Marcio da Costa

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

PR-4 Pró-Reitoria de Pessoal

Unidade:

Divisão de Pessoal

Departamento:

Cessão

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal de Minas Gerais

    | Pós-Doutorado | 2011 - 2012
  • Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro

    Sociologia | Doutorado | 1993 - 1998
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 1990 - 1992
  • Universidade Federal Fluminense

    Ciências Sociais | Graduação | 1976 - 1982
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(17.14% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
What do children know upon entry to pre-school in Rio de Janeiro? 10.1590/s0104-40362019002702071 2020
The use of cognitive instruments for research in early childhood education: constraints and possibilities in the Brazilian context 10.1590/1980-6248-2018-0036 2019
UPPs e educação 10.31060/rbsp.2019.v13.n2.984 2019
Editorial 2018
Prova Brasil e a avaliação educacional em nossa rede 2018
Conhecimento e uso de indicadores educacionais no município do Rio de Janeiro 10.18222/eae.v0ix.4104 2017
Conhecimento e uso de indicadores educacionais no município do Rio de Janeiro 2017
Evidence of a School Composition Effect in Rio de Janeiro Public Schools 2016
Segmentação Socioespacial, Oportunidades Escolares e Patrimonialismo - sobre a construção de hierarquias internas aos sistemas públicos de ensino 2016
Indicadores e Avaliação Educacional ? Percepções e Reações a Políticas de Responsabilização 2014
Turnos e segregação escolar: discutindo as desigualdades escolares 2014
Caminho Marcado: transição entre escolas públicas municipais na cidade do Rio de Janeiro 2014
Padrões de segregação escolar no Brasil: um estudo comparativo entre capitais do país 10.1590/ES0101-73302014144444 2014
?Talvez se eu tivesse algum conhecimento...?: caminhos possíveis em um sistema educacional público e estratificado 2013
Escolha, estratégia e competição por escolas públicas 10.1590/S0103-73072012000200013 2012
Quase-mercado oculto: a disputa por escolas ?comuns? no Rio de Janeiro 2011
Famílias e acesso diferenciado a escolas públicas prestigiadas: um estudo de caso 2010
Práticas e percepções docentes e suas relações com o prestígio e clima escolar das escolas públicas do Município do Rio de Janeiro 2010
Desiguais oportunidades de escolarização ? antigo tema sob novos olhares na Sociedade Brasileira de Sociologia 2009
Expectativas de Futuro como Efeito Escola - explorando possibilidades 2009
Prestígio escolar e composição de turmas ? explorando a hierarquia em redes escolares 2008
Prestígio e hierarquia escolar: estudo de caso sobre diferenças entre escolas em uma rede municipal 2008
PROJOVEM ? Notas sobre uma política nacional para jovens de baixa escolaridade 2007
Estudantes pobres recém-chegados ao ensino superior : o que pensam os próprios? 2007
Entre o Mérito e a Sorte:escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro 2006
Jovens Estudantes do Rio de Janeiro: hábitos, valores e expectativas segundo o prestígio de suas escolas 2005
Amor e Desprezo: o velho caso entre sociologia e educação no âmbito do GT-14 2003
Tempos de Deseperança - roteiro para pensar a educação quando o futuro parece sombrio 2001
Criar o Público Não-Estatal ou Tornar Público o Estatal - dilemas da educação em meio à crise do estado 2001
Stimulating Citizenship: can educational policy enhance civic culture? 2000
Avaliando impactos de uma política educacional democrática 1999
Uma experiência de apoio à educação municipal 1998
Crise do Estado e Crise da Educação: Influência Neoliberal e Reforma Educacional 1994
Educação, Cultura e Engenharia Social 1994
Para Pensar A Educação Em Tempos Eleitorais 1993
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Pupils´ grade repetition in Rio de Janeiro Public Schools: A Longitudinal Analysis 2016
School Desegregation and Educational Opportunities: Analysing the Impact of a ?Lottery System? in Rio de Janeiro Public Schools 2015
Escolas do Amanhã [The Schools of Tomorrow] ? analysis of a focused educational policy in Rio de Janeiro 2014
School Segregation in Rio de Janeiro Public Schools: A Longitudinal Analysis 2014
Unintentional Impact of Educational Policies in School Segregation 2013
Medindo o impacto da ?política de turnos? na segregação escolar 2013
Segmentação socioespacial, oportunidades escolares e favores pessoais ? sobre a construção de hierarquias internas aos sistemas público de ensino 2012
Students moving within an educational system ? patterns of tracking, labeling and social stratification reproduction 2011
Residential segregation, school quasi-market and school segmentation in the context of Rio de Janeiro 2010
Competing for public schools in Rio de Janeiro ? reflexions on a hidden quasimarket 2009
O Clima Escolar em Escolas de Alto e Baixo Prestígio 2009
Escolha, estratégia e competição por escolas públicas - pensando a ecologia do quase-mercado escolar 2009
Famílias, escolas e seleção de acesso em escolas públicas: um estudo de caso 2008
Hidden quasi-market: the contest for public schools in Rio de Janeiro 2008
Jovens ?Baladeiros? e ?Estudiosos?: Evidências Empíricas sobre Hábitos Culturais e Trajetória Escolar 2008
Heaven is here - a case study of contrasting public schools in Rio de Janeiro 2007
Vencedores - visões de improváveis universitários 2007
Limits to educational reform - thinking from a Brazilian local experience 2005
Jovens Estudantes do Rio de Janeiro - hábitos, valores e expectativas, segundo o prestígio de suas escolas e a composição de suas turmas. 2004
O Valor da Educação 2003
Sociology of Education in Backward Contexts - educational change, structural constraints, political limits and inertia 2002
Amor e Desprezo - o velho caso entre sociologia e educação no âmbito do GT-14 2002
Education, Social Exclusion and Violence - the sacred under threat 2001
Política educacional em contextos precários - avaliando uma experiência 2001
Criar o público não-estatal ou tornar público o estatal? Dilemas da educação em meio à crise do estado 2001
Public Non-Governmental: is this a solution? 2000
Tempos de Desesperança - roteiro para pensar a educação quando o futuro parece sombrio. 2000
Weak state, strong interests, low solidarity: an unusual case of Brazilian public/private partnership 1999
Avaliação de Impacto de Políticas Educacionais - Em Busca de Um Modelo Sociológico Para Avaliar Políticas de Educação Básica 1998
Modernization from outside - a Brazilian case of democratic educatinal policy under elite action 1998
Rendimento e expectativas escolares sob o efeito de um apolítica educacional de impacto 1998
Avaliando impactos sociais de uma política educacional democrática 1998
Educação, Cultura e Engenharia Social 1994
Crise do Estado e Crise da Educação - Influência Neoliberal e Reforma Educacional 1994
A Educação Como Um Refúgio 1993
Publicações:
Minha Rede: