Agnaldo da Conceição Esquincalha

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza

Unidade:

Instituto de Matemática

Departamento:

Departamento de Matemática/Mat

ORCID:

http://orcid.org/0000-0001-5543-6627


Formação:
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    | Pós-Doutorado | 2016 - 2017
  • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Educação Matemática | Doutorado | 2011 - 2015
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Modelagem Computacional | Mestrado | 2007 - 2009
  • Universidade Federal Fluminense

    Instrumentação para o Ensino de Matemática | Especialização | 2006 - 2008
  • Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Matemática | Graduação | 2000 - 2004
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(62.30% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
As aulas de matemática podem fomentar o reconhecimento de estudantes LGBTI+? 2024
Análise de narrativas/cenas em tela: interseccionalidades com planos de aula de matemática que problematizam gêneros e sexualidades com base no streaming 10.23925/1983-3156.2024v26i1p151-176 2024
O MatematiQueer como lócus de resistência à escalada do conservadorismo e fomento à formação em gêneros, sexualidades e educação matemática 2024
Sobre o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro: uma narrativa da criação dos cursos de mestrado e doutorado 10.34179/revisem.v9i1.19479 2024
Avaliação em Matemática ao Longo do Ensino Remoto 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p397-422.id1481 2023
Narrativas docentes sobre o ensino de matemática a estudantes com deficiência visual em contexto remoto 2023
O trabalho colaborativo remoto na formação de professores durante a pandemia da covid-19 10.17921/2176-5634.2023v16n2p228-239 2023
Articulações entre a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil e as Dimensões da Educação em Direitos Humanos: um ensaio de possibilidades 10.37001/remat25269062v20id392 2023
Ensino de matemática em ambientes virtuais: uma proposta de formação continuada para professores durante o ensino remoto emergencial 10.37001/emr.v28i81.3372 2023
Que corpos estão autorizados a fazer matemática? 10.29327/2290975.1.2-11 2023
Narrativas de licenciandas em matemática cujos corpos fogem dos padrões hegemônicos sobre seus percursos formativos 10.23925/1983-3156.2023v25i4p359-389 2023
Representatividade LGBT+ em espaços de produção e divulgação (em educação) matemática 10.4322/gepem.022 2023
Marcadores sociais da diferença, interseccionalidade e a necessária articulação com formação de professories que ensinam matemática 10.4322/gepem.021 2023
Relações de gênero em livros didáticos de matemática: um estudo a partir de dissertações e teses brasileiras 10.23864/cpp.v7i17.786 2022
O interesse de professores em um ensino de Matemática inclusivo: uma discussão a partir de um curso online 10.37001/ripem.v12i3.3005Ana 2022
Por uma Educação Matemática Desviante das Cis-heteronormas: o que dizem as pesquisas envolvendo pessoas LGBTI+? 10.1590/1980-4415v36n74a01 2022
Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online 2022
Novelos de Interações Caóticas em uma comunidade virtual de prática de professores que ensinam matemática 10.12957/redoc.2022.62624 2022
A matemática como um instrumento de poder e proteção: vivências escolares de professores LGBTI+ de matemática 10.46312/pem.v15i38.15245 2022
Educação Matemática Inclusiva: desafios para o ensino, a aprendizagem, a formação e a pesquisa 10.23864/cpp.v7i17.837 2022
Pesquisas narrativas no contexto da educação matemática inclusiva 10.3895/actio.v7n3.15416 2022
Um mapeamento de pesquisas em ensino de física sobre gêneros e sexualidades 10.20873/riecim.v2i2.14878 2022
O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido de Cálculo? 10.30612/tangram.v5i3.12732 2022
A TESSITURA DO CONHECIMENTO EMGRUPOS NO WHATSAPP 10.17143/rbaad.v20i1.465 2021
Os propósitos da Educação Matemática podem se alinhar à Educação em Direitos Humanos? 10.4322/gepem.2022.007 2021
Emergência da identidade profissional de professores que ensinam Matemática em conversas numa comunidade virtual de prática 10.46551/emd.e202115 2021
Representações sociais de professores de Física e estudantes acerca da educação inclusiva 10.26843/rencima.v12n4a26 2021
Impactos da Pandemia de COVID-19 na Rotina Profissional de Professores que Ensinam Matemática 10.37001/ripem.v11i3.2565 2021
A compreensão do Teorema Fundamental do Cálculo em uma atividade exploratória com o uso do GeoGebra 10.23925/2237-9657.2020.v9i2p035-051 2020
Un estado del conocimiento de las investigaciones sobre pre-cálculo en Brasil 2020
O que dizem os Professores das Licenciaturas em Matemática sobre suas Práticas e Percepções em Pré-Cálculo? 10.23925/1983-3156.2020v22i2p573-603 2020
Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa 10.4322/gepem.2020.006 2020
DESIGN DE ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE LIMITE NO MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA 10.33871/22385800.2020.9.19.285-307 2020
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES ACERCA DE PRÉ-CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 10.33871/22385800.2020.9.19.172-197 2020
O que pensam licenciandos(as) em matemática sobre sua formação para lidar com a diversidade sexual e de gênero em sala de aula? 10.47207/rbem.v1i.9898 2020
Um Estado da Arte das pesquisas brasileiras sobre Pré-Cálculo 10.5965/2357724X08162020091 2020
Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras 10.18264/eadf.v9i1.766 2019
O Pré-Cálculo nas Licenciaturas em Matemática das instituições públicas do Rio de Janeiro: o prescrito 2019
Narrativas sobre a formação inicial de um professor de matemática surdo 2019
Refletindo sobre Análise Real com professores da educação básica em um curso a distância 2019
Um panorama das pesquisas brasileiras em Educação Matemática Inclusiva: a constituição e atuação do GT13 2019
GeoGebra Book, Smartphones e Ladrilhamentos no Plano 2018
Mapeamento das Dissertações sobre Diversidade, Diferença e Inclusão Produzidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional 2018
Exemplos de recursos tecnológicos para o ensino de matemática a alunos com necessidades educacionais especiais 2017
O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem 10.17143/rbaad.v16i0.278 2017
Estimação de parâmetros de sinais modelados por somas de exponenciais complexas 10.35819/remat2017v3i1id2156 2017
O uso de tecnologias na formação matemática de professores dos anos iniciais 2017
Componentes Afetivo-atitudinais na Prática de Tutores em um Curso a Distância para Professores de Matemática 10.18264/eadf.v6i1.363 2016
Knowledge revealed by tutors in discussion forums with maths teachers 10.1093/teamat/hrw002 2016
Realizando grupos focais como estratégia de reflexão no desenvolvimento profissional de professores de Matemática na EJA 10.4322/gepem.2016.017 2016
Concepções de licenciandos em Matemática sobre demonstração em Geometria 2016
Ensino de Matemática para o aluno surdo: revendo concepções e construindo paradigmas 2016
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE JOVENS E ADULTOS 10.4322/gepem.2015.028 2015
Desenvolvimento e avaliação de material didático de matemática: uma análise focada na reflexão dos professores 2015
Panorama e perspectivas dos docentes no Brasil 2015
Uma análise de interações em um fórum de discussão com professores de matemática da EJA 2015
Appropriation of technological resources through geogebra as a support in the construction of mathematical knowledge and basic education 2013
Tópicos em Topologia Intuitiva 2012
Uma reflexão inicial sobre a mediação pedagógica em um curso online para professores de Matemática 2012
Nicolas Bourbaki e o Movimento Matemática Moderna 2012
Inclusão de novas tecnologias educacionais na escola pública como agentes potencializadores do aprendizado de Matemática 2012
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Influência da religião nas escolhas das mulheres: os impactos na trajetória de professoras de Matemática 2023
?Estudos de Gênero: o que a matemática tem a ver com isso??: desdobramentos a partir de um curso de extensão 2023
Relatos docentes sobre o ensino de matemática para estudantes com deficiência visual durante a pandemia 2023
Reflexões interseccionais a partir de narrativas (auto)biográficas de surdos professores de matemática 2023
Transexualidade, travestilidade e Educação Matemática: Perspectivas e Possibilidades 2023
(Des)afloramentos do eu nas escolas: um breve estudo sobre a sexualidade LGBT+ nas aulas e pela Educação Matemática 2023
Masculinidades e feminilidades em educação matemática. Como os estereótipos de gênero influenciam no estudo de matemática? 2023
Educação Matemática para a diversidade sexual e de gênero: apresentando o MatematiQueer 2023
Lives no YouTube como fomento para reflexão docente sobre processos de exclusão/inclusão de pessoas LGBT+ nas aulas de matemática 2023
Matemática, Literatura e a Luta Contra o Machismo na Escola 2023
?É bixa, mas é inteligente?: atravessamentos da matemática na trajetória de professores(as) LGBTI+ de matemática 2022
Microinclusões de pessoas LGBTI+ em um contexto da Educação Matemática 2022
A importância de vozes dissidentes para um tensionamento da formação em matemática e seu ensino 2022
Narrativas (auto)biográficas e o movimento dialógico entre educação matemática e educação de surdos 2022
Marcos legais para a educação em gêneros e sexualidades no Brasil: interpelando a educação matemática 2021
O uso de vídeos em disciplinas de matemática no ensino superior frente à pandemia de covid-19 2021
Uso de ambientes virtuais de aprendizagem para alunos com deficiência 2021
Avaliação da aprendizagem matemática em ambientes virtuais no contexto da pandemia covid-19 2021
Ambientes virtuais de aprendizagem: análise das interações em uma transmissão ao vivo para formação de professores 2021
Avaliação no Ensino Remoto: o que estamos avaliando (e deixando de avaliar)? 2021
Impactos de um curso de extensão sobre o ensino de matemática em ambientes virtuais nas práticas de professores durante e pós-pandemia 2020
Desafios de se ensinar matemática remotamente: os impactos da Pandemia COVID-19 na rotina de professores 2020
Introdução ao conceito de limite: uma proposta baseada em pressupostos da aprendizagem invertida 2020
Mulheres e suas representações sociais sobre ser estudar e ensinar matemática na escola e na universidade 2020
Reflexões teóricas a partir de experiências vivenciadas por professores de matemática junto a estudantes surdos 2020
Educação Matemática em prol dos direitos humanos 2020
Representações sociais de professores(as) de matemática LGBTQIA+ sobre diversidade sexual e de gênero 2020
Uma análise de convergência das narrativas de alunos autistas sobre a escola e a licenciatura em matemática 2020
A Teoria do Reconhecimento nas salas de aula de matemática da educação básica e da licenciatura frente a diversidade sexual e de gênero 2020
Educação de surdos no contexto da educação matemática: reflexões teóricas a partir de experiências vivenciadas por professores de matemática 2020
Narrativas de alunos autistas: percursos da Educação Básica à licenciatura em matemática 2020
O II Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva 2020
Relatos de professores que ensinam matemática para alunos autistas 2019
Percepção de estudantes sobre uma abordagem para o ensino de Estatística no contexto do Ensino Híbrido 2019
Tecnologia Assistiva e Educação Matemática Inclusiva: um breve panorama de pesquisas publicadas no Brasil 2019
Educação Matemática a Distância: mapeamento das publicações em eventos nacionais da SBEM 2019
O Estágio Supervisionado e a Prática de Ensino na Licenciatura em Matemática da UNIRIO como fontes de pesquisa para uma Educação Matemática Inclusiva 2019
Representações Sociais acerca do processo de inclusão de alunos com deficiência visual construídas por professores de Física, alunos deficientes visuais e alunos videntes da escola regular 2019
Tecnologia assistiva para o ensino do campo multiplicativo para autistas 2019
Práticas de professores que ensinam matemática para alunos autistas: panorama dos artigos científicos brasileiros 2019
Narrativas sobre o processo formativo de licenciandos em matemática autistas na modalidade a distância 2019
Um evento histórico: o que foi e como aconteceu o I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva - ENEMI 2019
Formação de professores (de Matemática) para a diversidade em tempos sombrios 2019
O laboratório de ensino de matemática e o uso de recursos didáticos: concepções de licenciandos 2019
Professores de matemática em uma comunidade virtual de prática: o reconhecimento da identidade no ciberespaço 2019
Práticas de professores que ensinam matemática para alunos autistas 2019
Reconstrução do conceito de função por meio de noções essenciais exploradas com tecnologias digitais 2019
Rotação por estações de aprendizagem: ensino híbrido e a sala de aula de matemática 2019
Discussões e práticas de formação de professores de Matemática com e para o uso de tecnologias digitais 2018
Tecnologias assistivas para aprendizagem matemática de autistas 2018
