Coleta Certa: Jogo de tabuleiro moderno sobre resíduos radioativos |
|
2022 |
Articulação entre a Educação Ambiental e o enfoque CTS para o ensino de poluição sonora |
|
2022 |
Grupo PROENFIS: propostas de objetos de conhecimento para o ensino fundamental II |
|
2022 |
A case study on teaching of physics of sound and acoustics in Brazilian federal public universities |
|
2022 |
PIBID/FÍSICA-UFRJ, no contexto da pandemia |
|
2021 |
The articulation between the STS Approach and Environmental Education for the contextualization of Acoustics in Physics Teaching. |
|
2021 |
Reflexões sobre ensino de Física investigativo para pessoas com deficiência visual |
|
2020 |
OSCILAÇÕES E ONDAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
|
2020 |
A LUZ ALÉM DA NOSSA PERCEPÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO |
|
2019 |
SUPERCHEFES: UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS E GAMIFICADAS |
|
2019 |
?ME INCLUI NESSA!?? UMA ATIVIDADE INCLUSIVA E INVESTIGATIVA PARA NÃO DEIXAR NENHUM ALUNO DE FORA. |
|
2019 |
FÍSICA EM QUADRINHOS: PROMOVENDO UMA UTILIZAÇÃO CRÍTICA DOS QUADRINHOS |
|
2019 |
AS AVENTURAS DE BOB: UMA INVESTIGAÇÃO LÚDICA DO ELETROMAGNETISMO |
|
2019 |
O UNIVERSO NUMA GOTA D?ÁGUA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS |
|
2019 |
CONVERTENDO A RADIAÇÃO SOLAR EM ENERGIA ELÉTRICA |
|
2019 |
O QUE NÃO SE PODE VER: UMA PRÁTICA DE ENSINO SOBRE O ESTUDO DE ONDAS PARA DEFICIENTES VISUAIS |
|
2019 |
O subprojeto PIBID/UFRJ-FÍSICA: prrgrama de formação inicial de professores de Física para o ensino médio brasileiro |
|
2019 |
O TREM SUPERCONDUTOR COM ENFOQUE CTS. |
|
2018 |
Promovendo alfabetização científicacom kit de atividades investigativas de baixo custo |
|
2018 |
Queda de esferas: um recurso potencial para aprender a 'falar ciência' |
|
2018 |
ATIVIDADES DO PIBID/UFRJ ? FÍSICA NO PEDRO II. GRÁFICOS EM CINEMÁTICA |
|
2018 |
Uma gota d´água.. ou um universo? |
|
2018 |
Análise das atividades do PIBID/UFRJ-Física no Colégio Pedro II Campus São Cristóvão III |
|
2018 |
As aventuras de Bob; uma proposta de atividade lúdica investigativa sobre eletromagnetismo |
|
2018 |
Uma proposta de ensino de Física para deficientes visuais: circuitos elétricos |
|
2018 |
Superchefes - uma sequência de atividades investigativas e gamificadas |
|
2018 |
O que se pode ver: uma prática sobre estudo de oscilações e ondas para cegos |
|
2018 |
Atividade experimental sobre unidade de medida universal opara aulas de ensino médio pelo PIBID/UFRJ-FÍSICA |
|
2017 |
Proposta de atividades de cinemática para deficientes visuais aplicada no colégio Pedro II pelo grupo do PIBID/UFRJ - Física |
|
2017 |
Cinemática angular fora da sala de aula: uma proposta do PIBID/UFRJ-Física |
|
2017 |
O trem de levitação magnética supercondutora |
|
2017 |
KIT DE MECÂNICA: UM CONJUNTO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DE MECÂNICA |
|
2017 |
Física em Quadrinhos: o espelho inclinado |
|
2017 |
Contribuições das imagens estroboscópicas e da videoanálise para intervenões didáticas de investigação |
|
2017 |
Física em Quadrinhos: aproximar ou afastar |
|
2017 |
As imagens Estroboscópicas e a videoanálise como recurso para intervenções didáticas |
|
2017 |
Aplicações industriais da Física das radiações |
|
2016 |
O Role-Playing Game (RPG) como ferramente para o ensino de Física |
|
2016 |
Física em Quadrinhos: posição da imagem em discussão |
|
2016 |
Medição, experimentação e (re)descoberta: Uma atividade investigativa com pesos e molas |
|
2015 |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DOS CONCEITOS DE MECÂNICA ATRAVÉS DE FOTOGRAFIAS ESTROBOSCÓPICAS DE MOVIMENTOS CORPORAIS |
|
2015 |
FÍSICA EM QUADRINHOS: O MISTÉRIO DA MEDUSA |
|
2015 |
AS RAMPAS DE ACESSO NAS GRANDES CIDADES: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO QUE VALORIZA O ESTUDO DO TEMA PLANO INCLINADO |
|
2015 |
Investigando o fenômeno físico das marés |
|
2015 |
UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA ENVOLVENTO CONCEITOS |
|
2015 |
DADOS ESTATÍSTICOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA NO BRASIL (2000-2012) |
