José Cláudio Sooma Silva
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Unidade:
Faculdade de Educação
Departamento:
Departamento de Fundamentos da Educação/FE
Formação:
-
Faculdade de Educação (FE-USP) / Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP)
| Pós-Doutorado | 2018 - 2019
-
Faculdade de Educação (FE-UERJ)
| Pós-Doutorado | 2009 - 2010
-
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Educação | Doutorado | 2006 - 2009
-
Universidade de São Paulo
Educação | Mestrado | 2001 - 2004
-
Universidade de São Paulo
Licenciatura Plena em História | Graduação | 1999 - 2003
-
Universidade de São Paulo
História | Graduação | 1996 - 2000
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(13.89% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
O Projeto Porto Maravilha e os 450 anos da cidade do Rio: sobre realces e silenciamentos | 2023 | |
O Ensino Intuitivo em Livros Escolares Ilustrados: notas para pensar algumas lições ensinadas no último quartel do século XIX | 10.4025/rbhe.v24.2024.e307 | 2023 |
A Federação Escolar de Escoteiros e a Federação Escolar de Bandeirantes: notas para pensar a educação primária na cidade do Rio de Janeiro em finais dos anos 1920 | 2022 | |
Michel Foucault em (de)formações: sobre clássicos e usos em História da Educação | 10.1590/s0103-4014.2022.36105.017 | 2022 |
O magistério e o celibato pedagógico feminino: debates e polêmicas no meio social carioca em finais da década de 1920 | 2022 | |
PPGE-UFRJ 50 anos: sobre celebrações, perspectivas e desafios | 2022 | |
Educar a Cidade, Governar a sua Gente: investimentos para organizar o Rio de Janeiro nos anos 1920 | 2020 | |
Um convite para repensar a ignorância: sobre o exercício da função-orientador | 10.12957/riae.2020.54555 | 2020 |
Interpreters of the past and of the present: the art of historians of education and archivists | 2020 | |
O Celibato Pedagógico Feminino na I Conferência Nacional de Educação (1927): debates e disputas | 2020 | |
Entre posicionamentos firmados e sujeições vivenciadas: Pedro Deodato de Moraes e a arena educacional carioca nos anos 1920 | 2020 | |
Quintais da história da educação fluminense: balanços, gangorras e escorregos | 2019 | |
Intencionalidades Prescritivas, Sentidos Negociados: sobre a experiência do PARFOR em CODÓ-MA (2010-2014) | 2018 | |
Disputas, negociações e tensões: sobre a emergência do Instituto de Educação de Belford Roxo, RJ | 10.18593/r.v43i2.16236 | 2018 |
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova pelas páginas de um Manual de História da Educação | 2018 | |
O Corpo Docente Carioca Sob Controle: sobre algumas das estratégias acionadas pela Diretoria Geral de Instrução Pública nos anos 1920 | 2017 | |
Colégio Vasco da Gama: notas para pensar os entrelaçamentos das culturas escolares com as práticas esportivas | 10.5007/2175-795X.2017v35n1p188 | 2017 |
Os Manuais de História da Educação e suas Lições: entre tradições, padrões narrativos e edições revistas e ampliadas | 2017 | |
Notas para pensar a educação primária e a zona rural da cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920. | 2016 | |
A tentativa de se inventar uma tradição de modernidade: sobre as projeções de governo relacionadas à escolarização do social na cidade do Rio de Janeiro nos anos 1920 | 2015 | |
A invasão aérea da cidade do Rio de Janeiro: esforços para a legitimação do recenseamento escolar de 1927 | 2015 | |
Paul Monroe e a circulação de uma modalidade narrativa para se pensar e ensinar as Histórias da Educação | 2014 | |
Corpos Educados, Perigos Controlados: as contribuições da ginástica escolar para a remodelação urbana carioca | 2013 | |
'Apresentação' | 2013 | |
Urbanismo e educação na cidade do rio de janeiro dos anos 1920: aproximações | 2012 | |
Remodelar a capital carioca e sua gente: educação e prevenção nos anos 1920 | 2012 | |
A escola como atração urbana: as encenações de espetáculos educacionais no Rio de Janeiro e em Buenos Aires nos anos 1920 | 2011 | |
Textbooks in the History of Education: notas para pensar as narrativas de Paul Monroe, Stephen Duggan e Afranio Peixoto | 2011 | |
"Cidade Maravilhosa": encontros e desencontros nos projetos de remodelação urbana da capital entre 1902 e 1927 | 2011 | |
"Acima de qualquer suspeita": disciplina, subversão e processo administrativo no Instituto Profissional João Alfredo/RJ no final dos anos 1910 | 2009 | |
Resenha do livro: VAGO, Tarcísio Mauro; INÁCIO, Marcilaine Soares; HAMDAN, Juliana Cesário;SANTOS, Hércules Pimenta dos (Orgs.). Intelectuais e Escola Pública no Brasil:séculos XIX e XX. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009 | 2009 | |
Resenha do livro: Lima Filho, Henrique Espada R. A micro-história italiana: escalas, indícios e singularidades. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 | 2008 | |
Foucault e as Relações de poder: o cotidiano da sociedade disciplinar tomado como uma categoria histórica | 2007 | |
Vestígios das influências da cultura e pedagogia norte-americanas no pensamento educacional de Fernando de Azevedo | 2005 | |
Resenha do livro: SOUZA, Rosa Fátima de. Templos de civilização: a implantação da Escola Primária Graduada no Estado de São Paulo, 1890-1910. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998. | 2004 | |
O ensino da leitura na Reforma Fernando de Azevedo e a cidade do Rio de Janeiro de finais da década de 1920: tempos do moderno | 2002 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)