O laboratório de ensino de matemática no curso de licenciatura: contribuições a partir de uma investigação bibliográfica 2018
Noções essenciais ao conceito de função exploradas com o GeoGebra 2018
O papel do pré-cálculo na formação inicial do professores de matemática 2018
Ruídos na comunicação matemática para o aluno surdo incluído na sala de aula regular 2017
Práticas de Educação Matemática Inclusiva na Escola Básica 2017
Ambientes virtuais de investigação para o estudo de Cálculo e Análise 2017
Conceitos fundamentais de Análise Real na concepção de professores de cursos de Licenciatura em Matemática 2017
Análises de políticas educacionais e práticas curriculares em Matemática para a EJA 2016
Possibilidades para o Princípio da Indução Matemática no contexto escolar 2016
Transformações em gráficos de funções com Geometria Dinâmica 2016
Recuperação de sinais modelados por somas ponderadas de exponenciais complexas 2016
Modelagem Biomatemática do comportamento do HIV 2016
Políticas e práticas curriculares em Matemática para EJA no Estado do Rio de Janeiro 2016
Experiências iniciais com o desenvolvimento de games matemáticos com a linguagem de programação Scratch 2016
Inclusão em pauta na formação de professores de Matemática 2016
Construção de um GeoGebra Book para estudo de Cálculo e Análise 2016
Conhecimentos revelados por tutores em fóruns de discussão com professores de matemática 2015
Ensino de Matemática nas Séries Iniciais: formação docente e o uso de tecnologias digitais 2015
Contribuições para formação de tutores de cursos a distância para professores de matemática 2014
Elaboração de material didático de Matemática para professores e alunos da Educação de Jovens e Adultos 2014
Análise de interações docentes em um fórum de discussão do programa Nova EJA da SEEDUC/RJ 2014
Os entraves de licenciandos em Matemática para demonstração na disciplina Geometria Euclidiana Plana 2014
Autoformação por meio de objetos educacionais digitais na Licenciatura em Matemática semipresencial 2014
Letramento matemático de alunos com baixo desempenho por meio de reforço escolar 2013
Experiências com ensino de Matemática mediado por tecnologias em escolas públicas estaduais do Rio de Janeiro e de São Paulo 2013
Avaliação do uso de animações interativas em aulas de matemática no ensino médio 2013
Políticas públicas recentes e práticas de formação de professores de Matemática no Estado do Rio de Janeiro 2013
Um estudo geométrico das cônicas com o GeoGebra 2013
Apropriação de recursos tecnológicos por meio do GeoGebra como coadjuvantes na construção do conhecimento matemático na educação básica 2013
Uma perspectiva inovadora no estudo de geometria analítica por alunos do PIBID Matemática utilizando o GeoGebra 2013
E-learning continuing education of teachers in a brazilian institution 2013
Entraves e conquistas de professores no uso de tecnologia para ensino de matemática utilizando teoria hipotética da aprendizagem 2012
La aplicación del modelo TPACK en la educación continua de los profesores de matemáticas de la Red Estatal de Rio de Janeiro 2012
Impressões iniciais sobre as práticas de tutoria em um curso a distância para professores de Matemática 2012
Objetos de Aprendizagem para a Formação Inicial do Professor de Matemática na modalidade a distância 2011
Um recorte sobre o ?crítico? em Educação Matemática 2011
Processo de Gestão do Egresso no Ensino a Distância 2011
Formação de professores de Matemática para uso de tecnologia em sala de aula por meio do Geogebra 2011
O conhecimento tecnológico, pedagógico e de conteúdo na formação continuada de professores de Matemática 2011
Ensino de Cônicas mediado por sua história e pelo uso da Geometria Dinâmica 2010
Sistemas de Tutoria em Cursos de Pós-Graduação a Distância ? O Caso do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da Universidade Federal Fluminense 2009
Elaboração de Material Didático em Mídias Digitais para o Curso de Licenciatura em Matemática do Consórcio CEDERJ 2009
Uma experiência sobre a capacitação e desempenho de professores-tutores para o ensino a distância: o desafio da construção de materiais didáticos para o ensino de Geometria 2009
Problemas cotidianos de natureza topológica 2008
As representações matemáticas nos procedimentos profissionais de um pedreiro 2004
Etnomatemática: um estudo da evolução das idéias 2004
Publicações:
Minha Rede: