Gustavo Cravo de Azevedo

Instituição:

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Centro:

PR-4 Pró-Reitoria de Pessoal

Unidade:

Gabinete da Pro-Reitoria de Pessoal

Departamento:

Gabinete da Pro-Reitoria de Pessoal

ORCID:

https://orcid.org/0000-0003-2743-3503


Formação:
  • Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Ciências Sociais | Doutorado | 2017 - 2022
  • Universidade Federal Fluminense

    Ciência Política | Mestrado | 2012 - 2014
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Ensino de Sociologia | Especialização | 2010 - 2011
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Ciências Sociais | Graduação | 2004 - 2008
Laboratórios:
Nenhum laboratório cadastrado
Nuvens de Palavras:
Artigos:

(47.83% artigos com DOI)

Titulo DOI Ano
Introdução para uma análise sobre o pensamento conservador brasileiro no período mais recente da presença obrigatória da Sociologia no Ensino Médio (2008-2018) 10.4013/edu.2022.261.30 2022
O CURSO SER E FAZER TAE: UMA ENTREVISTA COM CAMILA BAZ E SIMONE SILVA 2022
Federalismo brasileiro e implantação da Sociologia no ensino médio: o caso do estado do Rio de Janeiro de 2009 a 2018 10.24109/2176-6673.emaberto.34i111.4841 2021
Quiz Antropológico: jogos didáticos e formação de professores 10.33025/rps.v0i28.3557 2021
A Sociologia na educação secundária em Portugal: uma entrevista com Maria Isabel Gomes 2021
Federalismo, Autonomía y Centralización en el Estado Español: una entrevista con Klaus-Jürgen Nagel 10.22409/rep.v12i23.47788 2021
Federalismo, Autonomia e Centralização no Estado Espanhol: uma entrevista com Klaus-Jürgen Nagel 10.22409/rep.v12i23.47785 2021
Ensino de Sociologia: processo de reintrodução no Ensino Médio brasileiro e os cursos de Ciências Sociais/Sociologia (1984-2008) 10.28998/2175-6600.2020v12n27p214-235 2020
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à Sociologia no Ensino Médio 10.33025/rps.v0i25.2700 2020
A trajetória de Marielle Franco na graduação em Ciências Sociais na PUC-Rio: Uma entrevista com Ricardo Ismael 2019
A experiência do curso de graduação para os servidores técnicos administrativos da Universidade Federal do Ceará: uma entrevista com a Profª. Joana D?Arc de Oliveira 2019
Resenha do livro Técnicos, Intelectuais e Políticos na Nova República: um perfil dos dirigentes públicos dos governos Fernando Henrique, Lula e Dilma 10.1590/s010269092011000200006 2019
A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ATROPELADA PELA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UMA ENTREVISTA COM MARCELO BURGOS 10.33025/rps.v1i21.1738 2018
Memórias de um Sargento de Milícias: Abordando negritude, gênero e acesso à Escola no livro de Manoel Antônio de Almeida 10.33025/rps.v0i22.1966 2018
As lutas pela presença da sociologia no Ensino Médio no Rio de Janeiro em três momentos: retorno, oferta e permanência 2018
O discurso parlamentar sobre a presença obrigatória da Filosofia e da Sociologia no ensino médio entre 1997 e 2008 10.5902/refilo.v4i2.33180 2018
O Portal de Periódicos da UFRJ: uma entrevista com Miguel Amorim 2018
Reflexões sobre mercado de trabalho para cientistas sociais e pressões por mudanças curriculares 2017
A defesa pública da Sociologia por cientistas sociais e da Filosofia por filósofos durante a tramitação da Medida Provisória 746/2016 2017
O discurso de apoio à Sociologia no ensino médio nos anos 30/40 e nos anos 90/00: apontamentos sobre os dois períodos 2015
A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD 2014
Ensinar, aprender e avaliar: provocações sobre o uso do currículo mínimo de Sociologia no estado do RJ 2014
O ensino do conteúdo democracia no Ensino Médio na disciplina Sociologia 2013
Eventos:

(7.81% eventos com DOI)

Titulo DOI Ano
Elementos para pensar o Novo Ensino Médio. A oferta do ensino médio pela rede pública estadual do Rio de Janeiro entre 2009 e 2019: dados sobre alunos, escolas, fluxo escolar e professores de Sociologia 2023
Sociologia no ensino médio no Rio de Janeiro entre 2008 e 2018: história, atores e instituições 2023
Um balanço sobre o impacto do FUNDEB estadual no financiamento da educação básica: o caso do Rio de Janeiro 2023
Trabalho e Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino: Contribuições para compreender o futuro do trabalho 2023
A divulgação da produção dos técnicos administrativos na UFRJ 2023
A oferta do ensino médio pela rede pública estadual do Rio de Janeiro entre 2009 e 2019: dados sobre alunos, escolas, fluxo escolar e professores de Sociologia 2023
O pacto federativo em debate na gestão de pessoas das IFES: a definição de oferta de cursos pela ENAP ou pela própria instituição 2023
O pacto federativo em debate na gestão de pessoas das IFES: a definição de oferta de cursos pela ENAP ou pela própria instituição 2023
Dados da SEEDUC-RJ entre 2009 e 2019 e formação de professores em Ciências Sociais 2023
Sociologia no ensino médio no Rio de Janeiro entre 2008 e 2018: história, atores e instituições 2022
15 anos em dados: Grau de Escolaridade e Titulação dos Técnicos Administrativos em Educação da UFRJ em quatro momentos - 2005, 2010, 2015, 2020 2022
Sociologia no ensino médio no Rio de Janeiro entre 2008 e 2018: história, atores e instituições 2022
Ensino de Ciências Sociais por meio de jogos didáticos: a experiência da 1ª Olimpíada de Sociologia do Rio de Janeiro 2021
Ensino de Ciências Sociais por meio de jogos didáticos: Ludicidade, Extensão e Formação Docente 2021
Governo Federal, Governos Estaduais e a Implantação da Sociologia no Ensino Médio Brasileiro, no Período de 2009 a 2018 2021
Gobierno Federal, gobiernos estaduales y la enseñanza secundaria en Brasil en un contexto de Covid - 19 2021
A Experiência da 1ª Olimpíada Estadual de Sociologia do Rio de Janeiro 2021
Uma leitura geracional do livro Novos Atores na Cena Universitária 2020
O discurso parlamentar no Brasil sobre a presença obrigatória da Filosofia e da Sociologia no ensino médio entre 1997 e 2008 2020
Ensino de Ciências Sociais por meio de jogos didáticos: a experiência da 1a Olimpíada de Sociologia do Rio de Janeiro 2020
A experiência da 1ª Olimpíada de Sociologia do Rio de Janeiro 2020
Relato da experiência pioneira da Olimpíada de Sociologia do Rio de Janeiro 2020
A sociologia da educação e alguns caminhos de pesquisa contemporâneos: a escola desigual e a escola democrática 2019
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à educação básica 2019
O retorno da Sociologia ao ensino médio nos estados brasileiros entre 1984 e 2007 2019
Mercado de trabalho para cientistas sociais e pressões por mudanças curriculares 2019
Das esferas estaduais à esfera federal: a trajetória de retorno da Sociologia ao Ensino Médio em seis estados brasileiros sob a ótica federalista 2018
O processo de reintrodução da Sociologia no ensino médio brasileiro e os cursos de Ciências Sociais (1984-2008) 2018
As lutas pela presença da Sociologia no ensino médio 2018
Como está a situação da Sociologia no ensino médio hoje? 10.13140/RG.2.2.15460.42888 2018
Federalismo e autonomia dos estados no campo educacional: o retorno da disciplina Sociologia ao ensino médio 2018
A trajetória de retorno da Sociologia ao ensino médio em seis estados brasileiros por meio de iniciativas estaduais 2017
A reforma do ensino médio e a defesa pública da presença das disciplinas Sociologia e Filosofia 2017
Das esferas estaduais à esfera federal: a trajetória de retorno da Sociologia ao ensino médio em seis estados brasileiros sob a ótica federalista 10.13140/RG.2.2.31398.78403 2017
A avaliação das áreas Antropologia, Ciência Política e Sociologia pela CAPES e as menções à educação básica 2017
A experiência do Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação (SINTAE) da UFRJ 10.13140/RG.2.2.27123.17445 2016
Revista Práticas em Gestão Pública Universitária. 2016
O discurso parlamentar sobre a presença obrigatória da Filosofia no ensino médio entre 1997 e 2008. 2016
Revista Práticas em Gestão Pública Universitária: o desafio de dar visibilidade à produção técnica e científica dos Técnicos Administrativos em Educação. 2016
A experiência do Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação (SINTAE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2016
Creches Universitárias - Onde, por que e para quem? 10.13140/RG.2.2.35143.14249 2016
O discurso dos deputados e senadores sobre a presença obrigatória da Sociologia no ensino médio entre 1997 e 2008. 2015
O discurso de apoio à Sociologia no ensino médio nos anos 30 e nos anos 90/00: similitudes e diferenças 2015
Revista eletrônica Gestão Pública Universitária 2015
Revista eletrônica Gestão Pública Universitária: uma ferramenta para auxiliar na organização e sistematização da produção do conhecimento dos Técnicos Administrativos das IFES 2015
O discurso dos deputados e senadores sobre a presença obrigatória da Sociologia no ensino médio entre 1997 e 2008. 2015
O currículo mínimo de Sociologia no estado do Rio de Janeiro: reflexões sobre a aprendizagem a partir de uma política institucional 2014
Conhecendo os professores de Sociologia da rede estadual na cidade de Niterói 10.13140/RG.2.2.33926.27202 2014
O Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação da UFRJ 2014
O Reconhecimento do nome social de pessoas transexuais e travestis em instituições de ensino superior 2014
O Ensino da Democracia no Ensino Médio 2013
O Ensino da Democracia no Ensino Médio 2013
A política entre o Holismo e o Individualismo Metodológico: tendências paradigmáticas nas abordagens dos livros adotados pelo PNLD 2013
O ensino de Democracia no Ensino Médio 2012
O Ensino da Democracia na disciplina Sociologia 2012
O ensino do conteúdo Democracia na disciplina Sociologia 2011
O Ensino da Democracia na disciplina Sociologia 2011
Uma experiência de extensão com jovens na Cidade de Deus 2008
A Casa da Confiança e o crédito solidário 2008
Responsabilidade Social e Empreendimentos Populares 2006
Metodologia de Avaliação de Ações de Promoção da Saúde e de Redução de Desigualdades 2006
Metodologia de Avaliação de Ações de Promoção de Saúde e de Redução de Desigualdades 2006
Metodologia de Avaliação de Ações de Promoção da Saúde e de Redução de Desigualdades 2005
Metodologia de Avaliação de Ações de Promoção da Saúde e de Redução de Desigualdades 2005
Publicações:
Minha Rede: