.n44 | 2018 |
| Perspectivas e desafios para a Educação Superior na América Latina e o Caribe: Entrevista com Roberto Leher, Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com comentários de Mário Luiz de Azevedo, da Universidade Estadual de Maringá | 10.14507/epaa.26.4286 | 2018 |
| A pedagogia do capital e o sentido das resistências da classe trabalhadora | 10.26512/ser_social.v20i43.18862 | 2018 |
| EDUCAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO EM MEIO À TORMENTA POLÍTICO-ECONÔMICA DO BRASIL | 10.9771/gmed.v9i1.21792 | 2017 |
| L?invasione del neoliberismo nelle politiche educative e le possibilità di resistenza: uno sguardo dal Brasile | 10.13128/Studi_Formaz-20946 | 2017 |
| TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DO RETROCESSO DO RETROCESSO | 10.29404/rtps-v2i3.3580 | 2017 |
| Darcy Ribeiro e a universidade (cada vez mais) necessária | 10.12957/riae.2017.31717 | 2017 |
| Educação e mercantilização em meio à tormenta politico-econômica do Brasil | 2017 | |
| L?invasione del neoliberismo nelle politiche educative e le possibilità di resistenza: uno sguardo dal Brasile | 2017 | |
| CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO | 10.9771/gmed.v8i1.17368 | 2016 |
| A educação ambiental como crítica ao desenvolvimento sustentável: notas sobre o método | 10.18675/2177-580X.vol11.n2.p10-23 | 2016 |
| Crise universitária, crise do capital | 2015 | |
| Social movements and critical pedagogy in Brazil: From the origins of popular education to the proposal of a Permanent Forum | 2015 | |
| Educación pública, movimientos sociales y recuperación de la educación popular en el Brasil | 2015 | |
| Educazione popolare in Brasile: dagli anni sessanta al Movimento dei contadini senza terra (MST) | 2014 | |
| A universidade sob céu de chumbo: a heteronomia instituída pela ditadura empresarial-militar | 2014 | |
| TRABALHO DOCENTE CRÍTICO COMO DIMENSÃO DO PROJETO DE UNIVERSIDADE | 10.9771/gmed.v6i1.12593 | 2014 |
| Experiências de lutas em contexto dito pós-neoliberal no Brasil: 2003-2013 | 2014 | |
| Agravamento da crise, coesão do bloco dominante e novos horizontes para as lutas sociais | 2013 | |
| A universidade reformanda: atualidade para pensar tendências da educação superior 25 anos após sua publicação | 10.20500/rce.v8i16 | 2013 |
| Florestan Fernandes e a defesa da educação pública | 10.1590/S0101-73302012000400013 | 2012 |
| O Brasil e a crise: setores dominantes avançam, trabalhadores empreendem lutas 'dentro' da ordem | 2012 | |
| Universidade, socialismo e consciência social: Florestan Fernandes na Revista Universidade e Sociedade | 2011 | |
| Projetos em disputa, eleições e dilemas da reorganização das lutas sociais | 2011 | |
| Financiamento e heteronomia na pesquisa acadêmica (1950-1990) | 2011 | |
| Uma universidade com o campo das humanidades estilhaçado: cenário futuro da UFRJ? | 2010 | |
| Os rumos das lutas sociais no período 2000-2010 | 2010 | |
| Crise do capital e questão social | 2010 | |
| Crise estrutural e função social da universidade pública | 2010 | |
| Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior "emerge" terciária | 10.1590/S1413-24782008000300002 | 2008 |
| A problemática da universidade 25 anos após a crise da dívida | 2007 | |
| Fórum Social Mundial: uma combinação de espaço de catálise de movimentos sociais com uma consistente agenda antiimperialista | 2007 | |
| O anteprojeto de educação do ANDES-SN para as IPES | 2007 | |
| PAC, Educação e Heteronomia Cultural | 2007 | |
| Rebeliões estudantis refundam a luta social pelo público | 2007 | |
