Luiz Paulo da Moita Lopes

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • University of London

    Lingüística Aplicada | Doutorado | 1983 - 1986
  • University of London

    Lingüística Aplicada | Mestrado | 1982 - 1983
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciatura Português Inglês | Graduação | 1976 - 1976
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Literatura Inglesa | Especialização | 1975 - 1975
  • University of Virginia

    Lingüística | Mestrado | 1974 - 1976
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras | Graduação | 1970 - 1973
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(26.23% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
-Quem matou Diego?-: projeções escalares em paisagens semióticas onlineOffline 10.1590/1678-460x202259477 2022
Os espaçoTempos da narratina como construto teórico-metodológico na investigação em linguística aplicada 2021
Rescaling the global borderlands: Transperipheral projections from `the heart of the Amazon? 10.1017/S0047404521000750 2021
The maternity dispositif in All about my mother: entextualization and scalar processes 2020
Peles Habitávies d e Almodóvar em perspectiva: projeções (meta)escalares 2020
Desejo na biopolítica do agora: performatividades escalares em um aplicativo de encontros homoafetivos 10.1590/1678-46x2020360306 2020
Entextualizações criativas de discursos sobre raça em práticas discursivas multissituadas na periferia brasileira 10.30612/raido.v.14i36.13242 2020
Por uma ideologia linguística responsiva às teorizações queer 10.26512/les.v21i2.35701 2020
COLOCANDO EM PERSPECTIVA AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DE RESISTÊNCIA EM NOSSAS DEMOCRACIAS CONTEMPORÂNEAS: UMA INTRODUÇÃO 10.1590/010318139154811120210123 2020
Transidiomaticity and transperforamnces in queer rap: toward an abject aesthetics 2019
Vivenciando a outridade: escalas, indexicalidade e performances narrativas de universitários migrantes 10.1590/1984-6398201913696 2019
Por uma proximidade crítica no estudos em Linguística Aplicada 2019
Creative entextualizations of discourses about race in multi-sited discursive practices in the Brazilian `periphery’ 10.1075/aila.00002.gui 2018
Introduction Meaning making in the periphery 2018
REFLEXIVIDADE METAPRAGMÁTICA SOBRE O CINEMA DE ALMODÓVAR NUMA INTERAÇÃO ONLINE: INDEXICALIDADE, ESCALAS E ENTEXTUALIZAÇÃO 10.1590/010318138651046333531 2018
VIAGEM TEXTUAL PELO SUL GLOBAL : IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS QUEER E METAPRAGMÁTICAS TRANSLOCAIS 10.1590/1982-4017-180306-do0618 2018
-Does the picture below show a heterosexual couple or not?’ Reflexivity, entextualization, scales and intersectionalities in a gay man’s blog 10.1558/genl.34675 2018
TRAJECTORIES OF A VIRAL TEXT IN DIFFERENT COMMUNICATIVE EVENTS: ENTEXTUALISATION, INDEXICALITY, IDENTITY PERFORMANCES AND ETHNOGRAPHY 2017
?Sobre feminismo, sobre racismo, sobre xenofobia, sobre tudo?: desequilíbrios narrativos em performances heterossexuais de um aluno migrante branco 2017
Performance narrativa multimodal de Agrado em Tudo sobre minha mãe: desarticulando a autenticidade de gênero 10.1590/1984-639820169876 2016
ENTEXTUALIZAÇÕES ESTRATÉGICAS: PERFORMANCES SENSUALIZADAS DE RAÇA EM PRÁTICAS DISCURSIVAS NA WEB 2.0 10.1590/1982-4017-160206-3515 2016
"Você é uma morena muito bonita": a trajetória textual de um elogio que fere 10.1590/0103-18134345161352 2015
Posicionamentos interacionais mobilizados por Tudo sobre minha mãe na rede social Filmow 10.1590/0102-445011081768832268 2015
TV-school hybrid literacy practices as sites for making another logic possible: voicing contrasts that promote gender and sexuality trans-experinces (12-32) 2015
A performance narrativa de uma blogueira: 'tornando-se preta em um segundo nascimento' 2014
Ordens de indexicalidade mobilizadas nas performances discursivas de um garoto de programa: ser negro e homoerótico 2014
As performances discursivo-identitárias de mulheres negras em uma comunidade para negros na Orkut 10.1590/S0102-44502013000200003 2013
Linguística Aplicada como lugar de construir verdades contingentes: sexualidades, ética e política 2010
Os novos letramentos digitais como lugares de construção de ativismo político sobre sexualidade e gênero 2010
A performance narrativa do jogador Ronaldo como um fenômeno sexual em um jornal carioca: multimodalidade, posicionamneto e iconicidade 2009
"A guerra dos carneiros gays": a (re)construção do fantasma da eugenia sexual no discurso midiático 2008
Inglês e globalização em um epistemologia de fronteira: ideologia linguística para tempos híbridos 2008
Queering literacy teaching: analyzing gay-themed discourses in a fifth grade class in Brazil 2006
DISCURSO COMO ARMA DE GUERRA: UM POSICIONAMENTO OCIDENTALISTA NA CONSTRUÇÃO DA ALTERIDADE 2005
A Construção do Gênero e do Letramento na Escola: como um tipo de conhecimento gera outro 2005
CONTEMPORANEIDADE E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO NA ÁREA DE ESTUDOS LINGÜÍSTICOS 2004
DISCURSOS E VERTIGENS: IDENTIDADES EM XEQUE EM NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS 2004
STORYTELLING AS ACTION: CONSTRUCTING MASCULINITIES IN A SCHOOL CONTEXT 2003
CO-CONSTRUCCIÓN DEL DISCURSO EN EL AULA: ALINEAMENTO CON CONTEXTOS MENTALES GENERADOS POR EL PROFESOR 2001
DISCURSO, CORPO E IDENTIDADE: masculinidade hegemônica como comunidade imaginada na escola 2001
A CONTRIBUIÇÃO DA LINGÜÍSTICA APLICADA NA FORMULAÇÃO DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: A QUESTÃO DOS TEMAS TRANSVERSAIS 1999
FOTOGRAFIAS DA LINGÜÍSTICA APLICADA NO CAMPO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO BRASIL 1999
LOOKING BACK INTO AN ACTION RESEARCH PROJECT: TEACHING/LEARNING TO REFLECT ON THE LANGUAGE CLASSROOM 1998
CONTEXTOS INSTITUCIONAIS EM LINGÜÍSTICA APLICADA:NOVOS RUMOS 1996
LINGUAGEM / INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR 1995
PESQUISA INTERPRETATIVISTA EM LINGÜÍSTICA APLICADA: A LINGUAGEM COMO CONDIÇÃO E SOLUÇÃO 1994
LINGÜÍSTICA APLICADA NO BRASIL: UM OLHAR RETROSPECTIVO E PROSPECTIVO 1994
RESENHA CRÍTICA DO LIVRO CRITICAL LANGUAGE AWARENESS 1993
ETNOGRAFIA CRÍTICA: UM PARADIGMA DE PESQUISA EM LINGÜÍSTICA APLICADA 1993
REPRESENTAÇÃO SOCIAL E ENCAMINHAMENTO PEDAGÓGICO DA LEITURA EM ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS 1993
TENDÊNCIAS ATUAIS DA PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NO BRASIL 1992
INTERAÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 1992
IMPLEMENTAÇÃO DE PESQUISA NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS NO CONTEXTO BRASILEIRO 1991
ELES NÃO APRENDEM PORTUGUÊS QUANTO MAIS INGLÊS. A IDEOLOGIA DA FALTA DE APTIDÃO PARA APRENDER LE EM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA 1991
APPLIED LINGUISTICS IN BRAZIL: A PERSPECTIVE 1991
AFINAL, O QUE É LINGÜÍSTICA APLICADA? 1990
THE EVALUATION OF AN EFL READING SYLLABUS MODEL: INTEGRATING EXPERIMENTAL AND ETHNOGRAPHIC/QUALITATIVE DATA 1990
ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 1987
ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE O DOCUMENTO PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA O ESTADO DE SÃO PAULO. 1987
YES, NÓS TEMOS BANANAS OU PARAÍBA NÃO É CHICAGO NÃO 1982
O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: CONSIDERAÇÕES BASEADAS NO MODELO GERATIVO-TRANSFORMACIONAL 1979
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Momentos queer no contexto educacional: desafios na construção de performances alternativas para os corpos 2009
Lingüística Aplicada indisciplinar: "verdades" contingentes, sexualidades, performatividade e ética 2007
A guerra dos carneiros gays: a (re)construção discursiva do fanatasma da engenharia sexual 2007
Applied LInguistics as a site for constructing contingent "truths": sexuality, ethics, performativity and politics 2007
Sobre a desistência do projeto de construção de uma Lingüística Aplicada coesa 2006
Práticas discursivas multimodais na sala de aula: novas sociabilidades de gênero e sexualidade 2006
Letramentos midiáticos como lugar de desestabilização identitária em sala de aula: sexualidade e raças 2005
School, media and community literacies as sites for the construction of social identities in a changing world 2005
Reinventing Social Life: Queering School Literacy Contexts in Brazil 2005
Learning About Genders / Sexualities in a Multimodal school literacy context 2005
Media Literacy in Classroom Practices: Positiong and re-positioning genders and sexualities 2005
Equilibrando-se entre sentidos sociais cristalizados e desestabilizados na escola contemporânea 2005
IDENTIDADE CULTURAL, DISCURSOS MIDIÁTICOS E CONTEMPORANEIDADE 2004
POSITIONING IN ORAL NARRATIVES: A THEORETICAL CONSTRUCT FOR THE ANALYSIS OF MASCULINITIES 2004
FALTA HOMEM ATÉ PRA HOMEM: A CONSTRUÇÃO DA MASCULINIDADE HEGEMÔNICA NO DISCURSO MIDIÁTICO 2004
DISCURSO COMO ARMA DE GUERRA: QUESTÕES IDENTITÁRIAS E ÉTICAS NA MÍDIA CONTEMPORÂNEA 2004
DISCOURSE AS A WAR WEAPON: CONSTRUCTING ALTERITIES FROM AN OCCIDENTALIST PERSPECTIVE 2004
IDENTIDADES EM XEQUE EM NARRATIVAS CONTEMPORÂNEAS 2004
LINGÜÍSTICA APLICADA E VIDA CONTEMPORÂNEA: PROBLEMATIZANDO OS CONSTRUTOS QUE TÊM ORIENTADO A PESQUISA 2004
DISCURSO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNERO E SEXUALIDADE 2003
O QUE É METODOLOGIA DE PESQUISA EM LINGÜÍSTICA APLICADA HOJE? 2003
APRENDER LÍNGUAS É TAMBÉM SE ENVOLVER EM PROJETOS DE CONSTRUÇÃO DO GÊNERO 2003
CAPITALISMO INFORMACIONAL, DISCURSO, INTERCULTURALIDADE E ÉTICA: A BASE INTELECTUAL PARA A AÇÃO POLÍTICA DO PROFESSOR DE INGLÊS 2003
CONSTRUCTING GENDER AND LITERACY IN SCHOOLS: HOW ONE TYPE OF KNOWLEDGE BEGETS THE OTHER 2002
POR QUE ESTUDAR DISCURSO E IDENTIDADES SOCIAIS HOJE? 2002
ON BEING WHITE, HETEROSEXUAL AND MALE AT SCHOOL: MULTIPLE POSITIONINGS IN NARRATIVES 2002
RE-THINKING APPLIED LINGUISTICS: CONSTRUCTING A NEW RESEARCH AGENDA 2002
PRÁTICAS DISCURSIVAS E IDENTIDADES SOCIAIS 2002
LETRAMENTO E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL 2002
Identidade social, discurso e intituição 2001
COMO SER HOMEM E HETEROSSEXUAL NA ESCOLA: POSICIONAMENTOS MÚLTIPLOS EM NARRATIVAS ORAIS 2001
Lingüística Aplicada Hoje 2001
Como ser homem, heterossexual e branco na escola: posicionamentos múltiplos em narrativas orais 2001
DISCURSO, IDENTIDADE E VIDA SOCIAL 2000
HISTÓRIAS SOBRE MASCULINIDADES EM SALA DE AULA: PRENDAM SUAS CABRAS PORQUE MEU BODE ESTÁ SOLTO 2000
AS HISTÓRIAS QUE NOS TECEM: CONSTRUINDO MASCULINIDADES EM SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA 2000
Dicursive Practices in school as sites for the construction of gender and sexuality 2000
Discourse as a site for investigating social identities: socio-constructionism, discourse as a socio-cultural instrument and ethnography 2000
STORIES THROUGH WHICH WE ARE WOVEN: CONSTRUCTING MASCULINITIES IN THE LANGUAGE CLASSROOM 1999
Narrative as a process of social identity construction in a mother tongue classroom 1999
Discurso e construção da identidade em contextos institucionais 1999
NARRATIVA COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE SOCIAL EM UMA SALA DE AULA DE LEITURA DE LÍNGUA MATERNA 1998
DISCOURSE AS SOCIAL ACTION: CONSTRUCTING SEXUAL ORIENTATION IDENTITY IN A SCHOOL SETTING 1998
DISCOURSE AS SOCIAL ACTION: CONSTRUCTING SEXUAL ORIENTATION IDENTITY IN A SCHOOL SETTING - AMERICAN UNIVERSITY 1998
DISCURSO COMO AÇÃO SOCIAL: CONSTRUINDO A IDENTIDADE DE ORIENTAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA 1998
A MEDIAÇÃO DO DISCURSO NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DE IDADE, RAÇA E ORIENTAÇÃO SEXUAL 1998
ANALISANDO UMA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ATRAVÉS DE PESQUISA-AÇÃO, EM COLABORAÇÃO COM ALICE FREIRE 1997
RE-CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES SOCIAIS DE GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL NO DISCURSO DA SALA DE AULA DE LÍNGUAS 1997
INTERDISCIPLINARIDADE E INTERTEXTUALIDADE: LEITURA COMO PRÁTICA SOCIAL 1996
A FACULDADE DE LETRAS FOI UMA TRAIÇÃO OU PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO ÚTIL PARA A SALA DE AULA DE LÍNGUAS 1996
A AUTO FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR: O PROFESSOR PESQUISADOR 1996
INTERAÇÃO EM SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA 1996
DISCURSOS DE IDENTIDADE EM SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA 1996
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS: DISCURSO, CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E CIDADANIA 1996
PROJETO SALÍNGUAS (PESQUISA EM SALA DE AULA DE LÍNGUAS), NA FACULDADE DE LETRAS - UFRJ 1996
LINGUAGEM/INTERAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFESSOR 1996
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUAS 1996
DISCOURSES OF IDENTITY IN AN L1 READING CLASS: THE CONSTRUCTION OF DIFFERENCE 1996
DISCURSOS DE IDENTIDADE EM SALA DE AULA DE LEITURA: A CONSTRUÇÃO DA DIFERENÇA 1996
TRANSDISCIPLINARIDADE EM LINGÜÍSTICA APLICADA 1996
CO-CONSTRUCCIÓN DEL DISCURSO EN EL SALÓN DE CLASE: ALINEACIÓN SEGÚN CONTEXTOS MENTALES GENERADOS POR LA PROFESORA 1996
INTERACTIONAL PATTERNS AS CULTURAL CLASHES IN THE MOTHER TONGUE CLASSROOM 1995
TRANSDISCIPLINARIDADE EM LINGÜÍSTICA APLICADA 1995
Interactional Patterns in the language classroom as cultural clashes 1995
WHAT IS THIS CLASS ABOUT? TOPIC FORMULATION IN AN L1 READING CLASS 1994
INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA MATERNA 1994
FORMULAÇÃO DO TÓPICO EM AULA DE LEITURA DE L1 1994
PERCEPTIONS OF LANGUAGE IN L1 AND L2 : TEACHER-PUPIL INTERACTION 1993
ETNOGRAFIA CRÍTICA: UM PARADIGMA DE PESQUISA EM LINGÜÍSTICA APLICADA 1993
IMPLICATIONS OF EFL TEACHERS´ INVOLVEMENT AS RESEARCHERS IN ETHNOGRAPHIC RESEARCH FOR TEACHER EDUCATION 1993
INTERACTION PATTERNS IN THE MOTHER TONGUE CLASSROOM: DIFFICULTIES IN THE CONSTRUCTION OF COMMON KNOWLEDGE 1993
INTERAÇÃO NA SALA DE AULA DE LE E LM : A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 1992
TENDÊNCIAS DA PESQUISA NA SALA DE AULA NO BRASIL 1992
PADRÕES INTERACIONAIS NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA: DIFICULDADES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 1992
TEACHERS´ PERCEPTION OF INNOVATIVE SYLLABUS FOR THE TEACHING OF READING 1992
INTERAÇÃO NA SALA DE AULA DE LE: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO 1991
O PROFESSOR PESQUISADOR NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS 1991
Tradição e inovação em ensino de leitura em inglês em uma escola pública de 1º grau 1991
AFINAL O QUE É LINGÜÍSTICA APLICADA? 1990
PERCEPÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LEITURA EM INGLÊS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO 1990
THE EVALUATION OF AN EFL READING SYLLABUS MODEL: INTEGRATING EXPERIMENTAL AND ETHNOGRAPHIC DATA 1990
IMPLEMENTAÇÃO DE PESQUISA NA SALA DE AULA DE LÍNGUAS 1990
PERCEPÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LEITURA EM INGLÊS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO 1990
ENSINO DE LEITURA EM INGLÊS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE 1º GRAU: ANÁLISE DE ALGUNS DADOS ETNOGRÁFICOS 1989
INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA NO BRASIL 1989
OS DEPARTAMENTOS / SETORES DE INGLÊS DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: O FUTURO BATE À PORTA 1989
ENSINO DE LEITURA EM INGLÊS EM ESCOLA DE 1º GRAU: ANÁLISE DE ALGUNS DADOS ETNOGRÁFICOS 1989
REPENSANDO MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO NA SALA DE AULA DE INGLÊS: ENTRE O PRODUTO E O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM 1988
UM MODELO INTERATIVO DE LEITURA: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS 1987
IDEOLOGIA E ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS 1987
Publicações:
Minha Rede: