Fernanda Antunes Gomes da Costa

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Campus de Macaé

Unidade:

Direção Geral/Macaé

Departamento:

Docentes do Campus UFRJ/Macaé

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras (Letras Vernáculas) | Doutorado | 2010 - 2014
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras (Letras Vernáculas) | Mestrado | 2005 - 2007
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciatura em Letras | Graduação | 2004 - 2006
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras | Graduação | 1999 - 2004
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(27.78% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
A FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA REVISÃO DA LITERATURA 10.12957/riae.2024.73820 2024
A descolonização do pensamento como caminho para uma formação de professores de ciências comprometida com a justiça social 2023
NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS INDÍGENAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: um diálogo com as racialidades amazônidas 2023
NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS INDÍGENAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: um diálogo com as racialidades amazônidas 2023
O MÉTODO DA CARTOGRAFIA E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: INTERLOCUÇÕES 10.1590/1983-21172022240102 2022
Vozes-mulheres-negras no ensino de Biologia para uma escola comprometida com a promoção da saúde 10.46667/renbio.v15inesp2.739 2022
A dialogicidade freiriana e o ensino de ciências: revisitando Paulo Freire 10.5585/42.2022.23167 2022
Ensino de ciências freiriano: uma análise do livro Minha dança tem história, de bell hooks 10.12957/teias.2021.60162 2021
A sala de aula no contexto de (Pós) pandemia: ressignificando conteúdos de Ciênciasa partir de textos escreviventes 2020
A LEI 10.639/03 NO ENSINO DE CIÊNCIAS: uma proposta decolonial para o currículo de Química 2019
Caminhos descoloniais para o ensino de ciências das séries iniciais: um diálogo com a obra 'meu crespo é de rainha' 2019
Por uma educação dos sentidos: complexidade e percepção como utopias possíveis ao século XXI 2018
Lei 10.639/03 em textos e contextos para sala de aula - Afric(a)ção no Ensino de Ciências 2018
Os 'Frutos Amargos' de Paula Tavares: Por entre os sentidos da poesia 2016
Percepção e Amor no corpo do poema: Paula Tavares e o espaço lírico dos sentidos 2015
A Construção Literária como Ferramenta de Denúncia e de Engajamento 2013
O colorir da poesia e a arte de contar e cronicar histórias 2012
Crônica: um gênero entre 2010
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
PROJETO NARRATIVAS FEMININAS EM AÇÃO: EXPERIÊNCIAS EXTENSIONISTAS NO CONTEXTO DE (PÓS) PANDEMIA 2023
LETRAMENTO DIGITAL E O ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: PROMOVENDO O EMPODERAMENTO E A DEMOCRACIA NA ERA DA INFORMAÇÃO 2023
Diálogos entre Ciências e Cinema: um estudo das publicações no ENECiências 2022
Ponte entre Literatura e Ensino de Ciências na EJA: uma revisão de literatura nos últimos do ENPECdez anos 2022
Letramento Digital, Ensino de Ciências: reflexões a partir de uma revisão das atas do enpec 2022
A LITERATURA INFANTIL NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS DO ENPEC 2021
IMPLICAÇÕES PATRIARCAIS NA CIÊNCIA: UMA APROXIMAÇÃO 2021
Diálogos entre o Ensino de Ciências e a Literatura: um estudo bibliográfico acerca das diferentes abordagens no processo educativo em Ciências 2020
As Relações Étnico-Raciais na Educação em Ciências: uma revisão bibliográfica qualitativa 2020
A Dialogicidade em Paulo Freire: uma análise dos últimos ENPECS 2020
A Literartura Infantil e o Ensino de Ciências: um diálogo com narrativas femininas negras 2020
(Des)caminhos contra-hegemônicos da Ciência dos últimos anos do ENPEC: um panorama 2020
Ciência Outra: uma proposta para Educação das relações Étnico-Raciais no Ensino de Ciências a partir de narrativas femininas 2019
Afric(a)ção no C.E. Luiz Reid: um relato de experiência extensionista na produção de material didático para efetivação da Lei 10.639/03 2019
Narrativas Femininas Importam: incentivando meninas nas ciências 2019
Ciência Outra: pensando percursos para epistemologias femininas porque narrativas femininas importam 2019
Oficina de escrita: escreVivendo experiencias da e na escrita 2018
Oficina da escrita: Escrevivendo um relato de experiência 2018
LEI 10.639/03 em diálogos: um relato de experiência do projeto Afric(a)ção 2018
Afric(a)ção: Textos e contextos para sala de aula 2016
Relações Étnico-Raciais e Ensino de Ciências - Textos e Contextos para Sala de Aula 2015
Literatura e (é) ciência: caminhos possíveis 2014
Por entre os sentidos da literatura: África de língua portuguesa, reflexões e diálogos 2014
Ex-votos, de Paula Tavares: por entre os sentidos da memória 2013
Os frutos amargos de Paula Tavares: por entre saberes e sabores mnemônicos 2013
Paula Tavares e a Poética dos Sentidos 2013
O ensino de Literatura: um desafio aos professores 2012
Por entre imagens da infância: crônicas sobre Angola Pós-80 2012
A poesia de Paula Tavares 2011
A escrita transgressora de Paula Tavares (Angola): a poesia e a crônica 2007
Ana Paula Tavares e a arte de cronicar 2007
A poesia de Paula Tavares e José Luís Mendonça em diálogo com telas de Jorge Gumbe e artes plásticas de Marcela Costa 2004
O saltar das palavras e das cores em Paula Tavares e Marcela Costa 2004
Panorama das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa 2004
Paula Tavares e Marcela Costa: o ritmo gerador de sonhos, desejos e memórias 2004
Paula Tavares e Marcela Costa: sonho, erotismo e história 2003
Publicações:
Minha Rede: