| CONTRIBUINDO |
|
2022 |
| Grupo de Trabalho 2 - Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional |
|
2019 |
| Construção de um protocolo de avaliação para a Comunicação Alternativa em uma UTI geral |
|
2019 |
| Consolidação da pauta da cultura na Terapia Ocupacional a partir da Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural |
|
2019 |
| Acesso ao software Prancha Fácil por mouse ocular em uma UTI geral |
|
2019 |
| Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência Intelectual |
|
2018 |
| PROJETO TO BRINCANDO: Desenvolvimento de Atividades e jogos adaptados para crianças com defici6encia |
|
2018 |
| Comunicação Alternativa em Contextos hospitalares: Quando o terapeuta ocupacional é o paciente |
|
2017 |
| Projeto TO Brincando: Jogos acessíveis para crianças com deficiência com o uso do software Prancha Fácil |
|
2017 |
| Projeto TO Brincando: Como utilizar o Bitsboard com crianças com deficiência |
|
2017 |
| Projeto TO Brincando: descrição do uso de jogos interativos por crianças com síndrome de Down em uma brinquedoteca terapêutica |
|
2017 |
| Aplicativo customizável utilizado como apoio ao desenvolvimento e comunicação de crianças com deficiência |
|
2017 |
| TECNOLOGIA ASSISTIVA E DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM CONTEXTOS HOSPITALARES E CUIDADOS PALIATIVOS |
|
2017 |
| Digital Framework for Accessible Information |
|
2016 |
| Altenative Communication at the Exhibition Cidade Acessível by Casa da Ciência, Rio de Janeiro, Brazil |
|
2016 |
| Easy Board - A New appoach to the production of alternative communication Boards |
|
2016 |
| Assessment protocol for Alternative Communication in the hospital setting |
|
2016 |
| Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional: pesquisas e evidências em duas universidades federais do país |
|
2016 |
| Educação a distância: uma alternativa para a formação na área de Tecnologia Assistiva? |
|
2016 |
| A jornada científica de avaliação dos trabalhos de conclusão de curso da UFRJ: Valorização da Pesquisa mo âmbito da graduação |
|
2016 |
| Integração ensino, pesquisa e extensão na educação inclusiva |
|
2016 |
| Projeto TO Brincando: Atividades Acessíveis para crianças com deficiência intelectual |
|
2016 |
| Os benefícios da jornada científica de avaliação dos trabalhos de conclusão de curso para seus participantes: a reflexão dos bastidores |
|
2016 |
| Projeto TO Brincando: Portal Assistiva Integrado ao Facebook e Twitter |
|
2016 |
| Projeto TO Brincando: Orientações aos familiares e educadores de crianças com síndrome de Down |
|
2016 |
| Iniciação Científica durante a formação: a experiência do LabAssistiva |
|
2016 |
| Possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional nas escolas |
|
2016 |
| Levantamento de vocabulário básico:favorecendo a Comunicação Alternativa em espaços de cuidado |
|
2016 |
| Instrumento de observação do brincar com jogos adaptados e não adaptados |
|
2016 |
| Análise de estratégias usadas e da participação de crianças com síndrome de Down em jogos de tabuleiros com e sem adaptação |
|
2016 |
| Formação a distância: ônus e Bônus |
|
2016 |
| Análise Comparativa de aplicativos para tablets e softwares proprietários de Comunicação Alternativa e Ampliada |
|
2016 |
| Exposição Cidade Acessível - Contribuição da Terapia Ocupacional |
|
2016 |
| Facilitação de Acesso às Atividades lúdicas Adaptadas por meio do Portal Assistiva |
|
2016 |
| Formação em Comunicação Alternativa com o uso de Símbolos ARASAAC |
|
2016 |
| Implementação da Comunicação Alternativa no Ambulatório de Terapia Ocupacional em um Hospital Universitário Infantil |
|
2016 |
| Introdução e desenvolvimento do uso da Comunicação Alternativa e Ampliada em um caso de câncer de hipofaringe |
|
2016 |
| Protocolo Auxiliar de tomada de decisões dos Terapeutas Ocupacionais na área de Comunicação Alternativa e Ampliada no Contexto Hospitalar |
|
2016 |
| Software Prancha Fácil: contribuição da Terapia Ocupacional |
|
2016 |
| Templates para o Prancha Fácil: uma experi6encia dos bolsistas de Terapia Ocupacional |
|
2016 |
| A Comunicação Alternativa na Exposição Cidade Acessível da Casa da Ciência |
|
2015 |
| Está difícil para eu acessar e comunicar. Onde está o terapeuta ocupacional? |
|
2015 |
| Prancha Fácil: Uma nova aboradagem para produção de pranchas de comunicação para comunicação alternativa |
|
2015 |
| Adapted play strategies for children that require Augmentative and Alternative Communication |
|
2014 |
| Descritive Language for Virtual Keyboards / Linguagem Descritiva para Teclados Virtuais |
|
2014 |
| THE ROLE OF THE UNIVERSITY IN SPREADING AUGMENTATIVE AND ALTERNATIVE COMMUNICATION |
|
2014 |
| Virtual keyboards and Communication Boards on the Cloud / Teclados Virtuais e Pranchas de Comunicação na Nuvem |
|
2014 |
| Augmentative and Alternative Communication: Comparison of free software using ARASAAC symbols: TICO, AraBoard and In-Tic |
|
2014 |
| Projeto TO BRINCANDO: Brincar adaptado para Crianças com Deficiência |
|
2014 |
| Produção de Materiais de Comunicação Alternativa para Pacientes Internados |
|
2014 |
| Difusão da Comunicação Alternativa através do Portal Assistiva |
|
2014 |
| Construção de material Pedagógico por meio da Comunicação ALternativa |
|
2014 |
| Recurso de Comunicação Alternativa para Pacientes Hospitalizados |
|
2014 |
| Ressignificando o tratamento na hemodiálise: Um relato de experiência da Terapia Ocupacional |
|
2014 |
| Estratégias Necessárias para a Implementação da Comunicação Alternativa no Conntexto Hospitalar |
|
2014 |
| Construindo material de apoio para contação de histórias com ferramentas do Portal ARASAAC |
|
2014 |
| Atividades elaboradas com Símbolos Gráficos para uso no Contexto Escolar |
|
2014 |
| O Brincar adaptado |
|
2014 |
| Atividades Pedagógicas com Símbolos como apoio à Leitura e à Escrita de Crianças com Deficiência |
|
2014 |
| TO Brincando e o aplicativo Vox4all |
|
2014 |
| Comparando Recursos de Comunicação Alternativa e ampliada em um Hospital Universitário |
|
2013 |
| Caracterização dos Servidores com Deficiência de uma IFES através do olhar da Terapia Ocupacional |
|
2013 |
| Implantação do Serviço de Terapia Ocupacional em um Hospital Pediátrico Universitário: Relato de Experiência |
|
2013 |
| Terapia Ocupacional e Comunicação Alternativa: Pranchas de Comunicação elaboradas com Símbolos ARASAAC e Software TICO |
|
2013 |
| Terapia Ocupacional e a Pedagogia: Pensando o Brincar adaptado para a criança com deficiência |
|
2013 |
| Terapia Ocupacional e Comunicação Alternativa: Ações Formativas para a Comunidade |
|
2013 |
| Terapia Ocupacional em Hospitais: Ações na área de Comunicação Alternativa |
|
2013 |
| Formação em Comunicação Alternativa |
|
2013 |
| O Papel das Universidades na Difusão da Comunicação Alternativa |
|
2013 |
| A CONSTRUÇÃO DE PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM SÍMBOLOS ARASAAC PARA APOIO DE JOGOS DE TABULEIRO |
|
2013 |
| ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E O BRINCAR DE CRIANÇAS USUÁRIAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA |
|
2013 |
| Comunicadores de voz como facilitadores para a participação em jogos de tabuleiro |
|
2013 |
| Comunicação Alternativa: comparação de softwares gratuitos elaborados com símbolos ARASAAC: TICO, AraBoard e In-Tic |
|
2013 |
| Uso e ensino das ferramentas do Portal Arasaac para alunos de graduação iniciantes em CAA |
|
2013 |
| Formação em Comunicação Alternativa aberta à Comunidade |
|
2013 |
| AÇÕES DE APOIO À COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA |
|
2013 |
| USE OF SYMBOLS OF FREE ACCESS: A PARTNERSHIP BETWEEN - OCCUPATIONAL THERAPY PROGRAM AND ARASAAC |
|
2012 |
| Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva: Recursos, Serviços e Pesquisa |
|
2012 |
| O uso da Tecnologia Assistiva por pessoas com deficiência no ambiente de trabalho |
|
2012 |
| TO Brincando - II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional |
|
2012 |
| Brincadeiras voltadas à formação de conceitos da educação infantil |
|
2012 |
| Comparando recursos da comunicação alternativa para os pacientes com dificuldade de fala no HUCFF |
|
2012 |
| TO Brincando - V CBEE |
|
2012 |
| Uso de atividades lúdicas para a formação de conceitos básicos: uma contribuição da terapia ocupacional |
|
2012 |
| Elaboração de Instrutivo para iniciantes no uso das ferramentas do Portal ARASAAC |
|
2012 |
| A importância da Formação da comunidade em comunicação alternativa e ampliada |
|
2012 |
| Adesão da família no processo de atendimento em Comunicação Alternativa Ampliada no ambulatório de surdez do HUCFF |
|
2012 |
| Terapia Ocupacional na escola: brincadeiras para a formação de conceitos |
|
2012 |
| Pranchas de comunicação produzidas com os símbolos do Portal ARASAAC |
|
2012 |
| Utilização de PowerPoint como método alternativo para auxiliar a comunicação de crianças surdas com deficiências múltiplas |
|
2012 |
| ISAACBRASIL Blog - Ferramenta Terapêutica Ocupacional |
|
2011 |
| ISAACBRASIL A criação do Portal de Tecnologia Assistiva do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ |
|
2011 |
| Não falo, mas escrevi um livro |
|
2011 |
| Pesquisa em CAA no Brasil |
|
2011 |
| PESQUISAS EM TERAPIA OCUPACIONAL: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA |
|
2011 |
| INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA EM UM CASO DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA |
|
2011 |
| A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFRJ |
|
2011 |
| A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO DE UMA PROFESSORA DE SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL |
|
2011 |
| SER BOLSISTA DE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA |
|
2011 |
| A parceria do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ com o Portal ARASAAC |
|
2011 |
| Os projetos e Pesquisas oferecidos pela graduação de Terapia Ocupacional da UFRJ e sua importância para formação acadêmica |
|
2011 |
| Ação da Terapia Ocupacional na Educação Infantil: Formação de Conceitos através das Atividades Lúdicas |
|
2011 |
| Contribuições da Pesquisa-ação para a formação do terapeuta ocupacional |
|
2011 |
| A parceria do terapeuta ocupacional com a escola inclusiva |
|
2011 |
| Blog - Ferramenta Terapêutica Ocupacional |
|
2011 |
| A criação do Portal de Tecnologia Assistiva do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ |
|
2011 |
| Traduação dos símbolos ARASAAC: Contribuições dos alunos de graduação de Terapia Ocupacional e de Letras/Espanhol para a Comunicação Alternativa |
|
2011 |
| Recursos de Comunicação Alternativa no Ambiente Hospitalar |
|
2011 |
| A importância dos projetos e pesquisas oferecidos pela graduação de Terapia Ocupacional da UFRJ para a formação acadêmica |
|
2011 |
| Portal internet: O uso da tecnologia e suas contribuições para a formação do Terapeuta Ocupacional |
|
2011 |
| A sala de recurso multifuncional e a comunicação alternativa |
|
2011 |
| FORMAÇÃO EM SERVIÇO PARA OS PROFESSORES DE SALAS MULTIFUNCIONAIS |
|
2011 |
| Formação de professores das Salas de Recursos Multifuncionais |
|
2010 |
| Formação de Professores: Parceria entre a Universidade e o Instituto Helena Antipoff |
|
2010 |
| Terapia Ocupacional no contexto escolar |
|
2010 |
| O bolsista e a Pesquisa-Ação: Atividades e Observações |
|
2010 |
| Processo de análise de Atividades Lúdicas Aplicadas à Educação Infantil |
|
2010 |
| Tapajós Keyboard |
|
2010 |
| Challenges, Regulations and Strategies used to support inclusion of children who use augmentative and alternative communication |
|
2010 |
| The Occupational Therapist from Rio de Janeiro health units and their actions in augmentative and alternative communication |
|
2010 |
| The path of AAC in Brazil (Rio de Janeiro) and the contributions provide by the Canadian (Ontário) Experience |
|
2010 |
| Inclusion and Assistive Technology |
|
2010 |
| Autismo, Terapia Ocupacional e a Comunicação Alternativa e Ampliada |
|
2009 |
| A Comunicação Alternativa e Ampliada nas escolas do Rio de Janeiro: Formação de professores e caracterização dos alunos com necessidades educacionais especiais |
|
2009 |
| Inclusão e Tecnologia Assistiva |
|
2009 |
| Tecnologias em Comunicação Alternativa |
|
2009 |
| A Comunicação alternativa e Ampliada na inclusão das pessoas com autismo |
|
2009 |
| The inclusion of students with Cerebral Palsy in the Public Schools of Rio de Janeiro, Brazil |
|
2008 |
| A inclusão dos alunos com deficiência física nas escolas regulares do município do Rio de Janeiro e a parceria estabelecida entre os profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação |
|
2007 |
| A Formação em Tecnologia Assistiva dos Professores Itinerantes que trabalham nas escolas do município do Rio de Janeiro |
|
2006 |
| Inclusão Escolar - Uma parceria das Secretarias de Educação e de Saúde do Município do Rio de Janeiro utilizando a Tecnologia Assistiva - |
|
2005 |
| Adaptação de de Livros de Histórias - Recurso de Imersão de Símbolos |
|
2005 |
| O Trabalho da Comunicação Alternativa na APAE de Niterói: Uma Estratégia de Formação em Serviço |
|
2005 |
| O Centro de Terapia Ocupacional do Rio de Janeiro como Centro de Referência na Área de Comunicação Alternativa |
|
2005 |
| Adaptação de Livros de Estórias - Recurso Terapêutico Ocupacional |
|
2005 |
| Comunique keyboard - A tecnological resource for the school inclusion |
|
2004 |
| Adapting school material based on brazilian folk culture |
|
2004 |
| School inclusion in Rio de Janeiro using the assistive tecnology |
|
2004 |
| Comunique - Software for the Augmentative and Alternative communication Development |
|
2004 |
| Comunique keyboard - The follow-up of children at school age |
|
2004 |
| Occupational therapy in-group: Facilitating the Communication in Severe Motor Disability |
|
2004 |
| As contribuições da comunicação alternativa no processo de inclusao escolar de uma criança com disfunção neuromotora |
|
2003 |
| Teclado Comunique |
|
2003 |
| Planejamento e Adaptações de Atividades no trabalho em grupo |
|
2003 |
| Comunique - Assessing Multi-Disabilities and Visual Impairment with a Computer Communication System |
|
2002 |
| RecursosTecnológicos e o Terapeuta Ocupacional |
|
2001 |
| O Terapeuta Ocupacional como agente de inclusão escolar |
|
2001 |
| Centro de Terapia ocupacional do Rio de Janeiro |
|
2001 |
| O Trabalho de Grupo em Terapia Ocupacional |
|
2001 |
| Tecnologia Assistiva |
|
2001 |
| A comunicação alternativa e ampliada nas escolas do município do Rio de Janeiro |
|
2000 |
| Software Comunique - Software de Comunicação |
|
1998 |
| O uso da informática na educação especial |
|
1995 |