Beany Guimaraes Monteiro
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Letras e Artes
Unidade:
Escola de Belas Artes
Departamento:
Departamento de Desenho Industrial BAI/EBA
e-mail:
beanymonteiro@eba.ufrj.br
Linkedin:
Google Scholar:
ORCID:
https://orcid.org/0000-0003-1596-5748
Formação:
-
École Supériure d'Art et de Design / Orléans -Le Studium Loire Valley
| Pós-Doutorado | 2018 - 2018
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Engenharia de Produção | Doutorado | 1998 - 2004
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Engenharia de Produção | Mestrado | 1995 - 1997
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Desenho Industrial | Graduação | 1980 - 1989
Laboratórios:
-
Laboratório de Design e Inovação Social
LABDIS/EBA
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(37.50% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária sob a ótica do Design para Inovação Social | 10.29183/2447-3073.MIX2020 | 2020 |
A ERGONOMIA APLICADA AO PROJETO DE EQUIPAMENTOS NUCLEARES: UMA PROPOSTA DE REDESIGN DE UM TELEMEDIDOR | 10.29367/issn.1809-3957.14.2019.160.86 | 2019 |
Human factors engineering and participatory design in the project of a nuclear research reactor control center | 10.15392/bjrs.v7i2B.396 | 2019 |
USING PARTICIPATORY DESIGN TO IMPROVE CONTROL CENTER DESIGN OF RESEARCH NUCLEAR REACTOR | 2018 | |
Teaching, research and university extension from a perspective of Design for social innovation | 10.34846/le-studium.116.05.fr.09-2018 | 2018 |
Human-Centered Design of the Thyroid Uptake System HumanSystem Interfaces | 2015 | |
Using participatory ergonomics to improve nuclear equipment design | 10.1016/j.jlp.2011.04.005 | 2011 |
Conhecimentos autônomos em Design: assimetrias de um campo de ação | 2011 | |
The construction of autonomous knowledge in design research | 10.4013/sdrj.2009.23.02 | 2009 |
Design e Inovação Social | 2008 | |
A atividade da modelista no processo de concepção de roupas de malha | 2004 | |
Um aspecto da gestão do processo de desenvolvimento de roupas de moda em malha identificado pelo viés da atividade | 2003 | |
A atividade de modelagem em contexto de mudança tecnológica no setor de vestuário | 2002 | |
A análise do trabalho ou cartografia de condições de trabalho: o caso de uma intervenção ergonômica numa empresa gráfica | 2002 | |
A passagem de um modo artesanal para um modo informático de projeto de produto: uma análise no setor de vestuário | 1999 | |
Ergonomics work analysis and knowledge of CAD operators in the garment industry | 1997 |
Eventos:
(3.92% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
PEGADA NAS ESCOLAS: UMA AÇÃO TRANSDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL DIRIGIDA AOS ESTUDANTES DO SEXTO AO NONO ANO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RIO DE JANEIRO | 2023 | |
REDESIGN: UMA PLATAFORMA HABILITANTE PARA INOVAÇÕES SOCIAIS AUTÔNOMAS | 2023 | |
PEGADA NAS ESCOLAS EDIÇÃO 2019 - 2021, DESENVOLVIMENTO DAS OFICINAS PARA A MODALIDADE REMOTA | 2022 | |
LABDIS 15 ANOS: O APLICATIVO REDESIGN E SEUS DESDOBRAMENTOS NO ANO PANDÊMICO | 2022 | |
Sentidos possíveis do Design Social | 2022 | |
REDEsign: uma plataforma habilitadora para inovações sociais autônomas | 2021 | |
REDE AUTÔNOMA DE EDUCAÇÃO EM DESIGN | 10.5380/8sds2021.art31 | 2021 |
PEGADA NAS ESCOLAS | 10.5380/8sds2021.art28 | 2021 |
Como o Design pode produzir conhecimentos sobre ecologia e sociedade por meio de projetos situados? | 2018 | |
REDEsign: uma plataforma habilitadora para inovações sociais autônomas | 2018 | |
Human factors engineering applied to control centre design of a research nuclear reactor | 2017 | |
Extensão sem Fronteiras | 2017 | |
Pegada nas escolas: uma ação transdiciplinar de educação não formal dirigida aos estudantes do sexto ao nono ano de escolas públicas do Rio de Janeiro | 2017 | |
Laboratório de Design, Inovação e Sustentabilidade: primeira década de ensino, pesquisa e extensão universitária | 2016 | |
C278. Ciência, tecnologia e produtos: uma experiência dos bolsistas de extensão do curso de desenho industrial. | 2015 | |
Ciência, Tecnologia e Produtos: uma experiência dos bolsistas de extensão do curso de Desenho Industrial da UFRJ | 2014 | |
Autonomous knowledge in design: asymmetries of a field of action | 2013 | |
HUMAN-CENTERED DESIGN OF THE HUMAN-SYSTEM INTERFACES OF MEDICAL EQUIPMENT: THYROID UPTAKE SYSTEM | 2013 | |
Conhecimentos autônomos em Design - um campo de ação assimétrico | 2012 | |
Rede Autônoma de Educação em Design | 2012 | |
Projeto do Console de Operação de um Reator Nuclear | 2012 | |
Um estudo sobre a produção de roupas de malha baseado na atividade de trabalho, nos objetos intermediários de concepção e na geração de instrumentos para a ação | 2012 | |
Design em Empreendimentos Populares: curso de especialização | 2011 | |
Pegada nas Escolas - Um aprendizado alternativo sobre sustentabilidade através do Design | 2011 | |
Design em empreendimentos populares | 2011 | |
Design Social Dimensions: perspectives and approaches to ?Solidary Economy? | 2010 | |
ERGONOMIA PARTICIPATIVA NO PROJETO DO PAINEL DE ALARMES DE UM REATOR NUCLEAR DE PESQUISA | 2010 | |
Rede Autônoma de Educação | 2010 | |
PEGADA NAS ESCOLAS - UM APRENDIZADO ALTERNATIVO SOBRE SUSTENTABILIDADE ATRAVES DO DESIGN | 2010 | |
Design em empreendimentos populares | 2010 | |
O USO DA INTERNET 2.0 NA FORMAÇÃO DE REDES EDUCACIONAIS AUTÔNOMAS | 2009 | |
PEGADA NA ESCOLAS | 2009 | |
Ilha de Lentidão | uma proposta de espaço de contemplação em ambiente universitário | 2009 | |
O design como ferramenta na área da educação: uma estratégia de inovação para sustentabilidade através da integração entre pesquisa, extensão e ensino num curso de graduação em Projeto de Produto | 2009 | |
Design and Innovation for Popular Entrepreneurship | 2008 | |
Changing Perspectives on Design Education | 2008 | |
Design and Production Engineering. Some moving frontiers of the engineering education | 2007 | |
Design em Empreendimentos Populares | 2007 | |
Comunidades Criativas para Estilos de Vida Sustentáveis | 2007 | |
Como o estudo do design estratégico e do design sustentável, com foco no desenvolvimento de cenário e de solução, contribuiu para a disciplina de projeto de produto III | 2007 | |
Design em Empreendimentos Populares | 2007 | |
Design&Inovação - curso de extensão | 2007 | |
Uma contribuição da metodologia ergonômica na elaboração de material didático de ensino do processo produtivo do setor de vestuário | 2006 | |
O processo de desenvolvimento de produto assistido por computador (CAD) na indústria de roupa de moda | 2004 | |
A centralidade da peça-piloto no processo de desenvolvimento de produto - PDP- assistido por computador - CAD: um estudo de caso na indústria de moda | 2004 | |
The risk analysis from a hydroxyl-terminated polybutadiene production plant - the contribution of HAZOP and ergonomic approaches to a safety management system | 2004 | |
Ergonomia e Projeto de Formação no Contexto de Modernização Tecnológica: o caso do risco na confecção | 1999 | |
A passagem de um modo artesanal para um modo informático de projeto de produto: uma análise no setor de vestuário | 1999 | |
Os Saberes dos Operadores de Cad Na Indústria de Confecção | 1998 | |
Ergonomia e Formação no Setor de Confecção | 1998 | |
A Análise Ergonomica do Trabalho e As Competências dos Riscadores do Setor de Vestuário | 1996 |