José Cláudio Sooma Silva

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Faculdade de Educação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Educação/FE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-3647-8703


Formação:
  • Faculdade de Educação (FE-USP) / Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP)

    | Pós-Doutorado | 2018 - 2019
  • Faculdade de Educação (FE-UERJ)

    | Pós-Doutorado | 2009 - 2010
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2006 - 2009
  • Universidade de São Paulo

    Educação | Mestrado | 2001 - 2004
  • Universidade de São Paulo

    Licenciatura Plena em História | Graduação | 1999 - 2003
  • Universidade de São Paulo

    História | Graduação | 1996 - 2000
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(13.89% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
O Projeto Porto Maravilha e os 450 anos da cidade do Rio: sobre realces e silenciamentos 2023
O Ensino Intuitivo em Livros Escolares Ilustrados: notas para pensar algumas lições ensinadas no último quartel do século XIX 10.4025/rbhe.v24.2024.e307 2023
A Federação Escolar de Escoteiros e a Federação Escolar de Bandeirantes: notas para pensar a educação primária na cidade do Rio de Janeiro em finais dos anos 1920 2022
Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação 10.1590/s0103-4014.2022.36105.017 2022
O magistério e o celibato pedagógico feminino: debates e polêmicas no meio social carioca em finais da década de 1920 2022
PPGE-UFRJ 50 anos: sobre celebrações, perspectivas e desafios 2022
Educar a Cidade, Governar a sua Gente: investimentos para organizar o Rio de Janeiro nos anos 1920 2020
Um convite para repensar a ignorância: sobre o exercício da função-orientador 10.12957/riae.2020.54555 2020
Interpreters of the past and of the present: the art of historians of education and archivists 2020
O Celibato Pedagógico Feminino na I Conferência Nacional de Educação (1927): debates e disputas 2020
Entre posicionamentos firmados e sujeições vivenciadas: Pedro Deodato de Moraes e a arena educacional carioca nos anos 1920 2020
Quintais da história da educação fluminense: balanços, gangorras e escorregos 2019
Intencionalidades Prescritivas, Sentidos Negociados: sobre a experiência do PARFOR em CODÓ-MA (2010-2014) 2018
Disputas, negociações e tensões: sobre a emergência do Instituto de Educação de Belford Roxo, RJ 10.18593/r.v43i2.16236 2018
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova pelas páginas de um Manual de História da Educação 2018
O Corpo Docente Carioca Sob Controle: sobre algumas das estratégias acionadas pela Diretoria Geral de Instrução Pública nos anos 1920 2017
Colégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas 10.5007/2175-795X.2017v35n1p188 2017
Os Manuais de História da Educação e suas Lições: entre tradições, padrões narrativos e edições revistas e ampliadas 2017
Notas para pensar a educação primária e a zona rural da cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920. 2016
A tentativa de se inventar uma tradição de modernidade: sobre as projeções de governo relacionadas à escolarização do social na cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920 2015
A invasão aérea da cidade do Rio de Janeiro: esforços para a legitimação do recenseamento escolar de 1927 2015
Paul Monroe e a circulação de uma modalidade narrativa para se pensar e ensinar as Histórias da Educação 2014
Corpos Educados, Perigos Controlados: as contribuições da ginástica escolar para a remodelação urbana carioca 2013
'Apresentação' 2013
Urbanismo e educação na cidade do rio de janeiro dos anos 1920: aproximações 2012
Remodelar a capital carioca e sua gente: educação e prevenção nos anos 1920 2012
A escola como atração urbana: as encenações de espetáculos educacionais no Rio de Janeiro e em Buenos Aires nos anos 1920 2011
Textbooks in the History of Education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio Peixoto 2011
"Cidade Maravilhosa": encontros e desencontros nos projetos de remodelação urbana da capital entre 1902 e 1927 2011
"Acima de qualquer suspeita": disciplina, subversão e processo administrativo no Instituto Profissional João Alfredo/RJ no final dos anos 1910 2009
Resenha do livro: VAGO, Tarcísio Mauro; INÁCIO, Marcilaine Soares; HAMDAN, Juliana Cesário;SANTOS, Hércules Pimenta dos (Orgs.). Intelectuais e Escola Pública no Brasil:séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009 2009
Resenha do livro: Lima Filho, Henrique Espada R. A micro-história italiana: escalas, indícios e singularidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 2008
Foucault e as Relações de poder: o cotidiano da sociedade disciplinar tomado como uma categoria histórica 2007
Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo 2005
Resenha do livro: SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo, 1890-1910. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998. 2004
O ensino da leitura na Reforma Fernando de Azevedo e a cidade do Rio de Janeiro de finais da década de 1920: tempos do moderno 2002
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
A Fabricação do Passado no Acervo Pessoal de Fernando de Azevedo/IEB-USP: sobre guias e ferramentas 2019
Pedro Deodato de Moraes e a Arena Educacional Carioca: sobre lutas e posicionamentos na década de 1920 2019
Disputas, negociações e tensões: sobre a emergência do Instituto de Educação de Belford Roxo/RJ 2017
Disputas, negociações e tensões: sobre a emergência do Instituto de Educação de Belford Roxo/RJ 2017
Os manuais de História da Educação e suas lições a ensinar sobre o passado educacional 2017
Os manuais de História da Educação e suas lições a ensinar sobre o passado educacional 2017
Um pasado a se aprender: investigando os manuais de História da Educação e suas lições 2016
Ensinar e Escrever: notas para pensar a historiografia da educação na América [Clase Maestra] 2016
Um pasado a se aprender: investigando os manuais de História da Educação e suas lições 2016
Um convite para repensarmos a ignorância: sobre o exercício da função-orientador 2015
O corpo docente carioca sob controle: sobre algumas das estratégias acionadas pela Diretoria Geral de Instrução Pública no final da década de 1910 2015
O corpo docente carioca sob controle: sobre algumas das estratégias acionadas pela Diretoria Geral de Instrução Pública no final da década de 1910 2015
A Capital Carioca sob uma diferente perspectiva: sobre os desafios de pensar as relações da educação primária com a zona rural na década de 1920 2014
A Capital Carioca sob uma diferente perspectiva: sobre os desafios de pensar as relações da educação primária com a zona rural na década de 1920 2014
A Invasão Aérea da Capital Carioca: esforços para a legitimação do recenseamento escolar de 1927 2013
A Invasão Aérea da Capital Carioca: esforços para a legitimação do recenseamento escolar de 1927 2013
A capital carioca para além das dimensões urbanas: notas para pensar a educação primária e a zona rural nos anos 1920 2013
A capital carioca para além das dimensões urbanas: notas para pensar a educação primária e a zona rural nos anos 1920 2013
Obrigatoriedade Escolar no Rio de Janeiro no século XIX: governamentalidade moderna e educação da infância 2012
Obrigatoriedade Escolar no Rio de Janeiro no século XIX: governamentalidade moderna e educação da infância 2012
Textbooks in the History of Education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio Peixoto 2011
Textbooks in the History of Education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio Peixoto 2011
Educar a Cidade, Remodelar a população: dimensões relacionadas às tentativas de organizar o futuro carioca 2011
Educar a Cidade, Remodelar a População: dimensões relacionadas às tentativas de organizar o futuro carioca 2011
Escritas da História: um estudo da produção de AFranio Peixoto (1916-1947) 2010
Escritas da História: um estudo da produção de Afranio Peixoto (1916-1947) 2010
Estratégias Educacionais e Representações Urbanas: dimensões da modernidade carioca (1920-1930) 2010
Estratégias Educacionais e Representações Urbanas: dimensões da modernidade carioca 2010
O aprendizado nosso de cada dia: a educação primária carioca e os investimentos nos mandamentos higiênicos nos anos 1920 2010
O aprendizado nosso de cada dia: a educação primária carioca e os investimentos nos mandamentos higiênicos nos anos 1920 2010
A escola como atração urbana: as encenações de espetáculos educacinais no Rio de Janeiro e em Buenos Aires nos anos 1920 2009
"Instrução sem Educação é antes uma arma perigosa do que benefício": Afrânio Peixoto e a retórica desenhada pelo campo educacional carioca nos anos 1920 2009
A ESCOLA COMO ATRAÇÃO URBANA: AS ENCENAÇÕES DE ESPETÁCULOS EDUCACIONAIS NO RIO DE JANEIRO E EM BUENOS AIRES NOS ANOS 1920 2009
?INSTRUÇÃO SEM EDUCAÇÃO É ANTES UMA ARMA PERIGOSA DO QUE BENEFÍCIO?: AFRÂNIO PEIXOTO E A RETÓRICA DESENHADA PELO CAMPO EDUCACIONAL CARIOCA NOS ANOS 1920 2009
Remodelação Urbana e Reconfiguração da Educação Primária na Capital: sobre a inventividade de estratégias nos anos 1920 2008
"Acima de Qualquer Suspeita": disciplina, subversão e processo administrativo no Instituto Profissional João Alfredo/RJ no final dos anos 1910 2008
O Teatro da Modernidade Carioca: representações de cidade e escola primária nos anos 1920 2008
O Teatro da Modernidade Carioca: representações de cidade e escola primária nos anos 1920 2008
"Educar os corpos, afastar os perigos: as contribuições da ginástica escolar na remodelação urbana carioca" 2008
O Teatro da Modernidade Carioca: as representações de cidade e escola primária nos anos 1920) 2007
Das Tentativas de Organização do Futuro da Capital Carioca: a Reforma de Azevedo e o Plano Agache 2007
O Ensino Mútuo e o dia do professor : métodos, práticas e saberes escolares no Império brasileiro 2007
"O Teatro da Modernidade Carioca: as representações de cidade e escola primária nos anos 1920" 2006
Foucault e as Relações de Poder: o cotidiano da sociedade disciplinar tomado como uma categoria histórica 2006
O Teatro da Modernidade Carioca: as representações de cidade e escola primária nos anos 1920 2006
Foucault e as Relações de Poder: o cotidiano da sociedade disciplinar tomado como uma categoria histórica 2006
O Teatro da Modernidade Carioca: as representações de cidade e escola primária nos anos 1920 2006
"Centro de Documentação (1)" 2005
"Em busca do tempo funcional": a Reforma de Azevedo e o meio social carioca de finais da década de 1920 2004
"A produção da pesuisa em História da Educação no Estado de São Paulo" 2004
?Reestruturação Social e Remodelação Educacional em terras cariocas de finais da década de 1920: o Plano Agache e a Reforma Fernando de Azevedo? 2001
?Relatos de uma caminhada: transcrição, pesquisa e publicação do livro Na batalha da Educação: correspondência entre Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo (1929-1971) 2001
?Organização e Pesquisa no Arquivo pessoal de Fernando de Azevedo/IEB-USP: cuidados e opções 2001
?O carro-biblioteca e a leitura silenciosa: ritmo e velocidade nos anos 1920? 2000
?Relatos de uma caminhada: transcrição, pesquisa e publicação do livro Na batalha da Educação: correspondência entre Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo (1929-1971)? 2000
?Os Jornais Cariocas e a Reforma Fernando de Azevedo: um estudo das práticas discursivas e das representações do final da década de 1920 1999
?História e Memória: trabalhando com arquivos pessoais? 1999
: ?Arquivo Fernando de Azevedo: construindo o CD-ROM? 1999
?O Trabalho de Pesquisa e a Informática: um diálogo possível? 1999
?A Linguagem Jornalística e a Reforma Fernando de Azevedo? 1998
?A Linguagem Jornalística e a Reforma Fernando de Azevedo?; 1998
?A Linguagem Jornalística e a Reforma Fernando de Azevedo? 1998
?A Linguagem Jornalística e a Reforma Fernando de Azevedo? 1998
?Arquivo Fernando de Azevedo: instrumentos e pesquisa em fonte primária? 1998
Doações de Arquivos Pessoais às Instituições: uma reflexão a respeito?; 1998
?A Reforma de Fernando de Azevedo em Artigos? 1997
Publicações:
Minha Rede: