Agnaldo da Conceição Esquincalha
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza
Unidade:
Instituto de Matemática
Departamento:
Departamento de Matemática/Mat
Formação:
-
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
| Pós-Doutorado | 2016 - 2017
-
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Educação Matemática | Doutorado | 2011 - 2015
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Modelagem Computacional | Mestrado | 2007 - 2009
-
Universidade Federal Fluminense
Instrumentação para o Ensino de Matemática | Especialização | 2006 - 2008
-
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Matemática | Graduação | 2000 - 2004
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(62.30% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
As aulas de matemática podem fomentar o reconhecimento de estudantes LGBTI+? | 2024 | |
Análise de narrativas/cenas em tela: interseccionalidades com planos de aula de matemática que problematizam gêneros e sexualidades com base no streaming | 10.23925/1983-3156.2024v26i1p151-176 | 2024 |
O MatematiQueer como lócus de resistência à escalada do conservadorismo e fomento à formação em gêneros, sexualidades e educação matemática | 2024 | |
Sobre o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro: uma narrativa da criação dos cursos de mestrado e doutorado | 10.34179/revisem.v9i1.19479 | 2024 |
Avaliação em Matemática ao Longo do Ensino Remoto | 10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2023.p397-422.id1481 | 2023 |
Narrativas docentes sobre o ensino de matemática a estudantes com deficiência visual em contexto remoto | 2023 | |
O trabalho colaborativo remoto na formação de professores durante a pandemia da covid-19 | 10.17921/2176-5634.2023v16n2p228-239 | 2023 |
Articulações entre a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil e as Dimensões da Educação em Direitos Humanos: um ensaio de possibilidades | 10.37001/remat25269062v20id392 | 2023 |
Ensino de matemática em ambientes virtuais: uma proposta de formação continuada para professores durante o ensino remoto emergencial | 10.37001/emr.v28i81.3372 | 2023 |
Que corpos estão autorizados a fazer matemática? | 10.29327/2290975.1.2-11 | 2023 |
Narrativas de licenciandas em matemática cujos corpos fogem dos padrões hegemônicos sobre seus percursos formativos | 10.23925/1983-3156.2023v25i4p359-389 | 2023 |
Representatividade LGBT+ em espaços de produção e divulgação (em educação) matemática | 10.4322/gepem.022 | 2023 |
Marcadores sociais da diferença, interseccionalidade e a necessária articulação com formação de professories que ensinam matemática | 10.4322/gepem.021 | 2023 |
Relações de gênero em livros didáticos de matemática: um estudo a partir de dissertações e teses brasileiras | 10.23864/cpp.v7i17.786 | 2022 |
O interesse de professores em um ensino de Matemática inclusivo: uma discussão a partir de um curso online | 10.37001/ripem.v12i3.3005Ana | 2022 |
Por uma Educação Matemática Desviante das Cis-heteronormas: o que dizem as pesquisas envolvendo pessoas LGBTI+? | 10.1590/1980-4415v36n74a01 | 2022 |
Discutindo Práticas Matemáticas Inclusivas nos Anos Iniciais através de um Curso Online | 2022 | |
Novelos de Interações Caóticas em uma comunidade virtual de prática de professores que ensinam matemática | 10.12957/redoc.2022.62624 | 2022 |
A matemática como um instrumento de poder e proteção: vivências escolares de professores LGBTI+ de matemática | 10.46312/pem.v15i38.15245 | 2022 |
Educação Matemática Inclusiva: desafios para o ensino, a aprendizagem, a formação e a pesquisa | 10.23864/cpp.v7i17.837 | 2022 |
Pesquisas narrativas no contexto da educação matemática inclusiva | 10.3895/actio.v7n3.15416 | 2022 |
Um mapeamento de pesquisas em ensino de física sobre gêneros e sexualidades | 10.20873/riecim.v2i2.14878 | 2022 |
O que dizem as pesquisas sobre Ensino Híbrido de Cálculo? | 10.30612/tangram.v5i3.12732 | 2022 |
A TESSITURA DO CONHECIMENTO EMGRUPOS NO WHATSAPP | 10.17143/rbaad.v20i1.465 | 2021 |
Os propósitos da Educação Matemática podem se alinhar à Educação em Direitos Humanos? | 10.4322/gepem.2022.007 | 2021 |
Emergência da identidade profissional de professores que ensinam Matemática em conversas numa comunidade virtual de prática | 10.46551/emd.e202115 | 2021 |
Representações sociais de professores de Física e estudantes acerca da educação inclusiva | 10.26843/rencima.v12n4a26 | 2021 |
Impactos da Pandemia de COVID-19 na Rotina Profissional de Professores que Ensinam Matemática | 10.37001/ripem.v11i3.2565 | 2021 |
A compreensão do Teorema Fundamental do Cálculo em uma atividade exploratória com o uso do GeoGebra | 10.23925/2237-9657.2020.v9i2p035-051 | 2020 |
Un estado del conocimiento de las investigaciones sobre pre-cálculo en Brasil | 2020 | |
O que dizem os Professores das Licenciaturas em Matemática sobre suas Práticas e Percepções em Pré-Cálculo? | 10.23925/1983-3156.2020v22i2p573-603 | 2020 |
Educação Matemática para estudantes autistas: conteúdos e recursos mais explorados na literatura de pesquisa | 10.4322/gepem.2020.006 | 2020 |
DESIGN DE ATIVIDADES PARA INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE LIMITE NO MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA | 10.33871/22385800.2020.9.19.285-307 | 2020 |
PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES ACERCA DE PRÉ-CÁLCULO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | 10.33871/22385800.2020.9.19.172-197 | 2020 |
O que pensam licenciandos(as) em matemática sobre sua formação para lidar com a diversidade sexual e de gênero em sala de aula? | 10.47207/rbem.v1i.9898 | 2020 |
Um Estado da Arte das pesquisas brasileiras sobre Pré-Cálculo | 10.5965/2357724X08162020091 | 2020 |
Estado do Conhecimento sobre Comunidades Virtuais de Prática em Dissertações e Teses Brasileiras | 10.18264/eadf.v9i1.766 | 2019 |
O Pré-Cálculo nas Licenciaturas em Matemática das instituições públicas do Rio de Janeiro: o prescrito | 2019 | |
Narrativas sobre a formação inicial de um professor de matemática surdo | 2019 | |
Refletindo sobre Análise Real com professores da educação básica em um curso a distância | 2019 | |
Um panorama das pesquisas brasileiras em Educação Matemática Inclusiva: a constituição e atuação do GT13 | 2019 | |
GeoGebra Book, Smartphones e Ladrilhamentos no Plano | 2018 | |
Mapeamento das Dissertações sobre Diversidade, Diferença e Inclusão Produzidas no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional | 2018 | |
Exemplos de recursos tecnológicos para o ensino de matemática a alunos com necessidades educacionais especiais | 2017 | |
O tutor a distância e sua formação para o trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem | 10.17143/rbaad.v16i0.278 | 2017 |
Estimação de parâmetros de sinais modelados por somas de exponenciais complexas | 10.35819/remat2017v3i1id2156 | 2017 |
O uso de tecnologias na formação matemática de professores dos anos iniciais | 2017 | |
Componentes Afetivo-atitudinais na Prática de Tutores em um Curso a Distância para Professores de Matemática | 10.18264/eadf.v6i1.363 | 2016 |
Knowledge revealed by tutors in discussion forums with maths teachers | 10.1093/teamat/hrw002 | 2016 |
Realizando grupos focais como estratégia de reflexão no desenvolvimento profissional de professores de Matemática na EJA | 10.4322/gepem.2016.017 | 2016 |
Concepções de licenciandos em Matemática sobre demonstração em Geometria | 2016 | |
Ensino de Matemática para o aluno surdo: revendo concepções e construindo paradigmas | 2016 | |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE JOVENS E ADULTOS | 10.4322/gepem.2015.028 | 2015 |
Desenvolvimento e avaliação de material didático de matemática: uma análise focada na reflexão dos professores | 2015 | |
Panorama e perspectivas dos docentes no Brasil | 2015 | |
Uma análise de interações em um fórum de discussão com professores de matemática da EJA | 2015 | |
Appropriation of technological resources through geogebra as a support in the construction of mathematical knowledge and basic education | 2013 | |
Tópicos em Topologia Intuitiva | 2012 | |
Uma reflexão inicial sobre a mediação pedagógica em um curso online para professores de Matemática | 2012 | |
Nicolas Bourbaki e o Movimento Matemática Moderna | 2012 | |
Inclusão de novas tecnologias educacionais na escola pública como agentes potencializadores do aprendizado de Matemática | 2012 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)