Roberto de Freitas Junior

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Faculdade de Letras

Departamento:

Departamento de Letras/LIBRAS/FL

ORCID:

https://orcid.org/0000-0001-6237-1040


Formação:
  • University of Birmingham

    | Pós-Doutorado | 2022 - 2022
  • Centro Universitário Augusto Motta

    Licenciatura em Letras - Português-Inglês | Graduação | 2008 - 2009
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Lingüística | Doutorado | 2007 - 2011
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Lingüística | Mestrado | 2005 - 2006
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Língua Inglesa | Especialização | 2001 - 2001
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Português/Inglês | Graduação | 1994 - 1999
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(45.24% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
PROCESSOS DE ENSINO DE LEITURA PARA SURDOS: UM ESTUDO DE CASO 2024
Construções nominais no repertório multilíngue de aprendizes de PBL2: indícios de representações disssistêmicas 10.12957/soletras.2023.73917 2023
Gramática de Construções Baseada no Uso 10.12957/soletras.2023.75349 2023
Será que os temas são livres? Diversidade e renovação na linguísticaIs it possible that the topics are free? Diversity and renewal in linguistics 10.31513/linguistica.2023.v19n2a63485 2023
Entrevista com as professoras Maria Cecília de Magalhães Mollica e Maria da Conceição Auxiliadora PaivaInterview with professors Maria Cecília de Magalhães Mollica and Maria Da Conceição Auxiliadora Paiva 10.31513/linguistica.2023.v19n2a63486 2023
Discutindo níveis de generalização na gramática de construções baseada no uso: a rede construcional [(x) chegar sn]foc no PB 10.22409/gragoata.v27i58.51631 2022
ESSA CONSTRUÇÃO SOFREU MÓ MUDANÇA DE LÁ PRA CÁ: POSSÍVEL TRAJETÓRIA EVOLUTIVA DA CONSTRUÇÃO [MÓX] 10.12957/matraga.2022.63821 2022
A GRAMÁTICA DE CONSTRUÇÕES DIASSISTÊMICA: UMA ABORDAGEM AQUISICIONAL BASEADA NO USO 2022
A CONSTRUÇÃO [V-NÃO] EM TRADUÇÕES DA LIBRAS PARA O PORTUGUÊS ESCRITO: UMA ABORDAGEM DIASSISTÊMICA 2022
RESENHA DO LIVRO ?CONSTRUCIONALIZAÇÃO E MUDANÇAS CONSTRUCIONAIS? 2022
Proficiência de leitura de alunos surdos no ensino superior: uma análise a partir de textos em Libras 10.5216/rs.v7.72811 2022
ENTREVISTA COM MARIANGELA RIOS DE OLIVEIRA 2022
INTERVIEW WITH SUSAN ELIZABETH HUNSTON 2022
MULTILINGUALISM AND DIASYSTEMATIC CONSTRUCTION GRAMMAR 10.35520/diadorim.2021.v23n1a40399 2021
UMA VISÃO CONSTRUCIONAL DA ORDEM VERBO-SUJEITO COMO ESTRATÉGIA DE FOCALIZAÇÃO NO PORTUGUÊS DO BRASIL 10.31513/linguistica.2020.v16nEsp.a22563 2020
AQUISIÇÃO DE LÍNGUA DE SINAIS E TEORIA LINGUÍSTICA: contribuições de pesquisas brasileiras e norte-americanas 10.25189/rabralin.v19i2.1467 2020
SIGN LANGUAGE ACQUISITION AND LINGUISTIC THEORY: contributions of Brazilian and North-American researches 10.25189/rabralin.v19i2 2020
Maartje De Melder, Joseph J. Murray & Rachel L. Mckee, The legal recognition of sign languages: Advocacy and outcomes around the world. Bristol: Multilingual Matters, 2019. Pp. 352. Pb. £35. 10.1017/S0047404520000111 2020
O STATUS REPRESENTACIONAL DE SINTAGMAS NOMINAIS DO PB NO CONSTRUCTICON DE L2 DE CRIANÇAS SURDAS 2020
EXPLAIN ME THIS: RESENHA SOBRE A OBRA DE ADELE GOLDBERG (2019) 2020
A descrição linguística de [(X) Correr SN]Foc no PB: uma discussão sobre construções de estrutura argumental à luz da GCBU 10.47456/cl.v14i29.31949 2020
Linguística Funcional Centrada no Uso e interfaces 10.31513/linguistica.2020.v16n2a37976 2020
Usage-Based Linguistics and its interfaces 2020
Interview with Florent Perek 10.31513/linguistica.2020.v16n2a37977 2020
Mudanças graduais e abruptas: reflexões sobre sinais soletrados e compostos da Libras em uma abordagem construcional baseada no uso 10.31513/linguistica.2020.v16n3a36378 2020
Sistema de competidores no contexto de aquisição de PBL2 por surdos: revisitando Soares (2018) 10.31513/linguistica.2020.v16n3a36387 2020
'Sobre links e herança construcional: uma revisão à luz da interrelação entre as construções núcleo-complemento, transitiva básica e monoargumental inacusativa 2019
Os bastidores da escrita: uma análise cognitivo-funcional de processos cognitivos operantes na aquisição de PBL2 por surdos bilíngues 2019
FATOS OU GENERALIZAÇÕES? UM ESTUDO SOCIOLINGUÍSTICO DE PERCEPÇÕES DE SURDOS QUANTO AO USO DA LIBRAS 2019
?Será um grande de aprendizado': uma análise descritiva dos aspectos linguísticos da escrita de surdos em PBL2 ? interfaces entre textualidade, uso, e cognição no estado de interlíngua 2018
A CONSTRUÇÃO [(X)[VAUX VPP SN]]FOC NO GÊNERO ABSTRACT: CHOQUE DE CONSTRUÇÕES NA INTERLÍNGUA? 2018
Representação de Redes Construcionais: o caso de [(X)VSN]foc no PB 10.31513/linguistica.2016.v1n1a5442 2016
A constituição discursivo-gramatical da construção (X)VS em inglês como L2: indícios de formação da interlíngua 10.22409/gragoata.v19i36.32987 2014
Revisitando conceitos de aquisição de L2: defendendo propostas teóricas abrangentes 2014
A ordem XVS no inglês: descrições sincrônicas e comparações com seu uso no EL2 2014
Aspectos morfofonêmicos representados na ortografia de alunos de séries iniciais: um estudo sobre a apócope do /R/ final dos infinitivos 2012
O Sujeito posposto no PB: Inacusatividade e Estrutura Informacional 2011
Análise do estatuto informacional do sujeito sob a ótica da teoria dos protótipos 2010
Associações sintático-discursivas da ordem VS no discurso acadêmico em inglês como L2 2009
Modo de Comunicação Gramaticalizado e Aquisição de L2: associações 2008
Reflexos pragmáticos-discursivos da L1 na aquisição de inglês como L2: um estudo sobre o uso da cláusula VS 2007
O Funcionalismo lingüístico e a questão da aquisição de L2: um estudo sobre a ordem verbo-sujeito (VS) 2006
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A CONSTRUÇÃO [(X) CHEGAR SN]FOC NO PB SINCRÔNICO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE CENTRADA NO USO 2021
O ESQUEMA [(X)CORRERSN] NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA ANÁLISE CONSTRUCIONISTA 2021
UMA ANÁLISE DO DESEMPENHO DA TURMA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS EM PORTUGUÊS DO LETRAS/LIBRAS DURANTE O PERÍODO LETIVO EXCEPCIONAL 2021
A CONSTRUCIONALIZAÇÃO DE SINAIS SOLETRADOS E COMPOSTOS NA LIBRAS: UMA ABORDAGEM CONSTRUCIONAL BASEADA NO USO 2021
ENSINO DE LIBRAS COMO L2: POR UMA ABORDAGEM BASEADA NO USO 2021
AS DIACONSTRUÇÕES [(X)VSN] E [(X)VAUXVPPSN] NO INGLÊS COMO ILA DE BRASILEIROS 2021
AS CLÁUSULAS PASSIVAS [SN VAUXVPP] E [(X)VAUXVPPSN]]FOC NO PORTUGUÊS DO BRASIL: UM ESTUDO CONSTRUCIONISTA A PARTIR DO GÊNERO HQS 2021
PRODUZIR RESUMOS E RESENHAS NO ENSINO SUPERIOR: TEORIA E PRÁTICA 2021
A EMERGÊNCIA DO SINAL <É> EM CONSTRUÇÕES FUNCIONAIS DA LIBRAS 2021
AS CONSTRUÇÕES CAUSATIVAS [TER SN VPP] E [HAVE SN VPP]: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O PB E O INGLÊS À LUZ DA LFCU 2021
A DIACONSTRUÇÃO [(X) VSN] NO INGLÊS COMO LA DE BRASILEIROS 2021
A CONSTRUÇÃO [PÉ DE X (SN)] NO PORTUGUÊS BRASILEIRO EM UMA PERSPECTIVA FUNCIONAL CENTRADA NO USO 2021
ORIENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE PBL2 PARA SURDOS NA PERSPECTIVA CONSTRUCIONAL: A CONSTRUÇÃO [S VFUNCIONAL SN] 2021
IDIOMATISMOS NO PBL2 DE SURDOS: ENUNCIADOS DE FELICITAÇÃO/EXPRESSÕES DE DESEJO 2021
PENSANDO A ESCRITA DO SURDO: DESCRIÇÃO, DEMANDAS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS 2021
CONSTRUCIONALIZAÇÃO E MAPEAMENTO SINCRÔNICO DA CONSTRUÇÃO [MÓX] 2021
A CONSTRUÇÃO [(X) CHEGAR SN]FOC NO PB SINCRÔNICO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE CENTRADA NO USO 2021
DESCRIÇÃO DE (POSSÍVEIS) CONSTRUÇÕES NA LIBRAS E ATUAÇÃO DE PROCESSOS COGNITIVOS DE DOMINIO GERA 2021
A CONSTRUCIONALIZAÇÃO DE SINAIS SOLETRADOS E COMPOSTOS NA LIBRAS: UMA ABORDAGEM CONSTRUCIONAL BASEADA NO USO 2021
Fatos ou generalizações? Um estudo sociolinguístico de percepções de surdos em relação ao uso da Libras 2019
REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA DE FORMANDOS SURDOS NA DISCIPLINA LIBRAS ACADÊMICA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA 2019
A influência do fator 'Extensão de S' nas construções (X)VS do inglês acadêmico de brasileiros: interlíngua, transferência e função 2015
A influência do fator 'Extensão de S' nas construções (X)VS do inglês acadêmico de brasileiros: interlíngua, transferência e função 2015
A constituição discursivo-gramatical da construção (x)vs em inglês como l2: indícios de formação da interlíngua 2012
Estrutura Argumental e Informacional da ordem VS: impactos na aquisição de inglês como L2 2009
O uso do 'sujeito posposto' no inglês como L2: associações gramaticais e discursivas 2009
estrutura informacional e a inversão do sujeito no discurso em inglês como L2: evidências sobre a interlíngua 2008
Reflexos Pragmático-discursivos da L1 na aquisição de inglês como L2: um estudo sobre o uso da cláusula VS 2007
O Funcionalismo em narrações de inglês como L2: um estudo sobre a posposição do Sujeito 2006
A influência do uso da ordem VS do português no discurso escrito de alunos de inglês como L2: uma abordagem funcional 2005
O uso da ordem VS no discurso escrito de inglês como L2: um estudo funcional 2005
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