Victor Augusto Giraldo

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Unidade:

Instituto de Matemática

Departamento:

Gabinete do Diretor do Instituto de Matemática

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-2246-6798


Formação:
  • Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia

    Engenharia de Sistemas e Computação | Doutorado | 2000 - 2004
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Matemática Aplicada | Mestrado | 1991 - 1994
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Matemática | Graduação | 1988 - 1991
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(49.02% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Transposing problems: towards a decolonial based and (re)inventive Mathematics Education ¿doesn't go blank¿ 10.37001/ripem.v13i2.3396 2023
Panorama da educação antirracista no mestrado profissional nacional em matemática (profmat) 2023
Gritos de (in)dependência na formação de professores que ensinam matemática 10.14244/198271996241 2023
Marcas de Universalidade em Saberes e Práticas de Professores de Matemática na Amazônia Amazonense 2023
O Trabalho como Princípio Educativo em Atividades de Matemática na Educação Profissional e Tecnológica 10.1590/1980-4415v36n72a09 2022
Vozes de Mulheres na Academia: Evidenciando armadilhas de invisibilização 2022
ZIZO: a history-based approach to mathematics teacher education 10.1007/s11858-022-01439-2 2022
Um Segundo Turno entre Leibniz e Descartes: o infinito contra o negacionismo 10.1590/1980-4415 2022
justiça por vir: Por uma Educação Matemática para Adiar o Fim do Mundo 10.37001/remat25269062v19id792 2022
Descobrindo os números irracionais na Educação Básica: uma abordagem problematizada como o uso do Geogebra 2022
The Decolonial Stance in Mathematics Education: pointing out actions for the construction of a political agenda 2021
Problematizing mathematics and its pedagogy through teacher engagement with history-focused and classroom situation-specific tasks 10.1016/j.jmathb.2021.100840 2021
A Construção de Subjetividades Profissionais na Formação Inicial de Professores de Matemática(s): afirmando posições decoloniais contra discursos de subalternização da profissão docente 10.46312/pem.v14i34.12756 2021
Docência Compartilhada na Formação Inicial de Professores de Matemática: Identidade e Alteridade 10.20396/zet.v29i00.8661830 2021
Alargando Sentidos 10.37001/ripem.v11i2.2755 2021
Formação de Professores de Matemática: uma encruzilhada atravessada pela gramática do samba 10.37001/ripem.v11i2.2559 2021
Por uma Matemática Problematizada: as Ordens de (Re)Invenção 10.46312/pem.v14i35.13409 2021
Editorial Seção Temática: Problematizações de Formações Matemáticas na Licenciatura em Matemática 10.46312/pem.v14i35.13769 2021
Interações entre um professor da educação básica e um professor do ensino superior em uma experiência de docência compartilhada em matemática 10.25749/sis.21357 2021
From Work Tools to Didactic Resources for Mathematics Classes: Experiences in and for Technical Courses 10.17648/acta.scientiae.6380 2021
Disputes in a Pre-Service Mathematics Teachers’ Programme: An (Im)Possible Narrative 10.17648/acta.scientiae.6496 2021
Procurando Pi: uma investigação sobre números irracionais 10.12957/teias.2021.52253 2021
Por Matemática(s) Decoloniais: vozes que vêm da escola 10.1590/1980-4415v35n70a15 2021
Diálogos sobre o currículo da formação inicial de professores de matemática: narrativas discentes 2020
Diálogos discentes sobre o currículo da formação inicial de professores da UFRJ 2020
Comunidade de Prática de Professoras que Ensinam Matemática: um coletivo de desenvolvimento profissional docente 10.34179/revisem.v5i2.13055 2020
Significados e expectativas sobre docência compartilhada entre licenciandos em matemática 10.23925/2358-4122.2020v7i2p131-155 2020
Permanência na educação superior pública: um olhar dos alunos do curso de Licenciatura de Matemática de duas Universidades 10.46551/emd.e202050 2020
Formação inicial de professores de matemática(s): um olhar decolonial sobre as mudanças de perspectivas dos estudantes 10.33871/22385800.2020.9.19.74-94 2020
Entre epistemologias hegemônicas e sabedorias outras: a matemática na encruzilhada 10.22267/relatem.20131.40 2020
Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras 2019
Uma Abordagem Histórica e Tecnológica para o Ensino da Constante de Euler 2019
Tratamento da Informação no nono ano do Ensino Fundamental: uma experiência a partir da tabela nutricional do biscoito cream cracker. 2019
Caravelas à vista: Giros decoloniais e caminhos de resistência na formação de professoras e professores que ensinam matemática 2019
Do 3+1 à Prática como Componente Curricular Uma Narrativa Possível sobre o Currículo da Formação Inicial de Professores de Matemática na UFRJ 10.33871/22385800.2019.8.17.369-394 2019
Educação Matemática e Formação Humana no e para o Mundo do Trabalho: Experiências em Cursos Técnicos e na Formação de Professores 2019
Formação de Professores de Matemática: para uma Abordagem Problematizada 2018
Formação Inicial de Professores de Matemática: Crenças sobre Ensino e Empoderamento Junto à População LGBTQI 2018
A Cultura Matemática Mobilizada por Licenciandos no Contexto de uma Disciplina de Análise Real 2017
Shared Teaching Practices: Integrating Experiential Knowledge into Pre-Service Mathematics Teachers 2017
Reflexões Metodológicas em Pesquisas Envolvendo Tarefas para o Desenvolvimento Profissional Docente 2017
Práticas docentes compartilhadas: reconhecendo o espaço da escola na licenciatura em matemática 2016
Conhecimento de Matemática para o Ensino: Um estudo Colaborativo sobre Números Racionais 2015
Matemática Científica e Escolar: saberes, crenças e concepções de professores na construção coletiva de um livro didático 2015
Matemática Elementar e Saber Pedagógico de Conteúdo - Estabelecendo Relações 2014
Funções em Eixos Paralelos 2013
The introduction of real numbers in secondary education: an institutional analysis of textbooks 10.1080/14794802.2013.803778 2013
Integrando Geometria e Funções: Gráficos Dinâmicos 2012
Magnifacação e linearidade local: novas tecnologias no ensino do conceito de derivada 2003
Using theoretical-computational conflicts to enrich the concept image of derivative 2003
Funções e novas tecnologias 2002
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Relações étnico-raciais e Educação Matemática: um breve panorama sobre a implementação da Lei 10.639/2003 2022
Relações de Colonialidade que Atravessam Experiências com Matemática(s): tensionando o debate sobre formação de professores 2021
Diálogos (im)possíveis sobre disputas docentes no território da formação inicial de professores de matemática 2021
Que Matemática para a Formação de Professores? Por uma Matemática Problematizada 2019
Historical tasks to foster problematization 2019
Restoried narratives on the agency and disputes of mathematicians and mathematics educators in the education of mathematics teachers 2019
O método da falsa posição: problematizando situações 2018
Mudanças curriculares na formação inicial de professores de matemática na UFRJ nas décadas de 1980 e 1990: uma narrativa possível 2018
Formação de professores e cultura matemática: um estudo no contexto de uma disciplina de análise real 2018
(Re)construindo saberes para o ensino a partir da prática: investigação de conceito e outras ideias 2017
Práticas docentes compartilhadas: uma nova perspectiva na formação de professores 2017
A construção de identidade cultural no contexto de uma disciplina de análise real da licenciatura em matemática 2017
Análise de um ?grupo de prática? de professoras que ensinam matemática: identidade e desenvolvimento profissional 2017
Concept study and teachers? meta-knowledge: An experience with rational numbers 2016
Práticas docentes compartilhadas 2016
A cultura matemática mobilizada por licenciandos no contexto de uma disciplina de análise real 2016
Além da zona de conforto: desafiando e reconstruindo o conhecimento matemático para o ensino por meio de tarefas problematizadoras 2015
A formação inicial de professores de matemática na UFRJ e a incorporação das tecnologias digitais no sentido do TPACK 2015
Matemática elementar e conhecimento de matemática para o ensino: um estudo colaborativo sobre números racionais 2015
Matemática científica e escolar: saberes, crenças e concepções de professores na construção coletiva de um livro didático 2015
Matemática elementar e investigação de conceito: estabelecendo relações 2015
Perfil conceitual de semetria e a formação do professor de matemática: apresentando nossa pesquisa 2015
A incorporação de tecnologias digitais em cursos de formação inicial de professores de matemática em universidades brasileiras: uma proposta de análise 2015
Práticas docentes compartilhadas: integrando a escola na formação inicial de professores de matemática 2015
In-service teachers education and e-textbook development: An integrated approach 2014
Scientific mathematics and school mathematics knowledge, conceptions and beliefs of teachers and mathematicians during the development of an e-textbook 2014
Employing potentialities and limitations of electronic environments: The case of the derivative 2011
Representations and tasks involving real numbers in school textbooks 2011
A estruturação matemática formal como ferramenta de ensino na licenciatura 2010
Análise do conceito de número real em livros didáticos da educação básica no Brasil 2010
Consistência de definições no ensino médio: o caso da trigonometria 2010
De onde vem a unidade radiano e por que seu uso é necessário 2010
Conflitos em trigonometria e possibilidades de representações em geometria dinâmica 2010
Uma análise da introdução do conceito de número real em livros didáticos brasileiros 2010
An analysis of the introduction of the notion of continuity in undergraduate textbooks in Brazil 2009
Funções trigonométricas: investigação conceitual 2009
Funções reais: possibilidades em um ambiente de geometria dinâmica 2008
Refletindo sobre o conceito de domínio de uma função real 2007
Uma investigação sobre a aprendizagem de integral em turmas iniciais de cálculo 2007
Funções reais: possibilidades em um ambiente de geometria dinâmica 2007
A generic organizer for the enrichment of the concept image of derivative 2006
Cognitive roots for the concept of asymptote 2006
A educação matemática no ensino superior e a formação inicial de professores 2006
O papel de conflitos e descrições na formação de professores em geometria 2005
Descrições e conflitos: um estudo de caso em geometria dinâmica 2004
Breve bibliografia comentada sobre o uso de tecnologias computacionais no ensino de matemática avançada 2004
Descriptions and conflicts in dynamic geometry 2004
Descriptions and definitions in the teaching of elementary calculus 2003
Raiz cognitiva, novos obstáculos e novos atos 2003
Descrições e conflitos teórico-computacionais: o caso da retidão local 2003
Descriptions and definitions in the development of the concept image of derivative 2003
Local straightness and theoretical-computational conflicts: computational tools on the development of the concept image of derivative and limit 2003
Conflitos teórico-computacionais em geometria dinâmica 2003
Theoretical-computational conflicts and the concept image of derivative 2002
Local magnification and theoretical-computational conflicts 2002
O conceito de funções e professores do ensino fundamental e médio: aspectos teóricos 2002
Funções e novas tecnologias, algumas perguntas 2000
Funções reais: um enfoque computacional 1998
O uso do computador no ensino de cálculo e seus pré-requisitos 1997
The concept of function and it's relationship with the failure in calculus in a Brazilian university 1996
O computador e o ensino elementar: a forma e o conteúdo 1992
Publicações:
Minha Rede: