Marcelo Kischinhevsky

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

Centro Universitário e Correlatos

Unidade:

Núcleo de Rádio e TV/FCC

Departamento:

Diretoria de Ensino e Pesquisa/NRT

ORCID:

https://orcid.org/0000-0002-4838-2162


Formação:
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    COMUNICAÇÃO E CULTURA | Doutorado | 2000 - 2004
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Comunicação | Mestrado | 1995 - 1998
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Comunicação | Graduação | 1988 - 1993
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(32.20% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Pensar o rádio como plataforma 10.55738/alaic.v22i44.1067 2024
Serendipity on radio and streaming: Between musical discovery and recognition 10.1177/14614448231154568 2023
Considerações sobre a narrativa em primeira pessoa no podcast Praia dos Ossos 2023
?Emmudeceram os alto-falantes? ? 90 anos de um marco nas disputas pelos direitos das músicas que ouvimos no rádio 2023
Mudanças relevantes na indústria da música em tempos de pandemia - Plataformização e financeirização no streaming de áudio e vídeo 2022
Marielle gigante - A narrativa de um crime político no Jornal Nacional da TV Globo 10.11606/issn.2238-7714.no.2022.192079 2022
Trilha sonora para enfrentar a Covid-19 - Mudanças no rádio musical do Rio de Janeiro 2022
Entrevistas a emissoras de rádio e podcasts como eixo das estratégias dos presidenciáveis brasileiros em 2022 2022
Entre o algoritmo e a curadoria ? Programação radiofônica, gêneros musicais e repetição 10.18568/cmc.v18i51.2216 2021
O gosto algorítmico: A lógica dos sistemas de recomendação automática de música em serviços de streaming 10.4013/fem.2021.233.02 2021
A inserção dos estudos radiofônicos e de mídia sonora na pós-graduação em comunicação no Bras 2021
De las síntesis informativas a los resúmenes para altavoces inteligentes, desafíos al periodismo radiofónico de carácter local 10.5209/esmp.67296 2020
Dependencia y pasividad en la selección de fuentes informativas en el periodismo radiofónico en España 10.3989/redc.2020.3.1712 2020
O jornalismo refém do algoritmo do Facebook: desafios regulatórios para a circulação de notícias numa sociedade de plataformas 10.4013/fem.2020.222.11 2020
Desafios na preservação do patrimônio radiofônico no Brasil 10.5209/dcin.67250 2020
WhatsApp audios and the remediation of radio: Disinformation in Brazilian 2018 presidential election 10.1386/rjao_00021_1 2020
Vínculos sonoros na diáspora: Investigando a teia de afetos entre migrantes e o rádio expandido 10.30962/ec.2229 2020
A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data 10.15847/obsOBS13220191427 2019
Rádios universitárias entre a comunicação institucional e o jornalismo 2019
Rádios universitárias no Brasil. Diferentes modos de endereçamento de programação em fluxo 2019
A consolidação dos serviços de streaming e os desafios à diversidade musical no Brasil 2018
Por uma historiografia do rádio universitário no Brasil 10.26664/issn.2238-5126.7220186200 2018
Interfaces entre rádio e mídias locativas: o app AudioLab Geo e os desafios à inovação em comunicação sonora 2018
Rádio em episódios, via internet: aproximações entre o podcasting e o conceito de jornalismo narrativo 10.24137/raeic.5.10.10 2018
Rádios Universitárias no Brasil: Um Campo em Constituição 2018
A consolidação dos estudos de rádio e mídia sonora no século XXI - Chaves conceituais e objetos de pesquisa 10.1590/1809-5844201736 2017
Diversidade não é igual à pluralidade ? Proposta de categorização das fontes no radiojornalismo 2017
Narrativas sobre as primeiras transmissões de jogos internacionais da seleção brasileira 2016
Expanded radio. Rearrangements in Brazilian audio media markets 2016
Rádio social: novos intermediários da indústria da música 2015
Rádios corporativas e customizadas ? Novos atores no mercado da radiodifusão sonora 2015
Em busca da música infinita: os serviços de streaming e os conflitos de interesse no mercado de conteúdos digitais 10.4013/fem.2015.173.04 2015
Cartografando a narração esportiva radiofônica ? Um panorama preliminar da Região Metropolitana do Rio de Janeiro 2015
Memória afetiva e (re)construção de marca de uma emissora musical pioneira em FM no Brasil 2015
Compartilhar, etiquetar: Interações no rádio social 2014
Interações no rádio musical expandido: um aporte etnográfico 10.1590/1982-25542014217218 2014
Interações e mediações ? Instâncias de apreensão da comunicação radiofônica 2014
Enunciação e etiquetagem de conteúdos da CBN ? Análise da cobertura de uma tragédia carioca no rádio via internet 2013
O Facebook da CBN na Copa das Mobilizações ? Notas sobre as articulações entre rádio e mídias sociais 2013
Radiojornalismo comunitário em mídias sociais e microblogs ¿ Circulação de conteúdos publicados no portal RadioTube 10.5007/1984-6924.2012v9n1p136 2012
Rádio social: mapeando novas práticas interacionais sonoras 2012
A reconfiguração da indústria da música 2011
The Use of Radio by Brazilian Teenagers and the Process of Digital Convergence 10.1080/19376529.2011.616796 2011
Por uma economia política do rádio musical ? articulações entre as indústrias da música e da radiodifusão sonora 2011
Concentração e regulação no mercado brasileiro de radiodifusão sonora 2011
Rádio e convergência ? Uma abordagem pela economia política da comunicação 2010
Notas para uma economia política do radiojornalismo 2010
Notes for a political economy of radio journalism 2010
O discurso da convergência inevitável: a construção do jornalista multitarefa nas páginas de O Globo 2010
Cultura da portabilidade ? Novos usos do rádio e sociabilidades em mídia sonora 2009
Das rádios livres às comunitárias ? 20 anos da 91.50 FM, uma experiência de comunicação contra-hegemônica no dial 2009
Ensino-aprendizagem de jornalismo em tempos de convergência de mídia - A experiência do Portal PUC-Rio Digital 2009
Portal PUC-Rio Digital: Um debate sobre educação e prática jornalística 2009
Amigo ouvinte, o locutor perdeu o emprego: Considerações sobre o processo de automação nas rádios FM do Rio de Janeiro 2008
A ?geração podcasting? e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento 2008
A ?geração podcasting? e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento 2008
Manguebit e novas estratégias de difusão diante da reestruturação da indústria fonográfica 2006
Emetevê e o negócio da territorialização 2006
Adeus, AM/FM - O rádio nunca mais será o mesmo 1999
Eventos:

(0.00% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
O ?EU? NO PODCASTING JORNALÍSTICO: Considerações sobre a narrativa sonora em primeira pessoa em Praia dos Ossos 2023
O ESPAÇO FORMATIVO DA RÁDIO UFRJ E A REPORTAGEM: UMA POSSIBILIDADE DE EXPERIMENTAÇÃO NA PRÁTICA EXTENSIONISTA 2023
SONAR RIO: UM PODCAST DA CURADORIA MUSICAL DA RÁDIO UFRJ 2023
COPYWRITING E GATILHOS MENTAIS: APLICABILIDADE DAS ESTRATÉGIAS DE ADAPTAÇÃO DA LINGUAGEM DO JORNALISMO PARA AS MÍDIAS SOCIAIS DENTRO DA RÁDIO UFRJ 2023
RÁDIO UFRJ: REVOLUCIONANDO A EXPERIÊNCIA RADIOFÔNICA NO MEIO DIGITAL 2023
A IMPORTÂNCIA DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRODUÇÃO DO PODCAST SEMENTES DA CIÊNCIA 2023
Podcasts mais ouvidos no Brasil: novas dinâmicas de poder e comunicação 2023
Rádios musicais cariocas e a ressignificação do jornalismo no contexto da pandemia da Covid 19 2020
Investigando a inserção dos estudos radiofônicos e de mídia sonora na pós-graduação em Comunicação no Brasil 2020
Rádios universitárias no Brasil e na Espanha, uma abordagem comparativa 2020
Programação de rádios universitárias ? Diferentes abordagens no endereçamento de conteúdos em áudio 2019
Programação musical radiofônica ? Sobre diversidade, gêneros e repetição 2019
O fazer jornalístico nas rádios universitárias 2019
RESSURREIÇÃO DE UM ENTE QUERIDO: A volta do JB e a (re)construção da memória de um ícone do jornalismo 2018
Das sínteses noticiosas aos News Briefings: o avanço dos smart speakers e os desafios ao radiojornalismo 2018
História do Rádio Universitário no Brasil ? Uma Primeira Abordagem 2017
Desafios à Inovação no Rádio ? O Caso do Aplicativo AudioLab Geo 2017
Cartografia das Rádios Universitárias do Brasil (1950-2016) 2017
DIVERSIDADE E PLURALIDADE DE FONTES NO JORNALISMO DA BANDNEWS FLUMINENSE FM 2017
A consolidação dos serviços de streaming: Reconfiguração dos mercados de mídia sonora e desafios à diversidade musical no Brasil 2016
Chaves conceituais e objetos de pesquisa em rádio e mídia sonora no século XXI 2016
MÚSICA INFINITA: serviços de streaming como espaços híbridos de comunicação e consumo musical 2015
?O que é bom é para sempre?? Memória afetiva e (re)construção de marca de uma FM musical 2015
Desafios metodológicos nos estudos radiofônicos no século XXI 2015
Show do esporte ? Considerações sobre programas de relatos desportivos como gênero fundador da radiofonia 2015
Rádios corporativas e customizadas ? novos atores no mercado da radiodifusão sonora 2014
INTERAÇÕES E MEDIAÇÕES ? Instâncias de apreensão da comunicação radiofônica 2014
Serviços de rádio social, novos intermediários da indústria da música 2014
Interações no rádio musical expandido: a contribuição etnográfica 2013
O Facebook da CBN na Copa das Mobilizações ? Notas sobre as articulações entre rádio e mídias sociais 2013
Como jornalistas do rádio All News percebem a convergência 2012
COMPARTILHAR, ETIQUETAR: Interação no rádio social 2012
Estratégias enunciativas da Rádio CBN e etiquetagem de conteúdos ? A cobertura via internet do desabamento de prédios no Centro do Rio 2012
Por qual diversidade lutar? ? Desafíos à regulação no rádio musical brasileiro 2012
Circulação de conteúdos radiofônicos em mídias sociais: o projeto UERJ no Ar ? O Rádio como Apoio à Inclusão Social e à Difusão do Conhecimento Científico e Tecnológico 2011
Rádio social - Mapeando novas práticas interacionais sonoras 2011
Rádio social - Uma proposta de categorização das modalidades radiofônicas 2011
Concentração e regulação no mercado brasileiro de radiodifusão sonora 2011
Radiojornalismo comunitário em mídias sociais e microblogs ? Cir­culação de conteúdos publicados no portal RadioTube 2011
Rádio e convergência - Uma abordagem pela economia política da comunicação 2010
Rádio, juventude e convergência midiática: Um estudo com alunos do ensino médio em Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo 2010
A reconfiguração da indústria da música - Novos canais de vendas, novas relações de consumo 2010
Por uma economia política do rádio musical ? articulações entre as indústrias da música e da radiodifusão sonora 2010
Portal PUC-Rio Digital: um debate sobre educação e prática jornalística 2009
Como jovens jornalistas ouvem rádio 2009
O discurso da inevitável convergência de mídia. Como a nova lógica de produção se impôs e precarizou o mercado de trabalho de jornalismo no Brasil 2009
Amigo ouvinte, o locutor perdeu o emprego: Considerações sobre o processo de automação nas rádios FM do Rio de Janeiro 2008
Convergência de mídia, espaço de interseção entre o ensino do jornalismo e a reflexão acadêmica - A experiência do Portal PUC-Rio Digital 2008
Cultura da Portabilidade e Novas Sociabilidades em Mídia Sonora ? Reflexões sobre os Usos Contemporâneos do Rádio 2008
A ?geração podcasting? e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento 2007
Indústria da música ? Uma crise anunciada 2005
Publicações:
Minha Rede: