Roberto Leher

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Administração da Educação/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-5063-8753


Formação:
  • Universidade de São Paulo

    Educação | Doutorado | 1993 - 1998
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Mestrado | 1985 - 1989
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciatura Em Ciências Biológicas | Graduação | 1981 - 1984
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(29.73% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ATUAL CENÁRIO SÓCIO-POLÍTICO E ECONÔMICO BRASILEIRO 10.1590/es.283572 2024
NOVAS POSSIBILIDADES HISTÓRICAS PARA A DEMOCRACIA E PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA 10.1590/es.271371 2023
Geoeconomia política do conhecimento e os desafios para a internacionalização da pós-graduação 10.47456/argumentum.v15i2.40987 2023
Educación pública, crisis socioambientales y desafíos frente a la guerra cultural 2023
MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, SISTEMAS DE ENSINO E PLATAFORMAS DE TRABALHO COMO EXPRESSÕES DA PEDAGOGIA DO CAPITAL 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p34-60.id1495 2023
Luta e resistência dos agricultores camponeses da cadeia produtiva leiteira de São Francisco do Brejão/MA 10.14393/rct185270269 2023
Public education, socio-environmental crises and challenges in the culture war 2023
Questão agrária, formação social brasileira e dependência 10.4322/principios 2022
REFORMA DO ENSINO MÉDIO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO APARTHEID SOCIAL NA EDUCAÇÃO 10.1590/es.261875 2022
O PÚBLICO E O PRIVADO DIANTE DA MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANGOLA 10.22409/tn.v20i42.53498 2022
MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO, PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E O SENTIDO HISTÓRICO DA PANDEMIA COVID 19 10.18764/2178-2865.v26nEp78-102 2022
Darcy ribeiro (1922-1997): Universidade e projeto autopropelido de nação 10.46551/ees.v16n18a02 2022
UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL BRASILEIRA: FUTURE-SE E -GUERRA CULTURAL- COMO EXPRESSÕES DA AUTOCRACIA BURGUESA 10.1590/es.241425 2021
ESTADO, REFORMA ADMINISTRATIVA E MERCANTILIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DAS POLÍTICAS SOCIAIS 10.9771/gmed.v13i1.43851 2021
O ANDES-SN e o autogoverno da universidade pública 2021
REPRESENTATIVIDADE DE GÊNERO NAS INSTITUIÇÕES ANGOLANAS DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA EM EDUCAÇÃO 2021
REESTRUTURAÇÕES NA CADEIA PRODUTIVA LEITEIRA DE SÃO FRANCISCO DO BREJÃO/MA: DESAFIOS PARA ORGANIZAÇÃO DO COOPERATIVISMO DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS 10.33026/peg.v22i2.8573 2021
As atuais condições da Educação Superior no Brasil 10.34019/1980-8518.2021.v21.36252 2021
O capitalismo e as crises que reconfiguram a educação 2021
O trabalho docente em grupos empresariais de ensino superior e o mercado de ações na bolsa de valores: Um estudo a partir dos conflitos 10.14507/epaa.28.4902 2020
Teaching work in higher education corporate groups and the stock market: A conflict-based study. 2020
FINANCIAMENTO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS ? DETERMINANTES ECONÔMICOS E POLÍTICOS 10.5216/ia.v45i2.62189 2020
POLÍTICAS DO ENSINO SUPERIOR PARA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 2020
Desgaste, Condições de Vida e Trabalho em Portugal: uma perspetiva multidisciplinar 10.14195/1647-8622_20_9 2020
Autonomia universitária e liberdade acadêmica 10.20500/rce.v14i29.23167 2019
APONTAMENTOS PARA ANÁLISE DA CORRELAÇÃO DE FORÇAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: EM PROL DA FRENTE DEMOCRÁTICA 10.1590/es0101-73302019219831 2019
'COMPLEXO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES' DA UFRJ: DESAFIOS E APOSTAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA INSTITUCIONAL 2019
TODOS PELA EDUCAÇÃO E O EPISÓDIO COSTIN NO MEC: A PEDAGOGIA DO CAPITAL EM AÇÃO NA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA 10.22409/tn.10i15.p6865 2018
IDEIAS, VALORES E PRINCÍPIOS PARA AFIRMAR O FUTURO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA LATINOAMERICANA 10.34096/riice.n44 2018
Perspectivas e desafios para a Educação Superior na América Latina e o Caribe: Entrevista com Roberto Leher, Reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com comentários de Mário Luiz de Azevedo, da Universidade Estadual de Maringá 10.14507/epaa.26.4286 2018
A pedagogia do capital e o sentido das resistências da classe trabalhadora 10.26512/ser_social.v20i43.18862 2018
EDUCAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO EM MEIO À TORMENTA POLÍTICO-ECONÔMICA DO BRASIL 10.9771/gmed.v9i1.21792 2017
L?invasione del neoliberismo nelle politiche educative e le possibilità di resistenza: uno sguardo dal Brasile 10.13128/Studi_Formaz-20946 2017
TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DO RETROCESSO DO RETROCESSO 10.29404/rtps-v2i3.3580 2017
Darcy Ribeiro e a universidade (cada vez mais) necessária 10.12957/riae.2017.31717 2017
Educação e mercantilização em meio à tormenta politico-econômica do Brasil 2017
L?invasione del neoliberismo nelle politiche educative e le possibilità di resistenza: uno sguardo dal Brasile 2017
CONJUNTURA, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO 10.9771/gmed.v8i1.17368 2016
A educação ambiental como crítica ao desenvolvimento sustentável: notas sobre o método 10.18675/2177-580X.vol11.n2.p10-23 2016
Crise universitária, crise do capital 2015
Social movements and critical pedagogy in Brazil: From the origins of popular education to the proposal of a Permanent Forum 2015
Educación pública, movimientos sociales y recuperación de la educación popular en el Brasil 2015
Educazione popolare in Brasile: dagli anni sessanta al Movimento dei contadini senza terra (MST) 2014
A universidade sob céu de chumbo: a heteronomia instituída pela ditadura empresarial-militar 2014
TRABALHO DOCENTE CRÍTICO COMO DIMENSÃO DO PROJETO DE UNIVERSIDADE 10.9771/gmed.v6i1.12593 2014
Experiências de lutas em contexto dito pós-neoliberal no Brasil: 2003-2013 2014
Agravamento da crise, coesão do bloco dominante e novos horizontes para as lutas sociais 2013
A universidade reformanda: atualidade para pensar tendências da educação superior 25 anos após sua publicação 10.20500/rce.v8i16 2013
Florestan Fernandes e a defesa da educação pública 10.1590/S0101-73302012000400013 2012
O Brasil e a crise: setores dominantes avançam, trabalhadores empreendem lutas 'dentro' da ordem 2012
Universidade, socialismo e consciência social: Florestan Fernandes na Revista Universidade e Sociedade 2011
Projetos em disputa, eleições e dilemas da reorganização das lutas sociais 2011
Financiamento e heteronomia na pesquisa acadêmica (1950-1990) 2011
Uma universidade com o campo das humanidades estilhaçado: cenário futuro da UFRJ? 2010
Os rumos das lutas sociais no período 2000-2010 2010
Crise do capital e questão social 2010
Crise estrutural e função social da universidade pública 2010
Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior "emerge" terciária 10.1590/S1413-24782008000300002 2008
A problemática da universidade 25 anos após a crise da dívida 2007
Fórum Social Mundial: uma combinação de espaço de catálise de movimentos sociais com uma consistente agenda antiimperialista 2007
O anteprojeto de educação do ANDES-SN para as IPES 2007
PAC, Educação e Heteronomia Cultural 2007
Rebeliões estudantis refundam a luta social pelo público 2007
Universidade no Brasil e na América Latina: tensões e contradições entre o público e o privado 2007
Público, estatal e privado na reforma universitária 2006
Na linha de frente das lutas e das idéias. 2005
Educação no governo Lula da Silva: reformas sem projeto. 2005
O setor privado critica o Anteprojeto, logo o Anteprojeto é bom. Um mau silogismo para defender a contra-reforma. 2005
Considerações sobre o anteprojeto de lei da educação superior 2005
Für eine emanzipierte Gesellschaft 2005
Opção pelo mercado é incompatível com a democracia: a crise no governo Lula da Silva e no PT e as lutas sociais 2005
A sociedade civil contra a esfera pública 2005
Conflitos sociais no campo da Educação-América Latina 2005
A New Lord of Education? World Bank Policy for Peripheral Capitalism 2004
Contra-reforma universitária do governo Lula 2004
Sob a bandeira da OMC 2004
Conjuntura política e novo partido 2004
A contra-reforma universitária de Lula da Silva 2004
Considerações sobre uma teoria sem prática 2004
Para silenciar os campi 2004
Em defesa do departamento nacional de educação da CUT 2004
Pode a universidade ser reformada sem democracia? Notas para a crítica aos fundamentos da "reforma" universitária do governo Lula da Silva 2004
Memória do movimento docente: entrevista com Roberto Leher 2003
Reforma do Estado: o privado contra o público 2003
Projetos e modelos de autonomia e privatização das universidades públicas 2003
Alca: uma estratégia imperialista no Século XXI 2003
O Governo Lula e os conflitos sociais no Brasil 2003
Ensino superior: tendências e perspectivas 2002
O papel das universidades na produção do conhecimento científico e tecnológico na Amazônia 2002
Projeto neoliberal, sindicalismo e universidade 2002
ALCA e Educação 2002
Banco Mundial, ajuste estrutural e universidade 2002
Politicas públicas: possibilidades e entraves para a retomada de projetos alternativos ao capitalismo dependente 2002
Aonde vai a educação pública brasileira? 2001
Unesco, Banco Mundial e a educação dos países periféricos 2001
Entrevista: Educação a Distância 2001
Resenha de Andes-SN: Um sindicato de intelectuais 2001
O Plano Nacional de Educação e as perspectivas para a Universidade Pública Brasileira. 2000
A ideologia da globalização na política de formação profissional brasileira 1999
A universidade nos países periféricos e o projeto de autonomia do MEC 1999
O BIRD e as reformas neoliberais na educação 1999
Autonomia universitária nos países periféricos requer a negação do capitalismo dependente 1999
Autonomia nas universidades públicas 1999
Para fazer frente ao apartheid educacional imposto pelo Banco Mundial: notas para uma leitura da temática trabalho-educação 1999
Um novo senhor da educação? A política do Banco Mundial para a periferia do capitalismo 1999
A ideologia da globalização na política de formação profissional brasileira 1998
Banco Mundial, educação brasileira e universidade 1998
Globalização, exclusão social e políticas de aliviamento a pobreza 1997
Educação e tempos desiguais: elementos para a reconstrução da problemática trabalho-educação 1997
Qualificação do trabalho e tecnologia: um estudo em biotecnologia 1992
Memória do Movimento Docente - entrevista 1991
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Educação e Ciência após 2018: neoliberalismo extremo e guerra cultural 2021
Luta de classes e mercantilização da educação brasileira 2016
Movimentos Sociais, padrão de acumulação e crise da universidade 2015
ORGANIZAÇÃO, ESTRATÉGIA POLÍTICA E O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014
Educadores militantes em defesa da escola pública no Brasil 2012
Ideologia do Desenvolvimento 2012
Universidade pública e negócios privados: um poderoso obstáculo para o pensamento crítico 2012
A construção contra hegemônica do projeto de educação brasileira 2012
Exclusão educacional ou educação no capitalismo dependente? 2009
Trabalho docente, carreira e autonomia universitária e mercantilização da educação 2008
Programa de Aceleração do Crescimento, Educação e Heteronomia Cultural 2007
Em defesa do Departamento Nacional de Educação da CUT 2004
Financiamento e autonomia universitária 2003
A política de apartheid educacional do Banco Mundial e o desmonte da universidade pública 2003
Financiamento da Ciência e Tecnologia no Brasil 2003
A política de apartheid educaiconal do Banco Mundial e o desmonte da universidade pública 2002
O MEC e a Universidade: Uma Política Hostil 2001
O Plano Nacional de Educação e as Perspectivas para a Universidade Brasileira 2000
Trabalho-Educação- Reexame das Categorias do Tempo 2000
Para fazer frente ao apartheid educacional imposto pelo Banco Mundial: notas para uma leitura da temática trabalho-educação 1999
A ideologia da globalização na política de formação profissional brasileira 1999
Trabalho e qualificação profissional na ideologia da globalização: uma crítica ao conformismo sindical 1998
Políticas sociais e políticas educacionais no contexto do neoliberalismo e da globalização 1997
Relatório -Diretrizes educacionais do I Congresso Nacional de Educação para o Plano Decenal de Educação 1997
As categorias do tempo e a reconstrução da problemática trabalho-educação 1997
Educação e tempos desiguais 1996
Educação na América Latina: O projeto de financiamento para a década de 1990 1996
O Banco Mundial e a política educacional brasileira com especial enfase na universidde 1996
Formação profissional e autonomia sindical 1996
O curso de pedagogia em questão 1995
Educação ambiental: nossa natureza é nossa cultura 1994
Sistemas de educação e financiamento da educação 1992
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