Lúcia Helena Martins Gouvêa

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Letras e Artes

Unidade:

Faculdade de Letras

Departamento:

Departamento de Letras Vernáculas/FL

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal Fluminense

    | Pós-Doutorado | 2015 - 2016
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Letras (Letras Vernáculas) | Doutorado | 1997 - 2002
  • Universidade Federal Fluminense

    Letras | Mestrado | 1987 - 1990
  • Universidade Federal Fluminense

    Língua Portuguesa | Especialização | 1985 - 1986
  • Universidade Federal do Rio Grande

    Letras | Graduação | 1976 - 1980
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(31.58% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Ethé em (dis)curso 10.47369/eidea-24-1-4068 2024
A manipulação no discurso: o papel da mídia impressa e digital na propagação de notícias falsas 10.47677/gluks.v23i1.364 2023
Uma análise de implícitos como estratégia discursivo-argumentativa sob a perspectiva da Teoria Semiolinguística do Discurso 10.47369/eidea-23-2-3660 2023
Do texto impresso ao digital: a patemização em capas da Veja sobre a pandemia de COVID-19 2022
Da interpretação à compreensão 10.47456/cl.v15i31.35125 2021
Argumentação por implícitos como estratégia de patemização 10.22409/gragoata.v24i50.34169 2020
A enunciação enunciada: reflexões sobre o diálogo entre linguística do texto e Semiolinguística do Discurso 2019
Um estudo das emoções em crônicas jornalísticas 10.17851/2237-2083.25.2.903-937 2017
Um estudo do ethos em discursos do ex-presidente Lula 2016
Argumentação em texto jurídico: estratégias conteudísticas e linguísticas 2014
Modalização em textos midiáticos: estratégias de construção de sentido 2013
Texto como discurso: uma visão semiolinguística 2012
Leitura de texto informativo sob uma perspectiva semiolingüística 2008
Conectores concessivos e adversativos: uma visão discursiva 2005
Sujeito da enunciação e estratégia argumentativa 2003
Concessão e conectores 2001
O processo da concessão 2001
O novo acordo ortográfico 1996
O trabalhador-estudante no ensino superior: suas representações e expectativas em relação ao mercado de trabalho e ao ensino 1996
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Pathos e questões de gênero 2016
Emoções e desigualdades sociais 2016
Gênero textual 'notícia': uma aplicação da teoria ao caso concreto 2012
Construção da imagem dos enunciadores na mídia impressa 2012
Gênero textual notícia: uma aplicação da teoria ao caso concreto 2011
Notícia. Reportagem e sujeito enunciador 2011
Notícia, reportagem e sujeito enunciador. 2011
Estudos de enunciação e de Gêneros textuais 2010
Argumentação sob um ponto de vista linguístico-discursivo 2010
A construção da subjetividade em gêneros opinativos e informativos 2009
Modalidades em gêneros informativos midiáticos 2009
Modalidades em gêneros informativos midiáticos 2009
Subjetividade e notícia 2009
Subjetividade e concessão 2008
Subjetividade e concessão 2008
Modos de representação do sujeito da enunciação: uma estratégia argumentativa nos textos midiáticos 2008
Modos de representação do sujeito da enunciação: uma estratégia argumentativa nos textos midiáticos 2008
Argumentação e ensino: análise de uma crônica jornalística 2008
Um estudo semântico-pragmático de alguns conceitos gramaticais 2008
Lugares discursivos e sujeito da enunciação 2007
Tempos verbais e argumentação 2006
Argumentação e ensino: análise de uma crônica jornalística 2006
Tempos verbais e discurso 2005
Sujeito da enunciação e construções concessivas em textos midiáticos 2005
Sujeito da enunciação e construções concessivas em textos midiáticos 2005
Função dos tempos verbais no discurso 2004
Função dos tempos verbais no discurso 2004
Tempos verbais e argumentação 2004
Tempos verbais e discurso 2003
O processo da concessão 2001
Construções relativas no registro culto escrito do português europeu e brasileiro 2000
O professor, a produção de texto e o aluno: uma relação que tem de dar certo 1999
Construções relativas na escrita padrão 1999
Construções relativas no registro escrito do português europeu e do brasileiro 1999
Ter/haver: uma abordagem sociolingüística 1998
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