Rozana Gomes de Abreu

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Colégio de Aplicação

Departamento:

Departamento de 1oe 2o Graus do Colégio de Aplicação

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-3744-9082


Formação:
  • Universidade do Porto

    Doutorado em Educação | Doutorado | 2008 - 2008
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2006 - 2010
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Ensino de Química | Especialização | 1999 - 2000
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 1999 - 2002
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Licenciatura em Química | Graduação | 1996 - 1998
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Engenharia Química | Graduação | 1990 - 1995
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(36.36% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Aterrando políticas obscurantistas: 10.12957/teias.2024.76461 2024
COMPLICANDO A CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CURRERE 10.15687/rec.v16i1.66126 2023
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Química da UFRJ: histórico e autoavaliação 10.26843/rencima.v13n3a07 2022
Políticas Curriculares da EJA: um olhar para o currículo 10.12957/e-mosaicos.2022.58132 2022
Conceitos Científicos em Destaque: Enfoques da Comunidade Disciplinar de Ensino de Química na QNEsc 2015
Las competencias en las políticas de curriculum de Ciencias: los casos de Brasil y Portugal 2013
A Produção Cultural da Comunidade Disciplinar de Ensino de Química 2012
Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio 2006
Políticas de currículo para o ensino médio no Rio de Janeiro: o caso da disciplina Química 2006
Contextualização e tecnologias em livros didáticos de Biologia e Química 2005
Extraindo óleos essenciais de plantas 2000
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
O elemento de Marie Curie: uma interlocução entre Química, Literatura e Artes 2023
A construção social do ambiente nos documentos curriculares nacionais 2022
Políticas de formação inicial para professores: um olhar sobre as DCNs 2022
Reflexões sobre questões de gênero no Ensino de Química 2021
Construções identitárias em tempos de silenciamento: acolhimento à diversidade em práticas pedagógicas insurgentes 2020
Quanto custa uma caixinha de amor próprio? O despertar da potência feminina a partir das aulas de Química 2019
Acorda, Cinderela 2019
Reflexões sobre a educação para idosos: uma perspectiva de trabalho 2019
A educação ambiental crítica como um caminho de reflexão para o currículo da Licenciatura em Química 2019
A Educação Ambiental Crítica como um dos caminhos de reflexão no currículo da Licenciatura em Química 2019
A educação ambiental na formação dos docentes de Química 2018
Análise dos Cursos de Licenciatura em Química: aproximações e contradições 2018
Soluções Químicas: o conhecimento escolar nos anais do ENEQ (2010-2014) 2017
Solubilidade: compreendendo a formação de soluções 2017
A proposta Currículo Mínimo no Rio de Janeiro: uma análise crítica 2016
Discursos sobre o conhecimento químico escolar: articulações e demandas 2016
Base Nacional Comum Curricular (BNCC): reflexões iniciais para o ensino de Química e a prática docente 2016
As avaliações externas no Rio de Janeiro: SAERJ e SAERJINHO como norteadores do currículo no ensino médio estadual 2016
Química e Arte: construindo outros caminhos para a sala de aula 2014
Prática e pesquisa: discursos nas políticas de currículo 2014
A prática nas políticas de currículo para a formação de professores 2012
Contextualização na produção de políticas curiculares para o ensino de Química no ensino médio 2010
Contextualização e cotidiano: discursos curriculares na comunidade disciplinar de ensino de química e nas políticas de currículo 2010
Currículo de Formação de Professores de Química: análise dos artigos publicados na Revista Química Nova e na Revista Ensaio (2001-2010) 2010
A cidadania nos Referenciais para Formação de Professores no Brasil 2010
A circularidade dos discursos sobre organização curricular nos textos das políticas curriculares 2008
A circularidade dos discursos sobre organização curricular nos textos das políticas curriculares 2008
A política cultural da comunidade disciplinar de ensino de Química 2007
Concepções curriculares do grupo disciplinar de Química e produção de políticas para o ensino médio 2006
Concepções curriculares do grupo disciplinar de Química e produção de políticas para o ensino médio 2006
Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio 2005
Discursos do mundo do trabalho nos livros didáticos do ensino médio 2005
Investigando a contextualização e as tecnologias em livros didáticos de Biologia e Química para o Ensino Médio 2004
Investigando a contextualização e as tecnologias em livros didáticos de Biologia e Química para o Ensino Médio 2004
A integração na área de ciências da natureza nos PCN para o ensino médio 2002
A integração na área de Ciências da Natureza nos PCN para o ensino médio 2002
A concepção de currículo integrado e o ensino de Química no Novo Ensino Médio 2001
Tecnologia e ensino de ciências: recontextualização no Novo Ensino Médio 2001
A concepção de currículo integrado e o ensino de Química no Novo Ensino Médio 2001
Tecnologia e ensino de ciências: recontextualização no Novo Ensino Médio 2001
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