Bruno Andrade Pinto Monteiro

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Campus de Macaé

Unidade:

Direção Geral/Macaé

Departamento:

Docentes do Campus UFRJ/Macaé

ORCID:

não disponível no Lattes


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação em Ciências e Saúde | Doutorado | 2007 - 2011
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Educação em Ciências e Saúde | Mestrado | 2003 - 2005
  • Centro Universitário do Sul de Minas

    Física | Graduação | 2001 - 2001
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licenciatura em Química | Graduação | 1995 - 2002
  • Colégio São José

    Técnico de Química | Ensino Profissional de nível técnico | 1995 - 1998
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(61.76% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Agroecologia e educação intercultural no Sul global: construindo a soberania alimentar 10.26512/ser_social.v25i52 2023
Decolonial scientific education to combat -science for domination? 10.1007/s11422-023-10165-4 2023
OS DESAFIOS DA VIDA DISCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS 10.22196/rp.v25i1.6977 2023
Os estudos decoloniais e as interfaces entre extensão e pesquisa na formação de pesquisadores 10.15536/thema.V22.2023.427-450.3232. 2023
Cambio climático global: ¿cuál es la responsabilidad de la enseñanza de las ciencias? 2023
Percepções acerca da infodemia no contexto de uma sindemia a partir de curso de extensão 10.18225/ciinf.v51i1 2022
Decolonialidade na formação de professores/as e interlocuções no ensino de ciências e matemática 10.23899/relacult.v8i2.2250 2022
Diferenças sociais e o papel da escola na sociedade 10.15536/thema.v21.2022.257-273.2169 2022
Vivências pandêmicas 10.15536/thema.V21.2022.886-902.2181 2022
O olhar da comunidade sobre o papel da universidade pública no enfrentamento da pandemia 10.47401/revisea.v9i2.17460 2022
A perspectiva decolonial nos cursos de formação de professores: uma revisão de literatura 10.22196/rp.v23i0.5358 2021
EDUCAÇÃO DECOLONIAL: UMA PAUTA EMERGENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 10.18554/cimeac.v11i1.5357 2021
COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC 10.22408/reva602021835614-624 2021
INTERLOCUÇÕES ENTRE A DECOLONIALIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CENÁRIO EM PERSPECTIVA 10.36524/dect.v10i2.1341 2021
QUESTÕES ONTO-EPISTÊMICAS E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: REFLEXÕES A PARTIR DE JUDITH BUTLER E ANÍBAL QUIJANO 10.36524/dect.v10i2.1348 2021
TENDÊNCIAS EM PESQUISAS NA APROXIMAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL AO ENSINO DE CIÊNCIAS 2021
Ambiente y Cotidianidad como projeto educativo de ação dialógica e cultural 10.22409/resa2021.v14iesp..a50780 2021
Sentimento de identidade frente a comercialização e assimilação de atributos culturais 2020
A história do samba e sua potencia decolonial 2020
A (re)existência de mulheres na forma de saberes ancestrais: repensando outras relações entre ciência, ambiente e educação no contexto pandêmico. 10.47401/revisea.v7iEspecial.14425 2020
A lei 10.639/03 no ensino de ciências: uma proposta decolonial para o currículo de Química 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1100 2019
Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem 2019
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO PRESENTES NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENEBIO 2019
The issue of the arrangement of new environments for science education through collaborative actions between schools, museums and science centres in the Brazilian context of teacher training 10.1007/s11422-014-9638-4 2016
A Educação Ambiental Crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do Sul de Minas 10.14295/remea.v33i3.5936 2016
COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE UMA CIDADE DE MINAS GERAIS 10.14295/remea.v32i1.5193 2015
CONTRIBUIÇÕES DOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA 2015
O Museu de História Natural da UFLA como espaço de Divulgação Científica e a Formação Inicial de Professores 2014
A INSERÇÃO DO TEMA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E QUÍMICA 2012
? Mestres De Amanhã?: A Contribuição de Anísio Teixeira para a AbordagemCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente ( CTSA) na Formação Docente 2012
NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA 10.14295/remea.v24i0.3910 2010
O PORTAL ELETRÔNICO INTERATIVO: CONTEXTO, ESTRUTURA, POSSIBILIDADES DE NAVEGAÇÃO E DISCURSOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA 2010
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS: O DISCURSO DOS LICENCIANDOS E O PROJETO UFLACIÊNCIA 2010
PORTAL INTERATIVO! RECURSOS E FERRAMENTAS PARA PROFESSORES E LICENCIANDOS DE QUÍMICA NA INTERNET 2008
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
UM MERGULHO DISCURSIVO NA LITERATURA INFANTIL: LEITURA E SENTIDOS EM O RIO DOS JACARÉS 2023
A PERCEPÇÃO DE LICENCIANDOS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS INJUSTIÇAS 2023
DE QUEM FALAMOS QUANDO FALAMOS EM MULHERES NAS CIÊNCIAS: UMA BREVE ANÁLISE NOS ÚLTIMOS ENPECS 2023
NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: PERSPECTIVAS PRESENTES NAS ATAS DO ENPEC (2011-2021) 2023
O diálogo intercultural entre educação alimentar e nutricional e agroecologia: pela construção da soberania alimentar 2023
A PERSPECTIVA DA (IN)JUSTIÇA AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC 2021
A URGÊNCIA DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DECOLONIAL LATINO-AMERICANA NO ENSINO DE CIÊNCIAS 2021
DECOLONIALIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE 2021
A PERSPECTIVA DECOLONIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA 2021
'DIREITO DE SER' E 'DIREITO DE SABER' NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: DIÁLOGOS ONTO-EPISTÊMICOS EM BUTLER E QUIJANO 2021
DECOLONIALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: OS JOGOS DE MANCALA PELAS NARRATIVAS DOCENTES 2021
A perspectiva decolonial nos livros didáticos: uma revisão de literatura 2020
A leitura crítica do mundo para formação cidadã através do Projeto de Extensão Universitária: Na minha Escola Tem Universitários: uma contribuição da UFRJ ao ensino médio da rede pública 2019
A formação inicial do professor de Ciências: Discutindo possibilidades do enfoque CTSA 2019
A decolonialidade no ensino de ciências através da análise dos trabalhos publicados no ENPEC 2019
XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XII ENPEC. 2019
A PRODUÇÃO DE TEXTOS E DISCURSOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE MACAÉ 2019
PERFIL DOS PROFESSORES DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA 2019
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO DE LITERATURA 2018
A história da ciência nos livros de química geral para o ensino superior: o caso da Lei de Conservação das Massas 2018
Análise dos Anais do EREBIO e ENPEC acerca da avaliação da aprendizagem nos cursos de formação de professores de ciências. 2017
Articulações Entre A Dimensão Do Letramento Científico, Formação Docente E Programa De Iniciação À Docência Presentes Em Periódicos E Eventos Brasileiros Da Área De Ensino De Ciências. 2017
Educação ambiental na formação de professores: em busca de uma perspectiva crítica e transformadora 2017
Compreendendo os discursos sobre avaliação da aprendizagem por meio dos trabalhos apresentados no EREBIO 2017
Análise do papel das imagens e correlação com os textos relacionados ao tema sexualidade e saúde no livro didático de ciências para o ensino de jovens e adultos 2017
Investigando a relação entre o nível cognitivo de perguntas e respostas em questionários propostos em uma sequência de aulas. 2016
Construindo o conhecimento sobre funções orgânicas por meio da experimentação no desenvolvimento de uma unidade didática 2015
A análise crítica do discurso na formação de professores de ciências a partir de uma perspectiva de educação em direitos humanos 2015
O uso de histórias em quadrinhos como estratégia didática 2015
Investigação reflexiva sobre o desenvolvimento de uma unidade didática no processo de formação inicial de professores 2015
O uso de experimentos como recurso metodológico na construção do conhecimento sobre funções orgânicas 2015
Avaliando o nível cognitivo de questões propostas por integrantes do pibid a partir de reflexões promovidas durante elaboração de unidade didática 2015
A química dos alimentos: uma proposta contextualizada para a abordagem da tabela periódica no ensino médio 2015
Utilização de tirinhas no ensino de química na abordagem de uma unidade didática sobre a temática água: tratamento de água e esgoto 2015
Mapas conceituais como ferramenta avaliativa do processo ensino aprendizagem no ensino de química 2015
Um objeto de aprendizagem: hipermídia o sabão caseiro como recurso didático para o ensino de química na abordagem CTSA 2014
O ensino da Tabela Periódica por meio de sequências didáticas contextualizadas 2014
O uso de imagens como estratégia no desenvolvimento de unidades didáticas para abordagem do conteúdo de condutividade elétrica 2014
Análise de unidades didáticas como uma forma de desenvolver um ensino investigativo 2014
Compreendendo as relações colaborativas entre Museus e Centros de Ciências e Escolas, na perspectiva dos licenciandos em química 2013
Projetos de Estágio Supervisionado: Contribuições para a formação inicial docente de licenciandos de química 2011
Estudo da Dimensão Motivacional da Identidade Profissional Docente por meio dos Discursos produzidos durante a Formação Inicial de Professores de Química 2011
BRIDGING THE GAP: THE ROLE OF EXPERIENCES IN INFORMAL EDUCATIONAL SETTINGS AS PART OF INITIAL CHEMISTRY TEACHER TRAINING 2010
A Dimensão Motivacional na Identidade Profissional Docente: Análise de uma turma de licencinados em Química por meio de seus duscursos 2010
Analisando as redes sociais de pertencimento dos licenciandos em Química da UFLA 2010
Análise da concepção do público em geral sobre as atividades promovidas pelo 2010
A imagem da ciência e do cientista apresentada na Mostra de Cinema 2010
Divulgação da Ciência: Os Licenciandos em Química e o 2010
A educação inclusiva no município de Lavras - MG: uma análise de vivências educacionais de portadores de necessidades especiais (limitações auditivas e visuais) 2010
Discutindo o papel da experimentação com licenciandos de Química 2010
O projeto UFLA ciência e a importância dos espaços não formais na disseminação do conhecimento científico 2009
Compreendendo os capitais sociais e culturais dos licenciados em química por meio dos seus textos e discursos 2009
Espaços não formais de educação e os discursos presentes na formação inicial de professores de química. 2009
Promovendo a Educação e a Divulgação em Ciências entre os estudantes de Lavras por meio de Ações no Museu de História Natural da UFLA 2009
Detetives no Museu: Investigando de que é feito nossa planeta 2009
Formação Inicial de Professores de Química na Universidade Federal de Lavras: Expectativas e necessidades formativas 2009
Implicações do universo representacional de educadores ambientais do Rio de Janeiro para o ensino de ciências. 2009
Projeto UFLA ciência: estudo da concepção de museus de ciências para alunos do ensino básico 2008
O projeto UFLA Ciência e o uso de museus em atividades não formais de ensino 2008
Ensino de ciências em espaços não formais de educação - despertando o interesse de adolescentes pelas ciências 2008
Ensino de química na educação infantil: a proposta didática do curso 2008
O conceito de museus de ciências para alunos da rede pública e a importância desses espaços no ensino de ciências 2008
A proposta do projeto UFLA ciência: uma relação entre escola, museu e universidade 2008
Dominó de química: uma metodologia alternativa de ensino-aprendizagem de química. 2008
Avaliação do conteúdo básico comum de química - uma visão dos professores e diretores das escolas estaduais de Lavras 2008
Interdisciplinaridade e ensino de química 2008
Analisando as representações dos alunos do ensino básico sobre museus de ciências 2008
Analisando discursos em websites para a formação continuada de professores de química: o caso do interativo 2007
Química para crianças: despertando o interesse pela ciência através de experimentos com materiais alternativos 2007
Evasão escolar, repetência e ensino de ciências nas escolas rurais de Lavras-MG 2007
Explorando o interesse dos alunos pela química 2007
A formação de professores de química na perspectiva de uma pedagogia multicultural 2007
A internet e o ensino de ciências: análises preliminares e uma proposta inicial de avaliação de ambientes informatizados para o ensino de Química. 2003
Análise de um ambiente interativo para o professor de química na internet 2003
Material do Cotidiano na Construção de Fenômenos Eletroquímicos 2000
Publicações:
Minha Rede: