Victor Augusto Giraldo
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade:
Instituto de Matemática
Departamento:
Gabinete do Diretor do Instituto de Matemática
Formação:
-
Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Engenharia de Sistemas e Computação | Doutorado | 2000 - 2004
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Matemática Aplicada | Mestrado | 1991 - 1994
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Matemática | Graduação | 1988 - 1991
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(49.02% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Transposing problems: towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education ¿doesn't go blank¿ | 10.37001/ripem.v13i2.3396 | 2023 |
Panorama da educação antirracista no mestrado profissional nacional em matemática (profmat) | 2023 | |
Gritos de (in)dependência na formação de professores que ensinam matemática | 10.14244/198271996241 | 2023 |
Marcas de Universalidade em Saberes e Práticas de Professores de Matemática na Amazônia Amazonense | 2023 | |
O Trabalho como Princípio Educativo em Atividades de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica | 10.1590/1980-4415v36n72a09 | 2022 |
Vozes de Mulheres na Academia: Evidenciando armadilhas de invisibilização | 2022 | |
ZIZO: a history-based approach to mathematics teacher education | 10.1007/s11858-022-01439-2 | 2022 |
Um Segundo Turno entre Leibniz e Descartes: o infinito contra o negacionismo | 10.1590/1980-4415 | 2022 |
justiça por vir: Por uma Educação Matemática para Adiar o Fim do Mundo | 10.37001/remat25269062v19id792 | 2022 |
Descobrindo os números irracionais na Educação Básica: uma abordagem problematizada como o uso do Geogebra | 2022 | |
The Decolonial Stance in Mathematics Education: pointing out actions for the construction of a political agenda | 2021 | |
Problematizing mathematics and its pedagogy through teacher engagement with history-focused and classroom situation-specific tasks | 10.1016/j.jmathb.2021.100840 | 2021 |
A Construção de Subjetividades Profissionais na Formação Inicial de Professores de Matemática(s): afirmando posições decoloniais contra discursos de subalternização da profissão docente | 10.46312/pem.v14i34.12756 | 2021 |
Docência Compartilhada na Formação Inicial de Professores de Matemática: Identidade e Alteridade | 10.20396/zet.v29i00.8661830 | 2021 |
Alargando Sentidos | 10.37001/ripem.v11i2.2755 | 2021 |
Formação de Professores de Matemática: uma encruzilhada atravessada pela gramática do samba | 10.37001/ripem.v11i2.2559 | 2021 |
Por uma Matemática Problematizada: as Ordens de (Re)Invenção | 10.46312/pem.v14i35.13409 | 2021 |
Editorial Seção Temática: Problematizações de Formações Matemáticas na Licenciatura em Matemática | 10.46312/pem.v14i35.13769 | 2021 |
Interações entre um professor da educação básica e um professor do ensino superior em uma experiência de docência compartilhada em matemática | 10.25749/sis.21357 | 2021 |
From Work Tools to Didactic Resources for Mathematics Classes: Experiences in and for Technical Courses | 10.17648/acta.scientiae.6380 | 2021 |
Disputes in a Pre-Service Mathematics Teachers Programme: An (Im)Possible Narrative | 10.17648/acta.scientiae.6496 | 2021 |
Procurando Pi: uma investigação sobre números irracionais | 10.12957/teias.2021.52253 | 2021 |
Por Matemática(s) Decoloniais: vozes que vêm da escola | 10.1590/1980-4415v35n70a15 | 2021 |
Diálogos sobre o currículo da formação inicial de professores de matemática: narrativas discentes | 2020 | |
Diálogos discentes sobre o currículo da formação inicial de professores da UFRJ | 2020 | |
Comunidade de Prática de Professoras que Ensinam Matemática: um coletivo de desenvolvimento profissional docente | 10.34179/revisem.v5i2.13055 | 2020 |
Significados e expectativas sobre docência compartilhada entre licenciandos em matemática | 10.23925/2358-4122.2020v7i2p131-155 | 2020 |
Permanência na educação superior pública: um olhar dos alunos do curso de Licenciatura de Matemática de duas Universidades | 10.46551/emd.e202050 | 2020 |
Formação inicial de professores de matemática(s): um olhar decolonial sobre as mudanças de perspectivas dos estudantes | 10.33871/22385800.2020.9.19.74-94 | 2020 |
Entre epistemologias hegemônicas e sabedorias outras: a matemática na encruzilhada | 10.22267/relatem.20131.40 | 2020 |
Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras | 2019 | |
Uma Abordagem Histórica e Tecnológica para o Ensino da Constante de Euler | 2019 | |
Tratamento da Informação no nono ano do Ensino Fundamental: uma experiência a partir da tabela nutricional do biscoito cream cracker. | 2019 | |
Caravelas à vista: Giros decoloniais e caminhos de resistência na formação de professoras e professores que ensinam matemática | 2019 | |
Do 3+1 à Prática como Componente Curricular Uma Narrativa Possível sobre o Currículo da Formação Inicial de Professores de Matemática na UFRJ | 10.33871/22385800.2019.8.17.369-394 | 2019 |
Educação Matemática e Formação Humana no e para o Mundo do Trabalho: Experiências em Cursos Técnicos e na Formação de Professores | 2019 | |
Formação de Professores de Matemática: para uma Abordagem Problematizada | 2018 | |
Formação Inicial de Professores de Matemática: Crenças sobre Ensino e Empoderamento Junto à População LGBTQI | 2018 | |
A Cultura Matemática Mobilizada por Licenciandos no Contexto de uma Disciplina de Análise Real | 2017 | |
Shared Teaching Practices: Integrating Experiential Knowledge into Pre-Service Mathematics Teachers | 2017 | |
Reflexões Metodológicas em Pesquisas Envolvendo Tarefas para o Desenvolvimento Profissional Docente | 2017 | |
Práticas docentes compartilhadas: reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática | 2016 | |
Conhecimento de Matemática para o Ensino: Um estudo Colaborativo sobre Números Racionais | 2015 | |
Matemática Científica e Escolar: saberes, crenças e concepções de professores na construção coletiva de um livro didático | 2015 | |
Matemática Elementar e Saber Pedagógico de Conteúdo - Estabelecendo Relações | 2014 | |
Funções em Eixos Paralelos | 2013 | |
The introduction of real numbers in secondary education: an institutional analysis of textbooks | 10.1080/14794802.2013.803778 | 2013 |
Integrando Geometria e Funções: Gráficos Dinâmicos | 2012 | |
Magnifacação e linearidade local: novas tecnologias no ensino do conceito de derivada | 2003 | |
Using theoretical-computational conflicts to enrich the concept image of derivative | 2003 | |
Funções e novas tecnologias | 2002 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)