Alexandre de Almeida Faria

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Nova de Lisboa

    | Pós-Doutorado | 2009 - 2009
  • Warwick Business School

    Industrial And Business Studies | Doutorado | 1994 - 1998
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Administração | Mestrado | 1987 - 1989
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Engenharia Metalúrgica e de Materiais | Graduação | 1981 - 1986
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(62.07% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Co-production of Management Knowledge in/from Emeging Countries and Societies 10.1590/S0034-759020230108x 2023
Debatendo a escravidão negra nos estudos em gestão e organização a partir de perspectivas decoloniais e afrodiaspóricas 10.1590/1679-395120230100 2023
Administração do Desenvolvimento em Reginaldo Souza Santos 10.9771/rebap.v0i1.56387 2023
Decolonizing-recolonizing curriculum in management and accounting 10.1590/1982-7849rac2023230050.en 2023
Decolonizando Business History: O Caso da Historiografia da Unilever 10.1590/1679-395120210001 2022
Decolonizing-Recolonizing Curriculum in Management and Accounting with Southern Praxis 10.5465/AMBPP.2022.14410abstract 2022
Decolonising Inclusion in Performing Academia: Trans-inclusion as Phronetic Border Thinking/Doing Praxis 10.1111/gwao.12955 2022
Can We Co-Construct a Field of Management/Administration Engaged with the Majority? 10.1590/1984-92302021v28n9804EN 2021
Decolonising Management and Organisational Knowledge (MOK): Praxistical Theorizing for Potential Worlds 10.1177/13505084211020463 2021
Transmodernizing Imperial Business History 10.5465/AMBPP.2021.14046abstract 2021
Transmodernizing Management Historiographies of Consumerism for the Majority 10.1007/s10551-020-04528-y 2020
Estórias do passado para um futuro pós-COVID 19: além da normalidade da ?boa gestão? 10.21171/ges.v14i39.3311 2020
Decolonising MOS as Praxis and an Other Critical Performativity 10.5465/AMBPP.2020.19154abstract 2020
Local Development versus Neoliberal Globalization Project: Reflecting on Market Oriented Cities 2019
Highlighting the Darker Side of Liberal Internationalism for a Counter-Colonizing Consumerism 10.1080/10978526.2018.1547643 2019
Desarrollo local frente al proyecto de globalización neoliberal: reflexión sobre las ciudades orientadas al mercado 10.1590/0034-761220170088 2019
Historicizing the New Gobal Consumerism From a Perspective of Emerging Worlds 2018
Historicizando o Novo Consumerismo Global Sob uma Perspectiva de Mundos Emergentes 10.1590/1982-7849rac2018170257 2018
Reflections on the Past, Present and Future of CMS:Setting an Agenda for Action and Activism 10.5465/AMBPP.2018.16435symposium 2018
Em defesa da opção decolonial em administração/gestão 2017
(De)colonialidade na educação em administração: Explorando limites e possibilidades 10.14507/epaa.25.2676 2017
Responsabilidade Social e Bens Públicos Globais: um estudo sobre uma grande corporação no Brasil 2017
Rethinking the bottom of the pyramid 10.1177/1470593117704283 2017
The Modern Corporation Statement on Management 10.2139/ssrn.2863077 2016
Decolonizing the Globalization of Management: The Case of Diversity Management 10.5465/ambpp.2016.18340abstract 2016
RESGATANDO O NEXO GOVERNANÇAGESTÃO INTERNACIONAL: POR UMA NOVA ORDEM EM GESTÃO 10.1590/s0034-759020150204 2015
Réplica 2 - Promovendo (De)crescimento em/dos Estudos Organizacionais e de Gestão 10.1590/1982-7849rac20158122 2015
Por que construir uma área de estudos internacionais em Gestão/Administração ? 10.25113/farol.v2i3.2607 2015
Brushing Management History Against the Grain 10.5465/ambpp.2015.17422abstract 2015
Fighting Latin American marginality in -international- business 10.1108/cpoib-11-2013-0047 2014
O que é (estratégia de) não mercado? 10.1590/s1984-92302014000200007 2014
O Que Gestão Estratégica Tem a Ver com Capitalismo(s)? 10.1590/1982-7849rac20141177 2014
Coca-Cola and the Strategic CSR: Commitment or Non-Action? 10.5465/ambpp.2014.17799abstract 2014
Os desafios da produção de conhecimento em administração no Brasil 10.1590/s1679-39512013000100012 2013
Desenvolvimento, administração e imperialismo do Atlântico Norte: para Eduardo Ibarra Colado 10.1590/S1679-39512013000200001 2013
Fundamentalismo da gestão encontra a descolonialidade: repensando estrategicamente organizações familiares 10.1590/s1679-39512013000400007 2013
Development, Management and North Atlantic Imperialism: For Eduardo Ibarra Colado 2013
'Management, Dependence Studies and Development: a Decolonial (Re)Encountering' 10.5465/ambpp.2013.16627abstract 2013
The Chandler ? Furtado Case: a Decolonial Reframing of a North South (dis)Encounter 10.1177/1744935912444355 2012
Descolonizando Gestão Estratégica: o (Des)Encontro de Alfred Chandler-Celso Furtado 2012
Repensando Redes Estratégicas 2011
Rethinking Authority and Legitimacy in Strategy: A Perspective from an Emerging Economy 10.1002/CJAS.208 2011
Agência em estratégia: conectando prática social e co-determinação 10.1590/S1678-69712011000600004 2011
Repensando Produtivismo em Gestão no (e a partir do) Brasil 10.1590/S1679-39512011000400014 2011
Internationalization of management, neoliberalism and the Latin America challenge 10.1108/17422041011049932 2010
International Management, Business and Relations in Latin America 10.1108/17422041011049969 2010
Introduction to ?Critical international management and international critical management: perspectives from Latin America" 10.1108/17422041011049923 2010
To, from and beyond the margins 2010
Repensando Orientação para o Mercado no Brasil 10.1590/S1679-39512009000100006 2009
The role of global development organizations in the diffusion of corporate social responsibility in Brazil 2009
A Utilização do Método Histórico em Pesquisa Acadêmica de Marketing 2009
A Responsabilidade Social é uma Questão de Estratégia ?: Uma Abordagem Crítica 10.1590/S0034-76122008000100002 2008
A Retórica do Marketing 2008
Redescobrindo Estrategistas no Mundo Luso-Brasileiro 2008
Conectando as conexões luso-brasileiras 2008
Reconceituando estratégia de marketing sob uma perspectiva Luso-Brasileira 2008
Responsabilidade Social Corporativa: Construindo uma Abordagem Pró-Governo 2008
Em Busca da Identidade 2008
Globalization and international management: in search of an interdisciplinary approach 10.1590/S1807-76922007000200003 2007
Uma Proposta de Framework em Gerência Estratégica de Redes Verticais 10.1590/S1415-65552007000500003 2007
Strategic Corporate Social Responsibility in Latin America: A Critical Standpoint 10.1108/17471117200700003 2007
Relevância ou Rigor? 2007
Autoridade e Legitimidade em Estratégia 10.1590/S1679-39512007000300005 2007
Repensando a Orientação de Mercado da Responsabilidade Social Corporativa 2007
Orientação para o mercado sob uma perspectiva de estratégia: Estudo Exploratório no Brasil 2006
Teatro corporativo e estratégias espetaculares: em busca de uma abordagem dramatúrgica 10.1590/S1984-92302006000300005 2006
Em Busca de uma Agenda Brasileira de Pesquisa em Estratégia de Marketing no Brasil 10.1590/S0034-75902006000400003 2006
Crítica e Cultura em Marketing: Repensando a Disciplina 10.1590/S1679-39512006000300007 2006
Miopia estratégica 2006
Mercado de idéias 2006
Ampliando Questionamentos sobre Crítica em Administração 2005
Movimento cultural nos estudos organizacionais: uma abordagem interdisciplinar focada no consumo e na globalização 10.1590/S1679-39512005000100003 2005
Descobertas e reflexões sobre capacitações de operadores em empresas de serviços 2004
Entendendo governança internacional: estudo de caso no setor de petróleo 2004
Relevância em Estratégia de Marketing: Um Estudo de Caso em Empresa Orientada para o Mercado 2004
Internacionalização de empresas: explorando interfaces governo-empresas e governança-gerência 2004
Pesquisa em Redes Estratégicas: Descobertas e Reflexões Etnográficas 10.1590/S0034-75902003000100003 2003
In search of inter-firm management in supply chains: recognising contradictions of language and power by listening 10.1016/S0148-2963(00)00190-9 2002
Interdisciplinaridade e Crítica em Marketing 2002
Estratégias de Cooperação de Pequenas Empresas em Redes Assimétricas 2002
Globalização e Investimento Direto Estrangeiro: Estudo Exploratório na Indústria Automotiva Brasileira 10.1590/S1415-65552011000100006 2002
Pesquisa Intercultural e Interdisciplinar em Gestão Internacional: Investigações em Marketing Internacional e Gestão Ambiental 2002
Environmental Management in the Brazilian Chemical Sector 2001
Marketing Aspects of Environmental Practices of Multinational Enterprises in Host Countries 10.1002/tie.5060370506 1995
Empresa Multinacional em Face da Questão Ambiental: Um Estudo de Caso no Brasil 1994
Criando Vantagens Competitivas Através de Trading Companies 1993
Vantagens Competitivas no Âmbito da Estratégia Corporativa de uma Trading Company 1993
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Transmodernizing Imperial Business History 2021
Decolonizing History in Business and Management and Organization Studies: A Case of Unilever Historiography 2021
Dinâmicas de Conformidade-Resistência em Administração do Desenvolvimento: Desafiando subalternização/colonialidade epistêmica com action learning 2021
Managing for Development: non-managerialist cracks within a development organization from Global South 2021
Business History e o Caso Unilever: Uma Crítica Decolonial 2021
Transmodernizando a gestão da diversidade sob a perspectiva de (e com) ?os diversos? 2021
Degendering management session in light of intersectionality 2021
Public-private partnership for slum upgrading intervention 2021
Business History e Historiografia Unilever: Em Busca de Transmodernidade Decolonial 2020
Decolonizing the Historiography of Unilever within Anglo-American Business History 2020
Business History e Historiografia Unilever: Em Busca de Transmodernidade Decolonial 2020
Aprendendo a co-produzir relevância no contexto neoimperial da aprendizagem 2020
Decolonising management and organisational knowledge as praxis 2020
Decolonising MOS as Praxis and an Other Critical Performativity 2020
What can Dussel and Benjamin tell us about Management history 2019
Poverty Management and Solidarity Economy as a Hybrid Alternative in Emerging Economies: investigating coloniality-decoloniality dynamics 2019
Recoloniality-decoloniality dynamics in a Hybrid Alternative Development Management 2019
Who needs global diversity management ? 2019
Transmodernizando historiografia em gestão sob a perspectiva da maioria 2019
É possível uma historiografia em gestão sob a perspectiva da maioria? 2019
Global Governance and Environmental Sustainability: Development Bank in the Global South 2019
Revisiting a critical decolonial initiative in international management: for Eduardo Ibarra-Colado 2019
Development Management and Alternatives: investigating coloniality-decoloniality dynamics 2018
Historicizing the New Global Consumerism from the Perspective of Emerging Worlds 2018
Embracing unexpected semiperipheral alternatives within global diversity management 2018
Recuperating development administration and organizations: a coloniality-decoloniality analysis of solidarity economy 2018
Decolonizing the globalization of diversity management from the perspective of emerging countries and peoples 2017
Decolonialidade e Práticas Interculturais em Educação em Administração 2017
Decolonizing Management Education in Brazil: Absences, Presences and Ambivalences 2017
Decolonizing diversity management and alternatives 2017
Opening Governance: Views from the Global South 2016
Brushing Management History Against the Grain 2016
Problematizing the Agency of Subalterns 2016
Decolonizing the Globalization of Management: The Case of Diversity Management 2016
A Decolonial Perspective on Consumerism. 2016
Decolonizing alternatives in management and organizations: A perspective from emerging economies 2016
Beyond Managerialism through a Historical Decolonial Turn 2016
Methodology in the study of agency: a research on strategy as practice in Brazil 2015
Em defesa da opção decolonial em administração: rumo à uma concepção de agenda 2015
O Surpreendente (ou Estranho) Apogeu dos Consumidores de Baixa Renda em Marketing: Uma Análise Geo-Histórica 2015
Brushing management history against the grain: What Dussel and Benjamin tell us about management presents 2015
Decolonizing the Bottom of the Pyramid 2014
Rethinking the Bottom of the Pyramid: A Critical Perspective from an Emerging Economy 2014
Engajando com o Lado mais Sombrio do Mercado e da Gestão 2014
Repensando Gestão em (e a partir de) Economias Emergentes: Por Que Re-Teorizar Estratégia Internacional 2014
Reimagining the rise of 'all-inclusive' corporate social strategies 2014
Repensando Desenvolvimento Local e o Problema das Cidades Orientadas ao Mercado 2014
Rethinking strategic CSR and global public goods 2014
Rethinking the Bottom of the Pyramid: A Critical Perspective from an Emerging Economy 2014
Repensando Desenvolvimento Local e o Problema das Cidades Orientadas ao Mercado 2014
Organizações Familiares Otherwise 2013
Management, Dependence Studies and Development: a Decolonial (Re)encountering 2013
What strategic management has to do with capitalism(s)? 2013
Toward DMS: A decolonial (re)framing of dependence 2013
A Border Theorizing of International Social Strategies 2013
Border Thinking as Historical Decolonial Method: Reframing Dependence Studies to (Re)Connect Management&Development 2013
Em Defesa de Estudos Internacionais em Gestão/Administração 2013
Estudos da dependência: reaproximando ciências sociais e administração 2013
A Reponsabilidade Social Corporativa na Literatura e Prática de Marketing: um Estudo de Caso no Setor de Telecomunicações 2013
Border thinking as historical decolonial method: reframing dependence studies to (re)connect management and development 2013
O brave new world: emerging market multinationals at odds with traditional theorizing 2012
Em Defesa da Orientação Para o Não-Mercado no Brasil 2012
A critical state-based analysis of corporate social responsibility 2012
Dependency Theory, Strategic Management and Development 2012
Metodologia no Estudo da Agência: uma Pesquisa em Estratégia como Prática no Brasil 2012
Um Olhar sobre Consumerismo que Marketing Pouco Atenta (um tipo de miopia?) 2012
Emerging Market Multinationals: A Decolonial Perspective 2012
A tale of double subalternization: the Dependency theory case 2012
Can the subaltern teach? A case of anthropophagy revolutionizing every day life 2012
Estratégia de Responsabilidade Social no âmbito de Bens Públicos no Brasil. 2011
Revisiting a North-South Dis(encounter): The Chandler-Furtado case 2011
Chandler and Furtado: 50 years of North/South (dis)encounters in Strategic Management 2011
Revisitando Agência em Estratégia via Estudos Organizacionais 2010
A critical understanding of corporate social responsibility 2010
Rethinking the local-global debate: The Luso-Brazilian case 2010
Rethinking market orientation: a critical perspective from an emerging economy 2010
Responsabilidade Social Empresarial e Bens Públicos: Investigando Agência e Não Ação no Brasil 2010
A Critical Analysis of Corporate Social Responsibility as International Strategy 2010
CSR, PUBLIC GOODS AND THE AGENCY OF BIG CORPORATIONS IN BRAZIL 2010
A Critical Perspective of Authority, Legitimacy and strategy from an Emerging Economy 2009
Bringing back public strategists and administration in a context of crisis of capitalism 2009
Rethinking Strategy in Latin America: A critical perspective from Brazil 2009
Restoring the Authority of Public Strategists and Administration 2009
Internationalization of management and neoliberal crisis: rethinking international management in Latin America 2009
International Management, Business and Relations: An Interdisciplinary Framework. 2009
Um Paradoxo Organizacional no Brasil em Busca de Pesquisadores: a Mercadização-Socialização da Academia de Gestão 2008
Responsabilidade Social Corporativa em Marketing: Em Defesa de uma Abordagem Plural 2008
Rethinking Authority and Legitimacy in Strategy:A Perspective from Brazil 2008
O que estratégia tem a ver com capitalismo?. 2008
Repensando Orientação para o Mercado no Brasil 2008
Repensando Redes Estratégicas no Brasil 2008
Corporate Social Responsibility: A Critical Perspective from an Emerging Economy 2008
Deciphering corporate social responsibility in emerging economies: An exploratory investigation in Brazil 2008
Restoring the authority of public administration: A key issue in search of strategy and strategists 2008
Repensando Administração Pública em (e para) Economias Emergentes. 2008
Responsabilidade Social Corporativa em Estratégia: Em Defesa de uma Abordagem Pró-Governo no Contexto Luso-Brasileiro 2008
Repensando estratégia organizacional no contexto luso-brasileiro 2008
Asymmetrical exchanges in critical B2B marketing 2007
On strategic management and corporate social responsibility 2007
Autoridade, Legitimidade e o Poder do Estrategista 2007
Estratégia de responsabilidade social corporativa: impactos na administração pública no Brasil 2007
Marketing, Produtos Culturais e Orientação para o Mercado: Um Enfoque em Empresas Ex-estatais no Brasil 2006
Orientação Estratégica para o Mercado: Uma Investigação Exploratória 2006
A Utilização do Método Histórico em Pesquisa Acadêmica de Marketing 2006
Should Corporate Social Responsibility be Taken as 'Strategic'?: A Critical Approach 2006
Strategic Management and Corporate Social Responsibility: A Historical Analysis 2006
A Critical Approach on Market Strategy 2006
Marketing, Produtos Culturais e Orientação para o Mercado:Um Enfoque em Empresas Ex-estatais no Brasil 2006
Casos em Estratégia como Representações Dramatúrgicas 2005
Em Defesa de uma Abordagem menos Estratégica para a Responsabilidade Social 2005
Critique and Relevance on Marketing Strategy: A Perspective from a Developing Country 2005
International Strategies of State-Owned Companies: A Critical Analysis in Brazil 2005
Organization Studies, Consumption and Globalization in Brazil 2005
Pesquisa Focada em Empresas Transnacionais: uma Abordagem INterdisciplinar com Múltiplos Níveis de Análise 2005
A Critical Perspective on Marketing Strategy 2005
Internationalization of a Brazilian Corporation: Recognizing business-government and government-management issues. 2005
What is International Management? A critical analysis 2005
Responsabilidade Social e Estratégia: Em Busca de um Diálogo Latino-Europeu 2005
Sobre o Status Estratégico da Cultura 2005
O Teatro Corporativo e os Espetáculos Estratégicos: em Busca de um Diálogo Dramatúrgico com Gerentes 2004
Estudos Organizacionais, Estratégia e Marketing no Brasil: Em Defesa de uma Abordagem Focada em Consumo e Globalização 2004
Discovering Networks Reality through Critical Realism 2004
Globalization and International Management 2004
Networks and Supra-Networks in Brazil 2004
Em Busca de Relevância no Âmbito de Estratégia de Marketing 2004
Uma Proposta de Framework em Gerência Estratégica de Redes Verticais 2004
Globalization and International Management: in Search of a Realistic Approach 2004
Em Busca da Aproximação da Disciplina à Realidade Nacional 2004
Rethinking Strategy and Boundaries: A Critical Understanding of Networks and Competitive Advantage 2003
Confiança e Comprometimento em Supply Chains 2003
Critique and Relevance in Strategy: An Understanding of Boundaries, Networks and Managers 2003
Internacionalização de empresas: explorando interfaces governo-empresa e governança-gerência 2003
De gestão a governança internacional: Estudo de caso no setor de petróleo 2003
Abordagem processual e etnográfica em decisão estratégica em redes internacionais: descobertas, confissões reflexões sobre pesquisa internacional e cultural 2002
Recognizing Reality Behind Network Theories: A Critical Discursive Analysis of the Supply Cnain Management Framework 2002
Educação e Desempenho de Marketing em Empresas de Serviços: Aprendendo a ouvir o que vem sendo ignorado 2002
Crítica e Cultura em Pesquisa em Administração: Um diálogo realista crítico entre Marketing e Estudos Organizacionais 2002
A Critical Realist Approach to the Supply Chain Management Framework: Discovering the Power of the Supra-Network 2002
Globalization and Foreign Direct Investments: Cases in the Brazilian automotive industry 2002
Revendo o Conceito de Orientação para o Mercado: Estudo de caso sob uma abordagem crítica 2002
Informação e Processo de Decisão Estratégica: As abordagens objetiva e subjetiva da escola cognitiva 2002
Entendendo Globalização Econômica, Empresas Transnacionais e Questões Ambientais: Estudo de Caso na Região Metropolitana de Curitiba 2002
Theorizing on Networks from the Standpoint of Managers: Revealing Challenges to Global Management Education and Opportunities to Local Marketing Academics 2001
Environmental Management in the Brazilian Chemical Sector 2001
Antropofagia, Antropofagia Organizacional e Estudos Tribais: Em Busca da Conciliação Dialética de Arte, Cultura e Management no Brasil 2001
Teorias de Estratégia, Estratégias de Pequenas Empresas e 'Estratégias Teóricas': Estudo de Caso em Rede Assimétrica no Setor de Telecomunicações no Brasil 2001
Redes e Cooperação Vertical sob uma Abordagem Reflexiva de Realismo Crítico: Repensando Relativismo e o Debate entre Organizações e Estratégia 2001
Accounting Suppressed Voices and Identities of the Researcher: Restoring Cross-Cultural Issues and Usefulness to Critical Marketing Research 2001
A Cross-Cultural Critique of the Supply Chain Framework: Confronting Discourse and Narrative Standpoint to Get Into the Reality of Practitioners 2001
To What Extent Should Network Intermediaries Add Value ?: Reconstructing knowledge-constitutive interests in practice and theory 2001
Pesquisa Etnográfica em Redes Estratégicas na Inglaterra e no Brasil: Revelando vozes suprimidas e a importância de ouvi-las 2001
Marketing Management within Networks: Revelations About the Research Process and Cultural Specificity as Prospects for Reconciliation Between Practice and Academe 2000
Cooperating With Key Customers and Adding Value within Networks: Practical Challenges to Intermediary Supplier Firms and Business Education 2000
Marketing Management in Supply Networks: Restoring Blurred Boundaries and Professional Dilemmas 2000
Gerenciamento Internacional no Brasil e na Inglaterra: Explorando Interdisciplinaridade e Desafiando Linearidade em Pesquisa Intercultural 2000
Gerenciamento de Marketing em Networks: Revelações críticas sobre processo de pesquisa e especificidade cultural como prospectos para reconciliação entre academia e prática 2000
À Procura de Management Estratégico e de Embeddedness em Cadeias de Fornecedores: Reconhecendo Contradições Linguísticas e de Poder Através da Prática de Ouvir 2000
Joint Product Development and Cooperation in Brazil and UK: Marrying Internationalization of Knowledge and Regional Development 2000
Cooperação em Redes verticais entre Empresas de Portes Distintos: Em Busca de um Modelo Realista 2000
In Search of Inter-Firm Management: Recognising Contradictions of Language and Power by Listening 1999
Nodes and Knowing: The Reality Behind Supply Chains and Networks 1998
Changes in Supply Networks: a Processual Perspective 1997
Marketing Aspects of Environmental Practices of Multinational Enterprises in Host Countries: A Brazilian Case Study 1994
Creating Competitive Advantage Through Trading Companies: The Role of Marketing in Brazilian Steel Exports 1993
Empresa Multinacional Face à Questão Ambiental: um estudo de caso no Brasil 1993
Multinational Business and Environmental Issues in a Developing Country 1993
Competitive Advantages of a Trading Company from an International Distribution Viewpoint 1992
Corporate and Marketing Strategies for a Trading Company 1991
Pesquisa por Telefone: o (ainda) Inexplorado Canal de Comunicação Com a Classe Média nos Grandes Centros 1990
Publicações:
Minha Rede: