Filipe Ceppas de Carvalho e Faria
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Didatica/FE
Formação:
-
UNIVERSIDADE PARIS 8 - VINCENNES SAINT DENIS
| Pós-Doutorado | 2018 - Agora
-
Universidade Estadual de Campinas
| Pós-Doutorado | 2018 - Agora
-
Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis
| Pós-Doutorado | 2008 - 2009
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Educação | Doutorado | 1998 - 2003
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Filosofia | Mestrado | 1995 - 1997
-
Universidade de Brasília
Filosofia | Graduação | 1988 - 1993
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(4.00% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Doctrine contre doctrine l'enseignement de la philosophie et la revolte de Pindorama | 2022 | |
EDUCAÇÃO, EMANCIPAÇÃO E PÓS-MODERNIDADE | 2022 | |
Antropofagias futuras, seus tempos e textos | 2021 | |
Riscos e limites das grafias coloniais: pode o Corupira falar? | 2021 | |
Cosmopolítica, antropofagia ameríndia y canibalismo occidental | 2021 | |
Nihilismo, sacrificio y cosmopolítica | 2021 | |
Héritages cannibales. Oswald héritier de Montaigne et vice versa | 10.48611/isbn.978-2-406-12607-2.p.0413 | 2021 |
A pandemia como contra-produção sacrificial do capitalismo global | 2020 | |
Doutrina contra doutrina. A revolta pindorama de Oswald de Andrade | 2020 | |
Heranças canibais. Oswald herdeiro de Montaigne e vice versa | 2020 | |
Ensino de filosofia na encruzilhada: democracia, atualidade e antropofagia | 2019 | |
Lecture du livre de Hilan Bensusan Lignes d'animisme futur | 2019 | |
Ensino de filosofia na era da pós-verdade | 10.32334/oqnfp.2019n45a689 | 2019 |
Élargir le dialogue et renforcer la lutte pour la présence de la philosophie dans les écoles. Une introduction. / Ampliando o diálogo e reforçando a luta pela presença da filosofia nas escolas. Uma introdução. | 2019 | |
Antropofagia ameríndia e o sacrifício canibal do ocidente | 2019 | |
Confiance, anthropophagie et pédagogie | 2018 | |
AFINIDADES ENTRE OS OUTSIDERS WALTER BENJAMIN E OSWALD DE ANDRADE | 2018 | |
«Je mange mon carnet de notes»: pour une philosophie anthropophagique de l'éducation | 2018 | |
Apresentação Edição Especial 50 anos de Desconstrução | 2018 | |
Dis-pensando o Ocidente: o índio tecnizado | 2017 | |
Anthropophagie pour une éducation émancipatrice | 2017 | |
Antropofagia para além da metáfora: por uma filosofia da diferença | 2017 | |
L'expérience de l'émancipation peut-elle trouver place dans la transmission scolaire ? Une lecture de Jacques Rancière | 2017 | |
Antropofagia e diferença: o matriarcado de Oswald como perspectiva anti-edipiana | 2017 | |
La vision de monde amérindienne et l'enseignement de la philosophie | 2016 | |
Entrevista | 2016 | |
Ana Mendieta: arte, cuerpo, género y naturaleza | 2016 | |
O Ensino de Filosofia como 'questão clássica' na tradição do pensamento filosófico | 2015 | |
Filosofia crítica: da palavra ao martelo e do martelo ao tacape | 2015 | |
Literatura e Formação em Adorno | 2015 | |
Amor e morte no aprendizado da filosofia | 2015 | |
A educação na prosa poético-filosófica de oswald de andrade: uma pedagogia antropofágica. | 2015 | |
Responsabilidade do ensino de filosofia nos trópicos. O professor‐xamã | 2014 | |
Oswald de Andrade e a cinepoética antropófaga | 2014 | |
ARTE, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO | 2013 | |
Desencontros entre ensinar e aprender Filosofia | 2011 | |
O Mito do absoluto literário e o sublime: Bento Prado e Foucault reconsiderados | 2007 | |
Crítica imanente e ensino de filosofia | 2007 | |
Ensino de Filosofia: política e cidadania | 2006 | |
Foucault, Derrida e o Ensino da filosofia à beira da loucura | 2006 | |
Sobre las prácticas filosóficas extra-académicas | 2005 | |
O Ensino de Filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais | 2004 | |
Indústria Cultural e Educação, o novo canto da sereia | 2003 | |
Contribuição para se compreender a violência nas escolas | 2002 | |
Uma visão crítica sobre as relações entre a filosofia da educação e as ciências da educação | 2001 | |
Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia: Perspectivas | 2001 | |
A Teoria da Lógica de Charles Sanders Peirce | 1999 | |
Epistemologia analítica, paradigma discursivo e pós-modernidade | 1999 | |
Filosofia e retórica | 1995 | |
Desnaturalizando o pensamento | 1994 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)