Mauricio Abreu Pinto Peixoto
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências da Saúde
Unidade:
Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde
Departamento:
Setor de Ensino e Pesquisa/NUTES
e-mail:
geac.ufrj@gmail.com
Linkedin:
http://br.linkedin.com/pub/mauricio-abreu-pinto-peixoto/34/488/856
Google Scholar:
https://scholar.google.com.br/citations?user=MkFC5_oAAAAJ&hl=pt-BR
ORCID:
https://orcid.org/0000-0002-2604-279X
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Medicina (Clínica Obstétrica) | Doutorado | 1988 - 1990
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Medicina (Clínica Obstétrica) | Mestrado | 1983 - 1987
-
Fundação das Pioneiras Sociais Instituto de Ginecologia Luisa Gomes de Lemo
| Especialização - Residência medica | 1981 - 1982
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Medicina | Graduação | 1975 - 1980
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(32.53% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Explorando a metacognição na aprendizagem baseada em jogos | 10.55905/rcssv13n1-035 | 2024 |
Mapeando Estratégias de Ensino Metacognitivas Para Educação em Ciências: Revisão Sistemática de Literatura | 10.28976/1984-2686rbpec2023u81109 | 2023 |
Metacognição em simulação clínica | 10.5335/rep.v30i0.14805 | 2023 |
Abordagem teórico-reflexiva da estratégia de ensino 4E X 2 e sua interface com a Teoria Metacognitiva | 10.55028/pdres.v9i19.13195 | 2022 |
Metacognição em um jogo educativo orientado pelo processo de enfermagem sobre distúrbios eletrolíticos | 10.1590/2177-9465-ean-2021-0352 | 2022 |
Presença da metacognição na formação de equipes de saúde: uma revisão integrativa | 10.25248/reas.e10537.2022 | 2022 |
O Ensino Remoto Emergencial na Perspectiva da Metacognição: Análise da Percepção de Alunos de um Curso Técnico em Enfermagem | 10.18264/eadf.v11i2.â??1260 | 2021 |
Usando a metacognição para analisar um caso de erro diagnóstico em simulação de alta fidelidade | 10.1590/1981-5271v45.2-20200255 | 2021 |
O processo de metacognição durante uma olimpíada de simulação clínica | 10.25248/reas.e8825.2021 | 2021 |
Análise do inventário de consciência metacognitiva de alunos do curso técnico em enfermagem | 10.33448/rsd-v10i12.20019 | 2021 |
CONSTRUÇÃO DE DEFINIÇÕES OPERACIONAIS EM METACOGNIÇÃO | 10.1590/2175-35392021224728 | 2021 |
Comandos metacognitivos embutidos baseados na natureza da ciência: Potencialidades, limitações, condições e possibilidades | 10.33448/rsd-v10i7.16829 | 2021 |
Simulação clínica e sua interface com a metacognição: uma revisão integrativa | 10.25248/reas.e9520.2021 | 2021 |
Diários de campo, metacognição aprendizagem: o que podemos observar em alunos de uma disciplina do tipo -aprender a aprender | 10.28998/2175-6600.2021v13n31p719-743 | 2021 |
METACOGNIÇÃO E SUAS FERRAMENTAS PARA O APRENDIZADO | 10.36524/dect.v10i2.1337 | 2021 |
Estratégias de Ensino Metacognitivas no Ensino de Ciências: O Contexto Brasileiro em Foco. | 10.22409/resa2020.v13i2.a27274 | 2020 |
T-NDX Diagram: Educational Technology Used to Teach Diagnostic Reasoning Based on Nursing Theories | 10.1111/2047-3095.12255 | 2019 |
REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS PARA A CONSTRUÇÃO DE TEORIAS DE MÉDIO ALCANCE DE ENFERMAGEM | 10.1590/0104-07072017001420017 | 2018 |
Metacognition as an educational technology in self-care learning: the case of prevention of post-surgical lymphedema of breast cancer | 10.1590/2177-9465-ean-2017-0440 | 2018 |
Metacognição como proposta pedagógica nos cursos de Terapia Ocupacional: priorização do raciocínio clínico | 10.47385/cadunifoa.v13i36.1330 | 2018 |
Use of clinical simulation to improve diagnostic reasoning in nursing | 10.1590/2177-9465-ean-2017-0442 | 2018 |
O diagrama V como ferramenta de integração analítica de conhecimentos teórico-conceituais e metodológicos na saúde | 10.1590/1983-1447.2018.2017-0015 | 2018 |
Gostar e Compartilhar - Um Novo Tempo para a Educação Médica | 10.1590/1981-52712015v41n3editorial | 2017 |
Metacognição tecnologia educacional na formação docente de ciências - mapeando as produções brasileiras | 2016 | |
Crenças Epistemológicas e o Processo de Aprendizagem da Homeopatia | 10.1590/1981-52712015v39n2e02242013 | 2015 |
Translation and adaptation of the action control scale aimed at nursing care | 10.1590/0104-07072015003630013 | 2015 |
Características definidoras da Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório como indicadores de acurácia do desmame ventilatório | 10.1590/0034-7167.2014670510 | 2014 |
