Vânia Cardoso da Motta

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Administração da Educação/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2016 - Agora
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2008 - 2011
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Serviço Social | Doutorado | 2003 - 2007
  • Universidade Federal Fluminense

    Educação | Mestrado | 1998 - 2000
  • Universidade Federal Fluminense

    Pedagogia | Graduação | 1979 - 1983
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(18.18% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Os Congressos Nacionais de Educação (CONEDs): perspectivas de unificação das lutas pela educação pública 10.9771/gmed.v15i2.54856 2023
?NÃO PENSE EM CRISE, TRABALHE?: O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E A CRISE ORGÂNICA DO CAPITALISMO BRASILEIRO 2023
oportunidade empresarial em meio à crise sanitária 10.36311/1519-0110.2021.v22n2.p59-80 2022
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE 2022
Base Nacional Comum Curricular e novo ensino médio 10.20396/rho.v20i0.8655150 2020
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SUAS DIMENSÕES 10.1590/es.224423 2020
Formas e Tendências de precarização do trabalho docente 2020
Programa Solução Educacional: uma formação para a resiliência em tempos de agudas contradições 10.5007/2175-795X.2020.e63255 2020
O PRECARIADO PROFESSORAL E AS TENDÊNCIAS DE PRECARIZAÇÃO QUE ATINGEM OS DOCENTES DO SETOR PÚBLICO 2019
THE EDUCATIONAL BUSINESS COMMUNITY IN THE BOLSONARO GOVERNMENT: INTRA-BOURGEOIS DISPUTE OVER PROJECTS? 2019
VEIAS ABERTAS PARA A PRIVATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: supremacia da lógica empresarial 2019
A pedagogia do capital e o sentido das resistências da classe trabalhadora 2018
GESTÃO PRIVADA DE ESCOLAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: um novo mercado sob a tutela do Estado 2017
EDUCAÇÃO E MERCANTILIZAÇÃO EM MEIO À TORMENTA POLÍTICO-ECONÔMICA DO BRASIL 2017
A OFENSIVA CONSERVADORA-LIBERAL NA EDUCAÇÃO: elementos para uma análise da conjuntura contemporânea 2017
POR QUE A URGÊNCIA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO? MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746/2016 (LEI Nº 13.415/2017) 10.1590/es0101-73302017176606 2017
l?invasione del neoliberismo nelle politiche educative e le possibilità di resistenza: uno sguardo dal Brasile 2017
TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO DO RETROCESSO DO RETROCESSO 2017
A PRESENÇA DO EMPRESARIADO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E A PRECARIZAÇÃO DE NOVO TIPO DO TRABALHO DOCENTE. 2017
Investimento social privado em educação: desmonte do caráter público da educação 2016
Em curso um sistema nacional de educação nos moldes dos arranjos de desenvolvimento da educação 2016
Arranjos de desenvolvimento da educação: regime de colaboração de 'novo tipo' como estratégia do capital para ressignificar a educação pública como direiro 2015
TRABALHO DOCENTE CRÍTICO COMO DIMENSÃO DO PROJETO DE UNIVERSIDADE 2014
MUDANÇAS NO PENSAMENTO SOBRE DESENVOLVIMENTO: o novo-desenvolvimentismo brasileiro 2012
HISTÓRIA EM MOVIMENTO:Terceiro balanço das atividades das afiliadas à CNTE 2011
Balanço das atividades das afiliadas à Confederação Nacional de Trabalhadores da Educação (CNTE): 2010
Novo-desenvolvimentismo, capital social e desigualdade social 2010
Juventude em foco: de ?novo? a participação social na roupagem do capital social 2010
Ideologias do capital humano e do capital social: da integração à inserção e ao conformismo 2009
CAPITAL SOCIAL: solução para os males do capitalismo mundializado? 2008
A questão da função social da educação no novo milênio 2007
Politizando a Sociedade do Conhecimento sob a ótica do pensamento de Gramsci 2006
O Banco Mundial, a pobreza e a ideologia do capital social 2006
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
CONTEÚDO E FORMA DO EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO TEMPO PRESENTE: DA CAPITALIZAÇÃO À SUBSUNÇÃO AO EMPRESARIADO 2019
ARRANJOS DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO: EXPRESSÃO DO EMPRESARIAMENTO DE NOVO TIPO 2019
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E A CRISE ORGÂNICA DO CAPITAL: ELEMENTOS PARA PENSAR O ENSINO RELIGIOSO 2018
BASE NACIONAL COMUM, ENSINO RELIGIOSO E CRISE ECONÔMICA E POLÍTICA: ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS? 2018
A perspectiva territorial do Sistema Nacional de Educação 2016
A formação do Exército Industrial de Reserva e a precarização da Educação no Brasil: uma reflexão preliminar 2015
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014: o lugar da democracia, da escola pública e da autonomia institucional 2015
INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO EM EDUCAÇÃO: DESMONTE DO CARÁTER PÚBLICO DA EDUCAÇÃO. 2014
EMPRESÁRIOS COMO CONDUTTORI DA ?REFORMA? DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA 2013
A REORDENAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL BRASILEIRA E A EDUCAÇÃO: empresariamento e resistências. 2012
Mudanças no pensamento sobre desenvolvimento: o novo-desenvolvimentismo brasileiro 2011
CAPITAL SOCIAL E O NOVO-DESENVOLVIMENTISMO BRASILEIRO: mudanças no pensamento sobre desenvolvimento 2011
Desenvolvimento, Educação e Questão social: empresários e banqueiros como organizadores da cultura. 2011
Capital Social e o novo-desenvolvimentismo brasileiro: mudanças no pensamento sobre desenvolvimento 2011
Implicações das formas de enfrentamento da 'questão social' para a educação básica no contexto da mundialização 2009
CAPITAL SOCIAL: novos mecanismos de alívio à pobreza 2008
IDEOLOGIA DO CAPITAL SOCIAL E AS NOVAS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO PERIFÉRICA: administrar a pobreza e educar para o conformismo. 2008
GERAR CAPITAL SOCIAL: tarefa da ?educação periférica? segundo Banco Mundial 2008
Ideologia do Capital Social 2008
EDUCANDO PARA O CONFORMISMO: função educadora da sociedade civil no combate à pobreza 2007
NOVAS ESTRATÉGIAS DE COMBATE À POBREZA: educando para o conformismo 2007
Novas estratégias de combate à pobreza: educando para o conformismo 2007
O CAPITAL SOCIAL COMO IDEOLOGIA DE COMBATE À POBREZA 2006
A formação superior de professores de ensino fundamental no contexto da 'sociedade do conhecimento'. 2002
Proposta Construção Social do Conhecimento 1997
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