Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências
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Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho
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2019-12-05 17:16:12
Atividade:
As atividades desenvolvidas no NuDCEN tem por objetivo investigar estratégias técnico-cognitivas aplicadas ao ensino e aprendizagem. As atividades desenvolvidas se baseiam no encontro das Neurociências, Psicologia e Educação, estabelecendo um campo propício para a identificação de problemas pedagógicos, descobrindo novos métodos e procedimentos para a educação e formação. Suas linhas de pesquisa estão orientadas para a investigação do papel de espaços alternativos de ensino-aprendizagem, modos de contextualizar o processo de construção do conhecimento científico e estratégias cognitivas relacionadas. Outras atividades desenvolvidas dizem respeito à exploração artística e estética do ensino através das neurociências. As subdivisões desta linha estão centradas na questão da interação entre os sujeitos da aprendizagem e os objetos pedagógicos em caráter mais diretivo, buscando atingir e estimular certas competências cognitivas. O NEUROEDUC tem como pesquisadores-líderes os Profs. Drs. Alfred Sholl-Franco e Glaucio Aranha. Reúne uma equipe multidisciplinar de pesquisadores associados, visando atingir a complexidade temática que atravessa o tema. Objetiva-se, através de pesquisa empírica, investigar estratégias técnico-cognitivas aplicadas ao ensino e aprendizagem. Neste sentido, a pesquisa se volta para questões contempladas pela neurociência cognitiva que afetam e são afetadas pelo processo de ensino, tais como: atenção (TDAH, TDA-PI, etc.), memória (inibição cognitiva, disfunção cerebral mínima, etc.), linguagem (disfasia, afasia, etc.) e aprendizagem (discalculia, dislexia, etc.). É consenso que o tratamento para muitas destas questões, em relação ao ensino, passa pela necessidade de desenvolvimento de métodos e procedimentos escolares alternativos ou modificados. Verifica-se, entretanto, a carência de pesquisas que se concentrem na busca de solução destes problemas. As atividades desenvolvidas baseiam-se na hipótese de que o encontro das Neurociências e da Educação estabelece um campo propício para a identificação de problemas pedagógicos, descobrindo novos métodos e procedimentos para a educação e formação.
Palavras-chave:
Responsáveis:
ID Lattes | Nome | Atualização |
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0916043592067664 | Alfred Sholl Franco | 2024-06-28 15:09:11 |