Mônica Pereira dos Santos

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Educação/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-7057-7804


Formação:
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2017 - 2018
  • University of London

    Psychology And Special Needs Education | Doutorado | 1992 - 1995
  • University of London

    Psychology And Special Needs Education | Mestrado | 1988 - 1989
  • Universidade Federal do Espírito Santo

    Psicologia | Graduação | 1981 - 1986
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(23.61% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
CONSTRUINDO O CONCEITO DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO - TECENDO COMPARAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES DA COMUNIDADE EDUCACIONAL DE UMA ESCOLA DE GOVERNO E DE UM INSTITUTO FEDERAL BRASILEIROS 10.29367/issn.1809-3957.16.2021.191.33 2021
Com Deficiência, Mulher e Refugiada: uma tríade omnileticamente interseccional 2021
A importância da leitura para a aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para alunos com surdez na alfabetização 2021
Com deficiência, mulher e refugiada: uma tríade omnileticamente interseccional 10.5902/1984686X67656 2021
Lúdico e criatividade dialogam com inclusão? 2020
A Participação da sociedade e o caso da política nacional de educação especial da perspectiva da educação inclusiva: refletindo sobre a formação de professores 10.22409/revistaleph.v0i34.44244 2020
Articulações sobre ética e inclusão a partir do contexto de uma Escola de Governo 10.15448/1981-2582.2020.1.30721 2020
Ensino superior: entre docências e violências 10.21723/riaee.v15iesp2.13799 2020
From National Exile to Institutional Blindness: Mirela, a Congolese child 2020
Inclusion of People with Disabilities in Brazil: Towards an Omnilectical Policy Analysis 2019
Estudos Desenvolvidos Tendo como Base o Documento -Index Para a Inclusão- 10.1590/s1413-6538251900020009 2019
Interseções na gestão da acessibilidade na educação básica e no ensino superior: um ensaio omnilético 10.22633/rpge.v23iesp.1.13008 2019
Gestão e autonomia no currículo de educação física: caminhos para a desconstrução da imagem de -jogadores de bola- 10.22633/rpge.v23iesp.1.13021 2019
ESCOLA INCLUSIVA: uma iniciativa compartilhada entre pais, alunos e equipe escolar 10.1590/2175-35392019011819 2019
INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO E AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA; UMA ANÁLISE DOCUMENTAL. 2019
Formação de professores frente ao desafio da diversidade pela lente omnilética: culturas, políticas e práticas em movimento 10.5965/1984723819392018011 2018
(Re)vendo culturas, políticas e práticas de inclusão em educação: a formação continuada da gestão municipal de educação por meio da pesquisa-ação 2018
Sexualidade e Inclusão no Espaço Escolar: Um Debate com Base na Perspectiva Omnilética 10.5212/rlagg.v.9.i1.0003 2018
Histórico de Formação e Consolidação da Pesquisa Colaborativa em Rede: OIIIIPe e LaPEADE em Foco 2018
Histórico de Formação e Consolidação da Pesquisa Colaborativa em Rede: OIIIIPe e LaPEADE em Foco 2018
Inclusão no Ensino Superior pela Lente Omnilética: Um foco na formação docente 10.22633/rpge.unesp.v22.nesp2.dez.2018.11915 2018
Racismo e Educação Escolar: reflexões sobre o lugar do aluno negro 2017
Inclusão em educação: processos de avaliação em questão 10.1590/s0104-40362017002500652 2017
Inclusion in public administration: Developing the concept of inclusion within a school of accounts and administration 10.5897/IJEAPS2017.0504 2017
Os laboratórios de aprendizagem em Juiz de Fora: um caso omnilético de inclusão e exclusão 2017
Desenvolvendo o Index para Inclusão no contexto brasileiro: experiências de reflexão/ação sobre processos de inclusão e exclusão em Educação 2017
A 'ética' do projeto escola sem partido: uma questão de inclusão? 2017
Pensamento Computacional, robótica e educação 2017
Uma experiência de equidade e inclusão de surdos numa escola regular 2016
Diferentes sentidos de 'não': Vozes de professores em formação continuada sobre o tema da Inclusão 2016
Plano Nacional de Educação (2014-2024): considerações omniléticas sobre o patrulhamento ideológico e as diferenças silenciadas 2016
Planejamento de Estratégias para o Processo de Inclusão: desafios em questão 10.1590/2175-623645248 2015
Formação de Professores para o atendimento educacional especializado: políticas e práticas instituintes de inclusão 2015
Diferentes formas de ser uma menina na escola: apontamentos sobre feminilidades e os processos de inclusão/exclusão 10.4013/edu.2015.193.08 2015
O index para a inclusão como instrumento de pesquisa: uma análise crítica 10.1590/S1413-65382014000400002 2014
Masculinidades na Educação Física Escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão 2013
Concepções de docentes e licenciandos de educação física acerca de inclusão em educação: perspectiva omnilética em discussão 2013
Legislação Educacional e Inclusão na Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasill) e na Universidade de Córdoba (Espanha) 2012
Do Desejável e do Real: Culturas de Inclusão ou de Exclusão na Formação de Futuros Professores de Educação Física? 2011
Culturas, políticas e práticas de inclusão na formação de professores em Educação Física: analisando as ementas. 2011
Inclusão e Exclusão em Educação: As múltiplas dimensões do currículo 2011
Educação de jovens e adultos: um relato de experiência em comunidades carentes do município do rio de janeiro 2010
Representações sociais sobre o ?professor inclusivo?: competências interpessoais e políticas de formação de professores em questão 2008
Proposta de Arquitetura Pedagógica para auxiliar Formadores na Educação de Surdos 2007
Representações sociais sobre o professor inclusivo: competências interpessoais em questão 2007
O Papel do Ensino Superior na Proposta de uma Educação Inclusiva 2003
Educação Artística e Inclusão: Possíveis Interseções 2003
O Papel do Ensino Superior na Construção de uma Sociedade Inclusiva 2003
Educação especial: redefinir ou continuar excluindo? 2002
Educação Inclusiva: redefinindo a educação especial 2002
O papel do professor na Construção de uma Sociedade Inclusiva (com a premissa de um mercado de trabalho igualitário) 2002
Inclusion and/or Integration: the debate is still on in Brazil 2001
Developing Sustainable Inclusion in Brazil 2001
Special Education, Inclusion and Globalisation: a few considerations inspired in the Brazilian case 2001
Developing Sustainable Policies and Practices of Inclusive Education: the Brazilian Case 2001
Desenvolvendo Políticas e Práticas Inclusivas Sustentáveis: uma revisita à Inclusão 2000
Inclusão: Respeito às Diferenças 2000
Educação Inclusiva e a Declaração de Salamanca: Conseqüências ao Sistema Educacional Brasileiro 2000
A Integração das Crianças com Necessidades Especiais 2000
Além da Visão Liberal de Tolerância: um passo na construção de uma ética que inclua o portador de deficiências e demais excluídos na escola 1999
A Inclusão e as Relações entre a Família e a Escola 1999
A Inclusão da Criança com Necessidades Educacionais Especiais 1999
A Família e o Movimento pela Inclusão 1999
Além da visão liberal de tolerância: um passo na construção de uma ética que inclua o portador de deficiências e demais excluídos na escola e na sociedade 1999
Globalização: Duas leituras e um Exemplo 1998
Brazilian Concepts of Special Education 1997
Educação Especial, Inclusão e Globalização: Algumas Reflexões 1997
Políticas e Práticas de Integração em Vitória-ES 1995
Perspectiva Histórica do Movimento Integracionista na Europa 1995
Educação Especial: paralela ou integrada? 1992
O Desenho da Família como Técnica de Investigação Psicológica: Influências de Idade, Sexo e Ordem de Nascimento 1987
O Desenho da Família Como Técnica de Investigação Psicológica: Influências da Idade, Sexo e Ordem de Nascimento. 1987
Eventos:

