Maria Teresa Ferreira Bastos

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Escola de Comunicação

Departamento:

Departamento de Métodos e Áreas Conexas

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-1058-2759


Formação:
  • Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne

    | Pós-Doutorado | 2020 - 2021
  • Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2008 - 2011
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Letras | Doutorado | 2003 - 2007
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Letras | Mestrado | 2001 - 2003
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Comunicação Social | Graduação | 1983 - 1986
  • Colégio Marista Dom Silvério

    | Ensino Médio (2o grau) | 1980 - 1982
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(12.50% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Fissuras do presente:arte/fotografia e produção de subjetividade na pandemia 2021
Selfies em memoriais: uma análise do luto na era dos smartphones 10.22409/ppgmc.v13i1.10057 2019
O trágico anunciado e a fotografia como catarse 2016
O RETRATO FOTOGRÁFICO ENTRE A POSE E A PERFORMANCE 2015
Entre fotografia e cinema: Ruy Santos e o documentário militante no Brasil dos anos 1940 2013
Images of suspicion:Surveillance photos in the brazilian political police archives 2012
De algoz a guardiã: fotografias da Polícia Política no acervo do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro 2010
Imagens secretas: fotografias da Polícia Política no acervo do Arquvio Público do Estado do Rio de Janeiro 2010
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Pausa, espaço e performatividade na construção da imagem de dança 2020
Uma leitura dos emblemas do rosto na fotografia contemporânea 2019
Pausa, espaço e encenação na construção da imagem de dança 2019
Olivier Culmann: a fotografia e o autorretrato nos limiares da ficção 2017
A performance na imagem: entre o gesto, o cênico e o artifício 2016
O retrato fotográfico, entre a pose e a performance 2014
Entre fotografia e cinema: Ruy Santos e o documentário militante no Brasil nos anos 1940 2014
De algoz a guardiã: a utilização da fotografia nos aparatos repressivos da polícia política brasileira 2014
Entre a convenção e a performance novas possibilidades do retrato 2013
Recortes cômicos: quando imagens reposicionam poder e política 2011
Dos arquivos da polícia política brasileira para o público: a construção da exposição fotográfica Ruy Santos, imagens apreendidas 2010
:De prisioneiro a testemunha: limites e poderes do retrato policial 2010
De prisioneiro a testemunha: limites e poderes do retrato policial 2010
Dos arquivos da polícia política brasileira para o público: a construção da exposição fotográfica Ruy Santos, imagens apreendidas 2010
Dos arquivos da polícia política para o público: a construção da exposição fotográfica Ruy SAntos, imagens apreendidas 2010
De algoz a guardiã:a utilização da fotografia nos aparatos repressivos da Polícia POlítica Brasileira 2009
Fotografia, cinema e política no acervo de Ruy Santos 2009
Fotografia e comunismo:imagens da policia politica no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro 2009
A construção do portrait fotografico no entre-lugar do biografico e artistico 2007
A construção do portrait fotográfico 2006
Por parte de mãe:reflexões (auto)biograficas 2004
Por parte de mãe: reflexões (auto)biográficas 2003
Palavra e imagem:o retrato biográfico. Reflexões 2002
Publicações:
Minha Rede: