Denise Rocha Correa Lannes
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências da Saúde
Unidade:
Instituto de Ciências Biomédicas
Departamento:
Docentes/ICB
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Educação Gestão e Difusão em Biociências | Doutorado | 1996 - 2000
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Educação Gestão e Difusão em Biociências | Mestrado | 1994 - 1996
-
Universidade Santa Úrsula
Ciências Biológicas | Graduação | 1977 - 1980
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(21.57% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Rodas de Conversa como uma lente da realidade docente no ambiente escolar | 2023 | |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS IDENTITÁRIAS SOBRE O `APRENDIZADO DO ESTUDANTE?: AS REGRAS COMPARTILHADAS ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO NORMAL E PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | 10.54751/revistafoco.v16n12-074 | 2023 |
O caso do currículo básico (mínimo) de ciências da rede estadual do rio de janeiro - a ressignificação de suas habilidades em um contexto de pressão institucional | 10.34117/bjdv8n8-055 | 2022 |
Mudando o Foco da Avaliação: Estudo de Alternativas Possíveis para a Avaliação Escolar | 10.18264/eadf.v12i2.1713 | 2022 |
The rape in the periphery in Rio de Janeiro: students? Social Representations and Teachers? praxis | 10.37334/riesa.v3i1.30 | 2020 |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA VIOLÊNCIA URBANA EM UMA UNIDADE ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE BELFORD ROXO | 10.36311/1983-2192.2020.v24n0.p58-76 | 2020 |
A precariedade da educação sustentada pelo amor docente | 2020 | |
The life cycle as a curricular proposal for teaching science and biology in the training of young people and adults in basic education | 2019 | |
Rejeição do uso de camisinha por adolescentes: uma perspectiva a partir da zona muda das representações sociais | 10.5335/rep.v25i2.8174 | 2018 |
O RODIZIO DE SABERES COMO ALTERNATIVA AOS SEMINÁRIOS: Análise de sua viabilidade pelo discurso do sujeito coletivo de estudantes | 2018 | |
Arteciência: um retrato acadêmico brasileiro | 10.21800/2317-66602018000200013 | 2018 |
POLÍTICAS CURRICULARES NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - O Discurso do Sujeito Coletivo dos Professores de Ciências | 10.22409/mov.v5i8.433 | 2018 |
Em Loja! A centralidade das representações sociais de Maçonaria: estudo de caso em uma Loja Maçônica | 2018 | |
Ciência fora dos muros da universidade: o caso do Pint of Science na cidade do Rio de Janeiro, Brasil | 2017 | |
Entre o compromisso profissional e o envolvimento emocional na gestão escolar revelados pelas Representações Sociais | 2017 | |
Between the Cocoon and the Flight: A Metaphorical Essay Through the Prism of Artscience | 2017 | |
A centralidade das Representações Sociais de um currículo de habilidades entre professores | 2017 | |
Ideias de vanguarda: o design do Festival Hacking Arts | 2016 | |
Ação docente na prevenção ao uso abusivo de drogas: apontamentos de um curso em EAD para professores da Educação Básica | 2016 | |
Processo identitário de gestores educacionais, da periferia do Estado do Rio de Janeiro, revelado pela Teoria das Representações Sociais | 2016 | |
Intimidação sistemática (Bullying): reflexões e dicas de elaboração de projeto antibulllying.. | 2016 | |
A influência das representações sociais na construção da identidade profissional docente | 2015 | |
POR UMA EFETIVA -AÇÃO DOCENTE NA FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA-: APONTAMENTOS DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES | 10.18264/eadf.v5i2.243 | 2015 |
Triatominae biochemistry goes to school: Evaluation of a novel tool for teaching basic biochemical concepts of chagas disease vectors | 10.1002/bmb.20795 | 2014 |
O impacto dos Cursos de Férias do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ no desenvolvimento cognitivo dos professores-cursistas | 2014 | |
Indefinição e conflitos acerca do GAY entre estudantes da periferia do Rio de Janeiro. | 10.5007/1807-1384.2014v11n2p162 | 2014 |
Cultural and scientific inclusion through dance and sicence: lessons from a project in Brazil | 2014 | |
