Américo de Araujo Pastor Junior

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio Ambiental de Macaé

Departamento:

Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé/NUPEM/Docentes

e-mail:

americoapj@gmail.com

Linkedin:

Google Scholar:

https://scholar.google.com/citations?user=m1F8Qo4AAAAJ&hl=pt-BR

ORCID:

http://orcid.org/0000-0003-4709-1221

Formação:
  • Universidade Católica de Petrópolis

    | Pós-Doutorado | 2018 - 2019
  • Universidade Federal Fluminense

    | Pós-Doutorado | 2017 - 2018
  • Universidade Católica de Petrópolis

    Psicologia | Graduação | 2012 - 2016
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação em Ciências e Saúde | Doutorado | 2012 - 2016
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação em Ciências e Saúde | Mestrado | 2010 - 2012
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Programação Visual - Design | Graduação | 2001 - 2006
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(47.06% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
ANÁLISE DO MODO DE ENDEREÇAMENTO DE UM VÍDEO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DE PREVENÇÃO À COVID-19 2022
Innovations in the teaching-learning process of psychiatric nursing and mental health 10.1590/0034-7167-2020-0525 2021
Estudo da Produção de Vídeos sobre temas sociocientíficos por alunos do Ensino Médio 10.22408/reva6020218781225-1237 2021
A produção de sentidos por estudantes a partir de um vídeo educativo na educação em enfermagem 10.26514/inter.v11i31.4045 2020
Experiências de divulgação científica e letramento científico sobre moléculas durante a pandemia da Covid-19 2020
Literature review of audiovisual practices in Nursing education 10.1590/0034-7167-2017-0890 2019
Estudo da apropriação de um filme na educação médica 2016
Apropriações de filmes e vídeos na educação médica 10.26514/inter.v7i20.806 2016
PRODUÇÃO DE VÍDEO EDUCATIVO POR LICENCIANDOS: UM ESTUDO SOBRE RECEPÇÃO FÍLMICA E MODOS DE LEITURA 10.1590/1983-211720175170102 2015
Contribuições dos estudos de recepção audiovisual para a educação em ciências e saúde 10.5007/1982-5153.2015v8n2p143 2015
ESTUDO DE RECEPÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR ELÉTRICO PRODUZIDO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO 2014
Endereçamentos e adaptações: a recepção de um vídeo educativo por alunos de ensino médio 2014
Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde: o aluno como espectador de vídeos educativos 2014
A produção de vídeo educativo por alunos da Licenciatura em Biologia: um estudo sobre recepção fílmica e modos de leitura 2013
ESTUDO DE RECEPÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR ELÉTRICO PRODUZIDO POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO 2013
Recepção audiovisual na educação médica: leituras de um vídeo educativo de psicologia médica por estudantes de medicina 10.1590/S0100-55022012000600010 2012
Estudo de recepção de um vídeo sobre refração da luz produzido por alunos de ensino médio como atividade do laboratório didático de física 2012
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
VÍDEOS REELS COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - PROREC 2024
EXTENSÃO: GUIA PARA ALUNOS SOBRE SUA DEFINIÇÃO E IMPORTÂNCIA 2024
PERCURSOS RIO MACAÉ: MELHORIA NAS ESCOLAS PÚBLICAS POR MEIO DA DIALOGICIDADE ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA 2024
AÇÕES DISRUPTIVAS NO CAMPO EDUCACIONAL: O RIO MACAÉ COMO SUJEITO 2024
AS EXPERIÊNCIAS DO IV FÓRUM NORTE-FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA 2024
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE AS FAKE NEWS E COVID-19 E TIRINHAS 2024
Procura-se um cientista: a produção e a recepção de mídias de divulgação científica em tempos de pandemia 2023
CONTRIBUIÇÃO DO GÊNERO PARA A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA RECEPÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE ASPECTOS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PRODUZIDO POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO 2023
EXPLORANDO A PERCEPÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA PRODUÇÃO DE IMAGENS: UMA ABORDAGEM DE PESQUISA-AÇÃO E ESTUDO DE CASO NO BAIRRO DE UMA ESCOLA INFANTIL EM MACAÉ 2023
ACESSIBILIDADE DAS MÃES E FILHOS A AMBIENTES RESTAURADORES NATURAIS 2023
EXPERIÊNCIAS NO PLANEJAMENTO E CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO ?TRILHA DA CIÊNCIA? 2023
EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CAMPO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS EM DUAS ESCOLAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2023
ANÁLISE DA PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE UM PODCAST SOBRE O SISTEMA NERVOSO CENTRAL VOLTADO À ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE JOVENS-ADULTOS 2022
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CONTEXTO PANDÊMICO: RELATO DO CURSO 'LABORATÓRIO VIRTUAL: A QUÍMICA DAS MOLÉCULAS' 2022
ANÁLISE DA RECEPÇÃO DE UMA TIRINHA SOBRE FAKE NEWS E VACINAS PARA COVID-19 2022
A PRODUÇÃO DE MÍDIAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE AMAMENTAÇÃO E ALEITAMENTO 2022
ANÁLISE DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE MEMES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE FAKE NEWS 2022
PÁGINA MUNDO VIRTUAL NO INSTAGRAM: UMA ESTRATÉGIA PARA DIVULGAÇÃO SOBRE QUÍMICA E SAÚDE 2022
OS USOS DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES 2022
PROCURA-SE UM CIENTISTA: REFLEXÕES SOBRE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE NEGACIONISMO CIENTÍFICO 2022
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EJA E SUAS INTERFACES COMA SAÚDE 2022
ATIVIDADES DE EXTENSÃO SOBRE A PRODUÇÃO DE PODCASTS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA 2022
Production and Reception on Science Popularization Efforts during COVID-19 Pandemic 2021
The Students Experiences and Expectations on Audiovisual Uses in Science Biological Undergraduate Course 2021
COVIEWING AND INTERTEXTUALITY IN THE USE OF VIDEOS IN CHEMISTRY CLASSES 2021
A PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE MÍDIAS EM UM BLOG DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA 2021
AS EXPERIÊNCIAS E EXPECTATIVAS DE ESTUDANTES SOBRE OS USOS DE AUDIOVISUAIS NA FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2021
FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS PARA VISUALIZAÇÃO DE MOLÉCULAS: UMA ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES 2021
O TEMPO DA CIÊNCIA E O TEMPO DAS FAKE NEWS: UM ESTUDO DE PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE MÍDIAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE PÓS-VERDADE 2021
PROCURA-SE UM CIENTISTA: REFLEXÕES SOBRE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE NEGACIONISMO CIENTÍFICO 2021
PRODUÇÃO E ANÁLISE DE UMA PÁGINA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA INCLUSIVA NAS REDES SOCIAIS SOBRE AS MOLÉCULAS PRESENTES NO COTIDIANO 2021
UM ESTUDO SOBRE PRODUÇÃO DE MÍDIAS PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 2021
Os papéis da Psicologia na formação docente em Ciências Biológicas 2020
RECEPÇÃO AUDIOVISUAL E REENDEREÇAMENTO EM AULAS DE BIOLOGIA 2019
Algumas tendências e aplicações dos estudos sobre crenças em psicologia na produção científicas de países de língua portuguesa e espanhola: Uma questão de educação e saúde 2019
EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA REALIZAÇÃO DO CUIDADO A PESSOA EM SOFRIMENTO MENTAL: REVISÃO DE LITERATURA 2018
CUIDADO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL NOS SERVIÇOS EXTRA-HOSPITALARES: DESAFIOS PARA FORMAÇÃO PROFISSIONAL 2018
EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA AUTOGUIADO BASEADO NA INTERNET PARA TRATAR A DEPRESSÃO EM UMA AMOSTRA DE USUÁRIOS BRASILEIROS 2018
Inovações na atenção a pessoa em sofrimento mental: uma revisão de literatura 2018
MESTRADO PROFISSIONAL EM ENFERMAGEM: DIMENSÕES DE INOVAÇÃO PRESENTES NOS TRABALHOS DE FINAL DE CURSO 2017
Os filmes como recursos didáticos na formação em enfermagem: um estudo desde a experiência do espectador na sala de aula 2017
A QUESTÃO DO REENDEREÇAMENTO NA RECEPÇÃO AUDIOVISUAL EM UMA AULA DE BIOLOGIA 2017
Os usos de filmes, séries de TV e vídeos do Youtube por estudantes e professores nas aulas de Psicologia Médica 2017
A questão do reendereçamento na recepção audiovisual em uma aula de biologia 2017
ENDEREÇAMENTOS E REENDEREÇAMENTOS DE UM FILME POR PROFESSORES DE MEDICINA NA PSICOLOGIA MÉDICA 2016
Canais de vídeo para ensino de ciências: um estudo exploratório 2015
A produção de vídeo por alunos da Licenciatura em Biologia e sua recepção por alunos do ensino médio 2015
Modos de endereçamento e reendereçamento: as apropriações de um filme por professores de medicina em aulas de Psicologia Médica 2015
Meaning-making of an educational video in medical education: the interplays in classroom 2015
Estudo de recepção de um vídeo sobre refração da luz produzido por alunos de ensino médio como atividade do laboratório didático de física 2015
Entre os Estudantes, Professores e Produtores de Vídeo: construção de sentidos sobre um vídeo educativo em Educação Médica 2015
CinePsi: fazer e pensar psicologia na articulação com cinema 2015
Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde: o aluno como espectador de vídeos educativos. 2014
Recepção e Endereçamento de Vídeos para Alunos de Fonoaudiologia: Um Estudo Comparativo 2014
Estudo de recepção de um vídeo sobre o funcionamento do motor elétrico produzido por estudantes de ensino médio 2013
ESTUDO DE RECEPÇÃO DE UM VÍDEO SOBRE O FUNCIONAMENTO DO MOTOR ELÉTRICO PRODUZIDO POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO. In: IX CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LAS CIENCIAS 2013
O Endereçamento de Vídeos de Educação em Saúde 2013
EDUCAÇÃO MÉDICA E AUDIOVISUAL: SENTIDOS PRODUZIDOS POR ESTUDANTES SOBRE UM VÍDEO EDUCATIVO DE ATENÇÃO À SAÚDE 2013
PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCATIVOS POR LICENCIANDOS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE DO ENDEREÇAMENTO E DO SIGNIFICADO PREFERENCIAL 2013
EDUCAÇÃO EM SAÚDE E VÍDEO: O ENDEREÇAMENTO COMO UMA QUESTÃO EDUCACIONAL 2013
Representações e Recepções: o endereçamento de campanhas educativas sobre AIDS 2013
AS LEITURAS DE VÍDEOS EDUCATIVOS DE PSICOLOGIA MÉDICA: A COMPLEXA NEGOCIAÇÃO DE SENTIDOS ENTRE ESPECTADORES E PRODUTORES 2013
VIDEO PRODUCTION AND RECEPTION: A PRIVATE VIEWING MODE OF READING 2013
Modo de Endereçamento na Educação em Ciências e Saúde: Análise Pragmática de um Vídeo de Educação Médica 2013
Audiovisual Reception in Medical Education: students and teachers readings of an educational video 2012
Reception study of a video produced as a physics didactic laboratory activity 2012
Estudo de recepção de um vídeo produzido por alunos como atividade de laboratório de física 2011
Produção e Recepção de vídeo por licenciandos em Biologia: uma exibição no modo privado de leitura 2011
Recepção Audiovisual na Educação Médica: leituras de um vídeo educativo por professores de Psicologia Médica 2011
A utilização de vídeos como uma estratégia educativa na formação de educadores ambientais do Projeto Pólen 2009
Visitas de acompanhamento no contexto do Projeto Pólen (Rio de Janeiro/ Brasil): A permanência do processo formativo. 2009
Projeto Pólen: Uma experiência de Formação de Educadores Ambientais 2009
Proyecto Pólen: una experiéncia de Educación Ambiental en Brasil 2008
Publicações:
Minha Rede: