Fernanda Ariane Silva Carrera

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Unidade:

Escola de Comunicação

Departamento:

Departamento de Fundamentos da Comunicação

ORCID:

https://orcid.org/0000-0001-5024-0860


Formação:
  • Universidade Federal Fluminense

    Comunicação | Doutorado | 2012 - 2016
  • Universidade Federal da Bahia

    Comunicação e Cultura Contemporânea | Mestrado | 2007 - 2009
  • Universidade Salvador

    Gramática e Texto | Especialização | 2005 - 2006
  • Universidade Católica do Salvador

    Comunicação Social c/ hab Publicidade e Propaganda | Graduação | 2001 - 2004
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(53.85% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Black Twitter 10.19132/1807-8583.55.129496 2023
Masculinidades negras nas artes visuais: Performances contemporâneas e suas narrativas de incômodo, fuga e fabulação 10.1590/1982-2553202363140 2023
Que corpo é esse? Analisando as narrativas e as performances midiáticas fabricadas em torno de Jojo Todynho 2023
Comunidades virtuais e quilombismo: um estudo de caso sobre o coletivo PretUX 10.31501/esf.v1i28 2023
Perfect Bodies and Digital Influencers 10.1215/17432197-9516911 2022
Corpos, performances e autenticidade na cultura digital e visual 2022
Interseccionalidade e plataformas digitais: dimensões teórico-metodológicas de pesquisas em Comunicação 10.4013/fem.2022.241.02 2022
?Precisamos voltar para o centro da encruzilhada? ? Entrevista com o professor e Balalorixá Sidnei Nogueira 2022
?Racism is not getting worse, it?s getting filmed?: Considerações sobre viralização, comoção pública e branquitude no ambiente digital 10.29146/ecops.v25i2.27897 2022
Algoritmização de estereótipos raciais em bancos de imagens: a persistência dos padrões coloniais Jezebel, Mammy e Sapphire para mulheres negras 10.5294/pacla.2021.24.3.3 2021
Roleta interseccional: proposta metodológica para análises em Comunicação 10.30962/ec.2198 2021
Body positive no instagram: uma análise dos modos de aceitação corporal a partir da roleta interseccional 10.26807/rp.v24i109.1713 2021
Para além da descrição da diferença: apontamentos sobre o método da roleta interseccional para estudos em Comunicação 10.18617/liinc.v17i2.5715 2021
Algoritmos racistas: a hiper-ritualização da solidão da mulher negra em bancos de imagens digitais 10.1590/1982-25532020141614 2020
Raça e privilégios anunciados: ensaio sobre as sete manifestações da branquitude na publicidade brasileira 2020
Diversitywashing: as marcas e suas (in)coerências expressivas 10.18568/cmc.v17i48.2069 2020
Publicidade Inteligente: convergências entre os chatbots e as marcas. 10.11606/issn.1984-5057.v12i1p27-41 2020
O eufemismo imagético e a publicidade da área da saúde: uma análise do discurso de ?A Hora de Lembrar? 2020
A raça e o gênero da estética e dos afetos: algoritmização do racismo e do sexismo em bancos contemporâneos de imagens digitais 10.11606/issn.1982-8160.v14i2p217-240A 2020
Mulheres Negras nas Artes Visuais: Modos de resistência às imagens coloniais de controle 10.29146/eco-pos.v23i3.27572 2020
Ciberpublicidade, gênero e Goffman: hiper-ritualizações no contexto digital 10.22409/contracampo.v0i0.27366 2019
A (in)visibilidade da mulher negra youtuber 10.29397/reciis.v13i4.1884 2019
Rupturas performáticas em sites de redes sociais: um olhar sobre fissuras no processo de apresentação de si a partir de e para além de Goffman 2019
Expansão do self, Congruência, Verificação: outros caminhos teórico- metodológicos para a compreensão do papel da marca e da publicidade na produção identitária do consumidor 2017
Aprovação social na ponta dos dedos: representação do eu e gerenciamento de impressões no Tinder 2017
Pressupostos Semióticos na Análise do Discurso para o Estudo da Publicidade Contemporânea: As Contribuições e as Perspectivas para Pesquisas Futuras 2016
A Ciberpublicidade: Reflexão Contextual para o Mapeamento das Reconfigurações Publicitárias na Contemporaneidade 10.15603/2175-7755/cs.v38n2p177-207 2016
O discurso da ciberpublicidade: perspectivas conceituais para o estudo das estratégias discursivas da publicidade contemporânea 2016
Identidade da marca e ambiente digital: Personificação, antropoformização e personalidade sob os desígnios da ciberpublicidade 10.17058/rzm.v4i2.7311 2016
Perdi minha credibilidade na balada: apreensões acerca do acordo ficcional da campanha da Nokia 2015
A habilidade social da marca: uma reflexão sobre interação marcaindivíduo no ambiente digital 2015
A Construção do Self Marcário em Sites de Redes Sociais à luz do Modelo de Habilidade Social de Michael Argyle 2015
O imperativo da felicidade em sites de redes sociais: materialidade como subsídio para o gerenciamento de impressões (quase) sempre positivas 2014
Mais do que um simples apertar de botão: uma reflexão sobre regimes de espectatorialidade e imersão na publicidade pervasiva 10.7764/cdi.34.541 2014
Performance e teatralidade na publicidade pervasiva: análise dos cases Skyfall e Fantastic Delites 2014
-Cabelo de Bombril-? Ethos publicitário, consumo e estereótipo em sites de redes sociais 10.11606/issn.2238-7714.no.2013.57042 2013
Gerenciamento de impressões, música e sites de redes sociais: o self a partir do compartilhamento de letras e vídeos 2012
Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e contrução de subjetividade em sites de redes sociais 2012
A evolução do sentido da notícia: um estudo sobre o percurso discursivo das matérias significantes no jornalismo impresso 2009
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
BLACK TWITTER: renegociando sentidos de comunidade em materialidades digitais 2022
PARA ALÉM DA DESCRIÇÃO DA DIFERENÇA: apontamentos sobre o método da roleta interseccional para estudos em Comunicação 2021
A RAÇA E O GÊNERO DA ESTÉTICA E DOS AFETOS: algoritmização do racismo e do sexismo em bancos contemporâneos de imagens digitais 2020
ALGORITMOS RACISTAS: uma análise da hiperritualização da solidão da mulher negra em bancos de imagens digitais 2019
Hiper-ritualização de gênero na ciberpublicidade: revisitando Goffman no contexto digital 2018
Aprovação social na ponta dos dedos: representação do eu e gerenciamento de impressões no Tinder 2017
A subjetividade da marca e suas interações sociais no ambiente digital: subsídios conceituais para a análise da publicidade contemporânea 2014
As máquinas da felicidade: a publicidade pervasiva da Coca-Cola 2014
A ciberpublicidade: reconfigurações estéticas e discursivas para novos dispositivos de comunicação 2014
As construções identitárias da marca e suas interações sociais sob a égide da dramaturgia social e da análise do discurso 2014
Afetos e espectatorialidade na publicidade pervasiva: uma reflexão sobre imersão no consumo experiencial. 2014
As Construções Identitárias da Marca e suas Interações Sociais sob a Égide da Dramaturgia Social e da Análise do Discurso 2013
Perdi minha credibilidade na balada: percepções acerca do acordo ficcional da campanha da Nokia 2013
Instagram no Facebook: uma reflexão sobre ethos, consumo e construção de subjetividade em sites de redes sociais 2012
Capital Social, ethos e gerenciamento de impressões em redes sociais temáticas: o caso Skoob 2012
Práticas de Sociabilidade em Sites de Redes Sociais: Consumo e Construção Identitária através de Laços com Organizações 2012
?Cabelo de Bombril?? Ethos publicitário, consumo e estereótipo em sites de redes sociais 2012
Gerenciamento de Impressões, Música e Site de Redes Sociais:o self a partir do compartilhamento de letras e vídeos 2012
A Representação do Eu Organizacional nas Mídias Sociais: uma proposta de análise a partir dos pressupostos de Erving Goffman 2011
A evolução do sentido da notícia: um estudo sobre o percurso discursivo das matérias significantes no jornalismo impresso 2008
Publicidade Politicamente Correta: A Construção do Sentido da Beleza Feminina no Anúncio da Dove 2007
Gêneros jornalístico e publicitário: uma análise das possíveis semelhanças a partir de suas estratégias discursivas 2007
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