Miryam Bonadiu Pelosi

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro de Ciências da Saúde

Unidade:

Faculdade de Medicina

Departamento:

Departamento de Terapia Ocupacional/FM

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • California State University (System)

    Certificate in Advanced Professional Development for Assistive Technology A | Especialização | 2019 - 2019
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Educação | Doutorado | 2004 - 2008
  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Educação | Mestrado | 1998 - 2000
  • Centro de Estudos Psicopedagógicos do Rio de Janeiro

    Teoria e Técnoca Psicopedagógicas | Especialização | 1994 - 1996
  • Universidade Federal de São Carlos

    Terapia Ocupacional | Graduação | 1982 - 1986
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(71.88% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
ESTRATÉGIAS PARA RECEPÇÃO E MEDIAÇÃO DE JOVENS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO MUSEU DA GEODIVERSIDADE (IGEO/UFRJ) 10.17564/2316-3801.2021v9n2p244-256 2021
Atividades terapêuticas ocupacionais desenvolvidas com crianças e pré-adolescentes com síndrome de Down 10.4322/2526-8910.ctoAO1782 2020
Sistematização dos procedimentos para a implementação da comunicação alternativa e ampliada em uma UTI geral 10.4322/2526-8910.ctoAO1930 2020
Cidadania Cultura, tecnologia assistiva e pessoa com deficiência 10.22409/pragmatizes.v10i19.42436 2020
Livro em multiformatos: o espelho mágico 10.5902/1984686X54666 2020
Evolução do comportamento lúdico de crianças com síndrome de Down 10.11606/issn.2238-6149.v29i2p170-178 2019
Caracterização dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em terapia ocupacional de uma universidade pública 10.4322/2526-8910.ctoao1685 2019
O uso de jogos interativos por crianças com síndrome de Down 10.4322/2526-8910.ctoao1869 2019
Evolução de uma criança com sindrome de Down à luz do modelo lúdico: estudo de caso / Evolution of a child with Down's syndrome according to the ludic model: case study 10.47222/2526-3544.rbto11834 2018
USO DE RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA PARA INTERNAÇÃO HOSPITALAR: PERCEPÇÃO DE PACIENTES E DE TERAPEUTAS OCUPACIONAIS 10.4322/2526-8910.ctoAO1157 2018
Atividades Lúdicas para o Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita para Crianças e Adolescentes com Síndrome de Down 10.1590/s1413-65382418000500005 2018
EDUCAÇÃO A DIST NCIA: UMA ALTERNATIVA PARA A FORMAÇÃO NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA? 10.22456/1982-1654.70197 2018
CUIDADOS DO TERAPEUTA OCUPACIONAL NA INTRODUÇÃO DE RECURSOS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA NO AMBIENTE HOSPITALAR 10.4322/0104-4931.ctoRE0742 2017
Análise de Atividades Gráficas para Crianças com Síndrome de Down 10.1590/s1413-65382317000400008 2017
Perfil de servidores com deficiência de uma instituição federal de ensino: uso de tecnologia assistiva. 10.11606/issn.2238-6149.v27i2p156-164 2016
IDENTIFICAÇÃO DE DEMANDAS PARA ATENDIMENTO E IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE TERAPIA OCUPACIONAL EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO 10.4322/0104-4931.ctoao0635 2016
A rotina ocupacional de pacientes implantados com cardiodesfibriladores 10.4322/0104-4931.ctoAO486 2015
Pranchas de Comunicação para Pacientes Hospitalizados 2014
Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva - Grupo de trabalho 2014
Pranchas Estáticas e Dinâmicas Construídas com Símbolos ARASAAC em Softwares de Livre Acesso 2014
Os caminhos que levaram à criação do Portal de Tecnologia Assistiva do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ 10.4322/cto.2013.030 2013
Development of a grading instrument of functioning for Brazilian citizens: Brazilian Functioning Index - IF-Br 10.5935/0104-7795.20130028 2013
Blog: ferramenta terapêutica ocupacional 10.4322/cto.2012.047 2012
A ação conjunta dos profissionais da saúde e da educação na escola inclusiva 10.11606/issn.2238-6149.v22i1p52-59 2011
Tecnologia Assistiva na Educação Inclusiva 2011
A inclusão dos alunos com deficiência física nas escolas regulares 2010
Entendendo para melhor incluir: problemas motores 2010
OS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS DAS UNIDADES DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E SUAS AÇÕES NA ÁREA DE TECNOLOGIA ASSISTIVA 2010
Caracterização dos professores itinerantes, suas ações na área de tecnologia assistiva e seu papel como agente de inclusão escolar 10.1590/s1413-65382009000100010 2009
Formação em serviço de profissionais da saúde na área de tecnologia assistiva: o papel do terapeuta ocupacional 10.7322/jhgd.19931 2009
O papel do terapeuta ocupacional na tecnologia assistiva 2006
Proposta de Implementação da Comunicação Alternativa e Ampliada nos Hospitais do Município do Rio de Janeiro 2005
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
CONTRIBUINDO 2022
Grupo de Trabalho 2 - Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional 2019
Construção de um protocolo de avaliação para a Comunicação Alternativa em uma UTI geral 2019
Consolidação da pauta da cultura na Terapia Ocupacional a partir da Pós-Graduação em Acessibilidade Cultural 2019
Acesso ao software Prancha Fácil por mouse ocular em uma UTI geral 2019
Tecnologia Assistiva para Pessoas com Deficiência Intelectual 2018
PROJETO TO BRINCANDO: Desenvolvimento de Atividades e jogos adaptados para crianças com defici6encia 2018
Comunicação Alternativa em Contextos hospitalares: Quando o terapeuta ocupacional é o paciente 2017
Projeto TO Brincando: Jogos acessíveis para crianças com deficiência com o uso do software Prancha Fácil 2017
Projeto TO Brincando: Como utilizar o Bitsboard com crianças com deficiência 2017
Projeto TO Brincando: descrição do uso de jogos interativos por crianças com síndrome de Down em uma brinquedoteca terapêutica 2017
Aplicativo customizável utilizado como apoio ao desenvolvimento e comunicação de crianças com deficiência 2017
TECNOLOGIA ASSISTIVA E DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA EM CONTEXTOS HOSPITALARES E CUIDADOS PALIATIVOS 2017
Digital Framework for Accessible Information 2016
Altenative Communication at the Exhibition Cidade Acessível by Casa da Ciência, Rio de Janeiro, Brazil 2016
Easy Board - A New appoach to the production of alternative communication Boards 2016
Assessment protocol for Alternative Communication in the hospital setting 2016
Tecnologia Assistiva e Terapia Ocupacional: pesquisas e evidências em duas universidades federais do país 2016
Educação a distância: uma alternativa para a formação na área de Tecnologia Assistiva? 2016
A jornada científica de avaliação dos trabalhos de conclusão de curso da UFRJ: Valorização da Pesquisa mo âmbito da graduação 2016
Integração ensino, pesquisa e extensão na educação inclusiva 2016
Projeto TO Brincando: Atividades Acessíveis para crianças com deficiência intelectual 2016
Os benefícios da jornada científica de avaliação dos trabalhos de conclusão de curso para seus participantes: a reflexão dos bastidores 2016
Projeto TO Brincando: Portal Assistiva Integrado ao Facebook e Twitter 2016
Projeto TO Brincando: Orientações aos familiares e educadores de crianças com síndrome de Down 2016
Iniciação Científica durante a formação: a experiência do LabAssistiva 2016
Possibilidades de atuação da Terapia Ocupacional nas escolas 2016
Levantamento de vocabulário básico:favorecendo a Comunicação Alternativa em espaços de cuidado 2016
Instrumento de observação do brincar com jogos adaptados e não adaptados 2016
Análise de estratégias usadas e da participação de crianças com síndrome de Down em jogos de tabuleiros com e sem adaptação 2016
Formação a distância: ônus e Bônus 2016
Análise Comparativa de aplicativos para tablets e softwares proprietários de Comunicação Alternativa e Ampliada 2016
Exposição Cidade Acessível - Contribuição da Terapia Ocupacional 2016
Facilitação de Acesso às Atividades lúdicas Adaptadas por meio do Portal Assistiva 2016
Formação em Comunicação Alternativa com o uso de Símbolos ARASAAC 2016
Implementação da Comunicação Alternativa no Ambulatório de Terapia Ocupacional em um Hospital Universitário Infantil 2016
Introdução e desenvolvimento do uso da Comunicação Alternativa e Ampliada em um caso de câncer de hipofaringe 2016
Protocolo Auxiliar de tomada de decisões dos Terapeutas Ocupacionais na área de Comunicação Alternativa e Ampliada no Contexto Hospitalar 2016
Software Prancha Fácil: contribuição da Terapia Ocupacional 2016
Templates para o Prancha Fácil: uma experi6encia dos bolsistas de Terapia Ocupacional 2016
A Comunicação Alternativa na Exposição Cidade Acessível da Casa da Ciência 2015
Está difícil para eu acessar e comunicar. Onde está o terapeuta ocupacional? 2015
Prancha Fácil: Uma nova aboradagem para produção de pranchas de comunicação para comunicação alternativa 2015
Adapted play strategies for children that require Augmentative and Alternative Communication 2014
Descritive Language for Virtual Keyboards / Linguagem Descritiva para Teclados Virtuais 2014
THE ROLE OF THE UNIVERSITY IN SPREADING AUGMENTATIVE AND ALTERNATIVE COMMUNICATION 2014
Virtual keyboards and Communication Boards on the Cloud / Teclados Virtuais e Pranchas de Comunicação na Nuvem 2014
Augmentative and Alternative Communication: Comparison of free software using ARASAAC symbols: TICO, AraBoard and In-Tic 2014
Projeto TO BRINCANDO: Brincar adaptado para Crianças com Deficiência 2014
Produção de Materiais de Comunicação Alternativa para Pacientes Internados 2014
Difusão da Comunicação Alternativa através do Portal Assistiva 2014
Construção de material Pedagógico por meio da Comunicação ALternativa 2014
Recurso de Comunicação Alternativa para Pacientes Hospitalizados 2014
Ressignificando o tratamento na hemodiálise: Um relato de experiência da Terapia Ocupacional 2014
Estratégias Necessárias para a Implementação da Comunicação Alternativa no Conntexto Hospitalar 2014
Construindo material de apoio para contação de histórias com ferramentas do Portal ARASAAC 2014
Atividades elaboradas com Símbolos Gráficos para uso no Contexto Escolar 2014
O Brincar adaptado 2014
Atividades Pedagógicas com Símbolos como apoio à Leitura e à Escrita de Crianças com Deficiência 2014
TO Brincando e o aplicativo Vox4all 2014
Comparando Recursos de Comunicação Alternativa e ampliada em um Hospital Universitário 2013
Caracterização dos Servidores com Deficiência de uma IFES através do olhar da Terapia Ocupacional 2013
Implantação do Serviço de Terapia Ocupacional em um Hospital Pediátrico Universitário: Relato de Experiência 2013
Terapia Ocupacional e Comunicação Alternativa: Pranchas de Comunicação elaboradas com Símbolos ARASAAC e Software TICO 2013
Terapia Ocupacional e a Pedagogia: Pensando o Brincar adaptado para a criança com deficiência 2013
Terapia Ocupacional e Comunicação Alternativa: Ações Formativas para a Comunidade 2013
Terapia Ocupacional em Hospitais: Ações na área de Comunicação Alternativa 2013
Formação em Comunicação Alternativa 2013
O Papel das Universidades na Difusão da Comunicação Alternativa 2013
A CONSTRUÇÃO DE PRANCHAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA COM SÍMBOLOS ARASAAC PARA APOIO DE JOGOS DE TABULEIRO 2013
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS E O BRINCAR DE CRIANÇAS USUÁRIAS DE COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 2013
Comunicadores de voz como facilitadores para a participação em jogos de tabuleiro 2013
Comunicação Alternativa: comparação de softwares gratuitos elaborados com símbolos ARASAAC: TICO, AraBoard e In-Tic 2013
Uso e ensino das ferramentas do Portal Arasaac para alunos de graduação iniciantes em CAA 2013
Formação em Comunicação Alternativa aberta à Comunidade 2013
AÇÕES DE APOIO À COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA 2013
USE OF SYMBOLS OF FREE ACCESS: A PARTNERSHIP BETWEEN - OCCUPATIONAL THERAPY PROGRAM AND ARASAAC 2012
Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva: Recursos, Serviços e Pesquisa 2012
O uso da Tecnologia Assistiva por pessoas com deficiência no ambiente de trabalho 2012
TO Brincando - II Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional 2012
Brincadeiras voltadas à formação de conceitos da educação infantil 2012
Comparando recursos da comunicação alternativa para os pacientes com dificuldade de fala no HUCFF 2012
TO Brincando - V CBEE 2012
Uso de atividades lúdicas para a formação de conceitos básicos: uma contribuição da terapia ocupacional 2012
Elaboração de Instrutivo para iniciantes no uso das ferramentas do Portal ARASAAC 2012
A importância da Formação da comunidade em comunicação alternativa e ampliada 2012
Adesão da família no processo de atendimento em Comunicação Alternativa Ampliada no ambulatório de surdez do HUCFF 2012
Terapia Ocupacional na escola: brincadeiras para a formação de conceitos 2012
Pranchas de comunicação produzidas com os símbolos do Portal ARASAAC 2012
Utilização de PowerPoint como método alternativo para auxiliar a comunicação de crianças surdas com deficiências múltiplas 2012
ISAACBRASIL Blog - Ferramenta Terapêutica Ocupacional 2011
ISAACBRASIL A criação do Portal de Tecnologia Assistiva do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ 2011
Não falo, mas escrevi um livro 2011
Pesquisa em CAA no Brasil 2011
PESQUISAS EM TERAPIA OCUPACIONAL: SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA 2011
INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO USO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA EM UM CASO DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA 2011
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UFRJ 2011
A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AMPLIADA NA EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO DE UMA PROFESSORA DE SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL 2011
SER BOLSISTA DE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO TÉCNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA 2011
A parceria do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ com o Portal ARASAAC 2011
Os projetos e Pesquisas oferecidos pela graduação de Terapia Ocupacional da UFRJ e sua importância para formação acadêmica 2011
Ação da Terapia Ocupacional na Educação Infantil: Formação de Conceitos através das Atividades Lúdicas 2011
Contribuições da Pesquisa-ação para a formação do terapeuta ocupacional 2011
A parceria do terapeuta ocupacional com a escola inclusiva 2011
Blog - Ferramenta Terapêutica Ocupacional 2011
A criação do Portal de Tecnologia Assistiva do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ 2011
Traduação dos símbolos ARASAAC: Contribuições dos alunos de graduação de Terapia Ocupacional e de Letras/Espanhol para a Comunicação Alternativa 2011
Recursos de Comunicação Alternativa no Ambiente Hospitalar 2011
A importância dos projetos e pesquisas oferecidos pela graduação de Terapia Ocupacional da UFRJ para a formação acadêmica 2011
Portal internet: O uso da tecnologia e suas contribuições para a formação do Terapeuta Ocupacional 2011
A sala de recurso multifuncional e a comunicação alternativa 2011
FORMAÇÃO EM SERVIÇO PARA OS PROFESSORES DE SALAS MULTIFUNCIONAIS 2011
Formação de professores das Salas de Recursos Multifuncionais 2010
Formação de Professores: Parceria entre a Universidade e o Instituto Helena Antipoff 2010
Terapia Ocupacional no contexto escolar 2010
O bolsista e a Pesquisa-Ação: Atividades e Observações 2010
Processo de análise de Atividades Lúdicas Aplicadas à Educação Infantil 2010
Tapajós Keyboard 2010
Challenges, Regulations and Strategies used to support inclusion of children who use augmentative and alternative communication 2010
The Occupational Therapist from Rio de Janeiro health units and their actions in augmentative and alternative communication 2010
The path of AAC in Brazil (Rio de Janeiro) and the contributions provide by the Canadian (Ontário) Experience 2010
Inclusion and Assistive Technology 2010
Autismo, Terapia Ocupacional e a Comunicação Alternativa e Ampliada 2009
A Comunicação Alternativa e Ampliada nas escolas do Rio de Janeiro: Formação de professores e caracterização dos alunos com necessidades educacionais especiais 2009
Inclusão e Tecnologia Assistiva 2009
Tecnologias em Comunicação Alternativa 2009
A Comunicação alternativa e Ampliada na inclusão das pessoas com autismo 2009
The inclusion of students with Cerebral Palsy in the Public Schools of Rio de Janeiro, Brazil 2008
A inclusão dos alunos com deficiência física nas escolas regulares do município do Rio de Janeiro e a parceria estabelecida entre os profissionais das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação 2007
A Formação em Tecnologia Assistiva dos Professores Itinerantes que trabalham nas escolas do município do Rio de Janeiro 2006
Inclusão Escolar - Uma parceria das Secretarias de Educação e de Saúde do Município do Rio de Janeiro utilizando a Tecnologia Assistiva - 2005
Adaptação de de Livros de Histórias - Recurso de Imersão de Símbolos 2005
O Trabalho da Comunicação Alternativa na APAE de Niterói: Uma Estratégia de Formação em Serviço 2005
O Centro de Terapia Ocupacional do Rio de Janeiro como Centro de Referência na Área de Comunicação Alternativa 2005
Adaptação de Livros de Estórias - Recurso Terapêutico Ocupacional 2005
Comunique keyboard - A tecnological resource for the school inclusion 2004
Adapting school material based on brazilian folk culture 2004
School inclusion in Rio de Janeiro using the assistive tecnology 2004
Comunique - Software for the Augmentative and Alternative communication Development 2004
Comunique keyboard - The follow-up of children at school age 2004
Occupational therapy in-group: Facilitating the Communication in Severe Motor Disability 2004
As contribuições da comunicação alternativa no processo de inclusao escolar de uma criança com disfunção neuromotora 2003
Teclado Comunique 2003
Planejamento e Adaptações de Atividades no trabalho em grupo 2003
Comunique - Assessing Multi-Disabilities and Visual Impairment with a Computer Communication System 2002
RecursosTecnológicos e o Terapeuta Ocupacional 2001
O Terapeuta Ocupacional como agente de inclusão escolar 2001
Centro de Terapia ocupacional do Rio de Janeiro 2001
O Trabalho de Grupo em Terapia Ocupacional 2001
Tecnologia Assistiva 2001
A comunicação alternativa e ampliada nas escolas do município do Rio de Janeiro 2000
Software Comunique - Software de Comunicação 1998
O uso da informática na educação especial 1995
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