| Universidade no Brasil e na América Latina: tensões e contradições entre o público e o privado | 2007 | |
| Público, estatal e privado na reforma universitária | 2006 | |
| Na linha de frente das lutas e das idéias. | 2005 | |
| Educação no governo Lula da Silva: reformas sem projeto. | 2005 | |
| O setor privado critica o Anteprojeto, logo o Anteprojeto é bom. Um mau silogismo para defender a contra-reforma. | 2005 | |
| Considerações sobre o anteprojeto de lei da educação superior | 2005 | |
| Für eine emanzipierte Gesellschaft | 2005 | |
| Opção pelo mercado é incompatível com a democracia: a crise no governo Lula da Silva e no PT e as lutas sociais | 2005 | |
| A sociedade civil contra a esfera pública | 2005 | |
| Conflitos sociais no campo da Educação-América Latina | 2005 | |
| A New Lord of Education? World Bank Policy for Peripheral Capitalism | 2004 | |
| Contra-reforma universitária do governo Lula | 2004 | |
| Sob a bandeira da OMC | 2004 | |
| Conjuntura política e novo partido | 2004 | |
| A contra-reforma universitária de Lula da Silva | 2004 | |
| Considerações sobre uma teoria sem prática | 2004 | |
| Para silenciar os campi | 2004 | |
| Em defesa do departamento nacional de educação da CUT | 2004 | |
| Pode a universidade ser reformada sem democracia? Notas para a crítica aos fundamentos da "reforma" universitária do governo Lula da Silva | 2004 | |
| Memória do movimento docente: entrevista com Roberto Leher | 2003 | |
| Reforma do Estado: o privado contra o público | 2003 | |
| Projetos e modelos de autonomia e privatização das universidades públicas | 2003 | |
| Alca: uma estratégia imperialista no Século XXI | 2003 | |
| O Governo Lula e os conflitos sociais no Brasil | 2003 | |
| Ensino superior: tendências e perspectivas | 2002 | |
| O papel das universidades na produção do conhecimento científico e tecnológico na Amazônia | 2002 | |
| Projeto neoliberal, sindicalismo e universidade | 2002 | |
| ALCA e Educação | 2002 | |
| Banco Mundial, ajuste estrutural e universidade | 2002 | |
| Politicas públicas: possibilidades e entraves para a retomada de projetos alternativos ao capitalismo dependente | 2002 | |
| Aonde vai a educação pública brasileira? | 2001 | |
| Unesco, Banco Mundial e a educação dos países periféricos | 2001 | |
| Entrevista: Educação a Distância | 2001 | |
| Resenha de Andes-SN: Um sindicato de intelectuais | 2001 | |
| O Plano Nacional de Educação e as perspectivas para a Universidade Pública Brasileira. | 2000 | |
| A ideologia da globalização na política de formação profissional brasileira | 1999 | |
| A universidade nos países periféricos e o projeto de autonomia do MEC | 1999 | |
| O BIRD e as reformas neoliberais na educação | 1999 | |
| Autonomia universitária nos países periféricos requer a negação do capitalismo dependente | 1999 | |
| Autonomia nas universidades públicas | 1999 | |
| Para fazer frente ao apartheid educacional imposto pelo Banco Mundial: notas para uma leitura da temática trabalho-educação | 1999 | |
| Um novo senhor da educação? A política do Banco Mundial para a periferia do capitalismo | 1999 | |
| A ideologia da globalização na política de formação profissional brasileira | 1998 | |
| Banco Mundial, educação brasileira e universidade | 1998 | |
| Globalização, exclusão social e políticas de aliviamento a pobreza | 1997 | |
| Educação e tempos desiguais: elementos para a reconstrução da problemática trabalho-educação | 1997 | |
| Qualificação do trabalho e tecnologia: um estudo em biotecnologia | 1992 | |
| Memória do Movimento Docente - entrevista | 1991 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)