Viviane Lontra Teixeira

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Colégio de Aplicação

Departamento:

Departamento de 1oe 2o Graus do Colégio de Aplicação

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2018 - 2022
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 2014 - 2016
  • Universidade Católica de Brasília

    Ensino Religioso | Especialização | 2006 - 2007
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Psicopedagogia | Especialização | 2001 - 2004
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Pedagogia | Graduação | 1997 - 2001
  • Colégio Estadual Heitor Lira

    | Ensino Médio (2o grau) | 1994 - 1996
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(50.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Recordar é preciso: memórias dos afetamentos de uma Pesquisa-Formação com professores iniciantes. 2023
A narrativa (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa-formação na indução profissional docente 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n19.p956-972 2021
VOCÊS VÃO ACOMPANHAR A TURMA DO PROJETO: narrativas com uma turma de aceleração 10.22478/ufpb.1983-1579 2020
Tessituras e Reinvenções: (des)formação de professores 10.12957/teias 2018
Alegria nosdoscom os encontros: narrativas com currículos nos cotidianos escolares 2017
Narrativas como travessias curriculares: Sobre alguns usos da pesquisa na formação de professores 2016
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Casa comum da formação e da profissão docente: a construção do Complexo de Formação de Professores 2021
Vida de professora: narrativas vadias na rede social ?outros modos de ver/sentir a docência 2019
Ecoam as vozes: encontros e conversas na/da formação de professores 2019
Pulsões em rodas: Liberdade e Dialogicidade para enfrentar a BNCC 2018
As vidas pulsam entre escritas: professores-autores 2018
Tessituras na formação inicial: conversas entre/com professores 2018
(Des)formação de professores: encontros, tessituras e (re)invenções dos praticantespensantes das/nas escolas 2017
(Re)existindo no PNAIC: a (des)formação possível 2017
Conversas em formação: novas possibilidades na formação inicial de professores 2017
Narrativas que (des)formam: Travessias compartilhadas nos encontros com Professorxs 2017
(Des)formação continuada de professores no/do PNAIC: a potência do encontro subvertendo a lógica de homogeneização 2016
Professores-autores construindo novas formas de aprenderensinar 2016
Ideologia de gênero nas narrativas dos praticantes da escola: nós presentes em nós 2016
Universidade x Escola-básica: narrativas compartilhadas nos/dos/com os cotidianos escolares 2016
(De)cifrando caminhos da formação: narrativas (com)partilhadas no cotidiano escolar 2015
Do pranto se fez o riso: Invertendo a lógica da dominação. Táticas de um sábado letivo 2015
PÁTRIA EDUCADORA: uma receita de fé na educação, falta de confiança nos professores e homogeneização dos estudantes 2015
Registrando histórias: narrativas (com)partilhadas no cotidiano escolar 2015
Iniciação à docência para uns e formação continuada para outros: universidade e escola básica formando professores 2014
Conversas entre professores: a prática como ponto de encontro, uma parceria CAp/UFRJ e Secretaria de Educação do Município de Queimados. 2012
O Menino que aprendeu a ver: Reflexões sobre o modo de aprender e ensinar nas classes de alfabetização do CAp-UFRJ 2012
Ensino Religioso na Educação Infantil: a possibilidade de manter o sonho acordado 2009
Publicações:
Minha Rede: