Claudia Maria Lima Werner

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Tecnologia

Unidade:

Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia

Departamento:

Programa de Engenharia de Sistemas/COPPE

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-4231-9621


Formação:
  • Information Sciences, Technologies and Architecture Research Center

    | Pós-Doutorado | 2019 - 2020
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Engenharia de Sistemas e Computação | Doutorado | 1988 - 1992
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Bacharel Em Matemática Mod Informática | Graduação | 1982 - 1985
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(53.70% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Immersive Learning Frameworks: A Systematic Literature Review 10.1109/tlt.2023.3242553 2023
A Scoping Review of the Metaverse for Software Engineering Education: Overview, Challenges and Opportunities 10.1162/pres_a_00371 2023
Immersive Learning Research from SVR Publications: A Re-conduction of the Systematic Mapping Study 10.5753/jis.2022.2472 2022
Design, Application and Evaluation of PROV-SwProcess: A PROV extension Data Model for Software Development Processes 10.1016/j.websem.2021.100676 2021
Reusing and Deriving Games for Teaching Software Reuse 2020
Deriving strategic information for software development processes using provenance data and ontology techniques 10.1504/ijbpim.2019.100924 2019
Software Process Line as an Approach to Support Software Process Reuse: a Systematic Literature Review 10.1016/j.infsof.2019.08.007 2019
Uma Abordagem Socio-técnica para Apoiar Ecossistemas de Software 10.5753/isys.2014.255 2017
A Sociotechnical Negotiation Mechanism to Support Component Markets in Software Ecosystems 10.19153/cleiej.20.3.4 2017
Building the Foundations for ´MDE as Service´ 10.1049/iet-sen.2016.0124 2017
Analysis of Asset Specification Languages for Representation of Descriptive Data from MDE Artifacts 10.1016/j.procs.2016.09.145 2016
Real-Time Process Adaptation: A Context-Aware Replanning Approach 10.1109/tsmc.2016.2591538 2016
The importance of socio-technical resources for software ecosystems management 10.1016/j.jides.2016.10.006 2016
Evolving the System´s Core: A Case Study on The Identification and Characterization of Key Developers in Apache Ant 2015
Collaboration Optimization in Software Process Composition 10.1016/j.jss.2014.11.036 2015
Verification of Software Product Line Artefacts: A Checklist to Support Feature Model Inspections 2014
Apoiando a Aprendizagem sobre Sistemas de Grande Escala Através da Visualização 3D 2013
Supporting the Comprehension of Complex Software Systems 2013
To lock, or not to lock: That is the question 10.1016/j.jss.2011.04.065 2012
Reconciling software development models: A quasi-systematic review 10.1016/j.jss.2011.08.028 2012
Modelo de contexto para apoio à adaptação de processos de software com foco na colaboração 2012
MobiLine: A Nested Software Product Line for the domain of mobile and context-aware applications 10.1016/j.scico.2012.04.009 2012
Evaluating reuse and program understanding in ArchMine architecture recovery approach 10.1016/j.ins.2010.05.024 2011
An Approach for Feature Modeling of Context-Aware Software Product Line 2011
ProvManager: a provenance management system for scientific workflows 10.1002/cpe.1870 2011
Towards supporting the life cycle of large scale scientific experiments 10.1504/IJBPIM.2010.033176 2010
An Approach Based on Maintainability Criteria for Building Aspect-Oriented Software Design Model 10.22456/2175-2745.12590 2010
Developing Digital Games through Software Reuse 2010
EvolTrack: improving design evolution awareness in software development 10.1007/s13173-010-0011-5 2010
Brechó-VCM: A Value-Based Approach for Component Markets 2010
Adoption of Configuration Management in the Industry: Strategies and Lessons Learned 2010
Engenharia de Software Aplicada ao Projeto, Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas para Gestão de Comunidades e de Conteúdos Educacionais na Web 2010
Refactoring to Improve the Understandability of Specifications Written in OCL 10.1049/iet-sen.2008.0022 2009
Staffing a Software Project: A Constraint Satisfaction and Optimization Based Approach 10.1016/j.cor.2007.01.010 2008
Continuous and Automated Evolution of Architecture-to-Implementation Traceability Links 10.1007/s10515-007-0020-6 2008
Uma Estratégia de Reestruturação de Modelos baseada em Métricas para Apoiar a Reengenharia de Software Orientado a Objetos para Componentes 2008
Uma Abordagem Baseada em Critérios de Manutenibilidade para Construção do Modelo de Implementação de Produtos de Software Orientados a Aspectos 2008
Visualizando a Evolução de Software no Desenvolvimento Distribuído 2008
Odyssey-SCM: An Integrated Software Configuration Management Infrastructure for UML models 10.1016/j.scico.2006.05.011 2007
Refactoring object constraint language specifications 10.1007/s10270-006-0023-y 2007
OdysseySearch: A Multi-Agent System for Component Information Search and Retrieval 10.1016/j.jss.2005.05.002 2006
Model-driven Game Development: Experience and model enhancements in software project management education 10.1002/spip.279 2006
A Caminho da Manutenção de Software Baseado em Componentes via Técnicas de Gerência de Configuração de Software 2005
Staffing a software project: a constraint satisfaction approach 10.1145/1082983.1083093 2005
Supporting Risks Analysis in Software Project Management 2004
Software Components Retrieval through Mediators and Web Search 2003
A System Dynamics Metamodel for Software Process Modeling 2002
Uma Ferramenta de Auxílio à Recuperação de Modelos UML de Projeto a partir de Código Java 2002
ORÁCULO: Um Sistema de Críticas para UML 2001
A Reuse Infrastructure Based on Domain Models 2000
L'analyse de risques: un facteur de succès pour le développement de systèmes complexes 2000
Modelos de domínios ou Ontologias? 2000
Organizing the Software Development Process Knowledge: An Approach Based on Patterns 1998
Fado 2.0: A High Level Tagging Language 1989
Eventos:

(15.92% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Towards a Blockchain-based Software Engineering Education 10.5753/cblockchain.2023.230488 2023
Exploring Product Line Concepts in Game Building 2023
A Multivocal review on derivation games 2023
Unseen: a 3D immersive experience game for visually impaired individuals 2023
Development of the Software Engineering Education Virtual Classroom Prototype: An Experience Report 10.5753/wei.2022.222590 2022
Accessibility in the Metaverse: Are We Prepared? 10.5753/waihcws.2022.226618 2022
Software Product Line for Metaverse: Preliminary Results 2022
Evaluating User Experience of a Software Engineering Education Virtual Environment 2022
Supporting Software Engineering Education through Immersive Learning 2021
Systematic Mapping on Software Reuse Teaching 10.1109/ICICS52457.2021.9464556 2021
A Proposal for Sharing Software Process Provenance Data in Heterogeneous Environments 2021
A Systematic Mapping Literature of Immersive Learning from SVR Publications 10.1145/3488162.3488163 2021
A structured review of game coding through modeling 2021
Catálogo para criação de jogos sérios para sistemas baseados em IoT 2021
Challenges and Opportunities on Using Games to Support IoT Systems Teaching 10.1109/LACLO54177.2021.00093 2021
Rebuilding games at runtime 10.1109/ASEW52652.2021.00025 2021
Mapping on the use of games for programming teaching with an emphasis on software reuse 2020
Unfolding for creation of educational games 2020
SECO-AM: An Approach for Maintenance of IT Architecture in Software Ecosystems 10.1109/clei52000.2020.00035 2020
Systematic mapping on the use of games for software engineering education 2020
Evaluating the usefulness and ease of use of a Software Process Line tool 2020
Selection methods for criticality in microservices architectures: a Systematic Literature Review 2020
Towards a Biology-Based Approach to Support Software Process Line Evolution 10.1145/3439961.3440001 2020
A Repository to Support Software Process Reuse Based on Process Lines 10.1145/3439961.3439962 2020
Evaluating Cloud Microservices with DIRECTOR 10.1109/SOSE.2019.00017 2019
Model-Driven Engineering Ecosystems 10.1109/sesos/wdes.2019.00016 2019
Towards Immersive Learning in Object-Oriented Paradigm: A Preliminary Study 10.1109/SVR.2019.00026 2019
Implementations Supporting Automated Technology Transfer in MDE as a Service 10.5753/mssis.2019.7565 2019
Uso de jogos como estratégia de ensino para reutilização de software 2019
A tertiary mapping on the use of games for teaching software engineering 2019
A Survey on Microservices criticality Attributes on Established Architectures 10.1109/ICI2ST.2019.00028 2019
OdysseyProcessReuse - A Component-based Software Process Line Approach 10.5220/0006672902310238 2018
Optimized Feature Selection for Initial Launch in Dynamic Software Product Lines 10.5220/0006778001450156 2018
Perspectives for Selecting Cloud Microservices 2018
MetricRA: Learning Software Metrics through Augmented Reality 2018
Ecosystems effects on software-consuming organizations 10.1145/3241403.3241428 2018
Odyssey-ProcessCase 10.1145/3275245.3275263 2018
VMAG 3D ? An approach for supporting the comprehension of software system models using motion control in a multiuser 3D visualization environment 2018
Software Process Definition using Process Lines: A Systematic Literature Review 10.1109/CLEI.2018.00022 2018
Revisiting Criteria for Description of MDE Artifacts 2017
Automated Approach for Asset Integration in Eclipse IDE 2017
Dynamic Analysis of Software Systems trhough Virtual Reality 2017
VisAr3D: an innovative 3D visualization of UML models 2016
Supporting System Modeling Learning Using Gestures for Visualization Control as Method of Immersion 2016
SPPV: Visualizing Software Process Provenance Data 2016
Avaliação Heurística de um Ambiente Virtual para Análise de Rotas de Execução de Software 2016
An Infrastructure to Support Socialization, Monitoring and Analysis of Software Ecosystems 2016
Criteria for Description of MDE Artifacts 2016
Supporting Negotiation and Socialization for Component Markets in Software Ecosystems Context 2016
Verification of Software Process Line Models: A Checklist-based Inspection Approach 2015
A Practical Experience of a Software Process Line Creation 2015
A Roadmap for Cloud SECO: EcoData and the New Actors in IoT Era 2015
Using Ontology and Data Provenance to Improve Software Processes 2015
A Survey on Socio-Technical Resources for Software Ecosystems 2015
Dynamic Adaptation in Process-Aware Information System: Integrating Context and Planning 2015
A Systematic Mapping on the Relations between Systems-of-Systems and Software Ecosystems 2015
A Summary of Challenges for MDE as Service 2015
On Mapping Goals and Visualizations: Towards Identifying and Addressing Information Needs 2015
VMAG - A tool for Visualization of System Models Using Gestures 2015
Um Ambiente de Realidade Virtual para Apoiar a Compreensão de Aspectos Dinâmicos do Software 2015
Brechó-SocialSECO: Uma Ferramenta para Apoiar Modelagem e Análise de Ecossistemas de Software 2015
An information visualization feature model for supporting the selection of software visualizations 10.1145/2597008.2597796 2014
Using a model to generate reconfiguration plans at runtime 10.1145/2602458.2602466 2014
Software de gestão da saúde da família: mapeando a colaboração em engenharia de software durante a estabilização de um ecossistema digital 2014
Utilização de Redes Sócio-Técnicas no apoio à alocação de Recursos Humanos 2014
Towards facilities to introduce solutions for MDE in development environments with reusable assets 10.1109/iri.2014.7051890 2014
Monitoring Collaboration in Software Processes Using Social Networks 2014
Using a Task-Oriented Framework to Characterize Visualization Approaches 10.1109/vissoft.2014.20 2014
On the Use of Context Information for Supporting Software Visualizations 2014
SECOView: Uma Abordagem baseada em Visões paa Apoiar a Governança de Ecossistemas de Software 2014
Qualidade em Ecossistemas de Software: Desafios e Oportunidade de Pesquisa 2014
On the Relations between Systems-of-Systems and Software Ecosystems 2014
ARPostIts: Mobile Application for Agile Software Engineering using Augmented Reality 2014
Ensuring consistency of feature-based decisions with a business rule system 10.1145/2430502.2430523 2013
Towards the Analysis of Software Projects Dependencies: An exploratory visual study of Software Ecosystems 2013
How do You Execute Reuse Tasks Among Tools? A RAS Based Approach to Assist Software Asset Tailoring 2013
Recommendations for Context-Aware Visualizations in Software Development 2013
Towards Coupled Evolution of Metamodels, Models, Graph-based Transformations and Traceability Links 2013
Software ecosystems governance to enable IT architecture based on software asset management 10.1109/dest.2013.6611329 2013
A Brechó-EcoSys extension to support negotiation in the software ecosystems context 10.1109/iri.2013.6642521 2013
On the Impact of Software Ecosystems in Requirements Communication and Management 2013
Apoio à Compreensão das Redes Socio-técnicas em Ecossistemas de Software 2013
ReuseDashboard: Apoiando Stakeholders na Monitoração de Programas de Reutilização de Software 2013
Caracterizando a Implementação de Processos de Reutilização do MR-MPS-SW: Resultados Preliminares 2013
Impactos de Ecossistemas de Software no Processo de Aquisição 2013
Reflexões sobre Comunicação no Desenvolvimento Distribuído no Contexto de Ecossistemas de Software 2013
Elementos que Impactam o Planejamento de Testes em Ambientes de Desenvolvimento Distribuído no Contexto de Ecossistemas de Software 2013
Experiência na Avaliação de Efetividade de um Jogo para Ensino de Conceitos de Requisitos em Sistemas Ubíquos 10.5753/CBIE.SBIE.2013.935 2013
From applications to a software ecosystem platform 10.1145/2536146.2536159 2013
COMPOOTIM: An Approach to Software Processes Composition and Optimization 2012
Mediating process adaptation through a goal-oriented context-aware approach 2012
Treating social dimension in software ecosystems through ReuseECOS approach 10.1109/DEST.2012.6227914 2012
Supporting Software Maintenance Activities through a Software Visualization Product Line Infrastructure 2012
Managing reusable learning objects and experience reports in EduSE portal 10.1109/IRI.2012.6303068 2012
A Study on Software Components Governance Based on SOA Governance Elements 10.1109/SBCARS.2012.14 2012
Checklist-Based Inspection Technique for Feature Models Review 10.1109/SBCARS.2012.25 2012
Apoiando a Compreensão de Sistemas de Grande Escala Através da Visualização 3D 2012
Awareness and Comprehension in Software/Systems Engineering Practice and Education: Trends and Research Directions 10.1109/SBES.2012.25 2012
Software Ecosystems: Trends and Impacts on Software Engineering 10.1109/SBES.2012.24 2012
Um mecanismo extensível para a execução de um plano de reconfiguração arquitetural sob o framework OSGi+iPOJO 2012
aNa: API for NCL Authoring 2012
NCLFORMS: Uma API para desenvolvimento de GUIs em aplicações interativas para TV Digital 2012
Safe adaptation in context-aware feature models 10.1145/2377816.2377824 2012
An Exploratory Study on Collaboration Understanding in Software Development Social Networks 2012
A declarative approach for software compositional reconfiguration 10.1145/2405679.2405686 2012
UbiRE: A game for teaching requirements in the context of ubiquitous systems 10.1109/CLEI.2012.6427140 2012
ReuseECOS: An Approach to Support Global Software Development through Software Ecosystems 10.1109/ICGSEW.2012.16 2012
Making the Comprehension of Software Architecture Attractive 2011
Dynamic Process Adaptation: A context-aware approach 2011
A Roadmap to the Collaboration Maturity Model (CollabMM) Evolution 2011
Treating Software Engineering Education Through a Strategy to Support the Management of Learning Objects and Experience Reports 2011
Challenges in managing implicit and abstract provenance data: experiences with ProvManager 2011
An Analysis of Change Operations to Achieve Consistency in Model-Driven Software Product Lines 2011
EvolTrack-SocialNetwork: Uma ferramenta de apoio a visualização de redes sociais 2011
Gerenciamento de Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Engenharia de Software no Portal EduES Brasil 2011
EvolTrack: A Plug-in-Based Infrastructure for Visualizing Software Evolution 2011
Reutilização de Ativos em Aplicações de Visualização 3D 2011
A Verification Mechanism of Feature Models for Mobile and Context-Aware Software Product Lines 2011
Contextualizing dynamic process adaptation 2011
Portal EduES 2.0: Uma Ferramenta para Apoiar a Gerência de Reutilização no Domínio de Educação em Engenharia de Software 2011
Desenvolvimento de Jogos e Softwares Educacionais para o Ensino de Engenharia de Software 2011
Um Modelo de Metadados de Objetos de Aprendizagem no Contexto do Ensino de Engenharia de Software 2011
Experiência de Projeto e Desenvolvimento de Jogo para Ensino de Engenharia de Requisitos para Sistemas Ubíquos 2011
A Proposal for Software Ecosystems Engineering 2011
Treating business dimension in software ecosystems 10.1145/2077489.2077526 2011
Uma Análise do Processo de Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software: Desafios e Soluções no Contexto Brasileiro 2010
Context-based Process Line 2010
Um Processo de Implantação de Gerência de Configuração na Indústria 2010
Verificação de aderência entre arquiteturas conceituais e emergentes utilizando a abordagem PREViA 2010
Revisiting the concept of components in software engineering from a software ecosystem perspective 10.1145/1842752.1842782 2010
A Software Product Line for the Mobile and Context-Aware Applications Domain 2010
Analyzing the Concept of Components in the Brechó-VCM Approach through a Sociotechnical and Software Reuse Management Perspective 10.1109/SBCARS.2010.26 2010
Uma proposta de arquitetura para linhas de produto de software aninhadas no domínio de aplicações móveis e sensíveis ao contexto 2010
Formulando a Adaptação de Processos de Desenvolvimento de Software como um Problema de Otimização 2010
Integrating Provenance Data from Distributed Workflow Systems with ProvManager 2010
Analyzing Collaboration in Software Development Processes through Social Networks 2010
Brechó 2.0: Uma Ferramenta para Apoiar a Gerência de Reutilização 2010
Managing Provenance in Scientific Workflows with ProvManager 2010
A Study on the Application of the PREViA Approach in Modeling Education 10.1109/SCCC.2010.29 2010
A Requirements Engineering Approach for Data Modelling of Process-Aware Information Systems 2009
Comparison and versioning of scientific workflows 10.1109/CVSM.2009.5071718 2009
Experiment Line: Software Reuse in Scientific Workflows 2009
VisAr3D: Uma abordagem baseada em Realidade Aumentada para o Ensino de Arquitetura de Software 2009
Uma Proposta de Critérios de Manutenibilidade para Modelos de Projetos de Software Orientados a Aspectos 2009
Desafios no apoio à composição de experimentos científicos em larga escala 2009
Uma Análise das Características de Extreme Programming Considerando o Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos 2009
Software Architecture Teaching: A Systematic Review 2009
SISIPTV: Um Sistema de Conferência de Mídia como ferramenta de apoio no Ensino à Distância 2009
Uma Proposta para Geração de uma Arquitetura de Linha de Produtos de Software Dinâmica 2009
A Strategy for Provenance Gathering in Distributed Scientific Workflows 10.1109/SERVICES-I.2009.53 2009
An Approach to Support a Flexible Feature Modeling 2009
Uma Abordagem baseada em Valor pra um Mercado de Componentes apoiado pela evolução de Repositórios 2009
Infra-estrutura de Tarifação de Componentes e Serviços na Biblioteca Brechó 2009
Mecanismo de Classificação e de Precificação para explorar Informações sobre o Valor de Componentes na Biblioteca Brechó 2009
Infra-estrutura de Serviços na Biblioteca Brechó 2009
Incorporating Information of Value in a Component Repository to Support a Component Marketplace Infrastructure 10.1109/IRI.2009.5211563 2009
Extending a Software Component Repository to Provide Services 2009
On the Selection of Concurrency Control Policies for Configuration Management 10.1109/SBES.2009.20 2009
Uma Abordagem Semântica para Linhas de Experimentos Científicos usando Ontologias 2009
Elaboração de um Survey para a Caracterização do Cenário de Educação em Engenharia de Software no Brasil 2009
Sobre o uso de Jogos Digitais para o Ensino de Engenharia de Software 2009
Portal EduES Brasil: Um Ambiente para Apoiar a Pesquisa em Educação em Engenharia de Software no Brasil 2009
A Experiência de Implantação dos Processos Gerência de Reutilização e Desenvolvimento para Reutilização na Synapsis-Brasil 2009
Estudo de Viabilidade de Domínio para Avaliar o Potencial da Organização quanto à Implementação do Processo Desenvolvimento para Reutilização do MR-MPS 2009
Um Ambiente Cooperativo de Simulação para o Ensino de Gerência de Projeto de Software 2009
Towards a Component and Service Marketplace with Brechó Library 2009
Reuse in Digital Game Development 2009
Towards odyssey-VCS 2 10.1145/1370152.1370159 2008
Uma Estratégia de Reestruturação de Modelos baseada em Métricas para Apoiar a Reengenharia de Software Orientado a Objetos para Componentes 2008
Critérios de Manutenibilidade para Construção de Produtos de Software Orientados a Aspectos 2008
CodeKeySearch: Aliando Reutilização de Software com Métodos Ágeis 2008
Feature Modeling for Context-Aware Software Product Lines 2008
Odyssey-MEC: Model Evolution Control in the Context of Model-Driven Architecture 2008
Gerenciando Experimentos em Larga Escala 2008
ORC: Uma Ferramenta de Reestruturação de Modelos baseada em Métricas para Apoiar a Reengenharia de Software Orientado a Objetos para Componentes 2008
UbiFEX: Modelagem de Características para Linhas de Produtos de Software Sensíveis ao Contexto 2008
Flexibilização para Representação de Características no Ambiente Odyssey 2008
UbiFEX: Modeling Context-Aware Software Product Lines 2008
Info Cases: Integrating Use Cases and Domain Models 10.1109/RE.2008.43 2008
Refining the Architecture Recovery Appproach ArchMine by Incrementally Performing Evaluation Studies 2008
Odyssey-MEC: Uma Ferramenta para o Controle da Evolução no Contexto do Desenvolvimento Dirigido a Modelos 2008
Linhas de Experimento: Reutilização e Gerência de Configuração em Workflows Científicos 2008
Visualizando a Evolução de Software no Desenvolvimento Distribuído 2008
Utilizando Experimentação para Apoiar a Pesquisa em Educação em Engenharia de Software no Brasil 10.13140/2.1.2946.4002 2008
Using Provenance to Improve Workflow Design 10.1007/978-3-540-89965-5 2008
Uma Estratégia para Apoiar a Pesquisa em Educação em Engenharia de Software no Brasil 2008
Reuse in the MPS.BR cooperative model 2008
Odyssey-MDA: A transformational approach to component models 2007
Architectural Elements Recovery and Quality Evaluation to Assist in Reference Architectures Specification 2007
Architecture Recovery and Evaluation Aiming at Program Understanding and Reuse 2007
Designing Software Cockpits for Coordinating Distributed Software Development 2007
Um Modelo Integrado de Requisitos com Casos de Uso 2007
Comparando Modelos Arquiteturais de Sistemas Legados para Apoiar a Criação de Arquiteturas de Referência de Domínio 2007
Carga Dinâmica de Componentes via Biblioteca Brechó 2007
Brechó: Catálogo de Componentes e Serviços de Software 2007
Políticas de Controle de Concorrência no Desenvolvimento Distribuído de Software 2007
An Empirical Study of the Impact of OCL Smells and Refactorings on the Understandability of OCL Specifications 2007
MAIS: an awareness mechanism for change identification on shared models 2007
Enhancing the Understandability of OCL Specifications 2007
Mining Change Traces from Versioned UML Repositories 2007
Adaptation and Composition within Component Architecture Specification 2006
Variability Modeling in a Component-based Domain Engineering Process 2006
Odyssey-CCS: A Change Control System Tailored to Software Reuse 2006
ArchTrace: Policy-Based Support for Managing Evolving Architecture-to-Implementation Traceability Links 10.1109/ASE.2006.16 2006
Odyssey-CCS: Uma ferramenta flexível para o controle de modificações em software 2006
Odyssey-WI:Uma Ferramenta para Mineração de Rastros de Modificação em Modelos UML Versionados 2006
ArchTrace: A Tool for Keeping in Sync Architecture and its Implementation 2006
Tracer e Phoenix: Ferramentas Integradas para a Engenharia Reversa de Modelos Dinâmicos de Java para UML 2006
Odyssey-PSW: Uma Ferramenta de Apoio à Verificação e Validação de Especificações de Restrições OCL 2006
Gerência de Carteiras de Componentes: uma Abordagem Baseada em Valor 2006
Model Support for Simulation-based Training Games: from Behavioral Modeling to User Interactions 2005
Simulation Models Applied to Game-Based Training for Software Project Managers 2005
Apoio à Alocação de Recursos Humanos em Projetos de Software: Uma Abordagem Baseada em Satisfação de Restrições 2005
Towards a Components Grouping Technique within a Domain Engineering Process 2005
Consistent Evolution of UML Models by Automatic Detection of Change Traces 2005
Towards a Set of Application Independent Clustering Criteria within an Architecture Recovery Approach 2005
Odyssey-VCS: a Flexible Version Control System for UML Model Elements 10.1145/1109128.1109129 2005
Odyssey-MDA: Uma Ferramenta para Transformação de Modelos UML 2005
Representação de Variabilidades em Componentes de Negócio no Contexto da Engenharia de Domínio 2005
Odyssey-MDA: Uma abordagem para transformação de modelos de componentes 2005
Um conjunto de heuristicas de agrupamento de classes para apoiar a recuperação da arquitetura de software 2005
Controle de modificações em software no desenvolvimento baseado em componentes 2005
An Approach to Program Comprehension through Reverse Engineering of Complementary Software Views 2005
Specification and Validation of Transactional Business Software: An approach based on the exploration of concrete scenarios 2004
A Simulation-Based Game for Project Management Experiential Learning 2004
Precise Specification and Validation of Transactional Business Software 2004
Ariane: An Awareness Mechanism for Shared Databases 2004
Increasing Awareness in Distributed Software Development Workspaces 2004
Um Processo de Engenharia de Domínio com foco no Projeto Arquitetural Baseado em Componentes 2004
Mineração de Rastros de Modificação de Modelos em Repositórios Versionados 2004
Treinamento Experimental com Jogos de Simulação para Gerentes de Projeto de Software 2004
GAW: Uma Ferramenta de Percepção de Grupo Aplicada no Desenvolvimento de Software 2004
MAIS: Uma Ferramenta de Percepção para Apoiar a Edição Concorrente de Modelos de Análise e Projeto 2004
Odyssey-VCS: Um Sistema de Controle de Versões para Modelos baseados no MOF 2004
Run-time Variability through Component Dynamic Loading 2004
A middleware to Increase Awareness in Distributed Software Development Workspaces 2004
Towards Component-based Software Maintenance via Software Configuration Management Techniques 2004
Software Architecture Recovery based on Dynamic Analysis 2004
Applying Refactoring Techniques to UML/OCL Models 2004
MAIS: um Mecanismo para Apoio à Percepção aplicado a Modelos de Software Compartilhados 2004
Model-Based Generation of Business Component Architectures 2004
System Dynamics Extension Modules for Software Process Modeling 2003
OdysseySearch: An Agent System for Component Information Retrieval 2003
OdysseyShare: an Environment for Collaborative Component-based Development 2003
Um estudo sobre gerência de configuração de software aplicada ao desenvolvimento baseado em componentes 2003
Validação de especificações de componentes através de animação 2003
OdysseyShare:Desenvolvimento Colaborativo de Componentes 2003
Ariane: Um Serviço de Percepção em Bases de Dados Compartilhadas 2003
Aplicação de Jogos de Simulação no Treinamento em Gerenciamento de Projetos de Software 2003
A Caminho de uma Abordagem de Apoio à Construção de Jogos de Simulação para Treinamento baseados em Modelos Dinâmicos 2003
Project Management Knowledge Reuse Through Scenario Models 2002
Charon: Uma Máquina de Processos Extensível Baseada em Agentes Inteligentes 2002
Evaluating the Use of System Dynamics Models in Software Project Management 2002
Enhancing Metamodels with Scenarios: Plug-and-Simulate Extensions for Model Developers 2002
Uso de Mediadores e Ontologias para Recuperação de Componentes de Software 2002
Especificação de Componentes de Software em Sistemas Colaborativos 2002
Geração da Arquitetura de Componentes a Partir da Modelagem Funcional 2002
Critérios para Análise de Métodos DBC 2002
Towards the evaluation of awareness information support applied to peer reviews 2002
Um Estudo Experimental sobre a Utilização de Modelagem e Simulação no Apoio à Gerência de Projetos de Software 2002
Uma Abordagem para a Seleção de Padrões Arquiteturais Baseada em Características de Qualidade 2002
Charon: Uma ferramenta para a modelagem, simulação execução e acompanhamento de processos de software 2002
Suporte a Padrões no Projeto de Software 2002
OdysseyShare: Um ambiente para o Desenvolvimento Cooperativo de Componentes 2002
Componentes para Colaboração Síncrona em um Ambiente de Reutilização de Software 2002
ARES: Uma Ferramenta de Engenharia Reversa Java-UML 2002
Software Components Reuse Through Web Search and Retrieval 2001
The Use of Mediation and Ontology Technologies for Software Component Information Retrieval 2001
LockED: Uma Abordagem para o Controle de Alterações de Artefatos de Software 2001
Scenario Oriented Project Management Knowledge Reuse within a Risk Analysis Process 2001
Explaining the Behavior of System Dynamics Models 2001
From Metamodels to Models: Organizing and Reusing Domain Knowledge in System Dynamics Model Development 2001
LockED: Uma Ferramenta para o Controle de Alterações no Desenvolvimento Distribuído de Artefatos de Software 2001
MOR: Uma Ferramenta para o Mapeamento Objeto-Relacional em Java 2001
ORÁCULO: Um Sistema de Críticas para UML 2001
Uma Arquitetura de Suporte à Avaliação de Modelos Orientados a Objetos 2000
O uso de Modelos de Features na Engenharia de Aplicações 2000
Object Oriented Design Expertise Reuse: an Approach based on Heuristics, Design Patterns and Anti-Patterns 2000
Applying System Dynamics to Scenario Based Software Risk Management 2000
Using Ontologies for Domain Information Retrieval 2000
A Multi-Agent System for Domain Information Discovery and Filtering 2000
Infra-estrutura Odyssey: estágio atual 2000
Illium: Uma ferramenta de Simulação de Modelos Dinâmicos de Projetos de Software 2000
Token: Uma Ferramenta para o Controle de Alterações em Projetos de Software em Desenvolvimento 2000
Persistência de Componentes num Ambiente de Reuso 2000
Using Process Modeling and Dynamic Simulation to Support Software Process Quality Management 2000
Desenvolvimento Baseado em Componentes 2000
Odyssey: A Reuse Environment Based on Domain Models 1999
The Use of Mediators for Component Retrieval in a Reuse Environment 1999
A Knowledge Acquisition Systematic within the Domain Analysis Context 1999
Odyssey-DE: Um Processo para Desenvolvimento de Componentes Reutilizáveis 1999
Em Direção a um Modelo de Custos de Desenvolvimento de Software Orientado a Objetos 1999
Uma Infra-estrutura de apoio à Aquisição Cooperativa de Conhecimento em Engenharia de Domínio 1999
Aquisição de Conhecimento no Contexto de Análise de Domínio 1999
Odyssey: Infra-estrutura de Reutilização baseada em Modelos de Domínio 1999
Uma ferramenta de apoio à aquisicao cooperativa de conhecimento em Engenharia de Dominio 1999
Risk Analysis: a Key Success Factor for Complex System Development 1999
A REUSE INFRASTRUCTURE BASED ON DOMAIN MODELS 1998
A Recuperacao de Projetos de Arquitetura O-O Visando A Melhoria da Qualidade 1998
Odyssey: A Reuse Environment Based On Domain Models 1998
An O.O. Software Engineering Training Experience Within A Collaboration Project Between Academia And Industry 1998
O Suporte Ao Desenvolvimento de Software Com Reutilização Baseada Em Frameworks Orientados A Objetos Na Ferramenta Osíris 1998
Uma Abordagem Para O Apoio Ao Planejamento e Produção de Documentos de Software 1998
Uma Ferramenta para Configuração do Processo de Aquisição de Conhecimento no Contexto de Análise de Domínio 1998
SUPORTE DOS PADROES A EVOLUCAO DE PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 1997
INTRODUCAO DA REUTILIZACAO EM UMA EMPRESA BRASILEIRA DE PRODUCAO DE SOFTWARE 1997
AMBIENTE MEMPHIS - ESTAGIO ATUAL 1997
MEMPHIS: A REUSE BASED O.O. SOFTWARE DEVELOPMENT ENVIRONMENT 1997
SOFTWARE DEVELOPMENT PROCESS REUSE BASED ON PATTERNS 1997
A DOMAIN ORIENTED SOFTWARE ENVIRONMENT FOR CARDIOLOGY 1996
REUTILIZACAO DE PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ORIENTADO A OBJETOS BASEADA EM PADROES 1996
HOW TO EVALUATE THE QUALITY OF OBJECT-ORIENTED SPECIFICATIONS 1996
UM AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE ORIENTADO A DOMINIO PARA CARDIOLOGIA 1996
PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO BASEADO EM REUTILIZACAO 1996
GUIAS DE QUALIDADE EM FERRAMENTAS DE DESENVOLVIMENTO BASEADO EM REUTILIZACAO 1996
PACKAGING REUSABLE COMPONENTS USING PATTERS AND HYPERMEDIA 1996
UMA ABORDAGEM ORIENTADA A OBJETOS PARA REUTILIZACAO BASEADA EM LINGUAGENS DE DOMINIO 1996
Memphis - Um Ambiente de Desenvolvimento de Software baseado em Reutilização 1996
Melhorando a Qualidade de Processos de Desenvolvimento através da Reutilização baseada em Padrões 1996
A Recuperação Semi-Automática de Projetos Orientados a Objetos visando uma melhoria da Qualidade de Software 1996
Recuperação de Componentes em Bibliotecas de Software: Uma Abordagem Conexionista 1996
TESTING COMPLEX OBJECT ORIENTED MODELS: A PRACTICAL APPROACH 1995
UNA EXPERIENCIA EN AL DESAROLLO DE UN SISTEMA ORIENTADO A OBJETOS 1995
ATRIBUTOS DE QUALIDADE PARA DOCUMENTACAO DE FRAMEWORKS COM HIPERMIDIA 1995
QUALITY ASSURANCE ON COUPLING DAQ SOFTWARE MODULES 1995
The Design of Object-Oriented Software with Domain Architecture Reuse 1994
O Uso de Frameworks como Arquiteturas Reutilizáveis na Construção de Ambientes de Desenvolvimento de Software 1994
Avaliação da Qualidade de um Modelo Orientado a Objetos 1994
Software Reusability in a Scientific Software Development Framework 1992
Um Ambiente para o Desenvolvimento baseado na Composição de Aplicações 1992
An Object-Oriented Composition Environment for Scientific Applications 1991
Fado Tagging System: a new Tagging Approach 1990
Fado Tagging System: decoupling logic from code 1990
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