|
2015 |
Uma proposta de ensino atarvés da modelagem de imagens: fotografias estroboscópicas digitais e videoanálise |
|
2015 |
Física em Quadrinhos: um bar n'o Folies-Bergère |
|
2015 |
Estudo estatísitico da formação de professores de Química |
|
2014 |
Uma análise da formação de professores de Física para a Educação Básica |
|
2014 |
Estudo sobre o curso de Licenciatura em Física - o que dizem os dados estatísticos |
|
2014 |
Formação de Professores de Química: a realidade dos cursos de Licenciatura segundo as Sinopses Estatísticas |
|
2014 |
Uma atividade envolvendo sistema métrico para compreender a construção do conhecimento científico pelaos alunos |
|
2014 |
Física em Quadrinhos: um bar no Folies-Bergere |
|
2014 |
Irreversibilidade e bolas de gude |
|
2014 |
Temas de Física para o Ensino Médio com Enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) |
|
2013 |
Propostas de atividades investigativas abordando conceitos básicos de física ondulatória |
|
2013 |
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NA FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA PELO PIBID/UFRJ |
|
2013 |
O SUBPROJETO FÍSICA DO PIBID-UFRJ: A ATUAÇÃO EM SALA DE AULA |
|
2013 |
PROENFIS ? PROPOSTA DE TEMAS PARA O ENSINO DE FÍSICA COM ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) |
|
2013 |
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE HIDROSTÁTICA ATRAVÉS DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM ENFOQUE C-T-S |
|
2013 |
O MOTOR À COMBUSTÃO NA SOCIEDADE: UMA ABORDAGEM EM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE (CTS) PARA CONTEÚDOS DE TERMODINÂMICA |
|
2013 |
USANDO QUADRINHOS PARA DISCUTIR ÓTICA |
|
2013 |
PARE & COMPARE: INDO AO SUPERMERCADO PARA APRENDER FÍSICA |
|
2013 |
OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICA DIANTE DA CARÊNCIA DE PROFESSORES DE FÍSICA |
|
2013 |
EXPLORANDO CONTROVÉRSIAS SIMULADAS EM SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA TRABALHAR ONDAS DE RÁDIO COM ÊNFASE CTS |
|
2013 |
IRREVERSIBILIDADE |
|
2013 |
Uma discussão acerca de um dispositivo de movimento perpétuo |
|
2013 |
Reflexões sobre uso de histórias em quadrinhos para promover o discurso na aula |
|
2013 |
Formação de professores de Física pelo PIBID/UFRJ e sua atuação em uma escola pública estadual |
|
2013 |
Experimentos para sala de aula - Mecânica - PIBID/CAPES |
|
2012 |
A Formação de Professor de Física: do século XX aos dias de hoje |
|
2011 |
Materiais experimentais no ensino de som em escola pública/PIBID/CAPES |
|
2011 |
Formação em serviço e a construção de autonomia para uma prática docente em ciência-tecnologia-sociedade (CTS) |
|
2010 |
Formação de professores para uma ação docente compatível com o enfoque ciência-tecnologia-sociedade (CTS) |
|
2010 |
Levitação Eletrodinâmica : uma experiência de sala de aulabaseada no enfoque ciência-tecnologia-sociedade (CTS) |
|
2010 |
Produção de energia, desenvolvimento e meio ambiente: uma abordagem em ciência-tecnologia-sociedade |
|
2010 |
A indicação de indicadores da alfabetização científica na avaliação de uma proposta CTS para o ensino de magnetismo |
|
2010 |
PROJETO COLABORATIVO EM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE: A FORMAÇÃO EM SERVIÇO DO ?EDUCADOR CTSA? |
|
2010 |
O papel e demais aspectos da UAB no Brasil a partir da fala de professores de cursos a distância de licenciatura em Física |
|
2010 |
Atividades sobre eletromagnetismo: aprennder é argumentar |
|
2010 |
Projeto PIBID/Física: apresentando atividades de temperatura e calor |
|
2010 |
Uma sequência didática para o estudo do eltromagnetismo com uma abordagem CTS |
|
2009 |
Investigações sobre ondas de rádio no ensino médio |
|
2009 |
Uma proposta de formação continuada para professores de Física do ensino médio em Ciência-Tecnologia- Sociedade-Ambiente (CTSA) |
|
2009 |
UNIESCOLA: Estudo histórico das atividades de pesquisa e formação continuada |
|
2009 |
Relações CTS na abordagem do tema Energia: uam investigação na sala de aula do ensino médio |
|
2009 |
Ciência, tecnologia e sociedade na sala de aula |
|
2009 |
