Maria Alice Volpe
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Escola de Música
Departamento:
Departamento de Musicologia e Educação Musical/EM
Formação:
-
The University Of Texas At Austin
Musicologia Etnomusicologia | Doutorado | 1995 - 2001
-
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Artes | Mestrado | 1991 - 1994
-
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Música: Instrumento Piano | Graduação | 1984 - 1987
-
Conservatório Musical Rio Claro
| Ensino Profissional de nível técnico | 1976 - 1983
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(2.13% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
O Violão Sete Cordas no Choro Tradicional e no Choro Não Tradicional | 10.33871/23179937.2020.8.3.1.1 | 2020 |
Editorial 'Pedagogia da História da Música Brasileira para a Educação Básica' | 2019 | |
Pedagogia da história da música brasileira, questões historiográficas em multidisciplinaridade | 2019 | |
Editorial 'Escola de Música da UFRJ - 170 Anos (1848-2018) | 2018 | |
Editorial 'Homenagem ao etnomusicólogo Samuel Araújo' | 2018 | |
The contribution of France to Brazilian musicology: Between Interdisciplinarity and Musicologie Tout Court [volume comemorativo dos 100 anos da Rdm] | 2017 | |
Editorial 'Multicânone e processo civilizatório' | 2017 | |
Editorial 'Musicologia da Voz' | 2017 | |
Patrimônio musical e políticas públicas no Brasil | 2016 | |
Editorial 'Memória e heteronomia' | 2016 | |
Editorial 'Música no espaço luso-brasileiro' | 2016 | |
Irmandades e ritual em Minas Gerais durante o Período Colonial: etnografia histórica do Triunfo Eucarístico de 1733 [parte 1] | 2015 | |
Irmandades e ritual em Minas Gerais durante o Período Colonial: etnografia histórica do Triunfo Eucarístico de 1733 [continuação] | 2015 | |
Editorial 'Cosmoramas' | 2015 | |
Editorial 'Sistema Mundo' | 2015 | |
Musicologia: centro e periferia no sistema mundo | 2015 | |
Introdução à Romanza senza parole ?T?Amo? (versão para quarteto duplo de cordas), de Meneleu Campos | 2015 | |
Editorial 'Revista Brasileira de Música, 80 anos' | 2014 | |
Editorial 'Música popular: história, etnografia e sociologia' | 2014 | |
Homero de Sá Barreto (1884-1924), compositor pós-romântico brasileiro | 2014 | |
Notas introdutórias à Elegia para violoncelo (ou violino) e piano de Homero de Sá Barreto (1884-1924) | 2014 | |
Editorial 'Sentido, estilo e idiomatismo' | 2013 | |
Editorial 'Música em espaços urbanos' | 2013 | |
Utopia, ideology, crisis, and challenges | 2013 | |
Editorial 'Análises da música popular' | 2012 | |
Editorial 'Religiosidade e secularização' | 2012 | |
Homenagem a Rogério Duprat (1932-2006) | 2012 | |
Jorge Antunes, 70 anos de música e política (entrevista) | 2012 | |
Editorial 'O longo século XIX' | 2011 | |
O Manuscrito P38.1.1 e a ?tabela prática? de Villa-Lobos | 2011 | |
Resenha: Manoel Aranha Corrêa do Lago, O Círculo Veloso-Guerra e Darius Milhaud no Brasil: Modernismo musical no Rio de Janeiro antes da Semana. | 2011 | |
Editorial 'Tradição e inovação no século XX' | 2011 | |
O legado de Gerard Béhague | 2010 | |
Editorial 'Repercussões do longo século XVIII' | 2010 | |
Resenha: André Cardoso, A Música na Capela Real e Imperial do Rio de Janeiro e A Música na Corte de D. João VI | 2010 | |
Villa-Lobos e o imaginário edênico de Uirapuru | 2009 | |
A Teoria da Obnubilação Brasílica na História da Música Brasileira: Renato Almeida e a Sinfonia da Terra | 2008 | |
Por uma nova musicologia | 2007 | |
José Rodrigues Barbosa: questões identitárias na crítica musical | 2007 | |
Sonoridades d?além mar: formas de sociabilidade e multiculturalismo | 2006 | |
Carlos Gomes: a persistência de um paradigma em época de crepúsculo | 2004 | |
Análise musical e contexto: propostas rumo à crítica cultural | 2004 | |
Remaking the Brazilian Myth of National Foundation: Il Guarany | 2002 | |
Algumas considerações sobre o conceito de romantismo musical no Brasil | 2000 | |
Irmandades e Ritual em Minas Gerais durante o Período Colonial - O Triunfo Eucarístico de 1733 | 1997 | |
Compositores Românticos Brasileiros: Estudos na Europa | 1995 | |
Período Romântico Brasileiro: Alguns Aspectos da Produção Camerística | 1994 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)