Marcela Moraes de Castro

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Seção de Atividades Gerenciais FE/CFCH

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade do Minho

    Doutoramento em Ciências da Educação na especialidade de Sociologia da Educ | Doutorado | 2020 - 2021
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2018 - 2022
  • Universidade Federal Fluminense

    PIGEAD - Planejamento, implementação, gestão EAD | Especialização | 2012 - 2015
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 2009 - 2012
  • Universidade Federal Fluminense

    Profissionais da Escola e Práticas Curriculares | Especialização | 2007 - 2009
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Psicopedagogia | Especialização | 2001 - 2002
  • Centro Universitário Plínio Leite

    Pedagogia | Graduação | 1997 - 2000
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(86.96% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Educação pública em tempo de pandemia: o ensino remoto como efeito da política de oportunismo de ocasião do estado do Rio de Janeiro 10.1590/1984-0411.80838 2023
DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA: UMA CRÍTICA À SÍNTESE BRASILEIRA 10.26514/inter.v13i39.6001 2023
ENSINO REMOTO COMO UMA ALTERNATIVA OBRIGATÓRIA: ESCOLA PÚBLICA SOB AMEAÇA? 10.1590/s1413-24782022270108 2022
Editorial 10.20500/rce.v17i39.0001 2022
Seleção de diretores escolares no estado do Rio de Janeiro: hibernação da democracia na agenda política dos municípios 10.5902/2318133854740 2021
Democracia e democratização da escola: a eleição-participação como contexto de uma meta 10.14244/198271994059 2021
Pandemia e Hierarquia de E(e)stado: a Burocratização da Democracia 10.23900/2359-1552-cidade-pandemia-5-2020 2021
Covid-19 e trabalho de mulheres-mães-pesquisadoras: impasses em ?terra estrangeira?/Covid-19 y trabajo de mujeyes-madres-investigadoras: tensiones en 'tierra estrajera' 10.26512/lc27202136370 2021
Duas décadas de ensino religioso confessional no estado do Rio de Janeiro: Qual a -crença- em disputa na política para a rede pública estadual? 10.14507/epaa.29.5761 2021
Obrigada 10.11606/va.i39.176187 2021
Participação e colegialidade na política democrática: o caso do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp/UERJ) 10.22420/rde.v13i27.985 2020
SELEÇÃO DE DIRETORES ESCOLARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 10.18593/r.v45i0.21924 2020
Fraturas 2020
Atravessamentos na pandemia: relatos maternos sobre moradia, escola e pesquisa 10.47385/praxis.v12.n1sup.3453 2020
Educação moral e cívica: a retomada da obrigatoriedade pela agenda conservadora 10.1590/198053147129 2020
Profecia do ato 10.35572/rlr.v9i4.1889 2020
n. 2 - SELEÇÃO DE DIRETORES DE ESCOLA COMO DEMANDA DO MOVIMENTO ESTUDANTIL: A AGENDA DISSONANTE DA POLÍTICA NO RIO DE JANEIRO 10.5380/jpe.v13i0.61277 2019
Estudantes em cena: a ocupação como estratégia política pela gestão democrática no Rio de Janeiro RIO DE JANEIRO 10.12957/e-mosaicos.2019.38693 2019
O silenciamento da participação da juventude na seleção de diretores no PEE/RJ 10.20500/rce.v14i31.29445 2019
Juventude e participação: PEE/RJ como efeito da prática da política democrática 10.17648/textura-2358-0801-21-47-5032 2019
Conhecimento escolar: objeto incontornável da agenda política educacional contemporânea 10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5105 2013
Conhecimento escolar: objeto incontornável da agenda política educacional contemporânea 2013
Currículo e cultura: perspectiva emancipatória 2009
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
DEMOCRACIA DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA: IMPASSES DA TUTELA DO EXECUTIVO NOS ORDENAMENTOS MUNICIPAIS DO RIO DE JANEIRO 2023
(DES)DEMOCRATIZAR PELO MÉRITO, DESTITUIR DE PARTICIPAR: O PROJETO DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES 2019
Horizontalidade na cena política: a gestão democrática e o movimento de ocupação dos jovens na escolas na cidade do Rio de Janeiro 2018
VI Congreso Iberoamericano de Política y Administración de la Educación/IX Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação 2018
Seleção de diretores de escola como demanda política do movimento estudantil: ações no Rio de Janeiro 2018
A gestão democrática nos planos estaduais de educação: percepções sobre desempenho e participação 2018
Bambolê de ações: práticas no trabalho 2017
Escola, currículo e conhecimento histórico escolar: sentidos de negro mobilizados na sala de aula 2014
O texto curricular 'Indagações sobre Currículo': quais as possíveis respostas quando o conhecimento escolar é indagado na política 'Currículo, conhecimento e cultura'? 2014
Currículo e cultura: a produção de sentidos no ensino de história 2010
Produção de sentidos de "conhecimento" nas produções acadêmicas: fluxos que legitimam 2010
A teoria curricular proposta por Ralph Winfred Tyler na década de 1940 e seus desdobramentos na contemporaneidade 2009
A proposta curricular de Ralph Winfred Tyler:um diálogo da Educação com a Psicologia na década de 1940 e os desdobramentos deste currículo na contemporaneidade 2009
O currículo na década de 1970 como instrumento de hegemonia e poder 2008
Fala criança! A universidade te conhece? 2000
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