(3.12% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Interculturalidade e Inclusão em Educação: um olhar sobre a diversidade cultural dos estudantes refugiados congoleses no Rio de Janeiro 2018
Interculturalidade e Inclusão em Educação: um olhar sobre a diversidade cultural dos estudantes refugiados congoleses no Rio de Janeiro 2018
DuinoBlocks4Kids: utilizando Tecnologia Livre e materiais de baixo custo para o exercício do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I por meio do aprendizado de programação aliado à Robótica Educacional 10.5753/cbie.wcbie.2017.25 2017
DuinoBlocks4Kids : Ensinando conceitos básicos de programação a crianças do Ensino Fundamental I por meio da Robótica Educacional 10.5753/cbie.wcbie.2016.1169 2016
CICLO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: EM DIREÇÃO A UMA PERSPECTIVA OMNILÉTICA 2013
CICLO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: EM DIREÇÃO A UMA PERSPECTIVA OMNILÉTICA 2013
Políticas de Inclusão e Demandas de Formação Continuada na Percepção de Educadores de Quatro Municípios do Rio de Janeiro 2012
O Currículo como dispositivo de promoção da inclusão: relato de um estudo de caso 2012
Observatório da Educação Especial no Estado do Rio de Janeiro: Primeiras análises 2012
O papel do gestor da educação especial e o plano de desenvolvimento da educação: tessituras e rupturas 2012
Barreiras de aprendizagem no Ensino Fundamental: o papel dos Laboratórios de Aprendizagem 2012
Inclusão em Educação: Desafios da Formação Docente 2011
A participação como processo de inclusão no ensino médio: trajetória de uma pesquisa-ação. 2011
Promovendo a inclusão em educação através da participação: trajetória de uma pesquisa-ação no ensino médio 2011
Os professores e suas práticas pedagógicas à luz dos processos de inclusão/exclusão em educação 2011
Inclusão/exclusão na formação inicial de professores: suas interfaces nas universidades públicas do Rio de Janeiro, Cabno Verde, Córdoba e Sevilha sob o olhar de seus discentes. 2010
Os processos de inclusão e exclusão em educação: políticas institucionais em questão. 2010
Culturas, políticas e práticas de inclusão: o que nos dizem as pesquisas? 2010
Processos de inclusão e exclusão em educação: a corporeidade, a homossexualidade e o currículo. 2010
Ressignificando a Formação de Professores: a construção de uma nova cultura de avaliação. 2010
Desenvolvendo Culturas, políticas e práticas inclusivas de avaliação na formação docente inicial. 2010
Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente: estudo de caso em uma ONG no Rio de Janeiro/BR 2010
Universidade e Direitos Humanos: inclusão e exclusão na formação inicial de docentes da UFRJ 2010
Inclusão em Educação como Direito Humano: o que falta à formação docente brasileira? 2010
Ressignificando a Formação de Professores: a construção de uma nova cultura da avaliação 2010
Inclusão/Exclusão na formação inicial de professores: Suas interfaces nas Universidades Públicas do Rio de Janeiro, Cabo Verde, Córdoba e Sevilha sob o olhar de seus discentes. 2010
Avaliação da aprendizagem na Perspectiva da Educação Inclusiva 2010
Inclusão/Exclusão na Formação Inicial de Professores em Universidades Públicas em Córdoba, Sevilha, Cabo Verde e Rio de Janeiro: o ?buraco é mais embaixo? ou ?mais em cima?? 2009
O Programa Nacional Escola de Gestores: limites e possibilidades de aprimoramento da Educação Básica. 2009
Escola de Abá: Política Curricular para a promoção da igualdade racial no município de Juiz de Fora/MG 2009
As múltiplas dimensões do currículo no processo de inclusão e exclusão em educação 2009
Ressignificando a Formação de Professores para uma Educação Inclusiva 2009
A formação inicial de professores para a diversidade 2008
Aspectos da Homossexualidade sob a ótica da dominação masculina de Bourdieu 2008
A Internet na Sala de Aula: A virtualização curricular como meio de concretização da aprendizagem 2008
O Programa Nacional Escola de Gestores: aprimorando a educação básica por meio da EAD? 2008
Inclusão em Educação: Homossexualidade na escola, em discussão 2008
A (re) criação das representações sociais da inclusão em educação por futuros professores de educação física ? O Projeto Pedagógico curricular em questão 2008
Uso de Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Docente e na Educação de Surdos 2007
Ressignificando a Formação de Professores para um Educação Inclusiva 2007
Proposta de arquiteruta pedagógica para auxiliar formadores na educação de surdos 2007
O LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à participação e à Diversidade em Educação. 2006
Paulo Freire: Pedagogia da Diversidade? 2005
Inclusive Education in Practice: a Brazilian Perspective 2005
Ressignificando a Formação de Professores para uma Educação Inclusiva 2004
Discutindo a Organização de uma Proposta de Educação Inclusiva na Formação de Professores 2004
Discutindo a organização de uma proposta inclusiva na formação de professores. 2004
O Currículo do vestibular e seus efeitos 2004
A Formação de Professores no Contexto da Inclusão 2003
Special education, race and Social Justice in Brazil 2002
Escola para Todos: Um Olhar pelo Mundo 2001
The Four-nations project on inclusive education 2001
Developing Sustainable Policies and Practices of Inclusive Education in Brazil, India, South Africa and England 2000
Refletindo sobre Sociedade Inclusiva e Surdez 2000
Developing Sustainable Inclusion: Brazil, India, England and South Africa 2000
Desenvolvendo Políticas e Práticas Sustentáveis de Educação Inclusiva: um caso Brasileiro 1999
Desenvolvendo Políticas e Práticas Sustentáveis de Educação Inclusiva: um caso Brasileiro 1999
Inclusão em Educação: Experiencia de Vida 1999
The Family Drawing as a Technique of Psychological Assessment: Influences of Age, Sex and Birth Order 1992
Diferenciação Sexual e Representação Gráfica da Figura Humana 1990
Investigação Psicológica do Desenho da Família 1988
Uma Vivência Artística do Abandono 1986
O Desenho da Figura Humana como Técnica de Investigação Psicológica: influências da idade, sexo e ordem de nascimento 1986
Vivência Artística do Abandono 1985
Publicações:
Minha Rede: