Mauricio Abreu Pinto Peixoto

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde

Departamento:

Setor de Ensino e Pesquisa/NUTES

e-mail:

geac.ufrj@gmail.com

Linkedin:

http://br.linkedin.com/pub/mauricio-abreu-pinto-peixoto/34/488/856

Google Scholar:

https://scholar.google.com.br/citations?user=MkFC5_oAAAAJ&hl=pt-BR

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-2604-279X

Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Medicina (Clínica Obstétrica) | Doutorado | 1988 - 1990
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Medicina (Clínica Obstétrica) | Mestrado | 1983 - 1987
  • Fundação das Pioneiras Sociais Instituto de Ginecologia Luisa Gomes de Lemo

    | Especialização - Residência medica | 1981 - 1982
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Medicina | Graduação | 1975 - 1980
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(32.53% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Explorando a metacognição na aprendizagem baseada em jogos 10.55905/rcssv13n1-035 2024
Mapeando Estratégias de Ensino Metacognitivas Para Educação em Ciências: Revisão Sistemática de Literatura 10.28976/1984-2686rbpec2023u81109 2023
Metacognição em simulação clínica 10.5335/rep.v30i0.14805 2023
Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva 10.55028/pdres.v9i19.13195 2022
Metacognição em um jogo educativo orientado pelo processo de enfermagem sobre distúrbios eletrolíticos 10.1590/2177-9465-ean-2021-0352 2022
Presença da metacognição na formação de equipes de saúde: uma revisão integrativa 10.25248/reas.e10537.2022 2022
O Ensino Remoto Emergencial na Perspectiva da Metacognição: Análise da Percepção de Alunos de um Curso Técnico em Enfermagem 10.18264/eadf.v11i2.â??1260 2021
Usando a metacognição para analisar um caso de erro diagnóstico em simulação de alta fidelidade 10.1590/1981-5271v45.2-20200255 2021
O processo de metacognição durante uma olimpíada de simulação clínica 10.25248/reas.e8825.2021 2021
Análise do inventário de consciência metacognitiva de alunos do curso técnico em enfermagem 10.33448/rsd-v10i12.20019 2021
CONSTRUÇÃO DE DEFINIÇÕES OPERACIONAIS EM METACOGNIÇÃO 10.1590/2175-35392021224728 2021
Comandos metacognitivos embutidos baseados na natureza da ciência: Potencialidades, limitações, condições e possibilidades 10.33448/rsd-v10i7.16829 2021
Simulação clínica e sua interface com a metacognição: uma revisão integrativa 10.25248/reas.e9520.2021 2021
Diários de campo, metacognição aprendizagem: o que podemos observar em alunos de uma disciplina do tipo -aprender a aprender 10.28998/2175-6600.2021v13n31p719-743 2021
METACOGNIÇÃO E SUAS FERRAMENTAS PARA O APRENDIZADO 10.36524/dect.v10i2.1337 2021
Estratégias de Ensino Metacognitivas no Ensino de Ciências: O Contexto Brasileiro em Foco. 10.22409/resa2020.v13i2.a27274 2020
T-NDX Diagram: Educational Technology Used to Teach Diagnostic Reasoning Based on Nursing Theories 10.1111/2047-3095.12255 2019
REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS DE MÉDIO ALCANCE DE ENFERMAGEM 10.1590/0104-07072017001420017 2018
Metacognition as an educational technology in self-care learning: the case of prevention of post-surgical lymphedema of breast cancer 10.1590/2177-9465-ean-2017-0440 2018
Metacognição como proposta pedagógica nos cursos de Terapia Ocupacional: priorização do raciocínio clínico 10.47385/cadunifoa.v13i36.1330 2018
Use of clinical simulation to improve diagnostic reasoning in nursing 10.1590/2177-9465-ean-2017-0442 2018
O diagrama V como ferramenta de integração analítica de conhecimentos teórico-conceituais e metodológicos na saúde 10.1590/1983-1447.2018.2017-0015 2018
Gostar e Compartilhar - Um Novo Tempo para a Educação Médica 10.1590/1981-52712015v41n3editorial 2017
Metacognição tecnologia educacional na formação docente de ciências - mapeando as produções brasileiras 2016
Crenças Epistemológicas e o Processo de Aprendizagem da Homeopatia 10.1590/1981-52712015v39n2e02242013 2015
Translation and adaptation of the action control scale aimed at nursing care 10.1590/0104-07072015003630013 2015
Características definidoras da Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório como indicadores de acurácia do desmame ventilatório 10.1590/0034-7167.2014670510 2014
Crenças Epistemológicas ingênuas e sofisticadas: diferenças entre estudantes de Enfermagem, Medicina e Nutrição em currículo integrado 2014
Escala do controle da ação para o diagnóstico de desempenho em estudantes de Enfermagem 10.1590/s0034-71672013000600020 2013
Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacognição 2011
Educação a Distância: do Ensino por Correspondência à Aprendizagem Virtual - Garantia de Sucesso? 2011
Aprendizagem e Metacognição no Ensino de Metodologia Científica 2010
Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem 2010
Identificação de eventos metacognitivos presentes em mensagens de membros de uma comunidade virtual de enfermagem 2008
Metacognição e Tecnologia Educacional Simbólica 2007
Importância da metacognição na aprendizagem do diagnóstico fonoaudiológico clínico 2007
A proposição do conceito de comunidade virtual de enfermagem ? um estudo de revisão 2007
Importância da metacognição na aprendizagem do diagnóstico fonoaudiológico clínico 2007
Indicativos de participação e conversação em uma comunidade virtual de enfermagem e considerações sobre a aprendizagem 2006
Interação em ambientes virtuais: considerações para a arte de enfermagem 2006
Câmbio na Assistência Perinatal como determinante de consumo e diversidade de antiinfecciosos: Estudo em UTI neonatal no Rio de Janeiro 2002
Fontes de Estudo na Escola Médica - Recursos Instrucionais utilizados por alunos de Medicina da Região Sudeste do Brasil 2002
Fontes de estudo na Escola de Enfermagem 2002
Reflexões sobre o aprender em enfermagem 2001
Aprendizagem: Contribuições para pensar a formação do médico 2000
Uma visão metacognitiva do processo diagnóstico em enfermagem 1999
Estratégias de Aprendizagem em Alunos de Medicina: Pré - Teste 1999
O processo de aprendizagem em ciências da saúde: Quatro anos de atividades 1999
Bioestatística: porque, o que e como ensinar 1996
Diagnóstico da idade gestacional no 1º trimestre:subsídios da propedêutica biofísica. 1990
Estimativa da idade gestacional pela mensuração ultra-sonográfica do diâmetro médio do saco gestacional e do comprimento cabeça-nádega do feto. 1990
Anemia e gravidez 1990
Ciência e Filosofia da Ciência 1990
Medicina e Estatística :Uma questão de linguagem 1990
AAS-Eclâmpsia 1990
Estatística:conceitos preliminares 1990
Dopplerfluxometria:bases físicas 1990
Dopplerfluxometria:nótula histórica 1990
Reflexões éticas na pesquisa perinatal 1990
Informática e pós graduação .Um paradigma de utilização 1990
Placenta humana III: influência da variaçäo do pH na pressäo de perfusäo fetoplacentária humana - Estudo experimental. 1990
Método em biologia:Uma perspectiva filosófica 1989
Estimativa da idade gestacional pela mensuração ultra-sonográfica do comprimento do fêmur fetal 1989
Colostomia e gravidez 1989
Filosofia e ciência.Que é filosofar? 1989
Intervenções para prevenir a morte em mulheres grávidas com alto risco de óbito. 1989
Fluxometria da artéria cerebral média fetal com o Doppler-contínuo (uma simplificaçäo importante) 1989
Movimentos respiratórios fetais.Revisão histórico-metodológica 1988
Movimentos respiratórios fetais.Padrões de normalidade* 1988
Informática e pós graduação.Um paradigma de utilização. 1988
Arritmias fetais 1987
Movimentos respiratórios fetais e trabalho de parto 1987
Dosagem plasmática da subunidade beta da gonadotrofina coriônica humana: valores normais da 4ª à 8ª semana da gestaçäo 1987
O perfil biofísico fetal e a cardiotocografia suspeita 1986
Movimento respiratório fetal.Nota prévia 1986
Novo protocolo de acompanhamento do feto de risco 1986
Repercussões da síndrome de hipotensão supina nos movimentos respiratórios fetais.Relato de dois casos. 1986
Cardiografia anteparto: XIII.Cardiotocografia basal: morte fetal durante o exame 1986
Significado patológico da placenta Grau III na gravidez de alto risco 1986
Antibioticoterapia na gravidez 1985
Mortalidade materna Outras causas 1985
Movimentos respiratórios fetais: Uma síntese 1984
Tratamento das vulvovaginites inespecíficas com associação a metil-partricina e tetraciclina 1980
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Aspectos Metacognitivos presentes na Aprendizagem baseada em jogos 2022
A importância da Metacognição durante a Simulação Clínica: o saber fazer consciente 2022
Aprendizagem baseada em jogos e aspectos metacognitivos 2021
Metacognição: uma tecnologia educacional simbólica capaz de desenvolver o pensamento reflexivo e a autonomia do aluno 2020
Operacionalização e aplicabilidade de estratégias de ensino metacognitivas: o que há na literatura? 2019
Metacognição e aprendizagem: em busca de uma abordagem focada no desenvolvimento de um aprendizado ativo e autônomo 2019
Formação do Profissional de enfermagem na perspectiva metacognitiva: uma revisão sistemática da literatura 2019
Simulação realística e suas interfaces na educação em saúde: um estudo conceitual 2019
Metacognição e Ensino de Ciências: panorama da produção científica na América Latina 2019
Ensino de Ciências para quem? Desafios na construção de um trabalho pedagógico mais social 2019
Estudo descritivo de participantes de uma Olimpíada de simulação de alta fidelidade: o caso do 55° Congresso Brasileiro de Educação Médica 2019
Metacognição: Tecnologia Educacional simbólica e o aprendizado de Biologia no ensino médio 2019
A Incorporação das PICS no SIstema de Saúde do Brasil 2019
A importância de ensinar a pensar na escola: uso da metacognição como tecnologia para o processo de ensino-aprendizagem de ciências 2018
A metacognição como ferramenta didática para o processo de ensino-aprendizagem de ciência: construíndo a cultura do pensar em saala de aula 2018
Estudar e aprender: O que Jung tem a dizer ao professor de medicina? 2017
Liderança e tomada de decisão em Simulação de alta fidelidade-Eventos metacognitivos no trabalho em equipe 2017
A importância dos conhecimentos prévios para o ensino de ciências em turmas da Educação de Jovens e Adultos 2017
Mapeando a MTCG na formação de professores: Cenário Brasileiro em foco 2016
Análise de conteúdo como ferramenta de avaliação qualitativa da aprendizagem em disciplina de PG na área da saúde 2015
O ?Pensamento Reflexivo? de Dewey e a influência no processo Ensino-Aprendizagem: aplicações nas Ciências da Saúde 2012
Hospitais Virtuais no Second Life: Considerações sobre o ambiente e potencialidades de uso em simulações 2012
Da Aprendizagem de Diagnosticar à aplicação às Práticas de cuidar: Um desafio para a Enfermagem. 2011
Constituição das bases teóricas para a interação virtual em enfermagem: um estudo de caso 2011
Orientação do estudante para a ação ou estado no planejamento do cuidado de enfermagem 2011
Dificuldades dos estudantes de enfermagem para realizar Diagnósticos de Enfermagem, na perspectiva da Metacognição 2010
Dificuldades do processo de pensamento envolvido na aprendizagem diagnóstica em enfermagem: olhar metacognitivo. 2010
O diagnóstico de enfermagem na perspectiva da metacognição. 2010
O Modo de Aprendizagem do Paciente Obeso e Adesão ao Tratamento. 2010
Constituição das bases teóricas para a interação virtual em enfermagem: considerações preliminares 2009
Dificuldades dos estudantes de Enfermagem na aprendizagem do Diagnóstico de Enfermagem e possíveis contribuições da metacognição para melhorar esse processo. 2009
O controle das ações do estudante de enfermagem na implementação dos cuidados preventivos para úlceras por pressão 2009
Metacognição em ambientes virtuais de enfermagem: caracterização pela conversa e pelo tema. 2008
Ações participativas em uma comunidade de enfermagem. 2008
Aprendizagem do raciocínio diagnóstico de enfermagem sob o viés metacognitivo: Projeto de tese. 2008
Aprendizagem do raciocinio diagnóstico em enfermagem sob o viés metacognitivo. 2008
Estado da Arte sobre o raciocínio diagnóstico na perspectiva da metacognição. 2008
Interação para a aprendizagem em uma comunidade virtual: caracterização dos eventos. 2007
Tradução e adaptação transcultural do questionário Hakemp 90 Escala do CA para aplicação em estudantes de enfermagem 2007
Interação: caracterização de um ambiente virtual de enfermagem 2006
A gênese de criação de uma comunidade virtual de aprendizagem em enfermagem. 2006
Aprendizagem na Educação a Distância - Dificuldades dos Discentes na Licenciatura em Ciências Biológicas na Modalidade Semipresencial. 2006
Understanding Distance Learners: their motivations and study habits. 2006
Escala motivacional de atitude instrumento para a investigação da orientação motivacional em estudantes de enfermagem. 2006
A natureza da aprendizagem colaborativa em enfermagem: variáveis metacognitivas em uma comunidade virtual 2005
Associação entre a colaboração/cooperação e a conversação em uma comunidade virtual de enfermagem 2005
Estratégias de aprendizagem de participantes de uma comunidade virtual de enfermagem 2004
Interação e metacognição nos trabalhos strictu sensu de enfermagem: de 1963 a 1999 2004
Interação e metacognição nos trabalhos strictu sensu de enfermagem de 1963 a 1999. 2004
A interatividade entre estudantes de enfermagem e enfermeiros em uma comunidade virtual de aprendizagem colaborativa 2003
Fenômenos metacognitivos expressos em mensagens de estudantes de enfermagem e enfermeiros participantes de uma comunidade virtual 2003
Padrões de comunicação/interação em uma comunidade virtual de enfermagem 2003
Orientação motivacional: um dos segredos do sucesso do estudante 2001
Como ensino Metodologia Científica - Relato de uma experiência inovadora para a formação em nível de pós-graduação de médicos cientistas promovido pelo NUTES-UFRJ 2001
Grupos virtuais como suporte para aprendizagem no campo da enfermagem 2001
Ocorrência de elementos semânticos nos registros de estudantes de enfermagem 2000
Uma visão metacognitiva das estratégias diagnósticas de enfermagem 2000
A percepção do estudante e o uso de estratégias cognitivas na realização de tarefas de aprendizagem 2000
Proposta para aplicação da escala motivacional de atitude em estudantes de enfermagem 2000
Estilos de aprendizagem na graduação: uma experiência relacionada a seleção de intervenções de enfermagem 2000
A elaboração da Escala motivacional de Atitudes: proposta para a aplicação em estudantes de enfermagem. 2000
Fatores motivacionais intervenientes no aprendizado do diagnóstico de enfermagem 1998
O Mapa Conceitual: Uma estratégia de avaliação da aprendizagem significativa em enfermagem 1998
Estudo da Motivação dos Enfermeiros para o ingresso na pós-graduação 1998
Fatores motivacionais que interferem no aprendizado do diagnóstico de enfermagem 1998
A motivação do estudante para o aprendizado do diagnóstico de enfermagem 1998
Um perfil diagnóstico de enfermagem 1998
Estudo da aquisição e utilização de livros e computador por acadêmicos de enfermagem 1998
Estudo dos fatores motivacionais que interferem no aprendizado do diagnóstico de enfermagem 1998
Diário de um aprendizado: um relato de experiência 1997
Um perfil diagnóstico de enfermagem 1997
Estudo da Aquisição e utilização de livros e computador por acadêmicos de enfermagem 1997
O mapa conceitual e o mapa mental como ferramentas heurísticas no ensino da enfermagem 1997
Fatores motivacionais intervenientes no aprendizado do diagnóstico de enfermagem: estudo piloto 1997
Estudos de utilização de medicamentos em unidade neonatal. 1996
Consultório de Método para estudantes de Pós graduação na Área da Saúde 1995
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