Mônica Pereira dos Santos
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Fundamentos da Educação/FE
Formação:
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
| Pós-Doutorado | 2017 - 2018
-
University of London
Psychology And Special Needs Education | Doutorado | 1992 - 1995
-
University of London
Psychology And Special Needs Education | Mestrado | 1988 - 1989
-
Universidade Federal do Espírito Santo
Psicologia | Graduação | 1981 - 1986
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(23.61% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| CONSTRUINDO O CONCEITO DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO - TECENDO COMPARAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES DA COMUNIDADE EDUCACIONAL DE UMA ESCOLA DE GOVERNO E DE UM INSTITUTO FEDERAL BRASILEIROS | 10.29367/issn.1809-3957.16.2021.191.33 | 2021 |
| Com Deficiência, Mulher e Refugiada: uma tríade omnileticamente interseccional | 2021 | |
| A importância da leitura para a aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para alunos com surdez na alfabetização | 2021 | |
| Com deficiência, mulher e refugiada: uma tríade omnileticamente interseccional | 10.5902/1984686X67656 | 2021 |
| Lúdico e criatividade dialogam com inclusão? | 2020 | |
| A Participação da sociedade e o caso da política nacional de educação especial da perspectiva da educação inclusiva: refletindo sobre a formação de professores | 10.22409/revistaleph.v0i34.44244 | 2020 |
| Articulações sobre ética e inclusão a partir do contexto de uma Escola de Governo | 10.15448/1981-2582.2020.1.30721 | 2020 |
| Ensino superior: entre docências e violências | 10.21723/riaee.v15iesp2.13799 | 2020 |
| From National Exile to Institutional Blindness: Mirela, a Congolese child | 2020 | |
| Inclusion of People with Disabilities in Brazil: Towards an Omnilectical Policy Analysis | 2019 | |
| Estudos Desenvolvidos Tendo como Base o Documento -Index Para a Inclusão- | 10.1590/s1413-6538251900020009 | 2019 |
| Interseções na gestão da acessibilidade na educação básica e no ensino superior: um ensaio omnilético | 10.22633/rpge.v23iesp.1.13008 | 2019 |
| Gestão e autonomia no currículo de educação física: caminhos para a desconstrução da imagem de -jogadores de bola- | 10.22633/rpge.v23iesp.1.13021 | 2019 |
| ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar | 10.1590/2175-35392019011819 | 2019 |
| INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA; UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. | 2019 | |
| Formação de professores frente ao desafio da diversidade pela lente omnilética: culturas, políticas e práticas em movimento | 10.5965/1984723819392018011 | 2018 |
| (Re)vendo culturas, políticas e práticas de inclusão em educação: a formação continuada da gestão municipal de educação por meio da pesquisa-ação | 2018 | |
| Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omnilética | 10.5212/rlagg.v.9.i1.0003 | 2018 |
| Histórico de Formação e Consolidação da Pesquisa Colaborativa em Rede: OIIIIPe e LaPEADE em Foco | 2018 | |
| Histórico de Formação e Consolidação da Pesquisa Colaborativa em Rede: OIIIIPe e LaPEADE em Foco | 2018 | |
| Inclusão no Ensino Superior pela Lente Omnilética: Um foco na formação docente | 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11915 | 2018 |
| Racismo e Educação Escolar: reflexões sobre o lugar do aluno negro | 2017 | |
| Inclusão em educação: processos de avaliação em questão | 10.1590/s0104-40362017002500652 | 2017 |
| Inclusion in public administration: Developing the concept of inclusion within a school of accounts and administration | 10.5897/IJEAPS2017.0504 | 2017 |
| Os laboratórios de aprendizagem em Juiz de Fora: um caso omnilético de inclusão e exclusão | 2017 | |
| Desenvolvendo o Index para Inclusão no contexto brasileiro: experiências de reflexão/ação sobre processos de inclusão e exclusão em Educação | 2017 | |
| A 'ética' do projeto escola sem partido: uma questão de inclusão? | 2017 | |
| Pensamento Computacional, robótica e educação | 2017 | |
| Uma experiência de equidade e inclusão de surdos numa escola regular | 2016 | |
| Diferentes sentidos de 'não': Vozes de professores em formação continuada sobre o tema da Inclusão | 2016 | |
| Plano Nacional de Educação (2014-2024): considerações omniléticas sobre o patrulhamento ideológico e as diferenças silenciadas | 2016 | |
| Planejamento de Estratégias para o Processo de Inclusão: desafios em questão | 10.1590/2175-623645248 | 2015 |
| Formação de Professores para o atendimento educacional especializado: políticas e práticas instituintes de inclusão | 2015 | |
| Diferentes formas de ser uma menina na escola: apontamentos sobre feminilidades e os processos de inclusão/exclusão | 10.4013/edu.2015.193.08 | 2015 |
| O index para a inclusão como instrumento de pesquisa: uma análise crítica | 10.1590/S1413-65382014000400002 | 2014 |
| Masculinidades na Educação Física Escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão | 2013 | |
| Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão | 2013 | |
| Legislação Educacional e Inclusão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasill) e na Universidade de Córdoba (Espanha) | 2012 | |
| Do Desejável e do Real: Culturas de Inclusão ou de Exclusão na Formação de Futuros Professores de Educação Física? | 2011 | |
| Culturas, políticas e práticas de inclusão na formação de professores em Educação Física: analisando as ementas. | 2011 | |
| Inclusão e Exclusão em Educação: As múltiplas dimensões do currículo | 2011 | |
| Educação de jovens e adultos: um relato de experiência em comunidades carentes do município do rio de janeiro | 2010 | |
| Representações sociais sobre o ?professor inclusivo?: competências interpessoais e políticas de formação de professores em questão | 2008 | |
| Proposta de Arquitetura Pedagógica para auxiliar Formadores na Educação de Surdos | 2007 | |
| Representações sociais sobre o professor inclusivo: competências interpessoais em questão | 2007 | |
| O Papel do Ensino Superior na Proposta de uma Educação Inclusiva | 2003 | |
| Educação Artística e Inclusão: Possíveis Interseções | 2003 | |
| O Papel do Ensino Superior na Construção de uma Sociedade Inclusiva | 2003 | |
| Educação especial: redefinir ou continuar excluindo? | 2002 | |
| Educação Inclusiva: redefinindo a educação especial | 2002 | |
| O papel do professor na Construção de uma Sociedade Inclusiva (com a premissa de um mercado de trabalho igualitário) | 2002 | |
| Inclusion and/or Integration: the debate is still on in Brazil | 2001 | |
| Developing Sustainable Inclusion in Brazil | 2001 | |
| Special Education, Inclusion and Globalisation: a few considerations inspired in the Brazilian case | 2001 | |
| Developing Sustainable Policies and Practices of Inclusive Education: the Brazilian Case | 2001 | |
| Desenvolvendo Políticas e Práticas Inclusivas Sustentáveis: uma revisita à Inclusão | 2000 | |
| Inclusão: Respeito às Diferenças | 2000 | |
| Educação Inclusiva e a Declaração de Salamanca: Conseqüências ao Sistema Educacional Brasileiro | 2000 | |
| A Integração das Crianças com Necessidades Especiais | 2000 | |
| Além da Visão Liberal de Tolerância: um passo na construção de uma ética que inclua o portador de deficiências e demais excluídos na escola | 1999 | |
| A Inclusão e as Relações entre a Família e a Escola | 1999 | |
| A Inclusão da Criança com Necessidades Educacionais Especiais | 1999 | |
