Fernanda Grazielle Aparecida Soares de Castro

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Faculdade de Letras

Departamento:

Departamento de Linguística e Filologia/FL

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    LETRAS | Doutorado | 2018 - 2021
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Educação | Mestrado | 2014 - 2016
  • Universidade Federal de Santa Catarina

    LETRAS LIBRAS | Graduação | 2008 - 2012
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Psicopedagogia:Educação Especial | Especialização | 2006 - 2008
  • Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Normal Superior | Graduação | 2003 - 2006
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(87.50% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Professores surdos no ensino superior: adaptações e reflexões sobre o ensino virtual de Libras 10.15536/reducarmais.7.2023.3329 2023
Inovações em materiais didáticos para o Ensino da Libras 10.15536/reducarmais.7.2023.3401 2023
Desafios do ensino remoto: experiência utilizando técnicas mnemônicas no Ensino da Língua Inglesa para surdos 10.15536/reducarmais.6.2022.2708 2022
O uso de tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa para alunos surdos 10.1285/i9788883051272p411 2017
Memória e identidade docente de uma professora surda do Ensino Superior 10.5902/1984686x17812 2016
ASPECTOS HISTÓRICOS E LEGAIS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL: DO IMPÉRIO À REPÚBLICA VELHA 10.1111/1471-3802.12281 2016
PORTUGUÊS PARA SURDOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS 10.1111/1471-3802.12344 2016
Aquisição das LSB pelos Sujeitos Surdos 2006
Eventos:

(3.70% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
ENSINO-APRENDIZAGEM DE LIBRAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: TRADUÇÃO, INTERPRETAÇÃO E TECNOLOGIAS 2021
Arte e literatura no ensino de Libras 2020
IMPLICAÇÕES DA PADRONIZAÇÃO DOS MÉTODOS E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA AOS ALUNOS SURDOS 2017
O TRIPÉ VERSÃO, ADAPTAÇÃO E RECRIAÇÃO DE TEXTOS LITERÁRIOS PARA O PÚBLICO SURDO USUÁRIO DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA 2017
AQUISIÇÃO DA LSB PELOS SUJEITOS DAS COMUNIDADES SURDAS 2016
' O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUÊS PARA ALUNOS SURDOS' 2015
VARIAÇÕES E MUDANÇAS LINGUÍSTICAS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: um estudo das transformações e da resistência ao novo na comunidade surda 2015
VARIAÇÕES E MUDANÇAS LINGUÍSTICAS NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: um estudo das transformações e da resistência ao novo na comunidade surda 2015
Processo Sócio Histórico da Formação do Professor de Língua Brasileira de Sinais 2015
PRESENTED THE ORAL COMMUNICATION: PORTUGUÊS PARA SURDOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS 2015
PRESENTED THE POSTER: ASPECTOS HISTÓRICOS E LEGAIS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS 2015
USO DE TECNOLOGIA DIGITAIS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS SURDOS 2015
O ENSINO DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO CURSO DE LETRAS LIBRAS/LÍNGUA PORTUGUESA 2015
TECNOLOGIA E SURDEZ: DISCUSSÕES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COM ALUNOS SURDOS 2015
ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA DOS SURDOS NO CURSO EAD: UM ESTUDO REFLEXIVO 2015
INVESTIGAÇÃO SOBRE A MEMÓRIA E A IDENTIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA SURDA 2015
UM ESTUDO SOBRE ACESSIBILIDADE DOS SURDOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA 2015
FORMAÇÃO DO PROFESSOR SURDO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL 2015
A INFLUÊNCIA DA METÁFORA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE SURDA 2015
'TERMINOLOGIAS QUÍMICAS EM LIBRAS COMO FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO EM AULAS DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS' 2015
ASPECTOS HISTÓRICOS E LEGAIS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL: DO IMPÉRIO À REPUBLICA VELHA 2015
'A FORMAÇÃO DOCENTE E A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR SURDO QUE ATUA COM A LIBRAS NO ENSINO SUPERIOR' 2015
ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA DOS SURDOS NO CURSO EAD: UM ESTUDO REFLEXIVO 2015
' Processo Sócio Histórico da Formação do Professor de Língua Brasileira de Sinais' 2014
ENSINO DE PORTUGUÊS COMO L2 PARA ALUNOS SURDOS: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM DUAS ATIVIDADES PROPOSTAS 2014
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR SURDO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL 10.17648/galoa-cbee-6-30104 2014
As estratégicas na adaptação de textos literários na ação de traduzir e interpretar para língua de sinais: análise teórica da tradução/interpretação/adaptação da fábula chapeuzinho vermelho para a língua de sinais brasileira. 2013
Publicações:
Minha Rede: