José Jairo Vieira
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Didatica/FE
Formação:
-
Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Pará (UFPA)
| Pós-Doutorado | 2023 - 2024
-
Universidade de Aveiro, Dep. de Educação e Psicologia
| Pós-Doutorado | 2023 - 2024
-
Porgrama de Pós-Graduação em Estudo Etnicos e Africanos - PosAfro - UFBA
| Pós-Doutorado | 2017 - 2018
-
Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro
Sociologia | Doutorado | 1997 - 2001
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Ciências do Esporte | Mestrado | 1993 - 1995
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sociologia | Graduação | 1989 - 1992
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Educação Física | Graduação | 1987 - 1991
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(46.43% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Slackline: Applicability and Benefits for School Physical Education | 10.53660/CLM-809-23A57 | 2023 |
Carioca football in times of -Seidl's disease-: tension and commotion in the height of the spanish flu of 1918 | 10.53660/CLM-808-23A56 | 2023 |
University and Athletics Games in Rio de Janeiro | 10.53660/CLM-802-23A55 | 2023 |
Racismo recreativo na escola: um relato de um Programa Educação Tutorial | 10.53660/prw.157.uni150 | 2023 |
A sociologia do esporte no Brasil: início, consolidação e institucionalização até 2017 | 10.53660/prw.161.uni151 | 2023 |
Pedagogias decoloniais: diálogos, discussões e reflexões insurgentes para (des/re)construções de fazeres e saberes na educação | 10.53660/prw.178.uni152b | 2023 |
A atratividade da carreira docente na perspectiva de ex-bolsistas do PIBID de um curso de Educação Física | 10.53660/CONJ-515-708 | 2022 |
O futebol no campo das pedagogias críticas: a legitimação da Educação Física escolar a partir dos elementos da cultura corporal | 10.53660/CONJ-516-709 | 2022 |
O docente formador na coordenação do PIBID: os desafios para a condução da Iniciação à Docência | 10.53660/CONJ-518-710 | 2022 |
A bocha como conteúdo nas aulas de educação física durante as intervenções do PIBID ancorada na metodologia crítico-superadoras | 10.53660/CLM-272-273 | 2022 |
Esporte Universitário: raça, gênero, representatividade e Inclusão social | 10.53660/CLM-273-274 | 2022 |
Gênero e as relações de opressão no contexto social: um olhar para a universidade | 10.20396/riesup.v10i00.8668115 | 2022 |
Associações Atléticas Acadêmicas: gestão esportiva universitária | 10.53660/CLM-274-275 | 2022 |
Morte higienizada | 10.20396/resgate.v29i1.8661624 | 2021 |
Infância e Microações Afirmativas em Contextos Significativos | 10.1590/2175-6236107778 | 2021 |
Relações étnico-raciais e saberes docentes na escola de educação infantil da Universidade Federal do Rio De Janeiro | 10.21723/riaee.v14i4.10006 | 2020 |
O ESCUTAR DO SILÊNCIO ? O QUE ESTÁ POR TRÁS DA MUDEZ DA BNCC SOBRE AS ESTRUTURAS DE GÊNERO | 10.17564/2316-3828.2020v8n3p483-496 | 2020 |
Ação Afirmativa, Memória e Reconhecimento: Relações Raciais e Experiências Negras nas narrativas do Rap | 2020 | |
O processo de institucionalização da disciplina Trabalho-Educação nas políticas de formação em Pedagogia nas universidades públicas do Rio de Janeiro | 10.21723/riaee.v14i2.10004 | 2019 |
Do Projeto de Lei 8.035/2010 à Lei 13.005/2014: a inviabilização da temática gênero | 10.17648/textura-2358-0801-21-48-5254 | 2019 |
O curso de Pedagogia a distancia da Universidade Federal de São João del-Rei no contrexto da Universidade Aberta do Brasil | 2019 | |
Chegadas e Partidas | 10.35699/1981-3171.2019.16276 | 2019 |
As estratégias de manutenção dos bens materiais e simbólicos no futebol carioca do início do século XX: Bangu Athletic Club e Club de Regatas Vasco da Gama | 10.5433/2176-6665.2019v24n3p153 | 2019 |
Acesso aos cursos de graduação na modalidade EAD no Brasil de 2011 a 2015: análise, contextualização e comparação | 2019 | |
O Ensino Superior e as instâncias de poder em Cabo Verde | 10.1590/s1414-40772018000200012 | 2018 |
REPRESENTAÇÕES SOBRE ARRANJOS FAMILIARES EM LIVROS DE SOCIOLOGIA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2015 | 10.4025/tpe.v20i2.37837 | 2018 |
A interação social na educação a distância e os processos de exclusão/inclusão, desigualdade e diversidade social | 2018 | |
A Educação ambiental através de projetos socioculturais de educação física: um estudo de caso | 2017 | |
A origem do plano nacional de educação e como ele abordou as questões de gênero | 10.22633/rpge.v21.n1.2017.9746 | 2017 |
A Política de educação a distância e o aumento das vagas nas instituições de ensino superior: apontamentos | 10.22633/rpge.v21.n.esp1.out.2017.9745 | 2017 |
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO: A ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA UFRJ FRENTE À RESOLUÇÃO Nº 1 DO CNE/MEC | 10.22633/rpge.v20.n2.9477 | 2016 |
Avaliação e Políticas Públicas em Educação: Fatores determinantes na qualidade e formação de profissionais | 2014 | |
A ginástica ritmica enquanto prática esportiva educacional inclusiva na Vila Olimpica a Mangueira (2002-2013) | 2014 | |
A Educação Física num contexto multicultural - estratégias para a inclusão | 2014 | |
A dança no ambiente escolar: um caminho | 2014 | |
O cenário de ação afirmativa e a desconstrução da elitização no Ensino Superior: Notas para uma agenda de ação. | 2014 | |
O incomodo: um caso de bullying no Ensino Superior | 2014 | |
A escola e as desigualdades sociais: alguns apontamentos da violência escolar como uim problema social | 2011 | |
A violência nas escolas: o caso do bullying | 2011 | |
The Importance of The Dancein the Education | 2010 | |
The Intedisciplinary in the pertaining to school physical education | 2010 | |
Sexuality, Gender and Education in the adolescence: the seen school as sustentation pillar | 2010 | |
The Importance of Playing and playing in the inicial series | 2010 | |
Psicomotricidade e o precesso de ensino e aprendizagem: em discussão a formação de professores acerca de tais práticas | 2010 | |
Polticas Públicas de esporte: análise acerca de dois momentos históricos | 2010 | |
A Capoeira como uma prática pedagógica | 2010 | |
Patrimônio, Identidade e Ações Afirmativas:Uma Articulação Possível?. Interseções | 2010 | |
Dilemas da Inclusão e entraves à permanencia: por uma reflexão multidimensional das politicas de ação afirmativa no Brasil | 2010 | |
Education and Sport: The Vasco Gama's School | 2008 | |
Media and Sport: analysis of the representations of the selection of 2002 in the newspapaer | 2008 | |
The Academical sport and the strategies of permanence in the university: the black players | 2008 | |
The State and the Sport: two movements, two relations | 2007 | |
The person and mirror: what they saw and what they want to see | 2007 | |
Football and the culture in Zona da Mata: The country logic and urban logic | 2007 | |
UMa análise Preliminar sobre as demandas Sociais necessárias a elaboração de Politicas Púbklicas de esporte e Lazer | 2004 | |
Preconceito e Discriminação Racial no Futebol Brasileiro | 2003 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)