Rosinda Martins Oliveira

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Instituto de Psicologia

Departamento:

Departamento de Psicometria/IP

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • University of Oxford

    Psicologia Experimental | Doutorado | 1990 - 1994
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Psicologia | Graduação | 1982 - 1989
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(43.48% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
CONTRIBUTIONS OF EXECUTIVE FUNCTIONS AND LINGUISTIC SKILLS TO VERBAL FLUENCY IN CHILDREN 10.1080/09297049.2022.2042502 2022
Esquema Narrativo de histórias, seus correlatos cognitivos e compreensão leitora 2019
Estratégias de evocação tardia na figura complexa de rey por crianças 10.5579/rnl.2016.0431 2019
Subgroups in cognitive development: Distribution of Brazilian students aged 7-14 years. 10.1037/pne0000112 2018
Evidências de validade dos escores estratégicos na tarefa de fluência verbal infantil 10.15689/ap.2017.1602.05 2017
Estratégias de cópia da Figura Complexa de Rey por crianças 2016
Brazilian normative data on letter and category fluency tasks: effects of gender, age and geopolitical region 2016
Normative data and evidence of validity for the Rey Auditory Verbal Learning Test, Verbal Fluency Test, and Stroop Test with Brazilian children. 10.1037/pne0000041 2016
Performance of Children in Phonemic and Semantic Verbal Fluency Tasks 10.1590/1413-82712016210207 2016
Brief Cognitive Screening Battery (BCSB) is a very useful tool for diagnosis of probable mild Alzheimer´s disease in a geriatric clinic 10.1590/0004-282x20150202 2015
Abordagem Cognitiva da Compreensão Leitora: implicações para a educação e prática clínica 2014
Predomínio de Comprometimento Cognitivo Leve Disexecutivo em idosos atendidos no ambultório de geriatria de um hospital terciário na cidade do Rio de Janeiro 2013
Performance of Brazilian children on phonemic and semantic verbal fluency tasks 2011
Neuropsychological and neurobiological markers of the preclinical stage of Alzheimer?s disease 2011
Performance of 119 Brazilian children on Stroop paradigm: Victoria version 10.1590/S0004-282X2009000300014 2009
Brazilian children performance on Rey?s auditory verbal learning paradigm 10.1590/S0004-282X2008000100010 2008
O conceito de executivo central e suas origens 10.1590/S0102-37722007000400005 2007
A method for investigating the relation between cognitive and motor functions in Parkinson's disease 2001
The effects of hand preference and gender on finger-tapping performance assimetry by the use of an infra-red light measurement device 2000
Influences of handedness and gender on the grooved pegboard test 2000
Hypometria in Parkinson´s Disease: automatic versus controlled processing 1998
Micrographia in parkinson´s disease: the effect of providing external cues 1997
Competitive Inihibition models of lexical-semantic processing: experimental evidence 1996
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A clínica neuropsicológica do transtorno do desenvolvimento intelectual (Minicurso) 2021
Aceletra: fluência e compreensão na leitura 2021
Correlatos cognitivos ao longo da tarefa de fluencia verbal fonológica em crianças: diferença entre letras 2021
Divulgação científica em neuropsicologia no contexto da extensão universitária através do instagram 2021
Correlatos linguísticos e executivos em diferentes categorias da fluencia verbal semantica em crianças 2021
Tarefas de Fluência Verbal Semântica e Fonológica na infância: correlatos executivos, lexicais e fonológicos . 2021
Autonomia: um grande desafio na pandemia 2021
Comparing span tasks: is the manipulation demand actually higher in letter-number sequencing than in digits backwards? 2019
Contribution of language and executive functions to semantic and phonological vebal fluency in brazilian children 2019
What do strategy and accuracy explains about memory efficiency in Rey's complex figure? 2019
The relationship between socioeconomic status, social mobility, parental style and executive funcions in brazilian children 2019
Comparando tarefas de span: seria a demanda de manipulação realmente maior em sequência de números e letras do que em dígitos inverso? 2019
Dígitos e sequência de números e letras no WISC-IV: comparação entre amostras clínica e de desenvolvimento típico. 2019
Efeito do nível de escolaridade parental sobre os escores estratégicos da tarefa de fluência verbal fonológica. 2019
Ações do projeto Avaliação Neuropsicológica e Perfis Cognitivos de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem 2019
Comparação entre medidas de memória de trabalho do WISCIV em crianças 2018
Comparação entre medidas de controle inibitório em crianças: Teste dos 5 dígitos e stroop 2018
Avaliação Neuropsicológica e perfis cognitivos de crianças com dificuldade de aprendizagem 2018
Utilidade do paradigma de stroop como ferramenta de rastreio na população infantil 2018
Reabilitação neuropsicológica com foco no funcionamento executivo e na memória de trabalho 2017
ESTRATÉGIAS DE EVOCAÇÃO TARDIA POR CRIANÇAS NA FIGURA COMPLEXA DE REY 2017
INTERVENÇÃO COM O USO DE MAPA DE HISTÓRIAS PARA PROMOVER A COMPREENSÃO LEITORA 2017
A Relação de Fatores Socioeconômicos com o Desempenho dos Funções Executivos em Crianços: Dados Preliminares 2017
Reabilitação neuropsicológica com apoio escolar direcionado 2015
Reabilitação neuropsicológica coordenada com apoio escolar: promovendo aprendizagem auto-regulada em um caso de criança com atraso no desenvolvimento das funções executivas 2015
Protocolos de intervenção com foco na geração de inferência e compreensão de leitura - um estudo piloto 2015
Reabilitação neuropsicológica do funcionamento executivo e da atenção no DEL 2015
⇒ Tecnologia de conversão de texto em voz na reabilitação cognitiva: aplicabilidade clínica 2014
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NA IDENTIFICAÇÃO DE UM CASO DE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL 2014
⇒ Organização e diferenciação de funções cognitivas ao longo do desenvolvimento infantil: dados de crianças brasileiras 2014
Critérios de pontuação da figura complexa de Rey e especificidades do desenvolvimento infantil 2014
TRANSFORMAÇÕES NO SISTEMA DE PONTUAÇÃO DA TAREFA DE FLUÊNCIA VERBAL: A ORIGEM DOS ESCORES ESTRATÉGICOS E SUAS IMPLICAÇÕES CLÍNICAS 2014
Normative data for brazilian children on the RAVLT, Verbal Fluency and Stroop paradigms 2014
Evidence of reliability on the RAVLT, Verbal Fluency and Stroop Paradigms applied to Brazilian children. 2014
ESCORES DO TESTE DE APRENDIZAGEM AUDITIVO- VERBAL DE REY COMO MEDIDAS DE MEMÓRIA DE CURTO-PRAZ O E CAPACIDADE ATENCIONAL NA INFÂNCIA 2013
Estratégias de reabilitação de dificuldade de aprendizagem em caso de uma adolescente com atraso de desenvolvimento das Funções Executivas 2012
Reabilitação de Funções Executivas: cognição e conduta 2012
Influência do nível de escolaridade parental sobre o desenvolvimento cognitivo dos filhos 2012
Relação entre armazenagem temporária e atenção no desempenho de crianças no teste de aprendizagem auditivo-verbal de Rey 2012
Aprendizagem auditivo-verbal de Rey: desenvolvimento de codificação, retenção e recuperação em crianças brasileiras 2012
ESTRATÉGIAS DE REABILITAÇÃO DE DIFICULDADE DE AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA EM CASO DE ATRASO DE DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS E DAS ESTRUTURAS LÓGICAS 2011
ESTRATÉGIAS DE REABILITAÇÃO DE DIFICULDADE DE AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DE REDUÇÃO DE CAPACIDADE DA MEMÓRIA DE TRABALHO 2011
PERFIL NEUROPSICOLÓGICO E DEMOGRÁFICO DE UM GRUPO DE IDOSOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE GERIATRIA EM UM HOSPITAL PÚBLICO TERCIÁRIO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. 2011
FLUÊNCIA VERBAL FONOLÓGICA E SEMÂNTICA E O DESENVOLVIMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS 2011
HETEROGENEIDADE NEUROPSICOLÓGICA DO COMPROMETIMENTO COGNITIVO LEVE: ANÁLISE DE MÚLTIPLOS CASOS 2011
Desempenho de crianças brasileiras no paradigma de aprendizagem auditivo-verbal de Rey 2010
Estudo exploratório de evidências de validade de uma bateria de testes de memória, atenção e funções executivas para crianças. 2010
Desempenho de crianças brasileiras em tarefas de fluência verbal por letra e categoria semântica. 2010
Desempenho de crianças brasileiras em tarefas de fluência verbal fonológica e semântica 2010
Desempenho de crianças brasileiras na versão victoria do paradigma de Stroop: mudanças ao longo da infância. 2010
Padrões de desempenho de crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem do WISCIII 2009
Desempenho de crianças brasileiras em tarefas de fluência verbal 2009
Reabilitação Neuropsicológica: uma modalidade de intervenção psicológica 2009
Estudo de Normatização do Paradigma de Memória e Aprendizagem auditivo-verbal de Rey para crianças brasileiras 2004
Estudo da consistencia dos critérios para pontuação e dados normativos do teste de Fluência verbal para crianças de ensino fundamental de escolas privadas brasileiras 2004
: Estudo da relação entre atenção seletiva, funções executivas e memória em crianças do ensino de escolas privadas brasileiras 2004
Dados Normatizados do Teste de Fluência verbal para adultos brasileiros com alta escolaridade 2001
Versão Brasileira do protocolo de memória e aprendizagem audio-verbal de Rey 2001
Vantagens e desvantagens do rigor psicométrico na avaliação neuropsicológica 2001
Estudo da consistência dos critérios de pontuação e dados normativos do teste de fluência verbal para adultos brasileiros com alta escolaridade 2001
Dados Normatizados do teste de Stroop para adultos brasileiros com alta escolaridade 2001
Estudo piloto de uma versão brasileira para crianças do protocolo de memória e aprendizagem audio-verbal de Rey 2000
Resultados preliminares do estudo da versão brasileira do Rivermead Behavioral memory test 2000
Estudo da Susceptibilidade do Teste Comportamental de Memória de Rivermead às diferenças culturais entre Brasil e Inglaterra 1999
Influência da preferencia Manual e do Sexo no Teste Grooved Pegboard 1999
The effect of auditory and visual cues on micrographia in patients with Parkinson´s Disease 1996
Reducao da amplitude dos movimentos envolvidos na escrita em pacientes parkinsonianos: efeito de pistas visuais e auditivas 1996
O efeito de pistas visuais sobre a micrografia em doença de parkinson 1995
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