Propuesta para la enseñanza de la física en una perspectiva CTS |
|
2009 |
El desarrollo profesional y la construcción de autonomía para una práctica docente en ciencia-tecnología-sociedad(CTS) a partir de formación continuada |
|
2009 |
Ciencia y Tecnología-sociedad en salón de clase:discutiendo la producción e el consumo de energía eléctrica con estudiantes de enseñanza media. |
|
2009 |
A continuing education program in science-technology-society (STS) for practicing physics teacher in secondary scholl |
|
2009 |
Desenvolvimento profissional para uma ação docente em ciencia-tecnologia-sociedade: a formação continuada de professores de Física do ensino médio |
|
2009 |
Ensino de Física numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade |
|
2009 |
A uitilização de atividades investigativas em uma proposta de enculturação científica: novos indicadores para análise de processo |
|
2009 |
Contribuição da Educação Intercultural para Atividades da Praça da Ciência |
|
2009 |
Baixos Salários e a Carência de professores de Física no Brasil |
|
2008 |
Construção de Estratégias Pedagógicas em CTS para a Formação de professores: a Energia Elétrica em sala de aula |
|
2008 |
A Física e a Sociedade na TV |
|
2008 |
Aspectos históricos da remuneração dos professores de física do Brasil e da carência deste profissional na educação básica frente à reallidade daOECD |
|
2008 |
A Formação de professores de Física no Brasil sob uma perspectiva histórica |
|
2008 |
A abordagem do tema energia : a luz do enfoque ciência-tecnologia-sociedade-ambiente (CTSA) em um espaço de formação continuada para professores de Física do ensino médio |
|
2008 |
A trajetória da formação de professores de Física no ensino superior: da descobrimento à Resolução 30/74 |
|
2008 |
Uma ação de formação continuadad para professores de Física no ensino médio em Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) |
|
2008 |
A Formação dos professores do ensino fundamental - Ação-Reflexão-Ação após uma oficina de Astronomia |
|
2007 |
Energia, Meio ambiente e desenvolvimento: uma proposta didática para alunos do Ensino Médio |
|
2007 |
Levitação eletrodinâmica - o ensino de Física baseado no enfoque CTS, na discussão para a melhoria da qualidade do nosso ar |
|
2007 |
A opinião dos professores de Física e alunos do ensino médio sobre a introdução de um tópico de física moderna e contemporânea |
|
2007 |
Perfil dos licenciandos em Física da UFRJ, segundo o uso de computadores |
|
2007 |
Aspectos do enfoque CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) para o ensino de Física |
|
2007 |
A energia elétrica na sala de aula do ensino médio: estratégias de abordagem em Ciência-Tecnologia-Sociedade |
|
2007 |
O ensino de Física Moderna com enfoque CTS: um tópico para o ensino médio |
|
2006 |
A sala de aula como objeto de estudo após oficina de Astronomia |
|
2006 |
Formação permanente de professores por meio de EAD digital: as propostas apoiadas pelo governo (e-Proinfo) e a pesquisa em ensino de ciências são linhas paralelas? |
|
2006 |
A formação do professor de Física para o aluno de hoje |
|
2006 |
Olhando para a Formação de professores de Física nos Centros Federais de Eduacçaõ Tecnológica |
|
2005 |
A Formação de Professores do Ensino Fundamental sobre algumas questões em relaçaõ Sol-Terra-Lua |
|
2005 |
Acendendo a Luz |
|
2005 |
Física Moderna no Ensino Médio: Raiso X com enfoque metodológico em CTS |
|
2005 |
Tarefa aberta: uma proposta para a sala de aula |
|
2005 |
Raios X no Ensino Médio: uma proposta metodológica em CTS |
|
2005 |
Novas atividades para a recomendação de conteúdos on line para professores de Físca: ampliar, divulgar e formar |
|
2005 |
Uma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio |
|
2005 |
Formação continuada de professores: ação após reflexão |
|
2005 |
A Matematização no ensino de Física |
|
2005 |
Ensino de Eletromagnetismo: avaliando um material didático pautado no movimento CTS (Ciência - Tecnologia - Sociedade) |
|
2005 |
O eletromagnetismo no contexto de um sistema elétrico: uma abordagem apoiada no enfoque ciência-tecnologia-sociedade |
|
2005 |
A ação-reflexão na formação continuada de professores |
|
2005 |
A ação-reflexão na formação continuada de professores |
|
2005 |
A construção do conceito de potência como um conceito universal na Física |
|
2005 |
Raios X no ensino médio: o que dizem os professores da área |
|
2005 |
Interações dos professores de ciências naturais com as reformas curriculares |
|
2005 |
Física Moderna no Ensino Médio: um aproposta usando Raios X |
|
2004 |
Abrindo as portas para um diálogo |
|
2004 |
A levitação eletrodinâmica no ensino médio |
|
2004 |
Uma avaliação da proposta de ensino do eletromagnetismo |
|
2004 |
Formação continuada de professores: analisando uma prática pedagógica após oficina de Astronomia |
|
2004 |
O ELETROMAGNETISMO NO CONTEXTO DE UM SISTEMA ELÉTRICO: UMA ABORDAGEM APOIADA NO ENFOQUE CIÊNCIA - TECNOLOGIA - SOCIEDADE |
|
2004 |
RAIOS X NO ENSINO MÉDIO, NO CONTEXTO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) |
|
2004 |
Tarefa aberta: uma proposta para a sala de aula |
|
2004 |
Observando o Céu/ Compreendendo a Terra |
|
2004 |
Uma Proposta de Inserção de um Tópico de Física Moderna - Raiso X para o Ensino Médio com enfoque CTS |
|
2004 |
UniEscola - seleção de conteúdos on-line e o estudo da capacitação de professores e licenciados em física para a utilização da internet na formação continuada e inicial |
|
2004 |
Buscando a relação entre eletricidade e magnetismo |
|
2003 |
Jogos para o ensino de Física para crianças de 6 a 14 anos |
|
2003 |
Levando a energia de uma usina até uma residência |
|
2003 |
Formação continuada de professores de Física |
|
2003 |
Física Moderna no Ensino Médio: uma proposta metodológica |
|
2003 |
Formação Inicial e continuada de professores de Física: Projeto UniEscola |
|
2003 |
Física Aplicada a Redes: uam proposta para os cursos da área de computação e informática |
|
2003 |
Analisando os discursos dos estudantes de ensino médio sobre magnetismo |
|
2003 |
Levando a energia da usina até uma residência |
|
2003 |
Buscando a relação entre eletricidade e magnetismo |
|
2003 |
Formación continuada de profesores usando el sitio UniEscola |
|
2002 |
UniEscola: dando apoio aos professores de Física |
|
2002 |
A aprendizagem dos conceitos de Física no espaço Sala de Ciências SESC |
|
2001 |
O desempenho dos alunos no ensino de Física na Escola Estadual Professor Fernando Raja Gabaglia |
|
2001 |
Utilização de jogos para a Prática de Física no Ensino Fundamental |
|
2001 |
A Prática docente de professores que fizeram curso de atualização |
|
2001 |
Contribuições de um curso de Saúde e Meio Ambiente para a sala de aula |
|
2001 |
Estudando a interação entre a Pesquisa Científica e a Sala de Aula |
|
2001 |
La ciencia de los cientificos y la ciencia de la sala de clases. La necessidad de la interacción en la formación permanente de profesores |
|
2001 |
Formação Permanente: A necessidade de interação entre a ciência dos cientistas e a ciência da sala de aula |
|
2000 |
Mundo Científico e a sala de aula |
|
2000 |
Prática Docente após episódio de pesquisa |
|
2000 |
Formação continuada no Ensino de Ciências: Laboratório de Pesquisa e Sala de Aula |
|
2000 |
A Relação Universidade-Escola para o Ensino de Física |
|
2000 |
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Conteúdo, Linguagens, Cotidiano Escolar e Elaboarção de propostas |
|
2000 |
A Relação Universidade - Escola : dando apoio aos professores de Física |
|
2000 |
Física na Terra Encantada |
|
2000 |
A Sala de aula após o episódio de pesquisa |
|
1999 |
A Relação Universidade-Escola: dando apoio aos professores de Física |
|
1999 |
Produzindo conhecimento junto com os professores do ensino médio |
|
1999 |
Do Fazer ao Ensinar Ciência |
|
1998 |
Do Fazer ao Ensinar Ciência |
|
1998 |
CECIERJ: História, ações e intenções |
|
1998 |
A formação dos professores de ciências e a reflexão sobre a ciência que é feita |
|
1998 |
Do Fazer ao Ensinar Ciência |
|
1997 |
Ensinar Ciência olhando para dentro do Laboratório |
|
1997 |
Le CECIERJ comme Intermediare entre la Production de Connaissance et le Public |
|
1996 |