| A Família e o Movimento pela Inclusão | 1999 | |
| Além da visão liberal de tolerância: um passo na construção de uma ética que inclua o portador de deficiências e demais excluídos na escola e na sociedade | 1999 | |
| Globalização: Duas leituras e um Exemplo | 1998 | |
| Brazilian Concepts of Special Education | 1997 | |
| Educação Especial, Inclusão e Globalização: Algumas Reflexões | 1997 | |
| Políticas e Práticas de Integração em Vitória-ES | 1995 | |
| Perspectiva Histórica do Movimento Integracionista na Europa | 1995 | |
| Educação Especial: paralela ou integrada? | 1992 | |
| O Desenho da Família como Técnica de Investigação Psicológica: Influências de Idade, Sexo e Ordem de Nascimento | 1987 | |
| O Desenho da Família Como Técnica de Investigação Psicológica: Influências da Idade, Sexo e Ordem de Nascimento. | 1987 |
Eventos:
(3.12% eventos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| Interculturalidade e Inclusão em Educação: um olhar sobre a diversidade cultural dos estudantes refugiados congoleses no Rio de Janeiro | 2018 | |
| Interculturalidade e Inclusão em Educação: um olhar sobre a diversidade cultural dos estudantes refugiados congoleses no Rio de Janeiro | 2018 | |
| DuinoBlocks4Kids: utilizando Tecnologia Livre e materiais de baixo custo para o exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do aprendizado de programação aliado à Robótica Educacional | 10.5753/cbie.wcbie.2017.25 | 2017 |
| DuinoBlocks4Kids : Ensinando conceitos básicos de programação a crianças do Ensino Fundamental I por meio da Robótica Educacional | 10.5753/cbie.wcbie.2016.1169 | 2016 |
| CICLO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: EM DIREÇÃO A UMA PERSPECTIVA OMNILÉTICA | 2013 | |
| CICLO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: EM DIREÇÃO A UMA PERSPECTIVA OMNILÉTICA | 2013 | |
| Políticas de Inclusão e Demandas de Formação Continuada na Percepção de Educadores de Quatro Municípios do Rio de Janeiro | 2012 | |
| O Currículo como dispositivo de promoção da inclusão: relato de um estudo de caso | 2012 | |
| Observatório da Educação Especial no Estado do Rio de Janeiro: Primeiras análises | 2012 | |
| O papel do gestor da educação especial e o plano de desenvolvimento da educação: tessituras e rupturas | 2012 | |
| Barreiras de aprendizagem no Ensino Fundamental: o papel dos Laboratórios de Aprendizagem | 2012 | |
| Inclusão em Educação: Desafios da Formação Docente | 2011 | |
| A participação como processo de inclusão no ensino médio: trajetória de uma pesquisa-ação. | 2011 | |
| Promovendo a inclusão em educação através da participação: trajetória de uma pesquisa-ação no ensino médio | 2011 | |
| Os professores e suas práticas pedagógicas à luz dos processos de inclusão/exclusão em educação | 2011 | |
| Inclusão/exclusão na formação inicial de professores: suas interfaces nas universidades públicas do Rio de Janeiro, Cabno Verde, Córdoba e Sevilha sob o olhar de seus discentes. | 2010 | |
| Os processos de inclusão e exclusão em educação: políticas institucionais em questão. | 2010 | |
| Culturas, políticas e práticas de inclusão: o que nos dizem as pesquisas? | 2010 | |
| Processos de inclusão e exclusão em educação: a corporeidade, a homossexualidade e o currículo. | 2010 | |
| Ressignificando a Formação de Professores: a construção de uma nova cultura de avaliação. | 2010 | |
| Desenvolvendo Culturas, políticas e práticas inclusivas de avaliação na formação docente inicial. | 2010 | |
| Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente: estudo de caso em uma ONG no Rio de Janeiro/BR | 2010 | |
| Universidade e Direitos Humanos: inclusão e exclusão na formação inicial de docentes da UFRJ | 2010 | |
| Inclusão em Educação como Direito Humano: o que falta à formação docente brasileira? | 2010 | |
| Ressignificando a Formação de Professores: a construção de uma nova cultura da avaliação | 2010 | |
| Inclusão/Exclusão na formação inicial de professores: Suas interfaces nas Universidades Públicas do Rio de Janeiro, Cabo Verde, Córdoba e Sevilha sob o olhar de seus discentes. | 2010 | |
| Avaliação da aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva | 2010 | |
| Inclusão/Exclusão na Formação Inicial de Professores em Universidades Públicas em Córdoba, Sevilha, Cabo Verde e Rio de Janeiro: o ?buraco é mais embaixo? ou ?mais em cima?? | 2009 | |
| O Programa Nacional Escola de Gestores: limites e possibilidades de aprimoramento da Educação Básica. | 2009 | |
| Escola de Abá: Política Curricular para a promoção da igualdade racial no município de Juiz de Fora/MG | 2009 | |
| As múltiplas dimensões do currículo no processo de inclusão e exclusão em educação | 2009 | |
| Ressignificando a Formação de Professores para uma Educação Inclusiva | 2009 | |
| A formação inicial de professores para a diversidade | 2008 | |
| Aspectos da Homossexualidade sob a ótica da dominação masculina de Bourdieu | 2008 | |
| A Internet na Sala de Aula: A virtualização curricular como meio de concretização da aprendizagem | 2008 | |
| O Programa Nacional Escola de Gestores: aprimorando a educação básica por meio da EAD? | 2008 | |
| Inclusão em Educação: Homossexualidade na escola, em discussão | 2008 | |
| A (re) criação das representações sociais da inclusão em educação por futuros professores de educação física ? O Projeto Pedagógico curricular em questão | 2008 | |
| Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente e na Educação de Surdos | 2007 | |
| Ressignificando a Formação de Professores para um Educação Inclusiva | 2007 | |
| Proposta de arquiteruta pedagógica para auxiliar formadores na educação de surdos | 2007 | |
| O LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à participação e à Diversidade em Educação. | 2006 | |
| Paulo Freire: Pedagogia da Diversidade? | 2005 | |
| Inclusive Education in Practice: a Brazilian Perspective | 2005 | |
| Ressignificando a Formação de Professores para uma Educação Inclusiva | 2004 | |
| Discutindo a Organização de uma Proposta de Educação Inclusiva na Formação de Professores | 2004 | |
| Discutindo a organização de uma proposta inclusiva na formação de professores. | 2004 | |
| O Currículo do vestibular e seus efeitos | 2004 | |
| A Formação de Professores no Contexto da Inclusão | 2003 | |
| Special education, race and Social Justice in Brazil | 2002 | |
| Escola para Todos: Um Olhar pelo Mundo | 2001 | |
| The Four-nations project on inclusive education | 2001 | |
| Developing Sustainable Policies and Practices of Inclusive Education in Brazil, India, South Africa and England | 2000 | |
| Refletindo sobre Sociedade Inclusiva e Surdez | 2000 | |
| Developing Sustainable Inclusion: Brazil, India, England and South Africa | 2000 | |
| Desenvolvendo Políticas e Práticas Sustentáveis de Educação Inclusiva: um caso Brasileiro | 1999 | |
| Desenvolvendo Políticas e Práticas Sustentáveis de Educação Inclusiva: um caso Brasileiro | 1999 | |
| Inclusão em Educação: Experiencia de Vida | 1999 | |
| The Family Drawing as a Technique of Psychological Assessment: Influences of Age, Sex and Birth Order | 1992 | |
| Diferenciação Sexual e Representação Gráfica da Figura Humana | 1990 | |
| Investigação Psicológica do Desenho da Família | 1988 | |
| Uma Vivência Artística do Abandono | 1986 | |
| O Desenho da Figura Humana como Técnica de Investigação Psicológica: influências da idade, sexo e ordem de nascimento | 1986 | |
| Vivência Artística do Abandono | 1985 |