Ivair Junior Reinaldim

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Belas Artes

Departamento:

Departamento de História e Teoria da Arte BAH/EBA

e-mail:

ivair.reinaldim@eba.ufrj.br

Linkedin:

Google Scholar:

https://scholar.google.com.br/citations?user=BbieyAkAAAAJ&hl=pt-BR&oi=ao

ORCID:

não disponível no Lattes

Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Artes Visuais / História e Crítica da Arte | Doutorado | 2008 - 2012
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Artes Visuais / História e Crítica da Arte | Mestrado | 2005 - 2007
  • Escola de Música e Belas Artes do Paraná

    História da Arte do Século XX | Especialização | 2003 - 2005
  • Escola de Música e Belas Artes do Paraná

    Gravura | Graduação | 1999 - 2002
  • Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Desenho Industrial | Ensino Profissional de nível técnico | 1993 - 1997
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(40.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Cânone(s), globalização e historiografia da arte 10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.186741 2021
Apontamentos sobre a prática da H(h)istória da arte 10.24206/lh.v6i2.32353 2020
Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: exposições e seus enunciados (parte I - Alegria de Viver, Alegria de Criar) 10.24978/mod.v3i3.4303 2019
Apresentação do dossiê - Curadoria 10.22409/poiesis.1626.13-14 2018
Tópicos sobre curadoria 10.22409/poiesis.1626.15-28 2018
Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: entre arte e artefato, armadilhas como problema metodológico 10.24978/mod.v1i1.727 2017
Arte Brasileira Contemporânea: o ABC da Funarte 2015
Em torno de uma ação de A Moreninha - algumas questões acerca do debate crítico na década de 1980 2013
?Espaço Arte Brasileira Contemporânea ? ABC / Funarte? (Dossiê) 2010
Quem tem medo da confusão entre as artes? 2009
Arquivo contemporâneo 2009
Em outra vida acho que fui arquivista. Entrevista com Paulo Bruscky. 2009
Últimos lançamentos da coleção Arte+: 1. A teoria como projeto: Argan, Greenberg e Hitchcock; 2. Performance nas artes visuais; 3. Linguagens inventadas: palavra imagem objeto: formas de contágio 2008
Imediações: a crítica de Wilson Coutinho 2008
No hemisfério sul. Entrevista com Artur Barrio. 2008
Eventos:

(13.33% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Apresentação da Sessão 5 10.54575/cbha.42.ap5 2023
Longa duração e sintoma como princípios metodológicos para a historiografia da arte 2023
Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: exposições e seus enunciados (parte II ? Dja Guata Porã e Exposição Antropológica Brasileira) 2022
A história da arte no Brasil e a longa duração 2022
Historiografia da arte no Brasil: narrativas para outra prática 10.54575/cbha.40.07 2021
Experimentar o experimental: onde a pureza é um misto 2018
Mário Pedrosa e as práticas discursivas da crítica de arte no Brasil: apontamentos para 'uma' historiografia da arte 2017
Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: a problemática do deslocamento/ descolamento 2016
Prefácios e epílogos da teoria sobre arte contemporânea: as relações possíveis entre crítica de arte e historiografia na década de 1980 2009
Escola de Artes Visuais do Parque Lage: a relação entre arte e educação através de uma abordagem experimental 2009
Moto Contínuo: uma visão expandida da arte brasileira da década de 1980 2008
Moto Contínuo: uma visão expandida da arte brasileira da década de 1980 2008
A Grande Tela: curadoria e discurso crítico da pintura na década de 1980 2008
Principais abordagens teórico-metodológicas da arte brasileira, entre os anos 1975 e 1985 2006
A querela do Brasil: um método apropriado 2005
Publicações:
Minha Rede: