Bruno Andrade Pinto Monteiro
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
Campus de Macaé
Unidade:
Direção Geral/Macaé
Departamento:
Docentes do Campus UFRJ/Macaé
Formação:
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Educação em Ciências e Saúde | Doutorado | 2007 - 2011
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Educação em Ciências e Saúde | Mestrado | 2003 - 2005
-
Centro Universitário do Sul de Minas
Física | Graduação | 2001 - 2001
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Licenciatura em Química | Graduação | 1995 - 2002
-
Colégio São José
Técnico de Química | Ensino Profissional de nível técnico | 1995 - 1998
Laboratórios:
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(61.76% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Agroecologia e educação intercultural no Sul global: construindo a soberania alimentar | 10.26512/ser_social.v25i52 | 2023 |
Decolonial scientific education to combat -science for domination? | 10.1007/s11422-023-10165-4 | 2023 |
OS DESAFIOS DA VIDA DISCENTE EM TEMPOS PANDÊMICOS | 10.22196/rp.v25i1.6977 | 2023 |
Os estudos decoloniais e as interfaces entre extensão e pesquisa na formação de pesquisadores | 10.15536/thema.V22.2023.427-450.3232. | 2023 |
Cambio climático global: ¿cuál es la responsabilidad de la enseñanza de las ciencias? | 2023 | |
Percepções acerca da infodemia no contexto de uma sindemia a partir de curso de extensão | 10.18225/ciinf.v51i1 | 2022 |
Decolonialidade na formação de professores/as e interlocuções no ensino de ciências e matemática | 10.23899/relacult.v8i2.2250 | 2022 |
Diferenças sociais e o papel da escola na sociedade | 10.15536/thema.v21.2022.257-273.2169 | 2022 |
Vivências pandêmicas | 10.15536/thema.V21.2022.886-902.2181 | 2022 |
O olhar da comunidade sobre o papel da universidade pública no enfrentamento da pandemia | 10.47401/revisea.v9i2.17460 | 2022 |
A perspectiva decolonial nos cursos de formação de professores: uma revisão de literatura | 10.22196/rp.v23i0.5358 | 2021 |
EDUCAÇÃO DECOLONIAL: UMA PAUTA EMERGENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | 10.18554/cimeac.v11i1.5357 | 2021 |
COMPREENDENDO OS DISCURSOS SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENPEC | 10.22408/reva602021835614-624 | 2021 |
INTERLOCUÇÕES ENTRE A DECOLONIALIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM CENÁRIO EM PERSPECTIVA | 10.36524/dect.v10i2.1341 | 2021 |
QUESTÕES ONTO-EPISTÊMICAS E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: REFLEXÕES A PARTIR DE JUDITH BUTLER E ANÍBAL QUIJANO | 10.36524/dect.v10i2.1348 | 2021 |
TENDÊNCIAS EM PESQUISAS NA APROXIMAÇÃO DA LITERATURA INFANTIL AO ENSINO DE CIÊNCIAS | 2021 | |
Ambiente y Cotidianidad como projeto educativo de ação dialógica e cultural | 10.22409/resa2021.v14iesp..a50780 | 2021 |
Sentimento de identidade frente a comercialização e assimilação de atributos culturais | 2020 | |
A história do samba e sua potencia decolonial | 2020 | |
A (re)existência de mulheres na forma de saberes ancestrais: repensando outras relações entre ciência, ambiente e educação no contexto pandêmico. | 10.47401/revisea.v7iEspecial.14425 | 2020 |
A lei 10.639/03 no ensino de ciências: uma proposta decolonial para o currículo de Química | 10.24065/2237-9460.2019v9n5ID1100 | 2019 |
Análise dos relatórios de licenciandos em Biologia de uma universidade pública acerca da temática da aprendizagem | 2019 | |
CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO PRESENTES NOS TRABALHOS APRESENTADOS NO ENEBIO | 2019 | |
The issue of the arrangement of new environments for science education through collaborative actions between schools, museums and science centres in the Brazilian context of teacher training | 10.1007/s11422-014-9638-4 | 2016 |
A Educação Ambiental Crítica na pedagogia: o caso de uma faculdade do Sul de Minas | 10.14295/remea.v33i3.5936 | 2016 |
COMPREENDENDO AS RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E OS SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE UMA CIDADE DE MINAS GERAIS | 10.14295/remea.v32i1.5193 | 2015 |
CONTRIBUIÇÕES DOS MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA | 2015 | |
O Museu de História Natural da UFLA como espaço de Divulgação Científica e a Formação Inicial de Professores | 2014 | |
A INSERÇÃO DO TEMA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E QUÍMICA | 2012 | |
? Mestres De Amanhã?: A Contribuição de Anísio Teixeira para a AbordagemCiência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente ( CTSA) na Formação Docente | 2012 | |
NA TRILHA DAS PEDRAS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS METODOLOGIAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PROCESSO DE ESCUTA | 10.14295/remea.v24i0.3910 | 2010 |
O PORTAL ELETRÔNICO INTERATIVO: CONTEXTO, ESTRUTURA, POSSIBILIDADES DE NAVEGAÇÃO E DISCURSOS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA | 2010 | |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS: O DISCURSO DOS LICENCIANDOS E O PROJETO UFLACIÊNCIA | 2010 | |
PORTAL INTERATIVO! RECURSOS E FERRAMENTAS PARA PROFESSORES E LICENCIANDOS DE QUÍMICA NA INTERNET | 2008 |
Eventos:
(0.00% eventos com DOI)