Elaine Constant Pereira de Souza

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Políticas Públicas e Formação Humana | Doutorado | 2005 - 2009
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 2001 - 2003
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Psicopedagogia Clínica | Especialização | 1995 - 1997
  • Colégio São Judas Tadeu

    Estudos Adicionais em Educação Pré-Escolar | Especialização | 1994 - 1995
  • Faculdade de Humanidades Pedro II

    Psicologia | Graduação | 1984 - 1989
  • Escola Normal Carmela Dutra

    | Ensino Médio (2o grau) | 1980 - 1982
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(50.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Acesso e permanência de pessoas com autismo no ensino superior 10.12957/teias.2023.74128 2023
Educação domiciliar no Brasil: uma política pública na contramão do direito à educação democrática 10.20952/revtee 2023
Processos de alfabetização: princípios, políticas e estratégias para a diversidade dos modos de aprender e de ensinar 10.5965/1984723823512022036http://dx.doi.org/10.5965/1984723823512022036 2022
Avaliação da Aprendizagem em tempo de pandemia: as lives e a polissemia sobre avaliação diagnóstica da alfabetização 2022
Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro: Educação, Alfabetização, Espaço Público e Democracia 2022
PAULO FREIRE, ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO ESCOLAR: O DIREITO À EDUCAÇÃO A PARTIR DA FORMAÇÃO CRÍTICO E REFLEXIVA 10.21573/vol37n32021.113246 2021
Um debate sobre terceirização da alfabetização: um novo velho modelo de currículo (re)nasce 10.5212/PraxEduc.v.15.15379.095 2020
CONTINUIDADES DE POLÍTICAS PEDAGÓGICAS NA ORGANIZAÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO PARA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR 2020
OS DESAFIOS COM A UNIVERSALIZAÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 10.26694/les.v0i43 2019
REGIME DE COLABORAÇÃO NA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES ALFABETIZADORES: UMA TENTATIVA DA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO 2018
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM DOIS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: BRECHAS PARA REIVINDICAÇÕES DE AUTORIA E PROTAGONISMO DOCENTE? 2017
A CONSTITUIÇÃO DO DIÁLOGO SOBRE UMA POLÍTICA PÚBLICA PARA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES ALFABETIZADORES DE ARARUAMA NO RIO DE JANEIRO 2016
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Desafios com os arranjos institucionais de uma política pública: uma avaliação da alfabetização escolar no Brasil 2023
Implementação e avaliação de políticas de formação para professores alfabetizadores em debate 2023
Formação continuada de professores e a avaliação de uma política pública para alfabetização escolar 2021
Educação Popular de Massa no século XXI: ?a escola de pobre? novos paradigmas para o conhecimento escolar 2021
Formação docente em tempo de pandemia: as lives e a polissemia sobre avaliação diagnóstica para alfabetização escolar 2021
Avaliações em larga escala, mercantilização da experiência docente: novas referências de sociabilidade para a escola pública? 2020
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): algumas interpretações sobre 'direito à educação' no Brasil 2019
O efeito de políticas criminais racializadas sobre a vida dos meninos do DEGASE e seus familiares 2019
Direito a Educação e a formação continuada do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Estado do Rio de Janeiro 2019
?A base da sociedade? ou ?a semente do mal?: como o Estado enxerga os familiares dos meninos e meninas do DEGASE? 2019
Os sentidos da extensão universitária na formação continuada: o Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa e a interlocução sobre docência 2019
Base Nacional Comum Curricular: diferentes sentidos da política curricular sobre 'direitos de aprendizagem' 2018
Quem é o formador local do polo de Itaperuna? Dificuldades e facilidades na formação continuada do PNAIC 2018
Políticas de Formação Continuada de Professores em dois municípios do estado do Rio de Janeiro: brechas para reivindicações de autoria e protagonismo profissional? 2017
Rodas de Conversa: diálogos sobre uma política pública para formação continuada de professores alfabetizadores 2017
Formação continuada de professores alfabetizadores: a voz docente como princípio formativo 2017
Sentidos de experiência no currículo de formação continuada de professores do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa 2017
Avaliação Nacional da Alfabetização e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (2013): pressupostos iniciais 2015
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): as interpretações sobre Direito à Educação para a sociedade civil e o Estado 2015
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no estado do Rio de Janeiro: desafios com uma política de formação continuada 2014
Políticas Públicas em Debate:o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e o confronto nas perspectivas de avaliação no Ciclo de Alfabetização 2014
Políticas de Formação em Debate: as vozes docentes nos fazeres e saberes no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no estado do Rio de Janeiro 2014
A Reinvenção da Escola: as transformações curriculares no Registro Diário de uma Professora 2014
O conhecimento escolar e a cultura da avaliação em debate na cidade do Rio de Janeiro 2012
Compreendendo os materiais didáticos utilizados nas práticas curriculares do Rio de Janeiro 2012
O ecletismo pedagógico em confronto com os conhecimentos específicos da alfabetização 2012
As possíveis apropriações sobre avaliação escolar no Plano Nacional de Desenvolvimento e os possíveis desdobramentos sobre os materiais didáticos 2012
Práticas Pedagógicas e Avaliativas nas turmas de alfabetização: confrontos na relação da aprendizagem com a teoria e a prática 2012
Uma política educacional de avaliação tecida nas representações da auto-ajuda e do empreendedorismo no cotidiano da rede pública do município do Rio de Janeiro 2011
Temporalidade Escolar e temporalidade civil: os professores em conflito com os ciclos de formação na cidade do Rio de Janeiro 2011
Multiculturalismo e autoajuda: o viés psicológico da escola popular de massa 2011
Do conhecimento escolar às lições para uma vida feliz: A Auto-ajuda e o Empreendedorismo no cotidiano da rede pública do município do Rio de Janeiro 2010
A crise da identidade docente: a precarização simbólica na escola pública da cidade do Rio de Janeiro 2010
O Ciclo de Formação na cidade do Rio de Janeiro: entre a tradição e a transformação nas práticas pedagógicas 2007
Formação Profissional: Política, Reformas Educacionais e a Cultura Escrita 2007
As mensagens pedagógicas: mais uma proposta das políticas públicas na formação docente 2006
Registros docentes:histórias de adesão e resistência 2005
A invenção da escola:as vozes docentes no diário profissional de uma professora 2005
As representações escritas do tempo escolar 2004
Histórias Pedagógicas: o cotidiano escolar em registros de um diário profissional 2004
Entre a liberdade e a imposição: as histórias pedagógicas de um diário profissional 2004
Avaliação: A Pedagogia da Reflexão? 2004
No ritmo das festas: mensagens nos cadernos de registro da coordenação pedagógica 2003
No ritmo das festas: mensagens nos cadernos de registro da coordenação pedagógica 2003
Imagem, escrita e poder: o mural nas paredes da escola 2003
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