Humberto Amorim Neto

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Escola de Música

Departamento:

Departamento de Arco e Cordas Dedilhadas/EM

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidad de Alicante

    Master en Interpretación de Guitarra Clásica | Mestrado | 2014 - 2014
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Música | Doutorado | 2010 - 2015
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Bacharelado em Música Popular Brasileira | Graduação | 2007 - 2011
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Educação Artística - Licenciatura Plena | Graduação | 2005 - 2007
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Música | Mestrado | 2005 - 2007
  • Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Bacharelado em instrumento (violão) | Graduação | 2001 - 2004
  • Universidade Federal de Rondônia

    Direito | Graduação | 1998 - 1999
  • Colégio Dom Bosco

    | Ensino Médio (2o grau) | 1995 - 1997
  • Colégio Dom Bosco

    | Ensino Fundamental (1o grau) | 1987 - 1994
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(56.41% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Andantino, de Quincas Laranjeiras: fontes e critérios para uma nova edição 10.5965/2525530409012024e0201 2024
Lilinha Fernandes e Quincas Laranjeiras: duas Andorinhas entre Sonhos que passam 10.33871/vortex.2024.12.8686 2024
O Avô do Violão Moderno: Quincas Laranjeiras e seu papel como mediador cultural 10.33871/23179937.2023.11.1.7100 2023
Quincas Laranjeiras (1873-1935) e o ensino de violão no Rio de Janeiro: o primus inter pares entre chorões e senhoritas 10.5965/2525530408022023e0205 2023
Possível influência de Quincas Laranjeiras no desenvolvimento do estilo violonístico de Heitor Villa-Lobos 10.33871/23179937.2023.11.2.8376 2023
Quincas Laranjeiras e o violão solista no Rio de Janeiro: 'el maestro de los mejores guitarristas' 10.5216/mh.v23.75190 2023
Quincas Laranjeiras e o violão: vida artística, mediação cultural e rede de sociabilidades 10.7764/res.2023.53.4 2023
Duas transcrições inéditas de Sérgio Abreu: procedimentos, contextos e critérios das edições diplomáticas 10.33871/23179937.2023.11.2.8359 2023
Mathieu-André Reichert (1830-1880) e as transitividades de uma -flauta mágica- no Brasil oitocentista 10.5216/mh.v22.69204 2022
Funções e perspectivas históricas de transcrições e arranjos para violão no Brasil: o caso de Melchior Cortez (1882-1947) 10.5965/2525530407022022e0109 2022
J. Octaviano e a Música Psíquica: 'será que o ontem pode ser melhor?' 10.11606/rm.v22i2.203829 2022
Passados-Presentes entre Papeis Velhos: aventura anacrônica em um conto de Machado de Assis 2021
palhaço Gadanho é nossa próxima atração: vem pro circo e para o choro com o Â-ás do violãoÂ-! 10.11606/rm.v21i2.189049 2021
Colibri e Caranguejo: genealogia e edição de dois choros pioneiros para violão 10.5965/2525530406012021e0022 2021
'Souvenir du Pará' : pioneirismo no 'tremolo' (1909) e critérios de uma nova edição para violão 10.33871/23179937.2021.9.3.4535 2021
Antonio José Augusto: excelência, compromisso, coragem 10.47146/rbm.v32i2.36069 2020
Três obras didáticas de Melchior Cortez (1882-1947): o violão entre os métodos clássicos e a Escola Moderna 10.20504/opus2020a2607 2020
J. Octaviano e Oscar Guanabarino: ?a verdade é uma aposta de lutas? 2020
O violão e o fazer artístico-científico em tempos de pandemia: Estamos vivas! Estamos vivos! (Editorial) 2020
Fernando Martinez Hidalgo (1824-1901): Atividade docente no Rio de Janeiro (1854-1901) 2019
Canção do Poeta do Século XVIII, de Heitor Villa-Lobos: identidade transitiva no repertório villalobiano para canto e violão 10.5965/2525530404022019190 2019
Movimentos do Violão no Rio Grande do Sul Oitocentista 2019
Canção do Poeta do Século XVIII, de Heitor Villa-Lobos 10.11606/rm.v19i2.162100 2019
Silva Leite e a circulação de peças para Guitarra Inglesa no Brasil Oitocentista 2019
Música e teatro de encômio na corte de d. João VI (1808-1821): Um palco para louvar, divertir e instruir 10.5216/mh.v17i2.48590 2018
Idiomatismos na produção para violão de Melchior Cortez (1882-1947) 2018
Melchior Cortez e a Academia Brasileira de Violão: uma página do ensino do instrumento na primeira metade do século XX 2018
Pedro Nolasco Baptista: traços biográficos e atividades musicais em Pernambuco (1832-1865) 10.5965/2525530403012018230 2018
Paquita Baylina: uma trajetória musical esquecida no sul do Brasil 2018
Alfredo Imenes: um pioneiro da música de câmara com violão no Brasil 2018
Os primórdios do ensino de flauta no Rio de Janeiro (1808-1831) 2018
Melchior Cortez: um precursor do violão de concerto no Rio de Janeiro 2018
'A carne mais barata do mercado é a carne negra': comércio e fuga de escravos músicos nas primeiras décadas do Brasil oitocentista (1808-1830) 10.20504/opus2017b2304 2017
Três modalidades de comércio musical nas primeiras décadas do Brasil Oitocentista (1808- 1821): anúncios particulares, leilões e rifas 2017
O comércio musical em livrarias, armazéns de variedades e lojas especializadas no Brasil Oitocentista (1808-1822) 2017
O ensino de música nas primeiras décadas do Brasil oitocentista (1808-1822) 10.20504/opus2017c2303 2017
Movimentos cinematográficos em uma canção de amor - Ou sobre as flores de Mallarmé 2017
UNIRIO: 30 Anos 2009
As Partituras Perdidas para Violão de Villa-Lobos: Descoberta do Original de 2006
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
As primeiras apresentações de violão em Pernambuco (1830-1850) 2018
Villa-Lobos e(m) seu tempo 2018
As origens do violão no Rio Grande do Sul e o comércio musical na imprensa gaúcha oitocentista 2018
Abel Carlevaro e Heitor Villa-Lobos: a relação entre dois pilares do violão latino-americano 2018
O Método de António da Silva Leite para guitarra inglesa e a circulação de suas peças no Brasil Oitocentista 2017
A música na educação de mulheres em princípio dos Oitocentos: traços históricos do paradigma 'bela, recatada e do lar' 2017
Na sala de música da vida: 18 anos de vivências e aprendizados no IVL 2017
Refração (para violão e suporte eletrônico) 2017
Marcos Portugal e o encômio alegórico na música sacra 2017
O Violão Brasileiro de Concerto entre 1900 e 1930: uma análise a partir da produção de Heitor Villa-Lobos 2016
O método de Silva Leite e a circulação de peças para guitarra inglesa no Brasil Oitocentista 2016
Os 'Cordofones Poliglotas' e os problemas terminológicos do violão no Brasil 2013
Ricardo Tacuchian: Caminhos Estéticos e Revisão Bibliográfica 2010
Potencial Pedagógico dos 12 Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos 2006
O Concerto para violão de Villa-Lobos como síntese de sua produção 2006
Publicações:
Minha Rede: