Celso Garcia de Araújo Ramalho

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Música

Departamento:

Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas/EM

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-6213-2469


Formação:
  • Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário

    Licenciatura Plena Em Educação Artística | Graduação | 2004 - 2005
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras (Ciência da Literatura) | Doutorado | 2004 - 2009
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Filosofia | Graduação | 2003 - 2005
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras (Ciência da Literatura) | Mestrado | 2001 - 2004
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Bacharelado em Música | Graduação | 1996 - 2000
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(42.86% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Aplicabilidade do contraponto rítmico no poema O Corvo de Edgar Alan Poe: motivo, variação e tradução 10.17058/signo.v47i89.17147 2022
A atualidade da música nos cursos de pedagogia do Brasil 10.5965/1984317815022019074 2020
Cosmogonias e a música: Reflexão acerca do inconsciente coletivo e as representações musicais nos mitos de origem 2019
SABER MÚSICA (?): CIÊNCIA, CONHECIMENTO E VERDADE 10.5380/mp.v10i2.58963 2017
MÚSICA E LINGUAGEM: CAMINHO PARA O SABER ORIGINÁRIO OU PARA SABER O ORIGINÁRIO? 2011
Música e (Dis)simulação: um prurido auricular 2007
Música e Cultura: a escuta da linguagem 2004
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Resumo publicado na SIAC 2022: ARRANJO E GRAVAÇÃO À DISTÂNCIA DA CANÇÃO ?ACALANTO PARA BEATRIZ?: COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS MUSICAIS PELA MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA, 2022
A música dos poemas de Catulo, Horácio e Safo: possibilidades para uma educação musical e literária desde os estudos clássicos 2022
Música nas Conferências Emancipadoras: ativismo artístico no Rio de Janeiro (RJ) e o violinista Guilherme Cantalice 2022
A canção Travessa Lembrança: possibilidades criativas entre o habitar poético e a mediação tecnológica 2022
Resumo publicado: HEXÂMETROS DATÍLICOS LUSÓFONOS: parentesco sonoro entre reconstrução e clássico 2021
Resumo da comunicação: EXTENSÕES E CANÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: CANTANDO UMA POÉTICA DA INFÂNCIA 2021
Atualidade do arcaico: cantando os poemas de Catulo e Horácio recriados por tradução performativa e mediação tecnológica 2021
Três Choratas para uma Camerata 2021
Extensões e canções entre universidade e escola básica: cantando uma poética da(s) infância(s) 2021
Resumo publicado: Sem lei nem rei: três transfigurações da tragédia brasileira nas escrituras e vocalidades de Campos, Suassuna e Capiba 2020
Resumo publicado: Quando técnica e ciência sambam... 2019
Resumo publicado: Sobre música e método ou música como recolhimento do caminho 2019
Resumo publicado, Quando a Escola Canta: Vocalidades da Canção no Canto Coral Escolar 2019
Resumo publicado: Uma barcarola-canção para o poema 'Phaselus Ille', Aquele Barco' de Catulo: escutando, cantando e traduzindo a poesia latina hoje 2019
Resumo publicado: Violões da UFRJ e Camerata de Choro Orsina da Fonseca: integrando saberes da performance coletiva de música brasileira 2019
Artigo Completo: Composição, interpretação e identidade na ?Chorata no. 1? de Carlos Almada: contribuições e reflexões sobre oralidade e escrita do ?choro? 2019
Artigo completo: Dois poemas para uma música: a canção ?Dois Elos? e a transformação do sentido poético na interpretação vocal-instrumental 2019
Resumo publicado: CANTANDO A POESIA LATINA: PHASELUS ILLE DE CATULO 2019
Resumo publicado: Por incrível que pareça 2019
Resumo: Trans-(con-)figurações na poética de Ariano Suassuna: por uma performance musical da cultura brasileira 2018
Resumo publicado: No caminhar histórico do acontecer poético: música brasileira para cordas dedilhadas em tensão 2018
Resumo publicado: PROPOSTAS PARA ESCUTA DO POEMA: TRANSFIGURAÇÕES DA POESIA EM CANÇÃO 2018
VIOLÕES DA UFRJ: DA SALA DE CONCERTO À RODA DE CHORO 2018
Resumo: BREVES REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO AUDITIVO E SUA RELAÇÃO COM A MÚSICA 2018
Resumo: O MÉTODO 'HARMONIA E ESTILOS PARA TECLADO' E SUA RELAÇÃO COM A ATUAÇÃO MUSICAL NOS DIAS DE HOJE 2018
Resumo publicado: ORQUESTRA TIPO BIG BAND EM IGREJAS EVANGÉLICAS: UMA ANÁLISE SOBRE CONFLITOS ENTRE A MÚSICA REGISTRADA E A MÚSICA AVULSA 2018
Resumo: Reflexões sobre a BNCC para o aprendizado de música na educação escolar 2018
Resumo: O Amor: combustível da criação musical 2018
Resumo: O ENSINO LÚDICO NO APRENDIZADO DO VIOLINO 2018
Resumo: Para que estudar música? 2018
Resumo publicado: Educação Musical E-Learning: até que ponto a presença do professor é importante? 2018
Artigo completo: No caminhar histórico do acontecer poético: música brasileira para cordas dedilhadas em tensão 2018
Composição, interpretação e identidade na ?Chorata no. 1? de Carlos Almada: contribuições e reflexões sobre oralidade e escrita do ?choro? 2017
Dois poemas para uma música: a canção ?Dois Elos? e a transformação do sentido poético na interpretação vocal-instrumental 2017
Violões da UFRJ e Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense: integrando conhecimentos da música de conjunto em práticas de colaboração 2017
Apresentação artística no XXVII Congresso da ANPPOM com o grupo 'Camerata Dedilhdada da UFRJ' 2017
A EDUCAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO HEGEMÔNICO DA TÉCNICA 2017
O 'PALCO ABERTO' DO SUBPROJETO PIBID-MÚSICA: UMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR NO COLÉGIO ESTADUAL INFANTE DOM HENRIQUE 2017
ABERTURA DE POSSIBILIDADES FORMATIVAS NA ÁREA DE MÚSICA: A AUSÊNCIA DOS CONTEÚDOS DE GUITARRA ELÉTRICA, CONTRABAIXO ELÉTRICO E BATERIA NOS CURRÍCULOS DO BACHARELADO E LICENCIATURA DA EM-UFRJ E UNIRIO ? UM ESTUDO DE CASO 2017
A INFLUÊNCIA DA MÚSICA DOS EUA NA CULTURA DO MÚSICO BRASILEIRO DE IGREJAS PROTESTANTES: UM ESTUDO DE CASO 2017
MÚSICA E CURRÍCULO: TER ACESSO É O SUFICIENTE? 2017
EROS NO TEMPLO DA MUSA MÚSICA TUPINIQUIM 2017
A MÚSICA COMO FORMA TERAPÊUTICA PARA O TRATAMENTO DA 'LOUCURA' 2017
PALCO ABERTO: UMA EXPERIÊNCIA MUSICAL DE INTEGRAÇÃO ENTRE BOLSISTAS E SECUNDARISTAS 2017
A 'OFICINA DE MÚSICA' COMO POSSIBILIDADE DE EXPERIENCIAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO NO CEIDH 2017
OFICINA DE TECLADO DO SUBPROJETO MÚSICA DO PIBID-UFRJ: CRIATIVIDADE E EXPERIMENTAÇÃO NA PRÁTICA INSTRUMENTAL. 2017
DESAFIOS DO LICENCIANDO EM MÚSICA: O SUBPROJETO PIBID-MÚSICA COMO CAMPO DE OBSERVAÇÃO E REFLEXÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE 2017
GUITARRA BAIANA - O INSTRUMENTO QUE TRANSFORMOU O CARNAVAL DA BAHIA 2017
ATUALIDADE DA ESCUTA E A FRAGMENTAÇÃO DO REAL 2017
A OFICINA DE MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE EXPERIENCIAÇÃO MUSICAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ESTUDO DE CASO NO COLÉGIO ESTADUAL SOUZA AGUIAR 2017
MÚSICA E DIVERSIDADE INCLUSIVA: UM PANORAMA DA CIA DE ARTES MUSICAIS DE ENSINO RELATOS DE EXPERIÊNCIA 2017
PENSANDO O CONCEITO DE 'OUVIDO ABSOLUTO E RELATIVO' EM AULA COLETIVA DE MÚSICA 2017
PERSPECTIVAÇÕES DO ENSINO DE MÚSICA A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-MÚSICA DA UFRJPERSPECTIVAÇÕES DO ENSINO DE MÚSICA A PARTIR DO SUBPROJETO PIBID-MÚSICA DA UFRJ 2016
Violões da UFRJ: a identidade cultural brasileira e sua construção musical 2016
Canto Coral no Curso de Pedagogia - Propostas e Reflexões 2016
Música e corpo: experiências musicas na escuta corporal da cultura 2015
Pensar música ou cuidar a memória: caminhos do PIBID-UFRJ para saber, fazer e aprender musica no Colégio Estadual Infante Dom Henrique 2015
Artigo completo: Pensar Música ou Cuidar a Memória: refletindo acerca das ações musicais do PIBID-UFRJ 2015
A presença da Música na matriz curricular dos cursos de Pedagogia do Estado do Rio de Janeiro 2015
Artigo publicado: Música e (Dis)simulações: um prurido auricular 2007
Artigo publicado: Poética e Artifício 2005
Artigo publicado: Tempo e Repetição: o acontecimento musical e a época da máquina. 2004
Publicações:
Minha Rede: