Filipe Ceppas de Carvalho e Faria

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Didatica/FE

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • UNIVERSIDADE PARIS 8 - VINCENNES SAINT DENIS

    | Pós-Doutorado | 2018 - Agora
  • Universidade Estadual de Campinas

    | Pós-Doutorado | 2018 - Agora
  • Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis

    | Pós-Doutorado | 2008 - 2009
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 1998 - 2003
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Filosofia | Mestrado | 1995 - 1997
  • Universidade de Brasília

    Filosofia | Graduação | 1988 - 1993
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(4.00% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Doctrine contre doctrine l'enseignement de la philosophie et la revolte de Pindorama 2022
EDUCAÇÃO, EMANCIPAÇÃO E PÓS-MODERNIDADE 2022
Antropofagias futuras, seus tempos e textos 2021
Riscos e limites das grafias coloniais: pode o Corupira falar? 2021
Cosmopolítica, antropofagia ameríndia y canibalismo occidental 2021
Nihilismo, sacrificio y cosmopolítica 2021
Héritages cannibales. Oswald héritier de Montaigne et vice versa 10.48611/isbn.978-2-406-12607-2.p.0413 2021
A pandemia como contra-produção sacrificial do capitalismo global 2020
Doutrina contra doutrina. A revolta pindorama de Oswald de Andrade 2020
Heranças canibais. Oswald herdeiro de Montaigne e vice versa 2020
Ensino de filosofia na encruzilhada: democracia, atualidade e antropofagia 2019
Lecture du livre de Hilan Bensusan Lignes d'animisme futur 2019
Ensino de filosofia na era da pós-verdade 10.32334/oqnfp.2019n45a689 2019
Élargir le dialogue et renforcer la lutte pour la présence de la philosophie dans les écoles. Une introduction. / Ampliando o diálogo e reforçando a luta pela presença da filosofia nas escolas. Uma introdução. 2019
Antropofagia ameríndia e o sacrifício canibal do ocidente 2019
Confiance, anthropophagie et pédagogie 2018
AFINIDADES ENTRE OS OUTSIDERS WALTER BENJAMIN E OSWALD DE ANDRADE 2018
«Je mange mon carnet de notes»: pour une philosophie anthropophagique de l'éducation 2018
Apresentação Edição Especial 50 anos de Desconstrução 2018
Dis-pensando o Ocidente: o índio tecnizado 2017
Anthropophagie pour une éducation émancipatrice 2017
Antropofagia para além da metáfora: por uma filosofia da diferença 2017
L'expérience de l'émancipation peut-elle trouver place dans la transmission scolaire ? Une lecture de Jacques Rancière 2017
Antropofagia e diferença: o matriarcado de Oswald como perspectiva anti-edipiana 2017
La vision de monde amérindienne et l'enseignement de la philosophie 2016
Entrevista 2016
Ana Mendieta: arte, cuerpo, género y naturaleza 2016
O Ensino de Filosofia como 'questão clássica' na tradição do pensamento filosófico 2015
Filosofia crítica: da palavra ao martelo e do martelo ao tacape 2015
Literatura e Formação em Adorno 2015
Amor e morte no aprendizado da filosofia 2015
A educação na prosa poético-filosófica de oswald de andrade: uma pedagogia antropofágica. 2015
Responsabilidade do ensino de filosofia nos trópicos. O professor‐xamã 2014
Oswald de Andrade e a cinepoética antropófaga 2014
ARTE, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO 2013
Desencontros entre ensinar e aprender Filosofia 2011
O Mito do absoluto literário e o sublime: Bento Prado e Foucault reconsiderados 2007
Crítica imanente e ensino de filosofia 2007
Ensino de Filosofia: política e cidadania 2006
Foucault, Derrida e o Ensino da filosofia à beira da loucura 2006
Sobre las prácticas filosóficas extra-académicas 2005
O Ensino de Filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais 2004
Indústria Cultural e Educação, o novo canto da sereia 2003
Contribuição para se compreender a violência nas escolas 2002
Uma visão crítica sobre as relações entre a filosofia da educação e as ciências da educação 2001
Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia: Perspectivas 2001
A Teoria da Lógica de Charles Sanders Peirce 1999
Epistemologia analítica, paradigma discursivo e pós-modernidade 1999
Filosofia e retórica 1995
Desnaturalizando o pensamento 1994
Eventos:

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Titulo DOI Ano
O ensino de filosofia como 'questão clássica' na tradição do pensamento filosófico 2014
Ensino de Filosofia, antropologia e antropofagia 2013
Amor e morte no aprendizado da filosofia 2011
De fora: o ensino de filosofia à beira da loucura 2006
Ensino de Filosofia: política e cidadania 2005
Re-introduzindo a questão da justificação do ensino de filosofia 2004
Anotações para a prática de ensino de filosofia da educação 2004
Anotações sobre a formação filosófica no Brasil 2002
Uma visão crítica das relações entre a filosofia da educação e as ciências da educação 2001
Pesquisa, Reflexão e Crítica 2000
Ensino de Filosofia e Resistência 2000
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