Antonio José Barbosa de Oliveira
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas
Unidade:
Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Departamento:
Depto de Biblioteconomia e Gestão de Unidades/FACC
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
| Pós-Doutorado | 2017 - 2018
-
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Memória Social | Doutorado | 2009 - 2011
-
S B I
Licenciatura em História | Aperfeiçoamento | 2004 - 2005
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
História Comparada | Mestrado | 2003 - 2005
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Historia | Especialização | 2002 - 2003
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
História | Graduação | 1996 - 2001
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(21.74% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
O Instagram e suas relações memorialísticas em uma perspectiva geracional | 10.47681/rca.v8i2.61009 | 2024 |
Orçamento público: um estudo de caso sobre as aulas práticas do Instituto de Nutrição da UFRJ | 2023 | |
ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA | 2023 | |
A Influência da Gestão de Estoques nos Custos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho/UFRJ | 2023 | |
ALOCAÇÃO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS PROVENIENTES DE EMENDAS PARLAMENTARES:O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE | 2023 | |
DA MEMÓRIA UNIVERSITÁRIA: POR UMA GESTÃO FORMATIVA DOS ESPAÇOS INSTITUCIONAIS | 2023 | |
A Casa da Ciência e os desafios de um centro cultural de divulgação científica na Universidade Federal do Rio de Janeiro | 10.1590/s0104-59702021000300007 | 2021 |
Políticas de democratização do acesso e diversificação do perfil de estudantes no Ensino Superior: experiências de Portugal e Brasil | 2021 | |
Uma análise preliminar dos percursos acadêmicos dos estudantes ingressantes nos cursos da FACC/UFRJ | 10.47681/rca.v5i2.38796 | 2020 |
FACC: história, desafios e transformações | 2020 | |
Uma proposta teórica para os estudos e investigações em História das Instituições Científicas | 10.23925/2178-2911.2019v20espp774-786 | 2019 |
Memórias e narrativas na afiliação de estudantes brasileiros em Coimbra | 10.20500/rce.v13i26.14059 | 2018 |
Entre que a ciência é sua: reflexões sobre a produção memorialística da Casa da Ciência no cenário da divulgação científica brasileira | 2018 | |
O papel da Biblioteca Universitária como espaço de afiliação estudantil e o Bibliotecário como Educador e Agente Inclusivo | 2017 | |
Jornal Movimento: uma análise da memória social, discurso político e midiático, imprensa alternativa e informação. | 2016 | |
Centro de estudos e memória Josué de Castro | 2016 | |
Navegar é preciso, viver não é preciso: narrativas e memórias em rede no processo de afiliação de estudantes brasileiros em Coimbra | 2016 | |
Políticas de ação afirmativa: direito e reconhecimento | 2014 | |
Os conceitos de Educação, História, Memória e Identidade enquanto constructos sociais. | 2012 | |
Uma universidade modelo para o Brasil: a Educação Superior e o projeto de construção da nacionalidade brasileira (1935-1945) | 2010 | |
História, memória, arquivos e instituições: algumas reflexões teórico-metodológicas para os trabalhos do Projeto Memória SiBI/UFRJ | 2009 | |
Extensao Univeristária - Refletindo experiências, compartilhando práticas | 2006 | |
Das Ilhas à Cidade - A universidade Visível : a longa trajetória para a escolha do local a se construir a cidade universitária da Universidade do Brasil (1935-1955) | 2006 |
Eventos:
(4.76% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Memórias e narrativas de estudantes brasileiros na Universidade de Coimbra | 2023 | |
CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS DE DRAG QUEENS NO DOCUMENTÁRIO PARIS IS BURNING | 2023 | |
DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACC/UFRJ: UMA ABORDAGEM PRELIMINAR DO MODELO DE VICENT TINTO | 2023 | |
AFFIRMATIVE ACTIONS FOR THE INTEGRATION OF NEW STUDENT PROFILES IN HIGHER EDUCATION: PORTUGAL AND BRAZIL | 10.21125/edulearn.2021.0900 | 2021 |
Uma proposta teórica para os estudos e investigações em História das Instituições Científicas | 2019 | |
Para sempre lembrar? Algumas reflexões sobre a fotografia digital e o fetiche pela memória | 2017 | |
Memória e produções discursivas em páginas institucionais | 2016 | |
DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E AÇÕES AFIRMATIVAS: UMA PERSPECTIVA DA AMPLIAÇÃO DA CIDADANIA NA DOCÊNCIA E NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA FEDERAL BRASILEIRA | 2015 | |
Educação Superior, Memória Educacional e Ideologias: a República brasileira em ebulição (1920-1940) | 2014 | |
Uma perspectiva teórico-metodológica para os estudos históricos e discursivos: Mikhail Bakhtin, em 'Marxismo e Filosofia da Linguagem'. | 2014 | |
Movimentos sociais e ações afirmativas na educação Superior Brasileira: uma perspectiva de ampliação da cidadania na gestão universitária | 2014 | |
A casa de Minerva: cidade universitária, ciência, discurso e identidade institucional | 2014 | |
Análise conceitual de um novo espaço simbólico: o caso do blog do Samba da Ouvidor | 2014 | |
Entre os ideais democráticos e autoritários: a problemática da educação superior nos anos 1930. | 2013 | |
Universidade, mansão da liberdade: história, memória e produção discursiva na inauguração da Universidade do Distrito Federal (UDF) | 2012 | |
Um lugar para a Universidade do Brasil: a Ilha e o Palácio como metonímia da identidade institucional. | 2010 | |
A casa de Minerva - entre a ilha e o palácio : a problemática dos discursos sobre os lugares | 2009 | |
A criação da Universidade do Brasil e sua inserção no projeto de construção da nacionalidade brasileira | 2009 | |
A construção da cidade universitária da Universidade do Brasil | 2007 | |
Das ilhas à cidade: a materialização da cidade universitária da Universidade do Brasil (1945-1950) | 2007 | |
A universidade invisível : uma cidade universitária para a Universidade do Brasil | 2006 |