João Batista de Macedo Freire Filho

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Escola de Comunicação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Comunicação

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal de Minas Gerais

    | Pós-Doutorado | 2011 - Agora
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Literatura Brasileira | Doutorado | 1997 - 2001
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Literatura Brasileira | Mestrado | 1994 - 1996
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Comunicação Social | Graduação | 1989 - 1993
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(9.76% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Depressão e verdade de si: análise de testemunhos presentes no jornal O Globo 10.5007/1984-6924.2023.e90437 2023
A mística da empatia 2022
Jornalismo, misoginia e a revitimização da mulher 10.30962/ec.2555 2021
?Apenas uma garota?: Greta Thunberg e os enquadramentos da raiva 2020
Sob o risco de estresse: as consequências da emancipação feminina na revista Veja (2000 - 2018) 10.29397/reciis.v13i3.1790 2019
?Mas por que, afinal, as mulheres não sorriem??: Jornalismo e as razões da (in) felicidade feminina 2018
Correntes da felicidade: emoções, gênero e poder 2017
Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo 10.18568/cmc.v13i38.1245 2016
Força de expressão: construção, consumo e contestação das representações midiáticas das minorias 2015
Pacto de Visibilidade: Mídia, Celebridades e Humilhação 2015
Era uma vez o ?país da alegria?: mídia, estados de ânimo e identidade nacional 2015
The fate of literary culture in the age of the television spectacle 2014
A nova mitologia esportiva e a busca da alta performance 2014
O poder em si mesmo: jornalismo de autoajuda e a construção da autoestima 2011
Os estudos culturais e os deslocamentos do domínio estético 2009
Histórico e perfil atual do programa de pós-graduação da ECO/UFRJ 2009
Imperativos de conduta juvenil no século XXI: a "Geração Digital" na mídia impressa brasileira 2008
Mídia, subjetividade e poder: construindo os cidadãos-consumidores do Novo Milênio 2008
'Essa tal de sociedade não existe': O privado, o popular e o perito no talk show Casos de Família 2008
Novas perspectivas para o estudo da relação entre discursos midiáticos, juventude e poder 2007
Escribiendo la historia cultural de la televisión en Brasil: aspectos teóricos y metodológicos 2006
Em cartaz, as garotas superpoderosas: a construção discursiva da adolescência feminina na revista Capricho 2006
Das subculturas às pós-subculturas juvenis: música, estilo e ativismo político 2005
Seja diferente. Seja você: romantismo, pós-feminismo e consumismo nas páginas da Revista Capricho 2005
Notas históricas sobre o conceito de qualidade na crítica televisual brasileira. 2004
Por uma nova agenda de investigação da história da TV no Brasil 2004
Estereótipo e alteridade: a construção ideológica do Outro nas investigações jornalísticas de João do Rio 2004
Rio de Janeiro: Estereótipos e Representações Midiáticas 2004
O rock está morto, viva o rap! O rap morreu: a nostalgia da autenticidade na crítica cultural contemporânea. 2003
A TV, os literatos e as massas no Brasil 2003
A sociedade do espetáculo revisitada. 2003
Debatable tastes! Rethinking hierarchical distinctions in Brazilian music. 2003
Mídia, consumo cultural e estilo de vida na pós-modernidade. 2003
Música, identidade e política na sociedade do espetáculo. 2003
Funk carioca: entre a condenação e a aclamação na mídia. 2003
A 'esfinge do século': expectativas e temores de nossos homens de letras diante do surgimento e da expansão da TV. 2002
TV de qualidade: uma contradição em termos? 2001
TV, Internet e as homilias tecnofóbicas 2001
A pornografia, seus consumidores, seus detratores. 2000
Vanguarda e pós-modernidade. Entrevista com Jeffrey T. Schnapp (Pofessor de Literatura Comparada da Universidade de Stanford). 1999
Momentos de paixão: gêneros populares e seus prazeres inconfessáveis. 1999
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
CORRENTES DA FELICIDADE: emoções, gênero e poder 2016
Comunicação, emoções e moralidade: a Internet como arquivo e tribunal da cólera cotidiana 2014
O circuito comunicacional das emoções: a Internet como arquivo e tribunal da cólera cotidiana 2014
APOLOGIAS DA AMBIÇÃO: a ética e a ciência do sucesso em VEJA e ISTOÉ 2013
A Comunicação Passional dos Fãs: Expressões de Amor e de Ódio nas Redes Sociais 2013
O poder em si mesmo: jornalismo de autoajuda e a construção da autoestima 2011
Fazendo pessoas felizes: o poder moral dos relatos midiáticos 2010
A vida privada, modos de usar: revelações e restaurações televisivas 2009
Os amorais: representação do Jovem delinqüente de classe média no cinema brasileiro contemporâneo 2008
Comunicação e Jovens 2008
Poder de compra: pós-feminino e consumismo nas páginas da revista Capricho. 2006
Seja diferente. Seja você: romantismo, pós-feminismo e consumismo nas páginas da revista Capricho. 2005
Força de expressão: construção, consumo e contestação das representações midiáticas das minorias. 2005
Repensando a resistência juvenil: subculturas, mídia e sociedade de consumo. 2005
Decifrando os Mistérios da 'oitava arte': A Crítica Televisiva no jornal de Letras (1950-1970) 2004
História da Televisão: Teoria e Prática. 2004
A 'esfinge do século': expectativas e temores de nossos homens de letras diante do surgimento e da expansaõ da TV (1950-1980). 2003
Memórias do mundo cão: 50 anos de debates sobre a qualidade da TV no Brasil. 2003
A sociedade do espetáculo revisitada 2003
Encantos e perigos do Outro extremo: a construção ideológica da alteridade nos textos de João do Rio. 2002
A TV, os literatos e as massas: expectativas e temores dos homens de letras diante da expansão da telenovela no Brasil (1960-1980). 2002
TV de qualidade: uma contradição em termos? 2001
Publicações:
Minha Rede: