Filipe Ceppas de Carvalho e Faria
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Didatica/FE
Formação:
-
UNIVERSIDADE PARIS 8 - VINCENNES SAINT DENIS
| Pós-Doutorado | 2018 - Agora
-
Universidade Estadual de Campinas
| Pós-Doutorado | 2018 - Agora
-
Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis
| Pós-Doutorado | 2008 - 2009
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Educação | Doutorado | 1998 - 2003
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Filosofia | Mestrado | 1995 - 1997
-
Universidade de Brasília
Filosofia | Graduação | 1988 - 1993
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(4.00% artigos com DOI)
| Titulo | DOI | Ano |
|---|---|---|
| Doctrine contre doctrine l'enseignement de la philosophie et la revolte de Pindorama | 2022 | |
| EDUCAÇÃO, EMANCIPAÇÃO E PÓS-MODERNIDADE | 2022 | |
| Antropofagias futuras, seus tempos e textos | 2021 | |
| Riscos e limites das grafias coloniais: pode o Corupira falar? | 2021 | |
| Cosmopolítica, antropofagia ameríndia y canibalismo occidental | 2021 | |
| Nihilismo, sacrificio y cosmopolítica | 2021 | |
| Héritages cannibales. Oswald héritier de Montaigne et vice versa | 10.48611/isbn.978-2-406-12607-2.p.0413 | 2021 |
| A pandemia como contra-produção sacrificial do capitalismo global | 2020 | |
| Doutrina contra doutrina. A revolta pindorama de Oswald de Andrade | 2020 | |
| Heranças canibais. Oswald herdeiro de Montaigne e vice versa | 2020 | |
| Ensino de filosofia na encruzilhada: democracia, atualidade e antropofagia | 2019 | |
| Lecture du livre de Hilan Bensusan Lignes d'animisme futur | 2019 | |
| Ensino de filosofia na era da pós-verdade | 10.32334/oqnfp.2019n45a689 | 2019 |
| Élargir le dialogue et renforcer la lutte pour la présence de la philosophie dans les écoles. Une introduction. / Ampliando o diálogo e reforçando a luta pela presença da filosofia nas escolas. Uma introdução. | 2019 | |
| Antropofagia ameríndia e o sacrifício canibal do ocidente | 2019 | |
| Confiance, anthropophagie et pédagogie | 2018 | |
| AFINIDADES ENTRE OS OUTSIDERS WALTER BENJAMIN E OSWALD DE ANDRADE | 2018 | |
| «Je mange mon carnet de notes»: pour une philosophie anthropophagique de l'éducation | 2018 | |
| Apresentação Edição Especial 50 anos de Desconstrução | 2018 | |
| Dis-pensando o Ocidente: o índio tecnizado | 2017 | |
| Anthropophagie pour une éducation émancipatrice | 2017 | |
| Antropofagia para além da metáfora: por uma filosofia da diferença | 2017 | |
| L'expérience de l'émancipation peut-elle trouver place dans la transmission scolaire ? Une lecture de Jacques Rancière | 2017 | |
| Antropofagia e diferença: o matriarcado de Oswald como perspectiva anti-edipiana | 2017 | |
| La vision de monde amérindienne et l'enseignement de la philosophie | 2016 | |
| Entrevista | 2016 | |
| Ana Mendieta: arte, cuerpo, género y naturaleza | 2016 | |
| O Ensino de Filosofia como 'questão clássica' na tradição do pensamento filosófico | 2015 | |
| Filosofia crítica: da palavra ao martelo e do martelo ao tacape | 2015 | |
| Literatura e Formação em Adorno | 2015 | |
| Amor e morte no aprendizado da filosofia | 2015 | |
| A educação na prosa poético-filosófica de oswald de andrade: uma pedagogia antropofágica. | 2015 | |
| Responsabilidade do ensino de filosofia nos trópicos. O professor‐xamã | 2014 | |
| Oswald de Andrade e a cinepoética antropófaga | 2014 | |
| ARTE, EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO | 2013 | |
| Desencontros entre ensinar e aprender Filosofia | 2011 | |
| O Mito do absoluto literário e o sublime: Bento Prado e Foucault reconsiderados | 2007 | |
| Crítica imanente e ensino de filosofia | 2007 | |
| Ensino de Filosofia: política e cidadania | 2006 | |
| Foucault, Derrida e o Ensino da filosofia à beira da loucura | 2006 | |
| Sobre las prácticas filosóficas extra-académicas | 2005 | |
| O Ensino de Filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais | 2004 | |
| Indústria Cultural e Educação, o novo canto da sereia | 2003 | |
| Contribuição para se compreender a violência nas escolas | 2002 | |
| Uma visão crítica sobre as relações entre a filosofia da educação e as ciências da educação | 2001 | |
| Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia: Perspectivas | 2001 | |
| A Teoria da Lógica de Charles Sanders Peirce | 1999 | |
| Epistemologia analítica, paradigma discursivo e pós-modernidade | 1999 | |
| Filosofia e retórica | 1995 | |
| Desnaturalizando o pensamento | 1994 |
Eventos:
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