| Coleta Certa: Jogo de tabuleiro moderno sobre resíduos radioativos |
|
2022 |
| Articulação entre a Educação Ambiental e o enfoque CTS para o ensino de poluição sonora |
|
2022 |
| Grupo PROENFIS: propostas de objetos de conhecimento para o ensino fundamental II |
|
2022 |
| A case study on teaching of physics of sound and acoustics in Brazilian federal public universities |
|
2022 |
| PIBID/FÍSICA-UFRJ, no contexto da pandemia |
|
2021 |
| The articulation between the STS Approach and Environmental Education for the contextualization of Acoustics in Physics Teaching. |
|
2021 |
| Reflexões sobre ensino de Física investigativo para pessoas com deficiência visual |
|
2020 |
| OSCILAÇÕES E ONDAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
|
2020 |
| A LUZ ALÉM DA NOSSA PERCEPÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO |
|
2019 |
| SUPERCHEFES: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E GAMIFICADAS |
|
2019 |
| ?ME INCLUI NESSA!?? UMA ATIVIDADE INCLUSIVA E INVESTIGATIVA PARA NÃO DEIXAR NENHUM ALUNO DE FORA. |
|
2019 |
| FÍSICA EM QUADRINHOS: PROMOVENDO UMA UTILIZAÇÃO CRÍTICA DOS QUADRINHOS |
|
2019 |
| AS AVENTURAS DE BOB: UMA INVESTIGAÇÃO LÚDICA DO ELETROMAGNETISMO |
|
2019 |
| O UNIVERSO NUMA GOTA D?ÁGUA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS |
|
2019 |
| CONVERTENDO A RADIAÇÃO SOLAR EM ENERGIA ELÉTRICA |
|
2019 |
| O QUE NÃO SE PODE VER: UMA PRÁTICA DE ENSINO SOBRE O ESTUDO DE ONDAS PARA DEFICIENTES VISUAIS |
|
2019 |
| O subprojeto PIBID/UFRJ-FÍSICA: prrgrama de formação inicial de professores de Física para o ensino médio brasileiro |
|
2019 |
| O TREM SUPERCONDUTOR COM ENFOQUE CTS. |
|
2018 |
| Promovendo alfabetização científicacom kit de atividades investigativas de baixo custo |
|
2018 |
| Queda de esferas: um recurso potencial para aprender a 'falar ciência' |
|
2018 |
| ATIVIDADES DO PIBID/UFRJ ? FÍSICA NO PEDRO II. GRÁFICOS EM CINEMÁTICA |
|
2018 |
| Uma gota d´água.. ou um universo? |
|
2018 |
| Análise das atividades do PIBID/UFRJ-Física no Colégio Pedro II Campus São Cristóvão III |
|
2018 |
| As aventuras de Bob; uma proposta de atividade lúdica investigativa sobre eletromagnetismo |
|
2018 |
| Uma proposta de ensino de Física para deficientes visuais: circuitos elétricos |
|
2018 |
| Superchefes - uma sequência de atividades investigativas e gamificadas |
|
2018 |
| O que se pode ver: uma prática sobre estudo de oscilações e ondas para cegos |
|
2018 |
| Atividade experimental sobre unidade de medida universal opara aulas de ensino médio pelo PIBID/UFRJ-FÍSICA |
|
2017 |
| Proposta de atividades de cinemática para deficientes visuais aplicada no colégio Pedro II pelo grupo do PIBID/UFRJ - Física |
|
2017 |
| Cinemática angular fora da sala de aula: uma proposta do PIBID/UFRJ-Física |
|
2017 |
| O trem de levitação magnética supercondutora |
|
2017 |
| KIT DE MECÂNICA: UM CONJUNTO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE MECÂNICA |
|
2017 |
| Física em Quadrinhos: o espelho inclinado |
|
2017 |
| Contribuições das imagens estroboscópicas e da videoanálise para intervenões didáticas de investigação |
|
2017 |
| Física em Quadrinhos: aproximar ou afastar |
|
2017 |
| As imagens Estroboscópicas e a videoanálise como recurso para intervenções didáticas |
|
2017 |
| Aplicações industriais da Física das radiações |
|
2016 |
| O Role-Playing Game (RPG) como ferramente para o ensino de Física |
|
2016 |
| Física em Quadrinhos: posição da imagem em discussão |
|
2016 |
| Medição, experimentação e (re)descoberta: Uma atividade investigativa com pesos e molas |
|
2015 |
| UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS CONCEITOS DE MECÂNICA ATRAVÉS DE FOTOGRAFIAS ESTROBOSCÓPICAS DE MOVIMENTOS CORPORAIS |
|
2015 |
| FÍSICA EM QUADRINHOS: O MISTÉRIO DA MEDUSA |
|
2015 |
| AS RAMPAS DE ACESSO NAS GRANDES CIDADES: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO QUE VALORIZA O ESTUDO DO TEMA PLANO INCLINADO |
|
2015 |
| Investigando o fenômeno físico das marés |
|
2015 |
| UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ENVOLVENTO CONCEITOS |
|
2015 |
| DADOS ESTATÍSTICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO BRASIL (2000-2012) |
|
2015 |
| Uma proposta de ensino atarvés da modelagem de imagens: fotografias estroboscópicas digitais e videoanálise |
|
2015 |
| Física em Quadrinhos: um bar n'o Folies-Bergère |
|
2015 |
| Estudo estatísitico da formação de professores de Química |
|
2014 |
| Uma análise da formação de professores de Física para a Educação Básica |
|
2014 |
| Estudo sobre o curso de Licenciatura em Física - o que dizem os dados estatísticos |
|
2014 |
| Formação de Professores de Química: a realidade dos cursos de Licenciatura segundo as Sinopses Estatísticas |
|
2014 |
| Uma atividade envolvendo sistema métrico para compreender a construção do conhecimento científico pelaos alunos |
|
2014 |
| Física em Quadrinhos: um bar no Folies-Bergere |
|
2014 |
| Irreversibilidade e bolas de gude |
|
2014 |
| Temas de Física para o Ensino Médio com Enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) |
|
2013 |
| Propostas de atividades investigativas abordando conceitos básicos de física ondulatória |
|
2013 |
| ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA PELO PIBID/UFRJ |
|
2013 |
| O SUBPROJETO FÍSICA DO PIBID-UFRJ: A ATUAÇÃO EM SALA DE AULA |
|
2013 |
| PROENFIS ? PROPOSTA DE TEMAS PARA O ENSINO DE FÍSICA COM ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) |
|
2013 |
| UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HIDROSTÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM ENFOQUE C-T-S |
|
2013 |
| O MOTOR À COMBUSTÃO NA SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM EM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) PARA CONTEÚDOS DE TERMODINÂMICA |
|
2013 |
| USANDO QUADRINHOS PARA DISCUTIR ÓTICA |
|
2013 |
| PARE & COMPARE: INDO AO SUPERMERCADO PARA APRENDER FÍSICA |
|
2013 |
| OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICA DIANTE DA CARÊNCIA DE PROFESSORES DE FÍSICA |
|
2013 |
| EXPLORANDO CONTROVÉRSIAS SIMULADAS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR ONDAS DE RÁDIO COM ÊNFASE CTS |
|
2013 |
| IRREVERSIBILIDADE |
|
2013 |
| Uma discussão acerca de um dispositivo de movimento perpétuo |
|
2013 |
| Reflexões sobre uso de histórias em quadrinhos para promover o discurso na aula |
|
2013 |
| Formação de professores de Física pelo PIBID/UFRJ e sua atuação em uma escola pública estadual |
|
2013 |
| Experimentos para sala de aula - Mecânica - PIBID/CAPES |
|
2012 |
| A Formação de Professor de Física: do século XX aos dias de hoje |
|
2011 |
| Materiais experimentais no ensino de som em escola pública/PIBID/CAPES |
|
2011 |
| Formação em serviço e a construção de autonomia para uma prática docente em ciência-tecnologia-sociedade (CTS) |
|
2010 |
| Formação de professores para uma ação docente compatível com o enfoque ciência-tecnologia-sociedade (CTS) |
|
2010 |
| Levitação Eletrodinâmica : uma experiência de sala de aulabaseada no enfoque ciência-tecnologia-sociedade (CTS) |
|
2010 |
| Produção de energia, desenvolvimento e meio ambiente: uma abordagem em ciência-tecnologia-sociedade |
|
2010 |
| A indicação de indicadores da alfabetização científica na avaliação de uma proposta CTS para o ensino de magnetismo |
|
2010 |
| PROJETO COLABORATIVO EM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE: A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DO ?EDUCADOR CTSA? |
|
2010 |
| O papel e demais aspectos da UAB no Brasil a partir da fala de professores de cursos a distância de licenciatura em Física |
|
2010 |
| Atividades sobre eletromagnetismo: aprennder é argumentar |
|
2010 |
| Projeto PIBID/Física: apresentando atividades de temperatura e calor |
|
2010 |
| Uma sequência didática para o estudo do eltromagnetismo com uma abordagem CTS |
|
2009 |
| Investigações sobre ondas de rádio no ensino médio |
|
2009 |
| Uma proposta de formação continuada para professores de Física do ensino médio em Ciência-Tecnologia- Sociedade-Ambiente (CTSA) |
|
2009 |
| UNIESCOLA: Estudo histórico das atividades de pesquisa e formação continuada |
|
2009 |
| Relações CTS na abordagem do tema Energia: uam investigação na sala de aula do ensino médio |
|
2009 |
| Ciência, tecnologia e sociedade na sala de aula |
|
2009 |
| Propuesta para la enseñanza de la física en una perspectiva CTS |
|
2009 |
| El desarrollo profesional y la construcción de autonomía para una práctica docente en ciencia-tecnología-sociedad(CTS) a partir de formación continuada |
|
2009 |
| Ciencia y Tecnología-sociedad en salón de clase:discutiendo la producción e el consumo de energía eléctrica con estudiantes de enseñanza media. |
|
2009 |
| A continuing education program in science-technology-society (STS) for practicing physics teacher in secondary scholl |
|
2009 |
| Desenvolvimento profissional para uma ação docente em ciencia-tecnologia-sociedade: a formação continuada de professores de Física do ensino médio |
|
2009 |
| Ensino de Física numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade |
|
2009 |
| A uitilização de atividades investigativas em uma proposta de enculturação científica: novos indicadores para análise de processo |
|
2009 |
| Contribuição da Educação Intercultural para Atividades da Praça da Ciência |
|
2009 |
| Baixos Salários e a Carência de professores de Física no Brasil |
|
2008 |
| Construção de Estratégias Pedagógicas em CTS para a Formação de professores: a Energia Elétrica em sala de aula |
|
2008 |
| A Física e a Sociedade na TV |
|
2008 |
| Aspectos históricos da remuneração dos professores de física do Brasil e da carência deste profissional na educação básica frente à reallidade daOECD |
|
2008 |
| A Formação de professores de Física no Brasil sob uma perspectiva histórica |
|
2008 |
| A abordagem do tema energia : a luz do enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) em um espaço de formação continuada para professores de Física do ensino médio |
|
2008 |
| A trajetória da formação de professores de Física no ensino superior: da descobrimento à Resolução 30/74 |
|
2008 |
| Uma ação de formação continuadad para professores de Física no ensino médio em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) |
|
2008 |
| A Formação dos professores do ensino fundamental - Ação-Reflexão-Ação após uma oficina de Astronomia |
|
2007 |
| Energia, Meio ambiente e desenvolvimento: uma proposta didática para alunos do Ensino Médio |
|
2007 |
| Levitação eletrodinâmica - o ensino de Física baseado no enfoque CTS, na discussão para a melhoria da qualidade do nosso ar |
|
2007 |
| A opinião dos professores de Física e alunos do ensino médio sobre a introdução de um tópico de física moderna e contemporânea |
|
2007 |
| Perfil dos licenciandos em Física da UFRJ, segundo o uso de computadores |
|
2007 |
| Aspectos do enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) para o ensino de Física |
|
2007 |
| A energia elétrica na sala de aula do ensino médio: estratégias de abordagem em Ciência-Tecnologia-Sociedade |
|
2007 |
| O ensino de Física Moderna com enfoque CTS: um tópico para o ensino médio |
|
2006 |
| A sala de aula como objeto de estudo após oficina de Astronomia |
|
2006 |
| Formação permanente de professores por meio de EAD digital: as propostas apoiadas pelo governo (e-Proinfo) e a pesquisa em ensino de ciências são linhas paralelas? |
|
2006 |
| A formação do professor de Física para o aluno de hoje |
|
2006 |
| Olhando para a Formação de professores de Física nos Centros Federais de Eduacçaõ Tecnológica |
|
2005 |
| A Formação de Professores do Ensino Fundamental sobre algumas questões em relaçaõ Sol-Terra-Lua |
|
2005 |
| Acendendo a Luz |
|
2005 |
| Física Moderna no Ensino Médio: Raiso X com enfoque metodológico em CTS |
|
2005 |
| Tarefa aberta: uma proposta para a sala de aula |
|
2005 |
| Raios X no Ensino Médio: uma proposta metodológica em CTS |
|
2005 |
| Novas atividades para a recomendação de conteúdos on line para professores de Físca: ampliar, divulgar e formar |
|
2005 |
| Uma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio |
|
2005 |
| Formação continuada de professores: ação após reflexão |
|
2005 |
| A Matematização no ensino de Física |
|
2005 |
| Ensino de Eletromagnetismo: avaliando um material didático pautado no movimento CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) |
|
2005 |
| O eletromagnetismo no contexto de um sistema elétrico: uma abordagem apoiada no enfoque ciência-tecnologia-sociedade |
|
2005 |
| A ação-reflexão na formação continuada de professores |
|
2005 |
| A ação-reflexão na formação continuada de professores |
|
2005 |
| A construção do conceito de potência como um conceito universal na Física |
|
2005 |
| Raios X no ensino médio: o que dizem os professores da área |
|
2005 |
| Interações dos professores de ciências naturais com as reformas curriculares |
|
2005 |
| Física Moderna no Ensino Médio: um aproposta usando Raios X |
|
2004 |
| Abrindo as portas para um diálogo |
|
2004 |
| A levitação eletrodinâmica no ensino médio |
|
2004 |
| Uma avaliação da proposta de ensino do eletromagnetismo |
|
2004 |
| Formação continuada de professores: analisando uma prática pedagógica após oficina de Astronomia |
|
2004 |
| O ELETROMAGNETISMO NO CONTEXTO DE UM SISTEMA ELÉTRICO: UMA ABORDAGEM APOIADA NO ENFOQUE CIÊNCIA - TECNOLOGIA - SOCIEDADE |
|
2004 |
| RAIOS X NO ENSINO MÉDIO, NO CONTEXTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) |
|
2004 |
| Tarefa aberta: uma proposta para a sala de aula |
|
2004 |
| Observando o Céu/ Compreendendo a Terra |
|
2004 |
| Uma Proposta de Inserção de um Tópico de Física Moderna - Raiso X para o Ensino Médio com enfoque CTS |
|
2004 |
| UniEscola - seleção de conteúdos on-line e o estudo da capacitação de professores e licenciados em física para a utilização da internet na formação continuada e inicial |
|
2004 |
| Buscando a relação entre eletricidade e magnetismo |
|
2003 |
| Jogos para o ensino de Física para crianças de 6 a 14 anos |
|
2003 |
| Levando a energia de uma usina até uma residência |
|
2003 |
| Formação continuada de professores de Física |
|
2003 |
| Física Moderna no Ensino Médio: uma proposta metodológica |
|
2003 |
| Formação Inicial e continuada de professores de Física: Projeto UniEscola |
|
2003 |
| Física Aplicada a Redes: uam proposta para os cursos da área de computação e informática |
|
2003 |
| Analisando os discursos dos estudantes de ensino médio sobre magnetismo |
|
2003 |
| Levando a energia da usina até uma residência |
|
2003 |
| Buscando a relação entre eletricidade e magnetismo |
|
2003 |
| Formación continuada de profesores usando el sitio UniEscola |
|
2002 |
| UniEscola: dando apoio aos professores de Física |
|
2002 |
| A aprendizagem dos conceitos de Física no espaço Sala de Ciências SESC |
|
2001 |
| O desempenho dos alunos no ensino de Física na Escola Estadual Professor Fernando Raja Gabaglia |
|
2001 |
| Utilização de jogos para a Prática de Física no Ensino Fundamental |
|
2001 |
| A Prática docente de professores que fizeram curso de atualização |
|
2001 |
| Contribuições de um curso de Saúde e Meio Ambiente para a sala de aula |
|
2001 |
| Estudando a interação entre a Pesquisa Científica e a Sala de Aula |
|
2001 |
| La ciencia de los cientificos y la ciencia de la sala de clases. La necessidad de la interacción en la formación permanente de profesores |
|
2001 |
| Formação Permanente: A necessidade de interação entre a ciência dos cientistas e a ciência da sala de aula |
|
2000 |
| Mundo Científico e a sala de aula |
|
2000 |
| Prática Docente após episódio de pesquisa |
|
2000 |
| Formação continuada no Ensino de Ciências: Laboratório de Pesquisa e Sala de Aula |
|
2000 |
| A Relação Universidade-Escola para o Ensino de Física |
|
2000 |
| As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Conteúdo, Linguagens, Cotidiano Escolar e Elaboarção de propostas |
|
2000 |
| A Relação Universidade - Escola : dando apoio aos professores de Física |
|
2000 |
| Física na Terra Encantada |
|
2000 |
| A Sala de aula após o episódio de pesquisa |
|
1999 |
| A Relação Universidade-Escola: dando apoio aos professores de Física |
|
1999 |
| Produzindo conhecimento junto com os professores do ensino médio |
|
1999 |
| Do Fazer ao Ensinar Ciência |
|
1998 |
| Do Fazer ao Ensinar Ciência |
|
1998 |
| CECIERJ: História, ações e intenções |
|
1998 |
| A formação dos professores de ciências e a reflexão sobre a ciência que é feita |
|
1998 |
| Do Fazer ao Ensinar Ciência |
|
1997 |
| Ensinar Ciência olhando para dentro do Laboratório |
|
1997 |
| Le CECIERJ comme Intermediare entre la Production de Connaissance et le Public |
|
1996 |