Madson Luis Gomes de Oliveira
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro Universitário e Correlatos
Unidade:
Escola de Belas Artes
Departamento:
Departamento de Artes Teatrais BAT/EBA
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
| Pós-Doutorado | 2013 - 2014
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Design | Doutorado | 2007 - 2010
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Design | Mestrado | 2005 - 2006
-
Universidade Veiga de Almeida
Ensino da Arte | Especialização | 2004 - 2005
-
Universidade Federal do Ceará
Estilismo e Moda | Graduação | 1998 - 2002
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(50.00% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
A construção de um figurino carnavalesco a partir do processo criativo de Fernando Pinto | 10.5965/27644669030520230201 | 2023 |
Oficina de Adereços:?CHICA CHICA BOOM DO SÉCULO XXI? Uma Experiência Prática | 10.5965/27644669030520230207 | 2023 |
As narrativas orais africanas como registros fundamentais para produção de um enredo para escola de samba | 2022 | |
?ENTENDEU COMO FAZER PERUCAS??: NOÇÕES DE PESQUISA E COMUNICAÇÃO DIDÁTICA SOBRE PERUCARIA CARNAVALESCA | 2022 | |
Entre miosótis, morangos e flamboiãs: os bordados assinados de Barateiro | 10.5965/25944630522021051 | 2021 |
Notas biográficas de uma coleção de indumentária | 10.5965/25944630532021087 | 2021 |
O processo criativo na construção de uma fantasia carnavalesca: em busca de uma metodologia | 10.5965/1982615x13272020048 | 2020 |
Lua e estrela: dois figurinos para o Carnaval carioca de 1912 | 10.26563/dobras.v10i22.641 | 2017 |
Os figurinos carnavalescos de Rosa Magalhães para as comissões de frente: entre 2001 e 2005 | 2015 | |
Carnaval do ano 2000 e os enredos históricos | 2013 | |
CARNAVAL DO ANO 2000 E OS ENREDOS HISTÓRICOS | 10.12957/tecap.2013.10223 | 2013 |
FIGURINOS PARA COMISSÃO DE FRENTE: SR. CARNAVAL X D. QUARESMA | 2012 | |
OS FIGURINOS CARNAVALESCOS PARA A COMISSÃO DE FRENTE DO GRESE IMPÉRIO DA TIJUCA − 2011 | 2011 | |
OS FIGURINOS CARNAVALESCOS PARA A COMISSÃO DE FRENTE DO GRESE IMPÉRIO DA TIJUCA − 2011 | 10.12957/tecap.2011.10430 | 2011 |
Resistência e vigor cultural: o caso dos morangos de Itapajé | 2007 | |
CARACTERIZANDO PARA AS ARTES CÊNICAS E O PROCESSO DE ENSINO | 2006 |
Eventos:
(2.33% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
?Ásia como método?: um primeiro olhar sobre a Coleção Sophia Jobim | 2023 | |
CARMEN MIRANDA: O FIGURINO-BAIANA E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE VISUAL | 2022 | |
Caderno de aulas do Liceu Império: Um estudo comparativo entre o método de Sophia Jobim e MIB ?Modelagem Industrial Brasileira | 10.5151/ped2022-9499458 | 2022 |
MODELAGEM/CORTE E COSTURA NO LICEU IMPÉRIO COMPREENDIDO PELO TECIDO-AVENTAL DE SOPHIA JOBIM | 2021 | |
Da concepção à confecção. Experimentações contemporâneas para elaboração de figurino épico em papel | 2021 | |
Régua, Banho d?água e Cola quente: perucaria carnavalesca e o entrelugar de Divina | 2021 | |
Entre colunas de moda e Liceu Império: os percursos do ensino de Modelagem Plana / Corte e costura no Rio de Janeiro | 2021 | |
PROCESSO CRIATIVO NO PROJETO DE FANTASIAS CARNAVALESCAS: EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA | 2019 | |
Sophia Jobim: uma colunista de moda dos trópicos | 2018 | |
Os indígenas (carnavalizados) de Fernando Pinto | 2018 | |
A moda 'Tyroleza' de Sophia Jobim | 2017 | |
Sofia Jobim: indumentarista, figurinista ou muito pelo contrário | 2016 | |
AS CRIAÇÕES CARNAVALESCAS DE SOPHIA JOBIM | 2016 | |
Amaro Amaral e Ameno Resedá: os figurinos da Corte Celestial, em 1912 | 2015 | |
As aquarelas-figurinos do Rancho Ameno Resedá, em 1913 | 2014 | |
O estudo da indumentária e os figurinos carnavalescos de Rosa Magalhães | 2014 | |
Rosa Magalhães e os figurinos para o carnaval | 2013 | |
Ópera Cosi Fan Tutte: um libreto, duas propostas de figurino | 2013 | |
Quando muito tempo depois, a única mudança desejada era o figurino | 2013 | |
Ronaldo Fraga: Criador de Figurinos e Moda | 2012 | |
A pesquisa e criação de figurinos históricos | 2012 | |
Da inspiração à confecção: o caso dos figurinos de Rocinante e Cinzento, os dois personagens não humanos da ópera 'Don Quxote nas bodas de Comacho' | 2012 | |
Os souvenirs carnavalescos e a economia criativa | 2012 | |
Design de figurinos: por um sentido do desejo | 2008 | |
Imagem e imaginário: o banquete em desfile da Lins Imperial em 2008 | 2008 | |
Design e artesanato: sob um olhar interdisciplinar | 2007 | |
Carnaval imaginado ou imaginação carnavalesca? | 2007 | |
O ensino da arte para o curso de moda IZA/UVA | 2006 | |
O luxo decadente do último baile da Ilha Fiscal/RJ - Uma visão carnavalizante | 2006 | |
Os bordados de Barateiro e a assinatura do artesão | 2006 | |
Uma análise através da História da Indumentária e Teconologia Têxtil | 2006 | |
Moda barroca, carnaval carioca | 2006 | |
Objetos e significados nos discursos sobre a produção artesanal | 2006 | |
O(s) tempo(s) da criação, no carnaval carioca: transgressão ou impertinência? | 2006 | |
Os bordados (assinados) de Barateiro | 2006 | |
ENCONTROS COM A ARTE: experimentações no Laboratório de Criação | 2005 | |
In)Visibilidade na criação: experimentações artísticas no Laboratório de Criação | 2005 | |
Experimentações artísticas no Laboratório de Criação I - IZA/UVA | 2005 | |
Confecção de fantasias para uma ala, no GRES Estação Primeira de Mangueira - Uma experiência de estágio supervisionado | 2001 | |
A importância das indústrias têxtil, do vestuário e de moda cearenses | 2000 | |
Tecidos de Alta Tecnologia | 2000 | |
História e evolução da máquina de costura - Da Pré-história aos dias de hoje | 1999 | |
História e evolução da máquina de costura | 1999 |