Crenças Epistemológicas ingênuas e sofisticadas: diferenças entre estudantes de Enfermagem, Medicina e Nutrição em currículo integrado | 2014 | |
Escala do controle da ação para o diagnóstico de desempenho em estudantes de Enfermagem | 10.1590/s0034-71672013000600020 | 2013 |
Dificuldades dos estudantes de enfermagem na aprendizagem do diagnóstico de enfermagem, na perspectiva da metacognição | 2011 | |
Educação a Distância: do Ensino por Correspondência à Aprendizagem Virtual - Garantia de Sucesso? | 2011 | |
Aprendizagem e Metacognição no Ensino de Metodologia Científica | 2010 | |
Indicativos e características da aprendizagem em uma comunidade virtual de enfermagem | 2010 | |
Identificação de eventos metacognitivos presentes em mensagens de membros de uma comunidade virtual de enfermagem | 2008 | |
Metacognição e Tecnologia Educacional Simbólica | 2007 | |
Importância da metacognição na aprendizagem do diagnóstico fonoaudiológico clínico | 2007 | |
A proposição do conceito de comunidade virtual de enfermagem ? um estudo de revisão | 2007 | |
Importância da metacognição na aprendizagem do diagnóstico fonoaudiológico clínico | 2007 | |
Indicativos de participação e conversação em uma comunidade virtual de enfermagem e considerações sobre a aprendizagem | 2006 | |
Interação em ambientes virtuais: considerações para a arte de enfermagem | 2006 | |
Câmbio na Assistência Perinatal como determinante de consumo e diversidade de antiinfecciosos: Estudo em UTI neonatal no Rio de Janeiro | 2002 | |
Fontes de Estudo na Escola Médica - Recursos Instrucionais utilizados por alunos de Medicina da Região Sudeste do Brasil | 2002 | |
Fontes de estudo na Escola de Enfermagem | 2002 | |
Reflexões sobre o aprender em enfermagem | 2001 | |
Aprendizagem: Contribuições para pensar a formação do médico | 2000 | |
Uma visão metacognitiva do processo diagnóstico em enfermagem | 1999 | |
Estratégias de Aprendizagem em Alunos de Medicina: Pré - Teste | 1999 | |
O processo de aprendizagem em ciências da saúde: Quatro anos de atividades | 1999 | |
Bioestatística: porque, o que e como ensinar | 1996 | |
Diagnóstico da idade gestacional no 1º trimestre:subsídios da propedêutica biofísica. | 1990 | |
Estimativa da idade gestacional pela mensuração ultra-sonográfica do diâmetro médio do saco gestacional e do comprimento cabeça-nádega do feto. | 1990 | |
Anemia e gravidez | 1990 | |
Ciência e Filosofia da Ciência | 1990 | |
Medicina e Estatística :Uma questão de linguagem | 1990 | |
AAS-Eclâmpsia | 1990 | |
Estatística:conceitos preliminares | 1990 | |
Dopplerfluxometria:bases físicas | 1990 | |
Dopplerfluxometria:nótula histórica | 1990 | |
Reflexões éticas na pesquisa perinatal | 1990 | |
Informática e pós graduação .Um paradigma de utilização | 1990 | |
Placenta humana III: influência da variaçäo do pH na pressäo de perfusäo fetoplacentária humana - Estudo experimental. | 1990 | |
Método em biologia:Uma perspectiva filosófica | 1989 | |
Estimativa da idade gestacional pela mensuração ultra-sonográfica do comprimento do fêmur fetal | 1989 | |
Colostomia e gravidez | 1989 | |
Filosofia e ciência.Que é filosofar? | 1989 | |
Intervenções para prevenir a morte em mulheres grávidas com alto risco de óbito. | 1989 | |
Fluxometria da artéria cerebral média fetal com o Doppler-contínuo (uma simplificaçäo importante) | 1989 | |
Movimentos respiratórios fetais.Revisão histórico-metodológica | 1988 | |
Movimentos respiratórios fetais.Padrões de normalidade* | 1988 | |
Informática e pós graduação.Um paradigma de utilização. | 1988 | |
Arritmias fetais | 1987 | |
Movimentos respiratórios fetais e trabalho de parto | 1987 | |
Dosagem plasmática da subunidade beta da gonadotrofina coriônica humana: valores normais da 4ª à 8ª semana da gestaçäo | 1987 | |
O perfil biofísico fetal e a cardiotocografia suspeita | 1986 | |
Movimento respiratório fetal.Nota prévia | 1986 | |
Novo protocolo de acompanhamento do feto de risco | 1986 | |
Repercussões da síndrome de hipotensão supina nos movimentos respiratórios fetais.Relato de dois casos. | 1986 | |
Cardiografia anteparto: XIII.Cardiotocografia basal: morte fetal durante o exame | 1986 | |
Significado patológico da placenta Grau III na gravidez de alto risco | 1986 | |
Antibioticoterapia na gravidez | 1985 | |
Mortalidade materna Outras causas | 1985 | |
Movimentos respiratórios fetais: Uma síntese | 1984 | |
Tratamento das vulvovaginites inespecíficas com associação a metil-partricina e tetraciclina | 1980 |
Eventos:
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