Educação para sustentabilidade | 2014 | |
A identidade escolar e a (re) significação dos espaços por alunos do Ensino Médio diurno e noturno. | 2014 | |
As relações interpessoais no âmbito escolar: apontamentos sobre uma experiência de formação continuada de professores | 2014 | |
Por uma efetiva ?ação docente na organização escolar?: apontamentos sobre uma experiência de formação continuada de professores. | 2013 | |
Atitudes escolares de alunos e professores do Ensino Médio diurno e noturno: Representações Sociais acerca da escola. | 2013 | |
A influência da tutoria na prática da Educação a distância | 2013 | |
O papel do tutor na EaD... Tutoria a distância: diferentes funções, diferentes competências | 2013 | |
A percepção de professores acerca do processo de ensino-aprendizagem e de alunos com dificuldades na escola | 2012 | |
A associação entre fatores psicológicos e relacionais e o rendimento escolar no ensino fundamental. | 2012 | |
Levantamento histórico e uma breve análise das principais teorias em educação a distância | 2012 | |
Education and Globalization: A research of food consumption and obesity with children from low and high human development index areas | 2012 | |
Fora dos muros da escola: processos de evasão e culturas locais no ensino noturno. | 2011 | |
A encruzilhada interdisciplinar: avaliações e rupturas | 2008 | |
A transferência do conhecimento científico para a escola: problemas e soluções | 2006 | |
Concentration of Science in Brazilian Goverment Universities | 2004 | |
The growing competition in Brazilian Science: Rites of passage, stress and burnout | 2003 | |
Relation between school programs and student?s interests: are the students satisfied with being taught at school?. | 2002 | |
Brazilian schools: comparing student?s interests with what is taught | 2002 | |
The concept of science among children of different ages and cultures | 1998 | |
Human Resources and Scientific Productivity | 1998 | |
O Ensino de Ciências face a explosão do saber | 1997 | |
Productivity versus promissed results: one of dilemmas of biotechnology in Brazil | 1994 | |
Como as crianças vêem a ciência nos diversos espaços do mundo. | 1994 | |
El impacto del desarrollo de la ciencia en el planeta. | 1994 |
Eventos:
(8.93% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
(TRANS)MUTAÇÃO: arte e ciência por caminhos transdisciplinares. | 2019 | |
GAMIFICAÇÃO: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES NO CONTEXTO EDUCACIONAL | 10.29327/15125.4-9 | 2019 |
METODOLOGIA ATIVA DO RODÍZIO DE SABERES NO LETRAMENTO CIENTÍFICO DE JOVENS E ADULTOS | 10.29327/15125.4-4 | 2019 |
SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: MAIOR RISCO PARA AS PROFESSORAS | 10.29327/15125.4-3 | 2019 |
EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO BÁSICO: O PAPEL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS | 10.29327/15125.4-2 | 2019 |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O CASO DE IES PÚBLICA ESTADUAL | 2019 | |
GESTÃO ESCOLAR: herdeira da afetividade e refém da racionalidade? | 10.29327/15125.4-1 | 2019 |
O peso da eficiência no cumprimento das metas revelado pelas Representações Sociais Discursivas de Gestores Escolares | 2019 | |
A síndrome do esgotamento profissional (Burnout) em professores da educação básica no estado do Rio de Janeiro, a contrarreforma educacional e da previdência social | 2019 | |
DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE BIOLOGIA À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. | 2018 | |
As Rodas de Conversa e a resiliência: perspectivas de intervenção escolar para prevenção da Síndrome de Burnout | 2018 | |
Reflexos Históricos: A Paisagem Através do Olhar Artístico do Cameroscópio | 2017 | |
CICLO DE POLÍTICAS: UM CURRÍCULO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS NAS ESCOLAS DO RIO DE JANEIRO | 2017 | |
As delícias experimentadas por estudantes com o Rodizio de Saberes. | 2017 | |
A DIALOGICIDADE DO RODÍZIO DE SABERES COMO ALTERNATIVA AO MONÓLOGO DOS SEMINÁRIOS | 2016 | |
A CIÊNCIA E A POÉTICA DO MOVIMENTO: ultrapassando as fronteiras do conhecimento em uma prática educacional fora do cotidiano escolar | 2016 | |
(Trans)mutação: estudos e reflexões através do prisma da ciência, arte e filosofia | 2016 | |
Representações identitárias e discursivas acerca da homossexualidade entre discentes do Ensino Médio, na periferia do Estado do Rio de Janeiro.. | 2016 | |
Representações sociais acerca de ser 'diretor de escola' por gestores escolares da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, RJ-Brasil. | 2016 | |
Percepção da ciência e do cientista: um estudo de caso | 2016 | |
Ciência e arte em linguagem metafórica: o conhecimento científico aberto a subjetividades e a práticas interdisciplinares | 2015 | |
Arte e ciência no SciELO: estudo de resumos de artigos que utilizam as palavras ?ciência? e ?arte? no Brasil | 2015 | |
Cameroscópio: um olhar modificado para o mundo e suas formas | 2015 | |
Promoting Scientific and Cultural Literacy through Dance and Science. | 2014 | |
What do you know about genetics? Conceptual mapping and its correlation with traditional assessment and academic performance | 2014 | |
Análise dos fatores associados à Síndrome do Burnout em professores da educação básica, no estado do Rio de Janeiro | 2012 | |
Education and globalization: a research of food consumption and obesity with children from low and high human development index areas. | 2012 | |
A "new" discourse about higher education in Brazil: Knowledge Society or Knowledge Economy | 2010 | |
Social Representations and the Construction of Teachers Professional Identity: A case study at IBqM - UFRJ | 2010 | |
THE BRAZILIAN CONTEXT OF THE SCIENTIFIC PRODUCTION IN EDUCATION: JOURNALS IN Qualis/CAPES AND SciELO DATABASES. | 2009 | |
Photograph use in the construction of Interactive Learning material for Distance Education | 2007 | |
O QUE PENSAM PROFESSORES E ESTUDANTES SOBRE EVASÃO ESCOLAR ? ESTUDO DE CASO ? EM UMA ESCOLA DO SISTEMA PÚBLICO DE ENSINO, LOCALIZADA NA BAIXADA FLUMINENSE - RJ. | 2007 | |
MÁ FORMAÇÃO OU EVASÃO? A EDUCAÇÃO PÚBLICA QUE PODEMOS TER. DADOS SOBRE A EVASÃO ESCOLAR EM UM COLÉGIO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE NOVA IGUAÇU, RJ | 2006 | |
A Performance Evaluation of Sciences and Biology Teaching Improvement Courses using on - line Distance - education, in the State of Rio de Janeiro | 2006 | |
PROFILE OF THE BRAZILIAN UNIVERSITY SYSTEM CONTRIBUTION OF THE UNIVERSITIES TO THE GROWTH OF BRAZILIAN SCIENCE. | 2003 | |
THE BRAZILIAN GRADUATE EVALUATION | 2002 | |
GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY: THE ROLE OF THE DIDATIC BOOKS AND THE MEDIA IN THE KNOWLEDGE TRANSFER AND THE ACADEMY PARTICIPATION IN THESE DIFERENT INFORMATION FORMS | 2002 | |
TRANSFER OF SCIENTIFIC KNOWLEDGE FROM THE UNIVERSITY TO THE SOCIETY | 2001 | |
THE EVOLUTION OF THE GENETICS TEACHING IN THE HIGH SCHOOL | 2001 | |
THE MYTH OF THE BRAZILIAN GOVERMENT UNIVERSITY: TEACH FOR RICH STUDENTS | 2001 | |
A EVOLUÇÃO NO ENSINO DE GENÉTICA NO NÍVEL MÉDIO E A ENGENHARIA GENÉTICA | 2001 | |
A TRANSMISSÃO DO CONHECIEMNTO CIENTÍFICO DA UNIVERSIDADE PARA A SOCIEDADE | 2001 | |
CONTRADITORY SCIENTIFIC CONCEPTS AMONG DIDATIC BOOKS, SCHOOL TEACHERS, STUDENTS AND SCIENTISTS | 2000 | |
THE EXPLOSION OF NEW KNOWLEDGE AND THE ROLE OF SCHOOL | 2000 | |
THE ADEQUANCY OF LEARNING TO THE EXPONENTIAL GROWTH OF KNOWLEDGE IN THE 20TH CENTURY | 2000 | |
AVALIAÇÃO DO JOGO EVOLUINDO-GENÉTICA COMO UM INSTRUMENTO DIDÁTICO | 2000 | |
STUDENTS PREFERENCES TO THE DIFFERENTS SCHOOL SUBJECTS. | 1999 | |
WHAT THE TEACHERS BELIEVE: DIFFICULTIES AND SUGESTIONS. | 1999 | |
THE IDEAL SCHOOL ACCORDING TO STUDENTS AND TEACHERS. | 1999 | |
EDUCATORS'AND PUPILS'PERCEPTIONS ABOUT TEACHING AND LEARNING - THE MULTIPLE AND OFTEN CONTRADICTORY VIEW OF SCHOOLING | 1998 | |
THE CONTRADICTORY SCIENTIFIC CONCEPTS FOUND IN BOOKS AND AMONG SCHOOL TEACHERS AND SCIENTISTS. | 1998 | |
19. CORRELATION BETWEEN THE Ph.D./MSc PROGRAMS AND SCIENTIFIC PRODUCTIVITY IN BRAZIL | 1997 | |
20. CORRELATION BETWEEN STUDENTS? PREFERENCES AND BRAZILIAN SCIENCE RESEARCH | 1996 | |
21. THE POPULAR IMAGE OF SCIENCE - A CROSS-CULTURAL ANALYSIS | 1995 | |
YEARS OLD STUDENTS KNOW WHAT SCIENCE IS? | 1994 | |
23. DRAWN IMAGE OF THE SCIENTIST: FUTHER DATA FROM CHILE AND MEXICO | 1994 |