Renata Cardoso de Sa Ribeiro Razuck

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade de Brasília

    Educação | Doutorado | 2007 - 2011
  • Universidade de Brasília

    Ensino de Ciências | Mestrado Profissional | 2004 - 2006
  • Comissão Jovem Gente como a gente

    Introdução a Língua de Sinais | Especialização | 2003 - 2003
  • Comissão Jovem Gente como a gente

    Libras em contexto | Especialização | 2003 - 2003
  • União Educacional de Brasília

    Metodologia do Ensino Superior | Especialização | 1999 - 2000
  • Departamento de Química

    Quimica | Graduação | 1995 - 1998
  • ESCOLA TECNICA FEDERAL DE QUIMICA DO RIO DE JANEIRO

    | Ensino Profissional de nível técnico | 1988 - 1992
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(31.71% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
EDUCAÇÃO ESPECIAL 10.36732/riep.v6i1.315 2024
Desafios e Estratégias para a Acessibilidade e Inclusão no CAp-UFRJ durante a Pandemia COVID-19 10.5216/rp.v34i1.77902 2023
A possibilidade de inclusão de alunos surdos por meio de uma situação de ensino-aprendizagem da disciplina química 10.5585/cpg.v22n1.21572 2023
O professor como influenciador de hábitos alimentares saudáveis na escola 10.22409/resa2021.v14i2.a41265 2022
atividades do estágio em letras/libras no museu nacional por meio da educação não formal em ciências 10.21723/riaee.v17i3.15942 2022
Scientific communication in Brazil: the relevance of Mikhail Bakhtin 2022
Análise do Enfoque CTS no Estágio Supervisionado de um curso de Licenciatura em Ciências Naturais 10.46814/lajdv3n3-029 2021
relações semânticas do processo de comunicação científica e a importância da popularização da ciência para a educação não formal 10.33467/conci.v4i.16477 2021
Pulverizadores de agentes químicos ? a química no gás lacrimogêneo e spray de pimenta. 2020
Uma Visita a Museu e a Possibilidade de Inclusão de Surdos 10.46814/lajdv2n5-004 2020
A coordenação pedagógica: uma proposta interdisciplinar para a educação de jovens e adultos baseada na educação para o trabalho 10.22633/rpge.v24i2.13317 2020
A CONTEXTUALIZAÇÃO PELO TRABALHO E A POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS 10.35699/2238-037x.2020.19823 2020
Seriam as Exposições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia Museológicas? 10.46814/lajdv2n5-005 2020
O CURSO DE LETRAS-LIBRAS DA UFRJ E SEUS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS:A AÇÃO E REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES 2019
Conhecimentos produzidos acerca da comunicação científica em Bakhtin: uma incursão nas dissertações e teses brasileiras 2018
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A OBRA DE MAURITS CORNELIS ESCHER COMO PROMOTORA DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM MUSEUS. 2018
A Importância de Bakhtin e seu círculo no processo de comunicação científica no Brasil 2017
As Armas não Letais como Abordagem temática para o Ensino de Química 2017
A próxima pista: Elaboração e construção de jogo utilizando a Química Forense 2016
A próxima pista: Elaboração e construção de jogo utilizando a Química Forense 2016
A química orgânica acessibilizada por meio de kits de modelo molecular adaptados 2015
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência sob a ótica de Professores Supervisores de Química: contribuições ao processo de formação docente 2015
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência sob a ótica de Professores Supervisores de Química: contribuições ao processo de formação docente 2015
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência sob a ótica de Professores Supervisores de Química: contribuições ao processo de formação docente The Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência under the perspective of chemistry supervisors teachers: contributions to teacher training process 2015
O desafio de ensinar modelos atômicos a alunos cegos e o processo de formação de professores 2014
O curso de licenciatura em Ciências Naturais e a organização de seus estágios supervisionados 2014
A inserção do pluralismo metodológico nas aulas de educação nutricional: um relato de experiência 2014
A experimentação em um projeto de extensão universitária: contribuições para a formação de professores de ciências 2013
A importância da Filosofia no ensino de ciências 10.5585/dialogian14.2734 2012
A atuação do PIBID no processo de elaboração de atividades lúdicas - o ensino de anfíbios e répteis com jogos pedagógicos 2012
Aulas de campo para o Ensino Fundamental: contribuições para a percepção dos alunos sobre o meio ambiente 2012
O combate ao tabaco na escola - 'A interferência da indústria tabagista' 2012
O uso do desenho animado como recurso didático - filme Rio 2012
Oficina Sexualidade com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental 2012
O combate ao tabaco na escola - 'A interferência da indústria tabagista'. 2012
Saúde escolar: a discussão da obesidade na escola 2010
Gripe A: a escola no processo informativo 2010
Movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) Sob a perspectiva da mobilização popular 10.5585/eccos.v12i1.1565 2010
Desafios da Escola Atual: a educação pelo trabalho 2008
A Pessoa Surda e Suas Possibilidades no Processo de Prendizagem e Escolarização 2007
Aplicação da Termo e Quimioterapia para Erradicação de Nematóides em Sementes de Aveia Importada 1998
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A próxima pista: elaboração e construção de jogo utilizando a Química Forense 2016
O Ensino de Modelos Atômicos no 9º Ano do Ensino Fundamental e Sua Abordagem nos Livros Didáticos de Ciências Aprovados pelo PNLD/2014 2014
Uma análise sobre o uso de Estudo de Casos a alunos da Iniciação Científica do Ensino Médio: relatos e percepções 2014
Inclusão Escolar e Ensino de Ciências: o estado da arte no Brasil e na Universidade de Brasília 2014
O PIBID E A CONSTRUÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS DE CIÊNCIAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: RELATOS E REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO 2014
O Moodle como ferramenta nas aulas de Química uma experiência desenvolvida com o apoio do PIBID 2014
Flormina: Projeto Interdisciplinar entre Português e Química. 2014
O PIBID e Oficinas Temáticas: Uma Abordagem CTS 2014
A construção de gráficos por alunos do 1º ano do Ensino Médio: uma atividade desenvolvida com a participação do PIBID 2014
A Temática Perfume como contexto para o Ensino de Química 2014
O PIBID e a Proposta de Atividade Experimental Investigativa 2014
As contribuições do PIBID Química à formação docente segundo Professores Supervisores 2014
Clubes de Ciências ? Uma experiência com um Clube de Química, no contexto da escola pública, como estratégia de prática docente na formação inicial dos bolsistas do PIBID 2014
A experimentação no ensino de ciências: promovendo uma alimentação saudável 2013
RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BOTÂNICA: UMA ABORDAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO-APRENDIZADO 2013
A aprendizagem de conceitos científicos por alunos surdos: realidade e possibilidades 2013
Estruturação de experimentos de Ciências no Laboratório de Apoio Pesquisa e Ensino de Ciências da Faculdade UnB Planaltina visando ao atendimento dos alunos da Educação ásica e a formação de Licenciados 2012
Educação ambiental e construção de modelos no ensino de jovens e adultos: ressignificando o ensino de Química com oficinas pedagógicas 2012
Análise do livro didático de Química utilizado na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Distrito Federal 2012
O lixo como eixo temático para o ensino de Ciências e a prática da conscientização ambiental 2012
O uso de modelo para o ensino de Cências no Ensino Fundamental 2012
O uso de modelagem no ensino de Ciências no Ensino Fundamental séries finais 2012
Análise de experimentos em livros de Ciências do 9 Ano do Ensino Fundamental 2012
A motivação para a aprendizagem de Ciências em Exposições Museológicas 2012
O combate ao tabaco na escola - a interferência da indústria tabagista 2012
A atuação do PIBID no processo de elaboração de atividades lúdicas - o ensino de anfíbios e répteis com jogos pedagógicos 2012
Aulas de campo para o ensino fundamental: contribuições para a percepção dos alunos sobre o meio ambiente 2012
O uso do desenho animado como recurso didático - filme Rio 2012
Oficina Sexualidade com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental 2012
Ensinando as Leis de Newton por meio de oficina 2012
Materiais Pedagógicos como instrumentos possibilitadores da inclusão de deficientes visuais no Ensino de Modelos Atômicos 2011
O uso de tecnologias no processo de popularização e educação cinetífica em uma escola do Ensino Médio 2011
A visita a museu como possibilidade de inclusão 2011
Visões e concepções atomistas dos estudantes do Primeiro Ano do Ensino Médio 2011
A abordagem do tema sexualidade no espaço escolar 2011
Em que medida a Prática de Ensino de estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais interfere no processo de ensino aprendizagem da temática "Cerrado" para estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental? 2011
Oficinas de Ciências como espaço para a construção da aprendizagem nas escolas: energia e meio ambiente 2011
A educação ambiental e a formação de professores em Ciências - um caminho para o desenvolvimento sustentável 2011
Concepções dos estudantes que ingressam no Ensino Médio sobre ligações químicas 2011
As concepções dos alunos do Ensino Médio sobre Botânica 2011
A influência do professor nos hábitos alimentares 2011
Uma visita a museu e a possibilidade de inclusão de surdos 2011
O ensino de modelos atômicos a deficientes visuais 2011
Experimentação como estratégia para o ensino de Ciências: reflexões sobre a formação inicial de professores a partir de um projeto no Laboratório de Ensino 2011
Exposições museológicas de Ciência e Tecnologia e a possibilidade de formação de recursos humanos 2011
O enfoque CTS na formação de professores em Ciências - um estudo de caso na Universidade de Brasília 2011
Bioética como preceito para o movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) 2011
O Ensino de LIBRAS como Possibilidade de Inclusão 2010
A experimentação e a Possibilidade de Formação de Conceitos por Alunos Surdos 2010
Abordagem CTS como proposta de Ensino de Química para o EJA 2010
A Experimentação como estratégia inclusiva na aprendizagem de surdos 2010
A importância da relação tutor / aluno durante um curso de formação a distância em Ciências 2010
A importância da abordagem no processo de inclusão de alunos surdos no Ensino de Química 2010
O enfoque da formação do professor pesquisador reflexivo em um curso a distância na área de Ciências 2010
Saúde escolar: a discussão da obesidade na escola. 2010
Gripe A: a escola no processo informativo 2010
Coordenação Pedagógica: Lócus Privilegiado de Formação Docente Contínua ou Mero Espaço Burocrático? 2009
Desenvolvimento Psicológico nos Processos de Escolarização do Sujeito Surdo 2009
Aprendizagem por meio da contextualização pelo trabalho 2009
A Contextualização pelo Trabalho: Possibilidades de Aprendizagem de Conceitos Científicos 2009
Aquisição do Conceito de Efervescência e Velocidade de Reação por Alunos Surdos do 1º Ano do Ensino Médio: Possibilidade de Inclusão. 2009
Vocabulário e Alunos Surdos do Ensino Médio 2009
O Impacto do Processo de Escolarização em Sujeitos Surdos 2008
Surdez: um olhar sobre os processos de aprendizagem e escolarização 2008
Concepções Alternativas de Estudantes sobre os Conceitos de Fluorescência, Fosforescência e Quimioluminescência 2007
O Ensino Médio e a Possibilidade de Articulação da Escola com o Trabalho 2006
Comparação de métodos de extração de Aphelenchoides besseyi em sementes de Panicum maximum 1999
The role of quarantine in plant parasitic nematodes in imported germplasm and EMBRAPA´s activites 1999
Utilização de RAPD-PCR e sequenciamento de ITS para a diferenciação de raças de Heterodera glycines e de Ditylenchus dipsaci 1998
Interceptação de fitonematóides de importância Quarentenária e econômica em germoplasma importado 1998
Aplicação da termo e quimioterapia na erradicação de nematóides em sementes de aveia 1998
Influência de Indutores na produção de Ácido Cítrico por Aspergillus niger RG-01 1993
Publicações:
Minha Rede: