Gustavo Cravo de Azevedo
Instituição:
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro:
PR-4 Pró-Reitoria de Pessoal
Unidade:
Gabinete da Pro-Reitoria de Pessoal
Departamento:
Gabinete da Pro-Reitoria de Pessoal
Formação:
-
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Ciências Sociais | Doutorado | 2017 - 2022
-
Universidade Federal Fluminense
Ciência Política | Mestrado | 2012 - 2014
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ensino de Sociologia | Especialização | 2010 - 2011
-
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ciências Sociais | Graduação | 2004 - 2008
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:
(47.83% artigos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Introdução para uma análise sobre o pensamento conservador brasileiro no período mais recente da presença obrigatória da Sociologia no Ensino Médio (2008-2018) | 10.4013/edu.2022.261.30 | 2022 |
O CURSO SER E FAZER TAE: UMA ENTREVISTA COM CAMILA BAZ E SIMONE SILVA | 2022 | |
Federalismo brasileiro e implantação da Sociologia no ensino médio: o caso do estado do Rio de Janeiro de 2009 a 2018 | 10.24109/2176-6673.emaberto.34i111.4841 | 2021 |
Quiz Antropológico: jogos didáticos e formação de professores | 10.33025/rps.v0i28.3557 | 2021 |
A Sociologia na educação secundária em Portugal: uma entrevista com Maria Isabel Gomes | 2021 | |
Federalismo, Autonomía y Centralización en el Estado Español: una entrevista con Klaus-Jürgen Nagel | 10.22409/rep.v12i23.47788 | 2021 |
Federalismo, Autonomia e Centralização no Estado Espanhol: uma entrevista com Klaus-Jürgen Nagel | 10.22409/rep.v12i23.47785 | 2021 |
Ensino de Sociologia: processo de reintrodução no Ensino Médio brasileiro e os cursos de Ciências Sociais/Sociologia (1984-2008) | 10.28998/2175-6600.2020v12n27p214-235 | 2020 |
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino Médio | 10.33025/rps.v0i25.2700 | 2020 |
A trajetória de Marielle Franco na graduação em Ciências Sociais na PUC-Rio: Uma entrevista com Ricardo Ismael | 2019 | |
A experiência do curso de graduação para os servidores técnicos administrativos da Universidade Federal do Ceará: uma entrevista com a Profª. Joana D?Arc de Oliveira | 2019 | |
Resenha do livro Técnicos, Intelectuais e Políticos na Nova República: um perfil dos dirigentes públicos dos governos Fernando Henrique, Lula e Dilma | 10.1590/s010269092011000200006 | 2019 |
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ATROPELADA PELA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA ENTREVISTA COM MARCELO BURGOS | 10.33025/rps.v1i21.1738 | 2018 |
Memórias de um Sargento de Milícias: Abordando negritude, gênero e acesso à Escola no livro de Manoel Antônio de Almeida | 10.33025/rps.v0i22.1966 | 2018 |
As lutas pela presença da sociologia no Ensino Médio no Rio de Janeiro em três momentos: retorno, oferta e permanência | 2018 | |
O discurso parlamentar sobre a presença obrigatória da Filosofia e da Sociologia no ensino médio entre 1997 e 2008 | 10.5902/refilo.v4i2.33180 | 2018 |
O Portal de Periódicos da UFRJ: uma entrevista com Miguel Amorim | 2018 | |
Reflexões sobre mercado de trabalho para cientistas sociais e pressões por mudanças curriculares | 2017 | |
A defesa pública da Sociologia por cientistas sociais e da Filosofia por filósofos durante a tramitação da Medida Provisória 746/2016 | 2017 | |
O discurso de apoio à Sociologia no ensino médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodos | 2015 | |
A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD | 2014 | |
Ensinar, aprender e avaliar: provocações sobre o uso do currículo mínimo de Sociologia no estado do RJ | 2014 | |
O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia | 2013 |
Eventos:
(7.81% eventos com DOI)
Titulo | DOI | Ano |
---|---|---|
Elementos para pensar o Novo Ensino Médio. A oferta do ensino médio pela rede pública estadual do Rio de Janeiro entre 2009 e 2019: dados sobre alunos, escolas, fluxo escolar e professores de Sociologia | 2023 | |
Sociologia no ensino médio no Rio de Janeiro entre 2008 e 2018: história, atores e instituições | 2023 | |
Um balanço sobre o impacto do FUNDEB estadual no financiamento da educação básica: o caso do Rio de Janeiro | 2023 | |
Trabalho e Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino: Contribuições para compreender o futuro do trabalho | 2023 | |
A divulgação da produção dos técnicos administrativos na UFRJ | 2023 | |
A oferta do ensino médio pela rede pública estadual do Rio de Janeiro entre 2009 e 2019: dados sobre alunos, escolas, fluxo escolar e professores de Sociologia | 2023 | |
O pacto federativo em debate na gestão de pessoas das IFES: a definição de oferta de cursos pela ENAP ou pela própria instituição | 2023 | |
O pacto federativo em debate na gestão de pessoas das IFES: a definição de oferta de cursos pela ENAP ou pela própria instituição | 2023 | |
Dados da SEEDUC-RJ entre 2009 e 2019 e formação de professores em Ciências Sociais | 2023 | |
Sociologia no ensino médio no Rio de Janeiro entre 2008 e 2018: história, atores e instituições | 2022 | |
15 anos em dados: Grau de Escolaridade e Titulação dos Técnicos Administrativos em Educação da UFRJ em quatro momentos - 2005, 2010, 2015, 2020 | 2022 | |
Sociologia no ensino médio no Rio de Janeiro entre 2008 e 2018: história, atores e instituições | 2022 | |
Ensino de Ciências Sociais por meio de jogos didáticos: a experiência da 1ª Olimpíada de Sociologia do Rio de Janeiro | 2021 | |
Ensino de Ciências Sociais por meio de jogos didáticos: Ludicidade, Extensão e Formação Docente | 2021 | |
Governo Federal, Governos Estaduais e a Implantação da Sociologia no Ensino Médio Brasileiro, no Período de 2009 a 2018 | 2021 | |
Gobierno Federal, gobiernos estaduales y la enseñanza secundaria en Brasil en un contexto de Covid - 19 | 2021 | |
A Experiência da 1ª Olimpíada Estadual de Sociologia do Rio de Janeiro | 2021 | |
Uma leitura geracional do livro Novos Atores na Cena Universitária | 2020 | |
O discurso parlamentar no Brasil sobre a presença obrigatória da Filosofia e da Sociologia no ensino médio entre 1997 e 2008 | 2020 | |
Ensino de Ciências Sociais por meio de jogos didáticos: a experiência da 1a Olimpíada de Sociologia do Rio de Janeiro | 2020 | |
A experiência da 1ª Olimpíada de Sociologia do Rio de Janeiro | 2020 | |
Relato da experiência pioneira da Olimpíada de Sociologia do Rio de Janeiro | 2020 | |
A sociologia da educação e alguns caminhos de pesquisa contemporâneos: a escola desigual e a escola democrática | 2019 | |
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à educação básica | 2019 | |
O retorno da Sociologia ao ensino médio nos estados brasileiros entre 1984 e 2007 | 2019 | |
Mercado de trabalho para cientistas sociais e pressões por mudanças curriculares | 2019 | |
Das esferas estaduais à esfera federal: a trajetória de retorno da Sociologia ao Ensino Médio em seis estados brasileiros sob a ótica federalista | 2018 | |
O processo de reintrodução da Sociologia no ensino médio brasileiro e os cursos de Ciências Sociais (1984-2008) | 2018 | |
As lutas pela presença da Sociologia no ensino médio | 2018 | |
Como está a situação da Sociologia no ensino médio hoje? | 10.13140/RG.2.2.15460.42888 | 2018 |
Federalismo e autonomia dos estados no campo educacional: o retorno da disciplina Sociologia ao ensino médio | 2018 | |
A trajetória de retorno da Sociologia ao ensino médio em seis estados brasileiros por meio de iniciativas estaduais | 2017 | |
A reforma do ensino médio e a defesa pública da presença das disciplinas Sociologia e Filosofia | 2017 | |
Das esferas estaduais à esfera federal: a trajetória de retorno da Sociologia ao ensino médio em seis estados brasileiros sob a ótica federalista | 10.13140/RG.2.2.31398.78403 | 2017 |
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à educação básica | 2017 | |
A experiência do Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação (SINTAE) da UFRJ | 10.13140/RG.2.2.27123.17445 | 2016 |
Revista Práticas em Gestão Pública Universitária. | 2016 | |
O discurso parlamentar sobre a presença obrigatória da Filosofia no ensino médio entre 1997 e 2008. | 2016 | |
Revista Práticas em Gestão Pública Universitária: o desafio de dar visibilidade à produção técnica e científica dos Técnicos Administrativos em Educação. | 2016 | |
A experiência do Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação (SINTAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. | 2016 | |
Creches Universitárias - Onde, por que e para quem? | 10.13140/RG.2.2.35143.14249 | 2016 |
O discurso dos deputados e senadores sobre a presença obrigatória da Sociologia no ensino médio entre 1997 e 2008. | 2015 | |
O discurso de apoio à Sociologia no ensino médio nos anos 30 e nos anos 90/00: similitudes e diferenças | 2015 | |
Revista eletrônica Gestão Pública Universitária | 2015 | |
Revista eletrônica Gestão Pública Universitária: uma ferramenta para auxiliar na organização e sistematização da produção do conhecimento dos Técnicos Administrativos das IFES | 2015 | |
O discurso dos deputados e senadores sobre a presença obrigatória da Sociologia no ensino médio entre 1997 e 2008. | 2015 | |
O currículo mínimo de Sociologia no estado do Rio de Janeiro: reflexões sobre a aprendizagem a partir de uma política institucional | 2014 | |
Conhecendo os professores de Sociologia da rede estadual na cidade de Niterói | 10.13140/RG.2.2.33926.27202 | 2014 |
O Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação da UFRJ | 2014 | |
O Reconhecimento do nome social de pessoas transexuais e travestis em instituições de ensino superior | 2014 | |
O Ensino da Democracia no Ensino Médio | 2013 | |
O Ensino da Democracia no Ensino Médio | 2013 | |
A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD | 2013 | |
O ensino de Democracia no Ensino Médio | 2012 | |
O Ensino da Democracia na disciplina Sociologia | 2012 | |
O ensino do conteúdo Democracia na disciplina Sociologia | 2011 | |
O Ensino da Democracia na disciplina Sociologia | 2011 | |
Uma experiência de extensão com jovens na Cidade de Deus | 2008 | |
A Casa da Confiança e o crédito solidário | 2008 | |
Responsabilidade Social e Empreendimentos Populares | 2006 | |
Metodologia de Avaliação de Ações de Promoção da Saúde e de Redução de Desigualdades | 2006 | |
Metodologia de Avaliação de Ações de Promoção de Saúde e de Redução de Desigualdades | 2006 | |
Metodologia de Avaliação de Ações de Promoção da Saúde e de Redução de Desigualdades | 2005 | |
Metodologia de Avaliação de Ações de Promoção da Saúde e de Redução de Desigualdades | 2005 |