Ivair Junior Reinaldim
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Escola de Belas Artes
Departamento:
Departamento de História e Teoria da Arte BAH/EBA
e-mail:
ivair.reinaldim@eba.ufrj.br
Linkedin:
Google Scholar:
https://scholar.google.com.br/citations?user=BbieyAkAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao
ORCID:
não disponível no Lattes
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Artes Visuais / História e Crítica da Arte | Doutorado | 2008 - 2012
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Artes Visuais / História e Crítica da Arte | Mestrado | 2005 - 2007
-
Escola de Música e Belas Artes do Paraná
História da Arte do Século XX | Especialização | 2003 - 2005
-
Escola de Música e Belas Artes do Paraná
Gravura | Graduação | 1999 - 2002
-
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Desenho Industrial | Ensino Profissional de nível técnico | 1993 - 1997
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(40.00% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Cânone(s), globalização e historiografia da arte | 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.186741 | 2021 |
Apontamentos sobre a prática da H(h)istória da arte | 10.24206/lh.v6i2.32353 | 2020 |
Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: exposições e seus enunciados (parte I - Alegria de Viver, Alegria de Criar) | 10.24978/mod.v3i3.4303 | 2019 |
Apresentação do dossiê - Curadoria | 10.22409/poiesis.1626.13-14 | 2018 |
Tópicos sobre curadoria | 10.22409/poiesis.1626.15-28 | 2018 |
Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: entre arte e artefato, armadilhas como problema metodológico | 10.24978/mod.v1i1.727 | 2017 |
Arte Brasileira Contemporânea: o ABC da Funarte | 2015 | |
Em torno de uma ação de A Moreninha - algumas questões acerca do debate crítico na década de 1980 | 2013 | |
?Espaço Arte Brasileira Contemporânea ? ABC / Funarte? (Dossiê) | 2010 | |
Quem tem medo da confusão entre as artes? | 2009 | |
Arquivo contemporâneo | 2009 | |
Em outra vida acho que fui arquivista. Entrevista com Paulo Bruscky. | 2009 | |
Últimos lançamentos da coleção Arte+: 1. A teoria como projeto: Argan, Greenberg e Hitchcock; 2. Performance nas artes visuais; 3. Linguagens inventadas: palavra imagem objeto: formas de contágio | 2008 | |
Imediações: a crítica de Wilson Coutinho | 2008 | |
No hemisfério sul. Entrevista com Artur Barrio. | 2008 |
Eventos:
(13.33% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Apresentação da Sessão 5 | 10.54575/cbha.42.ap5 | 2023 |
Longa duração e sintoma como princípios metodológicos para a historiografia da arte | 2023 | |
Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: exposições e seus enunciados (parte II ? Dja Guata Porã e Exposição Antropológica Brasileira) | 2022 | |
A história da arte no Brasil e a longa duração | 2022 | |
Historiografia da arte no Brasil: narrativas para outra prática | 10.54575/cbha.40.07 | 2021 |
Experimentar o experimental: onde a pureza é um misto | 2018 | |
Mário Pedrosa e as práticas discursivas da crítica de arte no Brasil: apontamentos para 'uma' historiografia da arte | 2017 | |
Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: a problemática do deslocamento/ descolamento | 2016 | |
Prefácios e epílogos da teoria sobre arte contemporânea: as relações possíveis entre crítica de arte e historiografia na década de 1980 | 2009 | |
Escola de Artes Visuais do Parque Lage: a relação entre arte e educação através de uma abordagem experimental | 2009 | |
Moto Contínuo: uma visão expandida da arte brasileira da década de 1980 | 2008 | |
Moto Contínuo: uma visão expandida da arte brasileira da década de 1980 | 2008 | |
A Grande Tela: curadoria e discurso crítico da pintura na década de 1980 | 2008 | |
Principais abordagens teórico-metodológicas da arte brasileira, entre os anos 1975 e 1985 | 2006 | |
A querela do Brasil: um método apropriado | 2005 |